Novatos - algumas considerações sobre primeira arma

Qualquer coisa que nao se enquadre no assunto armasdear (piadas, "causos", comentarios, etc.)

Novatos - algumas considerações sobre primeira arma

Mensagempor Andersonymk » 16/03/2013 - 11:31:26

Bem vindos amigos do Armasdear.
Aos novatos sejam muito bem vindos à este fórum.
Esta postagem apesar de um pouco extensa tem por objetivo auxiliar na busca de sua primeira arma.
Não é um tratado sobre o assunto e sim uma síntese de alguns detalhes s serem observados para compra de sua primeira arma.
Este post não vai tirar 100% das dúvidas, mas vai servir para minimizar as mais comuns e dar capacitação para que você conclua por si só as informações dadas em sites sobre determinadas armas.

Ultimamente um assunto que vem chamando a atenção nas perguntas, principalmente dos novatos está diretamente relacionado com o que vou explicar à seguir.
Assim como aconteceu comigo no início do tiro de ar comprimido com as armas mais "modernas", me empolguei nos anúncios dos lojistas e fabricantes que deixam bem claro: "este modelo de arma dá 305 m/s!!!".

Eu imaginava: Nossa!!! caraca!!! PQP!!! essa arma é quase supersônica!!! Esse é a que eu quero pare destruir tudo!!!
Imediatamente e muito, muito empolgado corri no anúncio e comprei minha Benjamin & Sheridan 1500 BTM em .177.

Chegando aqui em casa desembalei pus rapidamente um chumbo (na época foi um gamo match) e pimba.!!!
A coisa parecia um coice de mula, desintegrava latas de refrigerante, explodia latas de água, atravessava como manteiga tábuas de pinus...Nossa!!! meu sonho de consumo se realizou em termos de arma de ar comprimido!!!

Com o chumbo Crosman SSP que veio com ela então!!! dava um estampido de .22 de fogo. Nossa!!!

Mas em pouco tempo a brincadeira perdeu a graça, pois a arma era excelente para destruir mas, não servia para o que eu queria que era acertar os alvos cada vez mais distantes e menores. Ou seja, comprei uma arma que todo novato sonha: potente e destruidora, porém em pouco tempo percebi que não adiantava ser potente e destruidora, pois não acertava o alvo...Uauauauauaua.

Pesquisando sobre armas de ar comprimido finalmente achei os fóruns, com cerca de uma semana me informando em leituras e perguntas aos mais experientes entendi uma coisa:
Para que serve o dado de que uma arma dá 305 m/s?
Não serve para absolutamente nada a não ser de engodo a um comprador desavisado como eu era e assim como muitos novatos o serão.

Após adquirir meu primeiro cronografo, resolvi passar muitas destas armas velozes por ele. Resultado?
Outra constatação broxante. Nenhuma delas atinge a velocidade anunciada.

Será porque que não atinge a velocidade anunciada?
Porque os projéteis usados para medição não são os mesmos que usamos do dia a dia.

Dai ver a pergunta de um milhão de dólares: Como então devo escolher minha arma?
R: Escolha pela energia da mesma.
Energia da arma???
Sim. Energia da arma.
E como faço para saber a a nergia da minha arma?
É relativamente simples:
1º precisa saber a massa em quilogramas do seu projétil;
2º precisa saber a velocidade em metros por segundo que a sua arma produz disparando esse projétil;
3º calcule pela seguinte fórmula:
E=m*V2/2
Onde:
E = energia da sua arma com resultados em joule;
m = massa do projétil que você está usando em quilogramas;
v = velocidade deste projétil na sua arma em metros por segundo;

Primeiro passo:
Obtendo a massa do projétil:
Essa informação normalmente vem escrita na lata do projétil. Veja que estou escrevendo projétil. E não aqueles pedaços de chumbo deformado que vem em caixas de papelão ou tictac que não tem informação nenhuma.
Por exemplo no JSB exact vem escrito que a massa é de 8,44 grais.
Putz, e agora como eu acho a massa em Kg???
Fácil: regrinha de três:
1 grain..............0,0648gramas
8,44 grains.......X gramas
1*X=8,44*0,0648
X = 8,44*0,0648/1
X = 0,546912 gramas
Como 1Kg são 1.000 gramas, basta outra regra de três
1Kg....................1.000 gramas
XKg....................0,546912 gramas
1.000X = 1* 0,546912 gramas
X= 1*0,546912/1.000
X = 0,000546912 Kg.

