AIR SOFT - ORIGEM E EVOLUÇÃO DAS RÉPLICAS E...RESTRIÇÕES

Moderador: reinnar

AIR SOFT - ORIGEM E EVOLUÇÃO DAS RÉPLICAS E...RESTRIÇÕES

Mensagempor NelsonLF » 10/10/2014 - 11:49:34

AIR SOFT
ORIGEM E EVOLUÇÃO DAS RÉPLICAS E...RESTRIÇÕES
Ao contrário do que pode parecer aos olhos dos leigos e dos céticos, à exceção do Japão, as “Armas” Airsoft não são uma opção para o tiro em função das restrições às Armas de Fogo. No Ocidente, por questão de princípios e de respeito à liberdade individual, jamais devemos pensar em substituir o Tiro Real pelo Tiro de Airsoft, portanto, devemos ver o Airsoft como uma ‘modalidade’ esportiva que permite a simulação de tiros em locais de pequenas dimensões, sem oferecer qualquer risco à vizinhança. Todos nós que somos defensores do direito de ter e de portar Armas de Fogo e que lutamos pela liberdade e pelo respeito aos direitos da população, sabemos que o uso seguro das Armas é premissa incontestável. Por isso, devemos ter a responsabilidade de não dispararmos Armas de Fogo em locais que possam oferecer riscos involuntários a outrem. Quanto a isso, as Armas Airsoft se adaptam muito bem, pois, embora elas estejam disponíveis no Brasil apenas para maiores de 18 anos (e nesse caso não é restrição típica das leis oriundas do desconhecimento dos legisladores brasileiros, pois, nos países desenvolvidos a idade mínima para adquirir uma arma dessas é 16 anos) sua capacidade de causar danos é praticamente inexistente, visto que disparam pequenas esferas de plástico a velocidades que variam de 50 m/s a 125 m/s dependendo do tipo de ação e do tamanho da Arma e, nesse campo de velocidade, a energia cinética dessas “pistolas”, “metralhadoras” e “fuzis” varia entre 0,15 e 0,9 Joules apenas. Ou seja, pode causar danos, sim, mas apenas para os olhos. Por isso, é necessário o uso de óculos protetores para a prática de tiro com Armas dessa natureza.
Claro que no Brasil, onde a Educação e o Desenvolvimento falharam, sendo deixados ao acaso, embora esses fatores dependam diretamente um do outro e, a delinquência suportada pela impunidade principalmente de menores de 18 anos que se valem do Estatuto da Criança e do Adolescente (que deveria cuidar dos menores carentes e não dos menores criminosos) para cometer crimes, as Armas Airsoft também acabaram por serem discriminadas e em algumas versões, restritas. É o caso das Armas Airsoft acionadas por CO2, que só podem ser adquiridas por cidadãos que possuem CR (Certificado de Registro que regulamenta as atividades de Colecionadores, Atiradores e Caçadores junto ao Ministério do Exército). Por isso, as Armas Airsoft comercializadas nas lojas para o público em geral, tem acionamento manual por meio de mola ou elétrico, com mecanismo movido por meio de bateria recarregável ou por pilhas alcalinas descartáveis.

