Ajuda com material de estudo

Links para sites interessantes

Ajuda com material de estudo

Mensagempor Micoli » 06/08/2013 - 14:23:25

Olá, estou muito interessado em aprender a fundo conceitos e formulas fisico/matematicas sobre balística, sou atirador e trabalho como desenvolvedor de software e quero aprender tudo que puder sobre o assunto para assim melhorar minha precisão e também desenvolver um software de balística para quem sabe me ajudar e ajudar outras pessoas como eu.

Peço a vocês se souberem de livros ou links na rede sobre este tema em idioma Português, Espanhol ou Inglês que são as linguás que domino e uso diariamente para meus estudos, pois tenho procurado bastante mais não tenho achado nada realmente que eu diga Wow! isto é completo.

Desde já agradeço e peço desculpas caso tenha postado no lugar errado.
Rossi Dione Plus 5.5mm (.22) (SAG QB20B) + RifleScope 4x20mm reticulo 30/30

IMPORTANTE
Sempre siga as normas de segurança com armas sem nenhuma exceção. Bons tiros no centro do alvo :D
Micoli
AA Nivel 1

Data de registro: 18/07/2013 - 17:02:08
Agradeceu: 0 vez
Foi agradecido: 0 vez

Re: Ajuda com material de estudo

Mensagempor jmh » 10/08/2013 - 10:56:25

Já que vc é desenvolvedor de software, recomendo este aqui:

http://www.amazon.com/Terminal-Ballisti ... ballistics

é a matemática pura da balistica. Mas serve bem pouco para uso-civil-comum-low-profile. (leia-se uso do franco atirador de fim de semana com sua carabina de ar)
É excelente quando se tem as tabelas da munição e da arma. Ou para se construir uma tabela destas.
jmh
Usuario VIP

Data de registro: 03/07/2013 - 17:21:54
Agradeceu: 2 vezes

Mensagempor Micoli » 15/08/2013 - 11:08:34

Obrigado jmh estive dando uma olhada na previa do livro que você mencionou e me pareceu ótimo apenas me ficou a duvida, pelo nome do livro ele é apenas sobre balística terminal ou é sobre balística em geral?

Estive procurando e achei um material muito interessante apenas estou com um pouco de receio para ver se devo postar ou não pelo fato de que falar de conceitos de balística sem mencionar algumas coisas como calibres de armas de fogo para usar come exemplo seria quase impossível , então vou postar este material aqui que talvez possa ser útil para alguém assim como foi para mim.

Atraves dos anos tenho colecionado algumas formulas que permitem o ajuste de elevação e lateralidade para atingir o máximo de precisão no tiro a longa distancia. 0 primeiro passo para entender estas formulas é a compreensão do que significa 'Minuto de Angulo' (em ingIês MOA ).
Um MOA equivale a uma polegada em 100 jardas. Esta pequena medida aumenta com a distancia e o mesmo MOA a 200 jardas tem uma medida de 2 polegadas e assim por diante .
Isto faz do MOA uma unidade de medida e as lunetas para tiro tem a sua regularem de altura e lateralidade em ¼ de MOA por cada crane ( N do T : o click da mira aberta é chamado de crane em lunetas). Mesmo que o fabricante não fale abertamente de MOA's, é sabido que cada crane é ¼ de polegada a 100 jardas, o que vem a ser a mesma coisa .

FORMULAS PARA ELEVAÇÃO E
LATERALIDADE

Meu bom amigo o Coronel Jim Krauber , Chefe Navy SEAL a atirador da escola Gunsite em Arizona desenvolveu a sua própria formula para a correção de mira a varias distancias . Digamos que esta atirando a 300 jardas e o impacto é 15 polegadas por baixo do alvo. Como deve ser o ajuste das miras ?
A formula do Jim é como segue:
correção ( polegadas ) / distancia ( em centos de jardas ) = MOA's de ajuste

MOA's x distancia = correção

Utilizando os números do nosso exemplo:
15 (polegadas) 3 ( centos de jardas = 5MOA's de ajuste
Com uma luneta de ¼ MOA de ajuste por cada crane devemos levantar nosso ajuste de elevação em 20 cranes .
Assim também podemos calcular o terceiro fator conhecendo os outros dois correção / MOA's = distancia