Segundo passo:
Obtendo a velocidade.
Essa não tem jeito vai ter que ter o cronógrafo ou algo equivalente para medir a velocidade do projétil que está testando.
Putz: fia das unha de cronógrafo me deu a velocidade em pés por segundo (fps).
Calma: não se desespere. Nem tudo está perdido!
1 fpf...............0,3048 m/s
Ahhh não regra de três de novo!!!
Sim regra de três de novo!!! é assim que o mundo funciona. Inclusive para saber fazer economia do salário para comprar JSB no fim do mês.
Então digamos que o crono leu em média 820 fps.
Teremos:
1fps....................0,3048 m/s
820 fps...............X m/s
1*X = 820 * 0,3048
X = 820* 0,3048/1
X = 249,936 m/s.

Terceiro e último passo:
E = m*V2/2
E = 0,000546912 (249,936*249,936)/2
E = 0,000546912 (62468,004096)/2
E = 34,16450/2
E = 17,08 Joule.

Agora meu caro amigo você tem toda autonomia para poder calcular sozinho a energia produzida por sua arma. Ou qualquer coisa que atire um projétil de massa e velocidade conhecida.
Ao longo do tempo vai notar que a velocidade de um projétil muito elevada não serve de nada, pois quem vai ditar essa energia é a combinação: massa do projétil + velocidade.
Por exemplo:
Uma arma dispara um projétil de 4 grais (crosman SSP) a 305 m/s.
E = 0,000259 (305*305)/2
E = 12,04 joule.
A mesma arma dispara um projétil de 7,87 grais (JSN express) a 270m/s.
E = 0,00051 (270*270)/2
E = 18,58 joule.
Portanto como podem ver a combinação de velocidade mais baixa com projétil de maior massa resulta em maior energia.
Mais energia = mais estrago no alvo.
Portanto não se iluda com aquilo que é veloz, pois a velocidade por si só é um dado tão inútil quanto uma geladeira seria para um esquimó.

Após isso vem a pergunta mais feita nos fóruns?
“Olá amigos sou novato e gostaria de saber o seguinte: quero uma arma de mola barata, que acerte uma lata de refrigerante entre 45 e 70 metros”
Excelente pergunta!

Minha resposta é: quando achar uma arma desta pode comprar duas. Pois eu quero uma também.

PQP esse tal de Andersonymk é um cara ignorante e que acaba de dar um balde de água fria na minha empolgação.
Não. Não se trata de ser ignorante, se trata de trazer as coisas para a realidade.
Carabinas de mola (seja helicoidal ou a gás) têm suas limitações para prática de tiros a longas distâncias.
Uma das maiores seria o próprio sistema de comprimir o ar na câmara. Ou seja: uma arma mais potente deve ter uma câmara maior, com maior deslocamento do pistão, pistão de maior massa e mola de maior carga. Essa combinação anda na contra mão daquilo que geraria maior precisão.
Portanto: via de regra. Quanto maior, mais potente, mais veloz for a arma mais difícil vai ser tirar dela uma boa precisão.
Câmara maior e maior deslocamento do pistão deixam a arma muito sensível aos erros de postura do atirador por exemplo.
Como o tempo do acionamento do gatilho até a saída do chumbo pela ponta do cano é maior isso vai exigir maior perícia para lidar com essas armas. Perícia que muitas vezes um atirador novato ainda não adquiriu e que pode ser frustrante no começo.

Pistão de maior massa = arma com mais recuo, pois haverá uma massa maior a ser retirada da inércia e depois parada no fundo da câmara.

Molas com maior carga vão exigir maior esforço do atirador para armar a carabina, com isso a fadiga muscular chega mais cedo, o que é péssimo para tiros de precisão.

Com isso ao escolher a sua arma não escolha pela que tem gas de 88Kg!!! tem velocidade de 300 m/s!!! tem 45 joule de energia!!! E é capaz de abater um F14 a 400 metros de distância!!!
Essa escolha vai ser errada em uns 90% dos casos.