ORIGEM DO AIRSOFT
O Airsoft começou a ser ‘jogado’ no Japão, ao final da década de 1970, baseado no conceito de Armas com aparência realista que disparam projéteis não letais para a prática de esportes ou propósitos de simulação. Já existiam Armas desse tipo antes do Airsoft, como as Espingardas produzidas pela Mattel no final nos anos 1950 e as Armas BB que existiam já há mais tempo e que disparavam esferas de metal que podiam causar danos às pessoas, por isso, as armas da Mattel eram no mínimo uma inovação para a época.
A origem do Airsoft também é o Japão e se deu como alternativa para aqueles que cultuavam as Armas como hobby, mas não podiam possuir Armas de Fogo devido às leis do País que impediam a sua posse por cidadãos comuns. Assim, se deu grande ênfase em fazer réplicas fiéis de Armas de Fogo. Os primeiros fabricantes eram empresas estabelecidas há muito tempo como Masudaya, Fujimi e Matsushiro. Essas empresas viram uma grande oportunidade de negócios e preencheram um vazio. Na época, o Paintball estava se popularizando e acabou por dar a ideia às empresas fabricantes das Armas Airsoft, pois, as pessoas poderiam praticar o esporte similar ao Paintball, mas com Armas que eram réplicas de Armas de Fogo conhecidas do público.
Em contrapartida, o Paintball criou força nos EUA a partir de 1981 como uma variação da brincadeira de ‘esconde-esconde’, através do uso de pistolas utilizadas pela indústria de utilidades, destinadas à marcação de postes e, ainda mantém o foco mais na função do que na estética das Armas. O Paintball é também velho conhecido dos Brasileiros, contudo, na Ásia oriental o Airsoft, por se aproximar mais da realidade, é muito mais popular e o Paintball é praticamente inexistente. Prova de que nos países onde a Educação é levada a sério, o uso de ‘simulacros’ não é discriminado ou restrito como é o caso (no Brasil) das Armas CO2, ou seja, a Educação norteia os atos dos homens e o povo melhor educado é mais confiável.

AS ARMAS AIRSOFT
As Armas Airsoft existem nas versões com acionamento por mola, acionamento por gás CO2 e acionamento elétrico e, são fabricadas em metal ou polímero.
No início, as Armas Airsoft só existiam na versão com acionamento por mola e de um só tiro. Muitas das primeiras Armas Airsoft usavam munição incomum diâmetro 7 mm e munições feitas de borracha macia, mas acabaram evoluindo para as munições BB em esferas de diâmetro normal que eram mais comerciais e podiam ser produzidas com custo mais baixo.
Mais tarde, a empresa Daisy que era conhecida por mais de um século como a primeira fabricante de Armas BB nos EUA decidiu comercializar o Airsoft na América do Norte, o que ocorreu durante os anos 1980. Até então, não se tinha ouvido falar do Airsoft fora do Japão. A Daisy contratou a empresa Maruzen do Japão para fabricar uma linha de Armas Airsoft de mola para vender nos EUA. Essas Armas utilizavam munição em cartuchos como os das espingardas de caça e incluíam réplicas de pistolas, espingardas, fuzis e submetralhadoras. Como ocorre no Brasil nos dias atuais, nos EUA da década de 1980, as organizações antiarmas também eram contra as Armas Airsoft, devido a sua semelhança com as Armas de Fogo. Com o desenvolvimento do mercado e a aceitação do público, as Armas Airsoft passaram a ser fabricadas com ação por CO2, que permitiram às Armas Airsoft dispararem em modos semiautomático e automático e mais tarde, com acionamento por motor elétrico, que passaram a ter mais apelo estético com o uso de carregadores AEG (Automatic Electric Gun), ou Arma Elétrica Automática. Essas Armas Airsoft também são capazes da dar rajadas como as metralhadoras. O recuo é inexistente, o que as separa do realismo. Nas versões elétricas, algumas Armas Airsoft, que utilizam bateria recarregável alojada ao lado do cano, embora sejam réplicas de modelos de Armas de Fogo existentes, acabam sendo mais volumosas do que as Armas reais e outras versões alimentadas por pilhas de tamanho AAA, que são alojadas no interior da empunhadura, no caso das pistolas, que em algumas versões simulam a ação blow back.
Além desse efeito blow back que simula o acionamento das pistolas reais, algumas Armas Airsoft são equipadas com um dispositivo chamado HOP-UP. Esse dispositivo é responsável por fazer as esferas girarem em sentido reverso para aumentar o seu alcance e precisão. O objetivo é causar efeito similar às raias dos canos das Armas de Fogo e de Pressão, mas diferente do raiamento que faz os projéteis girarem no sentido horário ou anti-horário o Hop-up faz as esferas girarem em sentido reverso, ou seja, contrário ao sentido de sua trajetória. Ao girar nesse sentido, a esfera empurra o ar para baixo e para trás. Esse efeito faz a esfera cair menos do que cairia a certo alcance sem rotação. O hop-up consiste de uma luva de borracha que cobre a traseira do cano com uma saliência, que se projeta através de um buraco cortado no topo do cano. Quando a esfera passa por essa luva, a sua parte superior é comprimida e causa o giro. Em algumas Armas Airsoft o Hop-up é ajustável através de uma roda na lateral e, assim se pode adequar o alcance da esfera conforme as condições de tiro.
Quanto aos materiais empregados em sua fabricação, as Armas Airsoft podem ser de metal ou de polímero ABS (Acrylonitrile – Butadiene - Styrene) ou, em Português: Acrilonitrila – Butadieno – Estireno. Trata-se de um termoplástico comum utilizado para fazer produtos moldados rígidos e leves tais como partes de automóveis, aparelhos de TV e os brinquedos Lego, por exemplo. As esferas diâmetro 6 mm disparadas pelas Armas Airsoft são feitas de plástico e são coloridas ou brancas e existem também esferas com tinta para marcar os alvos, como as esferas de Paintball. As esferas são fornecidas em diferentes massas que podem ser 0,12 gramas, 0,20 gramas e 0,25 gramas. As esferas mais leves atingem velocidades mais altas, mas se dispersam mais, enquanto que as esferas mais pesadas conseguem maior precisão e melhores agrupamentos. Para pistolas com velocidades em torno de 60 m/s, os fabricantes recomendam o uso de esferas de 0,12 gramas, mas as esferas de 0,20 gramas apresentam melhor desempenho. As esferas de 0,25 gramas são mais indicadas para as armas maiores como os “fuzis”.
Quanto ao alcance, as Armas Airsoft podem lançar as esferas a 30 metros, mas para a prática de tiro ao alvo, podemos considerar 10 metros como uma boa distância.