Mudanças de Temperatura

Aqui temos outro fator para corrigir a altura dos disparos dependendo da temperatura ambiente.
Devido a que a pólvora do cartucho, queima a maior velocidade quando a temperatura é elevada, e mais devagar quando a temperatura é baixa, os impactos são altos com alta temperatura e baixos com baixa temperatura .
A autoridade britânica em armas de fogo , W W Greener desenvolveu uma formula no final do século passado, baseado numa temperatura padrão de 60° F a qual é realmente próxima a atual temperatura de 59°F das tabelas balísticas atuais.
temperatura + ou - 60
padrão) x distancia ( centos de jardas) / 10 (constante matemática ) = diferença de distancia pela
temperatura
Quando a temperatura é menor que 60°F, some a distancia a sua distancia de tiro . Quando esta acima dos 60°F tire a distancia a sua distancia de tiro .
Por exemplo com uma temperatura de 90°F e uma distancia ao alvo de 500 jardas .
Estamos 30 graus acima do padrão de Greener e o calculo fica assim:
Código: Selecionar tudo
30 x 5 / 10 = 15

deduzimos os 15 pés da distancia de tiro, então regulamos a luneta para 485 jardas a atiramos no ponto.

Efeito da Altitude

Como o ar é menos denso nas alturas, tendo menor resistência ao avanço o projetil viaja mais rápido com uma trajetória mais tensa.
Dependendo da altitude do lugar onde você calibrou a arma e da altitude do lugar onde será utilizada, podemos ter uma variação no ponto de impacto, que é corrigida a razão de 1 MOA por cada 5000 pés de diferença na altitude dos dois lugares.
Com relação a pressão barometrica também podemos esperar diferença no ponto de impacto dos projeteis , já em 1901 W W Greener calculou e publicou no seu livro "Tiro de Precisão para Esporte e Guerra" que cada polegada de mercúrio na coluna do barômetro pode ser tratada como uma diferença de temperatura de 15°F na temperatura e por tanto aplicar assim a correção necessária

Ajuste pelo comprimento do cano

Quando consultamos as tabelas dos fabricantes de munição, vemos que os canos dos provetes tem normalmente 24 polegadas de comprimento .
Na medida que o cano usado é maior ou menor , a velocidade do projetil também será correspondente e serão necessárias correções de ponto de impacto, significativas pois os canos normalmente variam de 20 até 26 polegadas .
Neste caso as regras são fornecidas pela Remington .
Para cartuchos gerando velocidades entre 2000 e 2500 fps, por cada polegada que o cano é maior ou menor de 24 polegadas a velocidade varia 10 fps .
Para cartuchos gerando velocidades entre 2500 e 3000 fps, por cada polegada que o cano é maior ou menor de 24 polegadas a velocidade varia 20 fps .
Para cartuchos gerando velocidades entre 3OOO e 3500fps,por cada polegada que o cano é maior ou menor de 24 polegadas a velocidade varia 30 fps .
Estas diferenças de velocidade podem ser desconsideradas a 100 jardas porem quando a distancia aumenta o efeito é considerável.
Por exemplo no calibre ,308 Win o projetil 168 grains Match impacta 6 polegadas abaixo se disparado de um cano de 20 polegadas se comparado um cano de 24 polegadas.

Correções pelo vento

A maioria dos atiradores aprendem a compensação pelo vento estudando das tabelas de vários fabricantes de munição. Todos eles memorizam a correcão para uma brisa de 10 MPH ( milhas por hora ) , na direção de 90° respeito a linha de tiro e fazern ajustes para ventos maiores ou menores conforme Ihes vem na cabeça, seguindo a orientação do relógio , com as 6 horas por trás e 12 horas pela frente .
Uma técnica para este calculo , feita pelo USMC (Marines ) aplicável apara os calibres .30 numa distancia de 500 jardas ou menor é a seguinte:

Distancia (centos de jardas) x Veloc do vento ( MPH)/ 15 = MOA's de correção

Exemplo: Alvo a 300 jardas com vento de traves de 10 MPH
 3 x 10 / 15 = 2 MOA's

Para um vento de traves a 90° aplique a correção total, para ventos com ângulos menores vai diminuindo a correção até o ponto em que o vento totalmente de costas ou totalmente de frente não é corrigido pela maioria dos atiradores .