Para escolher sua arma o primeiro a se fazer é definir seu tipo de tiro (informal, competição, precisão...)
Depois de definido o que vai fazer com a arma veja qual orçamento disponível. Lembrando que não só no mundo das armas de ar mais em tudo, qualidade tem seu preço. Não adianta querer que uma carabina de R$600,00 faça o mesmo que uma de R$ 2.500,00.

Logicamente vai aparecer aquele que diz:
Pô eu tenho uma arma de R$600,00 que dá couro em muita arma de R$ 2.500,00!!! Digo o seguinte: meus parabéns, você foi premiado com uma arma fora dos padrões (o que já vi acontecer muito). Mas voltando àquilo dentro da normalidade, certamente a qualidade vai ter ser preço.

Resumindo:
Novatos: não se empolguem com aquilo que promete ser veloz, ser potente, ser destruidor, ser a mola mais forte do universo do ar comprimido.
Procurem aquilo que seja o mais equilibrado dentro do seu orçamento e contente-se com as limitações que cada arma vai oferecer, pois mesmo uma arma de R$2.500,00 vai ter sua limitação.

Abraço e bons tiros.
Andersonymk
AA Nivel 5

Data de registro: 14/12/2010 - 23:33:26
Agradeceu: 71 vezes
Foi agradecido: 584 vezes

Re: Novatos - algumas considerações sobre primeira arma

Mensagempor Gera » 16/03/2013 - 13:30:49

Esse Japonês tá foda kkkkk {CLAP} {CLAP} {CLAP} {CLAP} {CLAP}
Ainda bem que não atira tanto quanto seu conhecimento kkkkkk ~~ ~~ ~~ ~~ ~~ ~~ ~~ ~~
Parabéns amigão...vai ajudar muito aos novatos.
Quando entrei no ar comprimido meu sonho era uma condor e depois de ler e me informar bastante verifiquei que não servia para campeonatos devido a sua alta potência e média precisão.
Antes que eu seja criticado, a condor é uma ótima carabina, mas tem seu fim específico.
Gera
AA Nivel 1

Data de registro: 24/10/2010 - 19:59:04
Agradeceu: 0 vez
Foi agradecido: 1 vez

Mensagempor EDUMMELLO » 16/03/2013 - 22:12:59

Anderson parabéns pelo ótimo post, espero que os novatos o aproveite bastante.

Gera te dou a maior força para comprar a Condor.
Imagem
Clube de Caça e Tiro Nacional
http://cctn.com.br/
EDUMMELLO
AA Nivel 4

Data de registro: 18/01/2010 - 15:23:23
Agradeceu: 21 vezes
Foi agradecido: 10 vezes

Mensagempor D'elite » 17/03/2013 - 10:08:14

Fala Anderson, parabéns pelo seu post, com certeza servirá de referência para os novatos comprarem sua primeira carabina.

Abraço!
Imagem
D'elite
AA Nivel 4

Data de registro: 18/01/2010 - 10:32:53
Agradeceu: 5 vezes
Foi agradecido: 6 vezes

Mensagempor Marcelo Santos » 17/03/2013 - 11:14:08

Beleza de post, sem dúvidas ajudará e muito a moçada nova que entra crua no assunto!!

PARABÉNS!
.

.
Marcelo Santos
Moderador

Data de registro: 13/08/2008 - 13:40:31
Agradeceu: 67 vezes
Foi agradecido: 27 vezes

Mensagempor wendellgoes » 25/04/2013 - 00:49:48

Parabéns todos deveriam ler {CLAP} {CLAP} {CLAP} {CLAP}

Sou novato e queria uma Hatsan 95 ou uma Sag Ar 1000 para iniciar, com alvos papel 10mt, silhueta 1/5 e 1/10, mas fiz uma pesquisa e descobri que até dá, mas uma CBC F18 B19-14 é mais barata e serve muito bem para meus propósitos. *** *** *** ***
AR+ B3-3 4.5mm
CBC F18 B19-14 4.5mm

Não importa o número de vezes que se tenha caído:
O importante é saber quantas vezes conseguiu levantar
wendellgoes
Usuario VIP