A PRÁTICA DO AIRSOFT
Hoje em dia as Armas Airsoft são comumente utilizadas em exercícios militares e policiais em vários países. Contudo, elas são também populares como um esporte civil que compete com o Paintball. Além disso, elas são também utilizadas em filmagens devido a sua aparência realista e em jogos de ação em todo o mundo.
No Brasil, o Airsoft como esporte conta com grande adesão do público e está em plena ascensão e, embora tenha chegado tarde, se comparado aos demais países, por aqui também existem outras utilidades para as Armas Airsoft, que são:
• Treinamento policial, onde as Armas de Airsoft são utilizadas devido a sua semelhança com Armas de Fogo reais e, as Armas Airsoft com blow back foram as primeiras adotadas para simulações. Essas Armas operam de forma muito similar às Armas de Fogo reais. Quando disparadas, a força do gás move o ferrolho para trás e carrega a próxima esfera automaticamente.
• Coleção, para aqueles que tem as Armas como Hobby, mas por várias razões não podem possuir exemplares reais de Armas de Fogo.
• Prática do Esporte, cuja maior parte do público que compra essas Armas é praticante e preferem o uso de réplicas a de Armas para Paintball que derivam de pistolas de pintura.
As Armas Airsoft comercializadas no Brasil são importadas e como tudo o que se refere às Armas e à importação destas, as Armas Airsoft também demandam autorização do Exército Brasileiro e, as Armas liberadas para o público em geral são aquelas que tem o acionamento por mola ou elétrico e OBRIGATÓRIAMENTE devem ter as pontas dos canos coloridas em vermelho ou laranja para que não sejam confundidas com as Armas de Fogo das quais são réplicas. É preciso prestar atenção para o fato de que adulterar as características das Armas Airsoft, como pintar as pontas coloridas na cor da Arma é crime e, também não se deve ostentar essas Armas em público, pois, podem ser confundidas com Armas de Fogo por populares ou pela polícia.

