Página 1 de 1

Canos BSA Leupy

MensagemEnviado: 09/09/2015 - 21:48:34
por Antornogueira
Diante de uma postagem do Evaldo Lucena no Facebook, dei uma olhada no site do Leupy e descobri algumas coisas que quero compartilhar aqui :

Em relacao ao uso de canos somente da BSA, ele diz no seu site que a BSA usa o conceito de martelamento, que diferentemente do processo mais comum de "cortar" o interior de um cano para fazer o raiamento, a BSA martela o interior do cano para fazer os sulcos das raias. Sei que a Imbel, Styer e a FN, entre outros, fazem canos assim tambem e este processo é considerado o melhor processo para criar raiamento em canos.

este video mostra o processo de martelamento da Styer



Neste outro video, o processo é mostrado numa maquina antiga e numa nova, automatica, mesmo quem nao entende ingles consegue entender o processo.



O processo basicamente usa um molde de aço positivo (com o formato inverso do que seria o interior de um cano), é inserido dentro do cano a ser usinado ou raiado.

Este cano entao é martelado por fora por 4 peças que juntas formam um circulo com o diametro interno igual ao que se deseja que o cano tenha.

Este martelamento no cano é feito algumas milhares de vezes fazendo com que o diametro interno se molde no formato inverso da peça inserida dentro do cano. A cada tantas mil marteladas, o cano é pressionado para a frente para fazer o mesmo em outra parte ainda "lisa". O processo faz que haja um aumento do comprimento do cano e diminuicao do diametro, por motivos obvios.

Diferentemente do processo de criacao de corte para raiamento, que retira material do cano, o martelamento aumenta a densidade do aço, fazendo o aço ficar mais resistente

Voltando ao Leupy, ele comenta que todos os canos tem pequenos "empenos", e a BSA é a que apresenta menos incidencia deles.

Ele tabem comenta sobre os canos que precisam ser furados para uso em armas que usam transfer port (Daystates, AirArms, Hatsan e etc.), que nao vou comentar aqui

Estes seriam os motivos do Leupy somente usar canos BSA