Data de registro: 23/09/2012 - 18:16:12
Agradeceu: 9 vezes
Foi agradecido: 4 vezes

Mensagempor giantorm » 25/04/2013 - 11:53:24

Parabens pelo post. Todos que querem entrar no mundo das carabinas de ar deveriam ler isso antes de comprar.
Slavia 631 Lux
Hatsan AT44-10 -ZOS 10-40x60
giantorm
AA Nivel 1

Data de registro: 23/05/2009 - 02:26:35
Foi agradecido: 0 vez

Mensagempor oziel » 12/05/2013 - 19:23:07

ótimo post, esclarecedor. parabéns
Air armsTX 200 4,5mm
CBC NITRO 1000 5,5mm
PCP "pump" Webley Rebel 4,5mm
CBC F18 CLASSIC B19-14 4,5mm.
Cometa fenix 400 5,5 mm
Cometa Fusion 5,5mm
oziel
Usuario VIP

Data de registro: 16/10/2012 - 05:54:20
Agradeceu: 1 vez
Foi agradecido: 7 vezes

Mensagempor cooper » 12/05/2013 - 20:53:29

Caraca! muito bom!, não só para iniciantes, gostei muito, tinha que colocar este post em evidencia, para quando surgir a "pergunta padrão" poder indicar o post a todos.
Pergunta padrão: sou iniciante, que arma devo comprar?
Não é ser ignorante, como vc diz no post, mas sim facilitar a resposta, e que resposta, mais completa do que essa fica dificil.
cooper
AA Nivel 3

Data de registro: 28/07/2012 - 17:54:03
Agradeceu: 16 vezes
Foi agradecido: 30 vezes

Mensagempor cacaugta » 01/06/2013 - 19:48:54

Pois é, Andersonymk, eu como você, li muito antes de comprar minha primeira carabina de ar, limitado pelo meu bolso e empolgado com uns videos das hatsans comprei uma a at 44-w10, meu objetivo são as laranjas aladas que ficam nos 100/150 mts, ai vieram as particularidades das pcps e das carabinas em geral:

1º - Aprender a regular a potência, gatilho, aprender sobre o comportamento da carabina.

2º - Chumbo de qualidade, onde eu moro o melhor que tem é o gamo match, muito bom para os 10 ou 15 mts, comprei uma lata de gamo pro magnum e pro hunting na net, bons para até 50 mts, vou ter que testar outros para chegar nos 100 mts e acho que ai é o limite da minha hatsan, esse item vale para as springs também.

3º - Quem não mora onde possa carregar um tanque reservatório para fazer a recarga da pcp, e tiver que fazer isso na bomba manual vai descobrir que é muito melhor quebrar o cano 100 vezes numa tarde do que fazer a recarga da carabina 2 vezes com a bomba manual, e olha que a minha bomba é uma benjamin, bem mais "leve" do que a fabricada pela hatsan, pude comparar a minha com a de um amigo meu.

4º - Obrigatoriamente vai ter que instalar uma válvula para regular a potência da carabina, quando fui regular minha luneta nos 100 mts descobri isso da maneira mais frustrante, apesar de ser pcp ela não faz 2 disparos iguais sem a bendita válvula (mais investimento), ai fica difícil você fazer sua tabela balística, neste quesito uma de pistão leva vantagem, logicamente como você mencionou uma de qualidade.

5º - Os cuidados com as springs são muito mais simples do que as pcps, eu fui limpar e lubrificar a minha, descobri um catatau de o´rings que devo ficar de olho, cuidar da qualidade do ar que mando pra dentro dela, sem falar do monte de partes que elas tem, pra variar perdi uma mola e já fui obrigado a fazer uma gambiarra, até que a fábrica me passe as especificações da mola para que eu possa mandar fazer uma igual já que encontrar ela pronta vai ser igualmente difícil.