OPINIÃO
Praticar Airsoft é uma forma divertida de preservar o esporte do tiro e trazê-lo de volta à cultura, principalmente num país como o Brasil, onde a simples imagem de uma Arma de Fogo é motivo de discriminação e até de repressão e, infelizmente, mesmo entre os praticantes dos esportes de tiro se percebe certa rivalidade entre as modalidades e resistência ao surgimento de novidades, dentre as quais as Armas Airsoft – consideradas meros brinquedos – que acabam não sendo levadas a sério. Portanto, a nós praticantes de tiro, resta nos unirmos, independentemente do tipo de Arma com que atiramos para darmos continuidade às tradições. Aos antiarmas, digo que é preciso antes de divulgar tanta bobagem para fazer valer seus pontos de vista, que observem as diferenças entre os significados das Armas como Objetos e dos Objetos como Armas. Em minha opinião, as Armas como objetos se classificam pela sua forma e aparência e, por si só, quer elas disparem projéteis letais ou não, são inofensivas, pois, os danos que causam dependem da vontade de quem as empunha, já os Objetos como Armas, independem de sua forma e aparência, visto que qualquer objeto pode ser transformado em Arma, seja ele a faca de cozinha que a dona de casa utiliza para preparar alimentos, ou os objetos utilizados para esporte e lazer como tacos de baseball e tacos de bilhar, ou mesmo os automóveis, dentre muitos outros que se destinam a muitos outros propósitos. Portanto, se as Armas Airsoft e os brinquedos inertes em forma de Armas de Fogo são discriminados e restritos, trata-se do resultado do oportunismo de alguns, que viram na violência do dia-a-dia, meios para se promoverem e lucrarem e, da ineficiência do Estado que ao falhar na Educação, optou pela Proibição. Considerando o ambiente hostil que encontramos sempre que o assunto se refere às Armas e a gana pela sua proibição, mesmo quando as alegações são contestadas com fatos e estudos concretos e sabendo o que a história já nos mostrou, que o cerceamento da liberdade de alguns, acaba se estendendo ao cerceamento da liberdade de todos, mais uma vez tenho a dizer que: PROIBIR É SE MOSTRAR INCAPAZ DE EDUCAR. Ou seria a opção voluntária pela proibição, a afirmação inconteste de que ao povo que se negou a educação, também se deve negar a confiança?
E, não bastasse a proibição ‘enrustida’ pela legislação, existe a proibição pelo aspecto financeiro, visto que devido às exorbitantes taxas cobradas sobre todo tipo de arma, as Armas Airsoft comercializadas no Brasil custam no mínimo cinco vezes mais do que em países como os EUA, por exemplo.
Minha opinião é que o objetivo principal em restringir Armas Airsoft não é exatamente prevenir que bandidos usem réplicas para assaltos, mas sim, evitar que os mais jovens tenham contato com objetos que se assemelham às Armas de Fogo e, assim desestimular o uso de Armas para fins desportivos ou de defesa. Por isso, é preciso mais união, pois, ainda há espaço para todos nos esportes de tiro e, o Airsoft pode ser a forma de inclusão das novas gerações entusiastas das Armas (e que também são assoladas pela legislação atual) para uso responsável no esporte e, por isso, não deve ser visto como opção às Armas de Fogo como já mencionado, mas como uma modalidade que pela sua imagem pode ajudar na reversão à hoplofobia, fomentada por ONGs e meios de comunicação com o propósito de desarmar pura e exclusivamente os cidadãos de bem.

Nelson
PROIBIR É SE MOSTRAR INCAPAZ DE EDUCAR
'FREEDOM IS NOT FOR FREE'
NelsonLF
AA Nivel 1
 
Mensagens: 85
Data de registro: 27/08/2010 - 11:20:36
Agradeceu: 0 vez
Foi agradecido: 9 vezes

Re: AIR SOFT - ORIGEM E EVOLUÇÃO DAS RÉPLICAS E...RESTRIÇÕES

Mensagempor Atirador fbl » 14/03/2017 - 23:42:46

Grande Nelson!
Está com novas publicações?
Tenho há anos sua primeira publicação sobre armas de ar. De vez em quando empresto para alguém que está começando. Lembro como me foi útil na época.
Avatar de usuário
Atirador fbl
AA Nivel 1
 
Mensagens: 94
Data de registro: 18/01/2014 - 11:24:16
Localização: Montanha - ES
Agradeceu: 7 vezes
Foi agradecido: 14 vezes

Re: AIR SOFT - ORIGEM E EVOLUÇÃO DAS RÉPLICAS E...RESTRIÇÕES

Mensagempor Erivan » 15/03/2017 - 09:39:29

Como de costume, um ótimo texto.
Parabéns e obrigado.
TEXTO
[url=LINK]Clique aqui[/url]

Curtindo minha filhota!!!
Avatar de usuário
Erivan
AA Nivel 5
 
Mensagens: 1552
Data de registro: 16/08/2008 - 19:47:56
Localização: Petrolina-PE
Agradeceu: 107 vezes
Foi agradecido: 90 vezes

Re: AIR SOFT - ORIGEM E EVOLUÇÃO DAS RÉPLICAS E...RESTRIÇÕES

Mensagempor João Estevam » 21/03/2017 - 16:20:30

Muito boa sua matéria, o Airsoft no meu modesto entendimento está a cada dia, avançando mais no contexto dos atiradores que apreciam armas no cal. 6mm que atiram bbs e são verdadeiras réplicas que tem despertado à atenção dos apaixonados pelas mesmas. Eu, particularmente, não teria condições mais de jogar até devido à minha idade, passei dos 70 mas tenho para oferecer ao colega, uma réplica, ou seja, Submetralhadora VZ-61 Schorpion utilizada na Checoslovákia, na década de 50, magazine para 80 bbs full metal, 270 fps, semi e full auto (rajada) nova, efetuei alguns disparos para testes, bateria ainda está com a carga original, bivolt, etc. caso manifestar algum interesse ou souber alguém, será bem recebido para abrir negociação.
Abçs. parabéns pela matéria e qualquer coisa, vai meu contato:

estevambm@yahoo.com.br e cel. 051-99994-7636 (vivo) região Sul.
João Estevam
AA Nivel 1
 
Mensagens: 69
Data de registro: 20/09/2013 - 15:55:19
Localização: Porto Alegre -rs
Agradeceu: 0 vez
Foi agradecido: 4 vezes

Re: AIR SOFT - ORIGEM E EVOLUÇÃO DAS RÉPLICAS E...RESTRIÇÕES

Mensagempor Evaldo Lucena » 21/03/2017 - 21:31:17

Eita!

Falei de Nelson esse final de semana, e dei de presente um livro, tenho outro autografado!

Que bom que está de volta!

Evaldo Lucena
Evaldo Lucena
Moderador
 
Mensagens: 373
Data de registro: 10/10/2008 - 20:17:39
Localização: Camaçari-BA
Agradeceu: 3 vezes
Foi agradecido: 49 vezes