Vento de frente ou nas costas

Para aqueles tidos como verdadeiros puristas, o vento de frente ou nas costas deve ser corrigido, pois vento de frente aumenta o atrito do projetil no ar e de costas o projetil e empurrado para o alvo , e para tanto temos a seguinte formula

Veloc do vento (MPH) x 10 / 4 = jardas (mudança de distancia )

Vejamos quanto isto significa para um projetil .308 Win , 168 grains com vento de 10 MPH vento nas costas com ao alvo a 300 jardas .
3 x 10 / 4 = 7,5 jardas

Ou seja consideramos o alvo a 292,5 jardas o que da uma correção de 1/4 MOA.

A 900 jardas a correção é critica pois corremos o risco de perder o disparo .

( N.T. -Tabela p/ conversões
1 pol =      2,54 cm
1 jarda = 912 cm
1 milha = 1.612 m
C° = (F° - 32) /   9 x 5

Outro calculo que eu acho que modifiquei e sempre me foi útil e este para calculo de Energia cinética.

O normal que tenho encontrado é usar MV²/2 onde M é = Massa do projetil em Kg (massa em g. vezes 10 elevado a menos 3) e V é = a Velocidade do projetil em metros por segundo. E o resultado em Joules.

Porém eu bolei esta forma muito mais pratica de fazer mentalmente que seria a mesma coisa só que mais rápido.

Seria assim: MV²/2000 onde M é = a Massa do projetil em g. multiplicado por V que é igual a Velocidade do projetil em m/s ao quadrado (velocidade x velocidade) e divide por 2000 e temos o resultado em Joules sem precisar converter Kg em g.

por exemplo um projetil de 1g que viaja na boca do cano a 180 m/s tem uma energia de 16J na boca do cano. Calculamos desta maneira 1g x (180m/s X 180m/s) / 2000 = 16J.

Ja sobre balística terminal achei bem interessante o vídeo fornecido pelo ICRC (International Committee of the Red Cross) sobre a balística das feridas onde da para entender realmente as diferenças entre projeteis expansivos e não expansivos que se encontra no seguinte link para quem tiver interesse em ver.

http://www.icrc.org/spa/resources/documents/audiovisuals/video/00943-wound-ballistics-video-2008.htm

Espero que tenha sido útil este material para a comunidade e peço desculpas previamente caso esteja quebrando alguma das regras do fórum e quero que saibam que minha intenção é apenas de contribuir e não de prejudicar mais caso achem o material deste post improprio para este fórum por favor retirem o mesmo ou movam para o lugar correto caso eu tenha postado no local errado.

Editado: Vou colocar a seguir o código em Python de um aplicativo bem simples feito por mim para fazer rapidamente o calculo de energia, caso queiram usar podem usar a distribuir a vontade com quem bem intenderem pois estou colocando sobre a GNU/GPL e é livre. Para rodar ele basta você copiar e colar num editor de texto como vim ou notepad e salvar com a extensão .py e rodar normalmente caso você use windows precisa instalar o python e caso use linux ele já vem instalado por default.

#    Copyright (C) <2013>  <Jose Maria Micoli>
#
#    This program is free software: you can redistribute it and/or modify
#    it under the terms of the GNU General Public License as published by
#    the Free Software Foundation, either version 3 of the License, or
#    (at your option) any later version.
#
#    This program is distributed in the hope that it will be useful,
#    but WITHOUT ANY WARRANTY; without even the implied warranty of
#    MERCHANTABILITY or FITNESS FOR A PARTICULAR PURPOSE.  See the
#    GNU General Public License for more details.
#
#    You should have received a copy of the GNU General Public License
#    along with this program.  If not, see <http://www.gnu.org/licenses/>.
#
try:
    masa = 0.0
    velocidade = 0.0
    energia = 0.0
except:
    print u"\nErro reiniciar!\n"

print u"\n    Calculadora de Energia Cinetica de projetis\n\n    Jose Maria Micoli\n"

print u"Calcular Energia em Joule\n"

while True:
    masa = input("Entre com a masa do projetil em Gramos: ")
    vel = input("Entre com a velocidade inicial do projetil em Metros por Segundo: ")
    energia = vel*vel*masa/2000
    print "Energia do projetil = " + str(energia) + " Joule"
    print "Pressione EOF para sair\n"