Enfim, com a minha experiência nos dias atuais certamente eu compraria uma benjamin np 1000, e tanto com uma quanto com a outra vou ter que chegar mais perto dos alvos (ajudado por uma ghilie suite), hehehehehehe.
Jancarlos Rossini
Gamo big cat 4.5
AT 44-10 5.5 cano LW (vendida)
Bam B19-17 (vendida)
cacaugta
AA Nivel 2

Data de registro: 16/05/2013 - 08:39:57
Agradeceu: 56 vezes
Foi agradecido: 49 vezes

Mensagempor Gilson Schott » 05/06/2013 - 21:44:14

Caros amigos,meu nome é Gilson,sou natural do Rio Grande do Sul ,mas resido atualmente em Rio Branco -AC,gostaria de saber a opinião de voces a respeito da minha aquisição, uma Slávia 630 e quais as diferenças em relação aos modelos 631 e 634.....Desde já agradeço e um abraço a todos .....
Gilson Schott
AA Nivel 1

Data de registro: 27/12/2012 - 00:07:01
Agradeceu: 7 vezes

Mensagempor rroseirac » 06/06/2013 - 07:56:57

Aqui achei um comparativo simples destes modelos

viewtopic.php?f=4&t=11566

Abraço
Hatsan AT 44-10 - LOTHAR WALTER / CBC F22 Classic 5,5mm / CBC F18 Classic 4,5mm / S200 FT Custom

Imagem
rroseirac
Usuario VIP

Data de registro: 11/12/2012 - 12:46:57
Agradeceu: 6 vezes

Mensagempor silveira_selva » 12/06/2013 - 23:50:40

Ótimo post, eu mesmo já possuí aquelas carabinas fraquinhas 4.5mm acertava o alvo minúsculo a 100 metros ...rasgava papelzinho... e tudo mais... até que enjoei, hoje tenho uma HATSAN 125 5.5MM E UMA HATSAN 150 TORPEDO 5.5MM, elas tem uma precisão incrível, acerto latas de refrigerante a 70 m sem problemas,sei lá pra mim arma tem que ter potencia peso ...esse negocio de ficar com dor no bracinho (tadinho)... então compre um estilingue.
silveira_selva
AA Nivel 1

Data de registro: 04/06/2013 - 19:54:27

Mensagempor Erivan » 09/01/2014 - 19:39:00

Muito bom post!
TEXTO
[url=LINK]Clique aqui[/url]

Curtindo minha filhota!!!
Erivan
AA Nivel 5

Data de registro: 16/08/2008 - 19:47:56
Agradeceu: 102 vezes
Foi agradecido: 90 vezes

Mensagempor adilsonsbs » 03/04/2014 - 13:42:37

Nossa, excelentes considerações!!!
adilsonsbs
AA Nivel 1

Data de registro: 01/04/2014 - 14:15:14

Mensagempor Erick Tamberg » 25/09/2015 - 11:17:12

Acrescentaria mais algumas dicas:

1 - Qual sua distância de tiro disponível? Você tem apenas um corredor da sua casa, um quintal grande, um terreno vazio ou um sítio à sua disposição? Pretende treinar apenas dentro de sua propriedade ou vai levar a arma a um clube?
Não adianta comprar uma arma pensando em tiros de longa distância se você simplesmente não tem espaço para usá-la. E nem comprar luneta antes de aprender a atirar com mira aberta.
Se sua distância não excede 25 metros, é bobagem comprar uma arma de alta potência. Uma arma de média potência será mais agradável de atirar e segura.
Também é contraditório comprar uma arma de mola ou gas-ram com uma potência absurda, pensando em tiros a longa distância, e descobrir que a vibração danifica qualquer luneta que você queira colocar.

2 - Qual sua compleição física? Não adianta nada comprar uma potentíssima carabina de mola ou com gas-ram se você não tiver braço para engatilhar ou sustentar o peso da arma em posição de tiro sem cansar.
Para saber se a arma se ajusta ao seu porte físico, além do peso da arma e força de engatilhamento, podemos usar o velho macete dos atiradores de espingarda: com o cotovelo a 90 graus, empunhar a arma com a coronha paralela ao antebraço e apoiar a soleira no braço. Dessa posição, seu dedo deve alcançar o gatilho confortavelmente com a primeira dobra. Se seu dedo não alcançar o gatilho dessa posição, a arma é grande para seu porte físico. Se o dedo passar da primeira dobra, é pequena.

3 - Calibre: 4,5mm ou 5,5mm?