  • ANÚNCIOS

Retornar para AIRSOFT

You must be a Registered User to Chat in the Shoutbox
a parte interna da minha quebrou e n acho em lugar algum
fiim
18/10/2018 - 12:29:35
Deve ter fraturado o side do conjunto de gatilho...dificil achar a venda qualquer peça de reposicao delas...soldei no meu caso.
Rui Saiki
17/10/2018 - 18:10:44
boa tarde galera alguem tem o jogo de gatilho da artemis m 22 ou saiba quem tem pra venda grato
fiim
17/10/2018 - 16:16:20
Vc que pratica tiro esportivo venha faser parte de nosso grupo tambem vc e muito importante para nos poder aumentar cada vez mais o esporte Assuntos:tiro esportivo:trocas:vendas:importações de airguns e muito mais. Link do grupo abaixo https://www.facebook.com/groups/457763851389203
fiim
17/10/2018 - 16:12:29
Foi só falar em Bençãos e me chega um produto antecipado, uma Estativa Caldwell NXT para os Atiradores mais exigentes: viewtopic.php?f=3&t=25906
Davi_Ogata
11/10/2018 - 14:34:33
E pedindo a todos os nossos Companheiros as Bênçãos de Nossa Senhora Aparecida, como se diz na música Romaria: "Ilumina nessa mina escura o trem da minha Vida!"
Davi_Ogata
11/10/2018 - 09:49:46
Bom Dia Amigos do site, mais um acessório sempre interessante para auxiliar nos tiros, especialmente os de pistola: viewtopic.php?f=3&t=25903
Davi_Ogata
11/10/2018 - 09:40:55
Vc que pratica tiro esportivo venha faser parte de nosso grupo tambem vc e muito importante para nos poder aumentar cada vez mais o esporte Assuntos:tiro esportivo:trocas:vendas:importações de airguns e muito mais. Link do grupo abaixo https://www.facebook.com/groups/457763851389203
fiim
10/10/2018 - 13:50:55
Olá Amigos, segue o link correto: viewtopic.php?f=3&t=25892
Davi_Ogata
01/10/2018 - 11:11:18
Bom Dia Amigos do site, trago mais um Acessório diferenciado para os Amantes do Tiro Esportivo! Link: viewtopic.php?f=49&t=25891
Davi_Ogata
01/10/2018 - 11:08:05
prezados, boa tarde, como faco para enviar uma mensagem privada?
23jean
19/09/2018 - 12:42:10
Como posso visualizar fotos dela?
ERIVALDO
18/09/2018 - 22:33:47
Qual a especificação da luneta?
ERIVALDO
18/09/2018 - 22:31:31
A saxon vem com o adaptador de recarga, o certificado e a faca que vem junto de fabrica?
ERIVALDO
18/09/2018 - 22:31:11
me manda mensagem no pv
maskote
13/09/2018 - 15:04:04
eu tenho fabiano pires
maskote
13/09/2018 - 15:03:52
Alguem vendendo luneta de visão noturna?
fabiano pires
11/09/2018 - 08:03:56
Cricket a venda ainda amigo
LucasCJ
08/09/2018 - 09:59:34
Crickey a venda ainda amigo
LucasCJ
08/09/2018 - 09:58:51
Boa noite Já vendeu a cricket amigo ?
clayrton
07/09/2018 - 20:33:31
Já vendeu a cricket amigo ?
clayrton
07/09/2018 - 10:23:24
CBC comando
Igor Velame
02/09/2018 - 18:02:41
Bom dia pessoal, vendo Artemis Cp2 viewtopic.php?f=3&t=25865
giovannilemes
30/08/2018 - 09:39:31
Alguém vendendo latão JSB EXACT HEAVY 5,5mm?????
Antonio Maia
28/08/2018 - 15:42:37
Bom Dia Amigos do site! Limpando o estoque, 2 caixas contendo 10 cilindros de CO2 12g da GAMO por apenas R$50! Chamar no whats 11 96910-0491
Davi_Ogata
06/08/2018 - 08:58:52
Vendo saldo de 17 cilindros 12g co2 e 1 tubo de óleo Pellgunoil da Crossman sobra de estoque, tudo por 100,00 reais
João Estevam
30/07/2018 - 15:41:16
Não poderia passar aqui e não deixar um abraço a todos!
Alexandre Bastos
25/07/2018 - 09:18:48
Marcelo Santos sumiu...sõ
Rui Saiki
21/07/2018 - 20:18:46
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK estou longe um tempão e quando entro olha só que lance fraco KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
ferreiracampos
20/07/2018 - 13:02:21
o Nogueira é gay
Marcelo Santos
18/07/2018 - 20:06:48
Galera, estou voltando a atirar. Alguem sabe dizer se a mundilar ainda envia chumbos pro brasil, se compensa e se é taxado? E o Daniel Netby que vendia cilindros de portugal também, alguem sabe se ainda vende?
Thiago Cherulli
18/07/2018 - 18:36:05
meu cel: (21)9880-72129
lhauer
09/07/2018 - 21:11:02
ai galera, baixei os preços
elton
07/07/2018 - 11:40:40
se alguem puder ajudar ou tiver interesse
elton
02/07/2018 - 13:18:46
qualquer interesse manda zap 47 988348803
elton
02/07/2018 - 13:18:14
  Online List:


Quem está online

Usuários vendo este fórum:: Nenhum usuário registrado online