IMPORTANTE
Sempre siga as normas de segurança com armas sem nenhuma exceção. Bons tiros no centro do alvo :D
Micoli
AA Nivel 1

Mensagempor jmh » 15/08/2013 - 20:37:57

Sim, o livro é sobre balistica terminal, que é a balistica que nos interessa, enquanto "usuários finais".
Pelo que me lembro são 3 ou 4 as balisticas, que tratam desde o desenvolvimento dos projéteis (acho que não é o seu caso), até as micro-reações no cano e cartucho (também não acho que seja este o seu caso), e a balistica terminal, que trata da saida do projetil da arma até o alvo.

Uso linux desde 97.... windowsfree :D
para calculos rapidos, faço alguns programas para a minha hp50g, é um trambolhinho, mas é uma mão na roda :D
jmh
Usuario VIP

Mensagempor jmh » 15/08/2013 - 20:44:07

Inclusive, o que me faz muita falta e algum dia eu quero tabelar, é o coeficiente de arrasto de cada chumbinho que eu uso, e a velocidade na linha do tempo. Com isso, vc usa fisica real para o calculo exato. Munição de fogo, e de qualidade, vem com estas tabelas por default, inclusive com parametros de desvio de rotação. Com isso, vc consegue precisão da casa de milimetros em seus disparos. E acaba com a palhaçada de ter que calibrar a luneta na tentantiva e erro a cada tipo de chumbo que vc utiliza. :D
jmh
Usuario VIP

Mensagempor Micoli » 15/08/2013 - 21:25:03

Agora entendi desculpa a ignorância da minha parte mais eu achava que balística terminal era o estudo momento em que o projetil entra em contato com o alvo e o seu desenvolvimento apos isso em relação a penetração, expansão e trajetória dentro do alvo ou seja tudo que envolve a transferência de energia cinética ao alvo. E entendo que a balística externa é o estudo da trajetória do projetil desde o momento que sai da boca do cano até chegar no alvo. E a balística interna que estuda a o movimento e desenvolvimento de velocidade e estabilidade através das raias do canhão ou o queimado da pólvora em caso das armas de fogo ou a eficiência da câmera em caso das armas de ar.

Porém pelo que estou aprendendo com o Sr. vejo que o livro na verdade trata da balística externa e terminal ou não? Desculpe-me se eu estiver errado em algum dos meus conceitos mais estou procurando aprender com a sua experiencia.

Estou pensando em comprar o livro do Nelson aqui do AA para aprender algumas coisas, pelo que vi o homem manja dos chumbinhos. hehe

Obrigado pela força a todos, gostaria que se alguém tem mais algo a compartilhar sobre balística ficaria feliz em aprender com vocês.

IMPORTANTE
Micoli
AA Nivel 1

Mensagempor jmh » 16/08/2013 - 08:54:07

Desculpo a sua "ignorancia" se vc me desculpar a minha "desatenção".... kkkkkk vc está corretissimo, eu que troquei os termos :D , a balistica terminal é exatamente o que vc falou e a balistica do cano até o alvo é a externa. Mil Desculpas. Comprei o livro que te passei a 1 semana, e ainda não passei dos 10%, meu ingles é sofrivel. :D
jmh
Usuario VIP

• ANÚNCIOS

Retornar para Links

You must be a Registered User to Chat in the Shoutbox
Boa noite. Para aqueles que estão com problema para postar fotos no fórum, esse site para hospedar as fotos me pareceu excelente. Segue o link. https://vgy.me/
zefabricio
23/06/2019 - 21:30:27
Ai galera mais uma caçadinha de final de semana deixem la o like se gostarem https://youtu.be/3kJ9UpiBt7o
fiim
06/06/2019 - 14:13:12
Vendo Pistola WE Mini CT 25 gbb 6mm peça rara, única à venda no Brasil cabe na palma da mão Link "Armas de gás"
João Estevam
04/06/2019 - 15:03:37
Boa noite, gostaria de saber se alguém tem pra vender Mount Utg tubo de 30mm perfil baixo?
Euzimar Oliveira
28/05/2019 - 22:06:03
Boa Noite pessoal preciso do guardamato da at44 pode ser original ou fabricado artesalnamente meu whats é 16 99296-5623 obrigado
ederred
27/05/2019 - 19:35:32
Pistola Tokyo Marui gbb 6mm ver Link Compra e venda e Armas de Gás
João Estevam
26/05/2019 - 22:28:20
fiim
23/05/2019 - 09:27:16
gostaria de informar que estamos fazendo manutenção em carabinas de ar aqui no rio de janeiro, posso ser encontrado nos telefones 39880311 ou 970054854 jose luiz
LEAOJOSE
16/05/2019 - 13:58:57
Ola, existe alguma outra forma de eniar imagem para o site que nao seja pelo imageshack ?
jrps2007
16/05/2019 - 00:03:58
Moro em São Paulo - SP, Alguém conhece locais para treino ? tenho uma Rossi 4,5mm
everaldo153
14/05/2019 - 13:56:05
Boa noite, onde consigo silenciador da s200? Grato
thiagonunes88
10/05/2019 - 19:56:11
cilindro e regulador da s200, onde consigo? boa tarde
thiagonunes88
10/05/2019 - 16:37:23
O CANO 6.35MM QUAL MENOR PREÇO? COMO FAÇO PRA COMPRAR?
topoeng
07/05/2019 - 17:00:12
São paulo
unicos_ig
03/05/2019 - 05:47:06
Bom Dia Caros Amigos do Site! Mais uma vez trazendo uma Case Exclusiva importada direto dos EUA: viewtopic.php?f=3&t=26211
Davi_Ogata
29/04/2019 - 09:33:50
Boa noite, hw 97 só 3000 reais, viewtopic.php?f=3&t=26191
thiagonunes88
24/04/2019 - 18:32:00
meu zap 19 991551087
NGO
22/04/2019 - 09:19:50
bom dia senhores,região de campinas,alguma carabina mola em 5,5 a venda(abaixo de 1500,00),preferencia que suporte bem luneta(sem muita força)
NGO
22/04/2019 - 09:19:40
Daisy
hidden
18/04/2019 - 00:29:03
Daisy
hidden
18/04/2019 - 00:28:33
Continua a venda a Tokyo Marui Detonics 45 gbb airsoft 6mm ver no link Compra e Venda e Equipamentos e Acessórios
João Estevam
16/04/2019 - 10:00:11
Aí galera, se alguém tiver interessado em aumentar a potência da Pistola Beeman P17 segue o link, https://www.youtube.com/watch?v=xWpeBSz0xvc .. só compartilhando com os colegas do tiro! Valeu!
caricadmm
09/04/2019 - 02:33:50
gostaria de informar que estamos fazendo manutenção em carabinas de ar aqui no rio de janeiro, posso ser encontrado nos telefones 39880311 ou 970054854 jose luiz
jose luiz
24/03/2019 - 13:32:23
COMO FAÇO PRA ANUNCIAR AQUI ?
fabiano pires
20/03/2019 - 09:31:15
Boa noite! Estou buscando mais informações sobre o equipamento scatt de treinamento laser alguém saberia me passar algum Review algo do tipo
Raphael
17/03/2019 - 18:36:51
Quem tem uma Cometa 50 ? Criança chorando ! Compro .
mazinhowaldemar
24/02/2019 - 09:31:15
Qual a especificação da luneta?
ERIVALDO
18/09/2018 - 22:31:31
A saxon vem com o adaptador de recarga, o certificado e a faca que vem junto de fabrica?
ERIVALDO
18/09/2018 - 22:31:11
me manda mensagem no pv
maskote
13/09/2018 - 15:04:04
eu tenho fabiano pires
maskote
13/09/2018 - 15:03:52
Alguem vendendo luneta de visão noturna?
fabiano pires
11/09/2018 - 08:03:56
Cricket a venda ainda amigo
LucasCJ
08/09/2018 - 09:59:34
Crickey a venda ainda amigo
LucasCJ
08/09/2018 - 09:58:51
Boa noite Já vendeu a cricket amigo ?
clayrton
07/09/2018 - 20:33:31
Já vendeu a cricket amigo ?