O calibre 5,5mm tem a desvantagem da munição mais cara. Só é recomendado se você for atirar em alvos metálicos a longas distâncias (sabendo fazer a compensação de visada em função da maior queda) ou abater animais nocivos ( o que é permitido de acordo com a Lei 9605/98, artigo 37, IV). Vale lembrar que o 5,5mm só tem proveito em armas de alta potência. Não tendo nenhuma dessas finalidades em mente, escolha o 4,5mm. Além disso, não se permite participar de provas com alvos de papel com o calibre 5,5mm.
Erick Tamberg
AA Nivel 1

Data de registro: 25/09/2015 - 09:02:42
Agradeceu: 2 vezes
Foi agradecido: 2 vezes

Mensagempor cairomilani » 04/12/2015 - 07:30:15

Muito bom o tópico, realmente serve e muito de referência pra quem esta começando e não sabe o que comprar.
Mas em algumas faixas de preço é possível encontrar armas que aliam potência e precisão.
cairomilani
AA Nivel 1

Data de registro: 04/12/2015 - 06:46:26
Foi agradecido: 2 vezes

Mensagempor Antornogueira » 22/12/2015 - 10:14:46

up
RIFA Range Finder Bushnell camuflado Clique Aqui

Nao quer cagar, nao come
Antornogueira
Administrador

Data de registro: 11/08/2008 - 23:27:55
Agradeceu: 55 vezes
Foi agradecido: 231 vezes

Mensagempor Ronanrpaiva » 20/01/2016 - 14:23:15

Alguém de Bauru que possa me ajudar fornecendo uma recarga da minha HATSAN AT 44?

Comprei a carabina, que já chegou, mas o bendito cilindro e engate foster ainda nada
Ronanrpaiva
AA Nivel 1

Data de registro: 20/01/2016 - 13:53:43

Mensagempor C3SAR » 25/06/2017 - 01:24:01

Pessoal , pensando c o fim do CR( se realmente acontecer) , em comprar uma 1911 blackwater em 4.5 mm de co2...alguém conhece ? alguma consideração..? ***
C3SAR
AA Nivel 1

Data de registro: 25/06/2017 - 01:14:43

• ANÚNCIOS

Retornar para Outros

You must be a Registered User to Chat in the Shoutbox
FX ROYLE
Antonio Celso
17/06/2018 - 18:41:15
Alguém sabe qual alça de mira é compatível com a da Gamo 400 ?
mazinhowaldemar
17/06/2018 - 13:25:13
Bom dia Caros Amigos do Site! Vejam os novos Flips de Luneta que estou trazendo para aqueles que querem proteger as suas Lunetas e ainda conferir um Visual especial! Veja em: viewtopic.php?f=3&t=25760
Davi_Ogata
13/06/2018 - 09:32:55
j. Anisio. tenho interesse manda a relaçao para o meu email por favor luyzflip@gmail.com
luyz Hunter
07/06/2018 - 10:55:51
vendo luneta Gamo 4x32 WR viewtopic.php?f=49&t=25687
Philippidf
25/05/2018 - 01:25:51
Procuro latão jsb 500 heavy preço melhor q achei 75 reais aqui Brasil.
yvesmarcondes
22/05/2018 - 14:15:16
procuro informacao para compra de aferidor novos alvo wrabf 4,5 e 5,5 obrigado
Jose Augusto
22/05/2018 - 12:32:53
ai galera, fiz uns anuncios de venda de carabinas! o torrando tudo! tudo novinho da uma olhada lá
elton
16/05/2018 - 14:03:07
Bom dia!!!compro cano lw .30 watts (88)996598191
Kleberphshadow
15/05/2018 - 09:20:33
Bom dia!!!compro cano lw .30
Kleberphshadow
15/05/2018 - 09:19:42
Procuro por carabina FWB Sport 124 ou 127 .
mazinhowaldemar
02/05/2018 - 12:28:37
vendo luneta Gamo 4x32 WR viewtopic.php?f=49&t=25687
Philippidf
24/04/2018 - 19:05:19
Procuro para comprar Cometa 50 . Criança chorando .
mazinhowaldemar
19/04/2018 - 18:35:53
Bom Dia Caros Amigos do site! Mais uma vez trazendo um produto diferenciado pros amantes do Tiro Esportivo, SIG SAUER MPX 4.5 CO2 + Acessórios exclusivos!!! Confiram no tópico: viewtopic.php?f=3&t=25682
Davi_Ogata
17/04/2018 - 08:26:26
VENDO - B19S com menos de 1 ano de uso(NF), GATILHO ESPORTIVO QUICK SHOT, GR 40 KG, BUCHA CENTRALIZADORA + CAPA + CHUMBO IMPORTADO - 950,00 ACC CARTAO WHATSAPPP 21 9 9776 4951
juniorsantos
10/04/2018 - 00:14:46
Uia o ataque russo acabou...
Rui Saiki
09/04/2018 - 14:53:37
teste
Antornogueira
08/04/2018 - 21:54:02
Olá Amigos do Site nessa bela semana que começa!!! Monóculo Profissional BARSKA 15-40x50mm PREÇO FINAL a R$299! Agora vende!!! Interessados favor chamar no Whats 11 96910-0491
Davi_Ogata
22/01/2018 - 11:22:13
Boa tarde pessoal estou vendendo uma luneta Nikko Stirling Mountmaster Rifle Scopes 3-9x40mm 4plex 1" Rings NMC3940W, nova, trouxr dos EUA. Interessados pode me chamar no wattsapp 11994815166.
dcssuaed
14/01/2018 - 20:54:19
Boa noite a todos
Wilson Machado
02/01/2018 - 19:57:41
Feliz 2018 aos Amigos do site, começando o ano com mais um produto da Marca Barska q dispensa apresentações! Vejam nos Classificados! Um Ano Novo de Luz, Prosperidade, Saúde e Paz para todos nós! Obrigado!
Davi_Ogata
02/01/2018 - 13:03:18
Desejo a todos os amigos que aqui fiz um feliz ano novo
fiim
01/01/2018 - 10:07:22
boa noite Caros
Wilson Machado
30/12/2017 - 20:08:26
Boa noite! Caroa gostaria de saber se algum dos participantes já comprou pela Mundilar e se eu posso comprar uma carabina por este site.
Wilson Machado
30/12/2017 - 20:08:06
agradeço ao site pela aceitação do meu cadastro .
cassiano P. filho
30/12/2017 - 18:59:28
Bom Dia Amigos! Passando pra agradecer ao site Armas de Ar por mais um produto de Qualidade vendido por aqui... A Luneta Hawke 4x32 AO Vantage já está nas mãos do nosso Amigo Luiz Hartung! Que faça um maravilhoso proveito e Ótimos Tiros para todos os Amigos do Site nesse 2018
Davi_Ogata
27/12/2017 - 09:35:01
Boa Tarde, quero comprar uma pistola PT 80 ate no valor de uns RS 500,00 meu zap 43998409968
Luciano Lopes
26/12/2017 - 12:10:11
Passando para desejar um feliz natal para os membros do grupo
fiim
24/12/2017 - 22:50:02
Boa Tarde Amigos! Estou vendendo uma Luneta Nova Hawke 4x32mm AO Vantage, acabamento elegante e muito precisa! Nova na Caixa para retirada em SP Capital, favor chamarem no MP ou Whats 11 96910-0491! Abraços e Um Natal de Luz para todos!!!
Davi_Ogata
22/12/2017 - 16:39:05
Estou vendendo uma Crosman 2240!!!
giovannilemes
13/12/2017 - 12:38:20
Olá, mandei MP solicitando seu contato. Um amigo tem uma 601 para vender.
Logan
10/12/2017 - 22:34:08
Alguem vendendo uma comenta new fenix 5.5 ou uma norica storm 5.5?
José
06/12/2017 - 16:03:59
Boa tarde! preciso de reparo para carabina Daisy POWERLINE 990 CO2 OU PUMA PNEUMÁTICA
Tico
04/12/2017 - 15:07:24
Alguém tá sabendo alguma coisa sobre a denúncia de fraude na Prova Final dos 10 metros , mira aberta ?
mazinhowaldemar
30/11/2017 - 19:02:22
  Online List: