Review Cometa 220 .177 mola original - Dispropil

Mostre o que sua arma tem de bom (e de ruim tb) !

Review Cometa 220 .177 mola original - Dispropil

Mensagempor Andersonymk » 16/07/2014 - 18:28:42

Review cometa 220 .177 com mola original

Com a ajuda do Cooper segue um pequeno banner do review:
Imagem

1.Introdução:
2.Apresentação:
3.Medidas:
4.Velocidade:
5.Desmontando:
6.Agrupamento a 10 metros
7.Agrupamentos a 10 metros após modificação no gatilho:

1.Introdução:
O conteúdo deste review é para publicação no fórum Armas de Ar. A reprodução total ou parcial em outro local necessita de liberação pelo autor ou pelo administrador do fórum.
Há algum tempo atrás tive o prazer de fazer o review de uma cometa 220 em .177 com mola à gás da SMS, cedida pela Dispropil.
https://dispropil.com.br/produtos/carabina-de-pressao-cometa-220-4-5-mm-gas-ram-sms-150
A cerca de 20 dias recebi outra carabina do mesmo modelo e calibre, porém com a mola original da fábrica, ou seja a mola helicoidal em aço.
https://dispropil.com.br/produtos/carabina-de-pressao-220-4-5-mm-cometa

A carabina veio embalada na caixa original de papelão ondulado e coberta com uma sacola plástica. Além da arma veio o manual de instruções em português. Junto com a arma e numa segunda caixa de papelão ondulada estava uma capa acolchoada para proteção, um óculos de proteção e uma lata de lubrificante WD40.
Ao abrir a caixa pude constatar que estava tudo ok na parte interna. Carabina intacta e sem nenhum tipo de dano.

2.Apresentação:
Esta arma tem acabamento bem simples, sem zigrinados na coronha e sem muitos detalhes. Porém a coronha é bem acabada, não apresentando rebarbas de madeira ou falhas.
A oxidação da carabina é bem feito e protege bem as partes em metal, não notei falhas e nem manchas no processo. A única diferença de coloração está na parte frontal da câmara, onde há a peça que possui o orifício de passagem de ar para a saia do chumbo. No entanto, esta marca nesta peça está presente em praticamente todas as carabinas com este tipo de construção.
Imagem
Imagem
Imagem

Este modelo, já tem o sistema de massa de mira diferente das mais antigas. No caso desta unidade há presença de um manípulo em polímero, que além de abrigar o sistema e mira aberta serve para auxiliar na operação da báscula da arma.
Imagem

A parte interna do manípulo possui uma tampa que protege a coroa do cano. Na foto nota-se que há aberturas na lateral do manípulo, porém elas são apenas estéticas. Não há neste caso nenhum tipo de abafador de ruídos e nem a intenção da retirada de ar vinda do interior do cano.
Imagem

A massa de mira é feita em polímero e é parte integrante do manípulo. Há neste modelo a inserção de fibra óptica na cor vermelha. Essa inserção deixa o conjunto bastante grosseiro, o que pode incomodar na visada de alvos menores.
A massa de mira vem protegida por um fino túnel em aço, com aberturas superior e laterais para entrada de luz. O túnel pode ser removido, cuidando-se para não danificar a massa nesta operação.
Imagem

A alça de mira tem regulagem vertical e horizontal do POI. O corpo é totalmente fabricado em polímero, sendo as rodas de regulagem confeccionadas em metal. A abertura para o enquadramento é feita em uma peça de polímero e se encaixa bem na massa de mira. Nas laterais há inserts de fibra óptica na cor verde.
Imagem

A roda de regulagem vertical do POI é graduada de 0 a 9. Os cliques são bastante discretos, porém a regulagem é bem precisa.
A roda de regulagem horizontal do POI não tem nenhum tipo de marcação, os cliques são bem definidos também. Girando a roda no sentido anti-horário o POI desloca-se para esquerda. Na parte superior há uma ponta com uma escala em alto relevo para servir de referencial para o deslocamento da peça.
Imagem

A empunhadura não possui zigrinados, porém é bem confortável, acomodando bem a mão. O gatilho é feito em aço e com acabamento mediano, porém sem rebarbas de metal que possam incomodar. A tecla tem boa ergonomia acomodando bem a falange do indicador.
O guarda mato é feito em aço, sendo bastante sólido e sem dúvidas cumprindo bem seu papel de proteger a tecla do gatilho.
Imagem

A coronha possui do lado esquerdo uma almofada para acomodar o rosto do atirador para uso com miras abertas. No lado oposto não há esta almofada, indicando que a arma foi projetada pensando-se mais no uso para destros, embora um canhoto não vá ter dificuldade em usar esta arma.
A borracha da soleira é bem dura e parece ter sido projetada mais para proteger a coronha do que dar conforto ao ombro do atirador. No entanto e baixíssimo recuo desta carabina não torna esta característica um problema que possa incomodar numa seção mais longa de tiros.
Imagem

Lado direito da coronha sem a almofada.
Imagem

A telha desta coronha também não possui zigrinados. Porém a empunhadura é bem confortável. O fato dela ser pouco afilada na parte frontal ajuda muito na empunhadura da arma, pois mantem-se um padrão de espessura, além da parte inferior ser bastante plana, que facilita para quem empunha estilo precisão.
Imagem

Na parte traseira da câmara de compressão há um rabo de andorinha para montagem de equipamentos de pontaria. O trilho é de 11 mm de largura com 114 m de comprimento útil.
Imagem

Na parte traseira da câmara há presença da tecla da trava de segurança. Essa trava é acionada automaticamente à cada vez que o cano é basculhado e a arma fica engatilhada.
Posição da trava com a arma engatilhada e travada. Nesta posição mesmo acionando-se a tecla do gatilho a arma não dispara, pois há um bloqueio mecânico que impede a tecla de realizar seu curso.
Imagem

Com a trava fechada, a arma pode ser disparada, pois o bloqueio mecânico é retirado da tecla. A posição da tecla é bem confotável e permite destravar a arma mesmo com ela em posição de visada, bastando apenas levantar o dedão para empurrar ela para frente.
Imagem

3.Medidas:
- massa total: 2.788 gramas
- comprimento total 1.072 mm
- comprimento do cano: 415 mm
- diâmetro externo do cano: 14,95 mm
- comprimento da coronha: 673 mm
- distância do centro da empunhadura até a tecla do gatilho: aproximadamente 85 mm

4.Velocidade:

Para medição da velocidade foram dados 200 tiros para redução de efeito diesel. O cano foi limpo com feltros e depois a velocidade foi medida.
Os dados podem ser vistos na tabela abaixo.
Imagem

5.Desmontando:
Primeiro passo para desmontagem é a remoção do sistema de pontaria. No caso foi removida apenas a alça de mira, pois a massa vem firmemente encaixada na ponta do cano. Além do que a massa vem com túnel de metal, que evita danos.
Remover a roda de regulagem vertical do POI:
Imagem
Bascular para frente a alça de mira, com isso os parafusos de fixação ao bloco e a mola de tensão ficam expostos.
Imagem
Imagem
Imagem
Retirando os dois parafusos, todo conjunto pode ser retirado do bloco.
Imagem
Ao retirar o conjunto da massa de mira, tomar cuidado para não deixar perder a porca que serve de regulagem vertical do POI.
Imagem

Removida a alça de mira, vem a retirada da coronha, que é presa em três locais. Um parafuso de cada lado da telha e um na parte frontal do guarda mato.
Parafuso da telha:
Imagem
Imagem
Imagem

Parafuso do guarda mato.
Imagem
Imagem

O guarda mato não necessita ser removido para que a ferragem aia da coronha. Neste caso removi apenas para fotografar as peças.
Imagem
Imagem

Coronha fora da ferragem:
Imagem
Imagem

Ferragem:
Na parte da frente da ferragem fica presa a alavanca de rearme do êmbolo. No caso desta carabina, esta peça não tem articulação, o que evita raspagem na câmara. Porém, exige um rasgo maior na parte inferior da coronha.
Imagem
A parte traseira abriga a caixa de gatilho, que é integrada à culatra da carabina.
Imagem

A remoção da culatra exige a retirada deste parafuso, que tem dupla função:
Uma é segurar a culatra no local correto, dividindo com o pino da câmara a função de suportar a tensão da mola impulsora.
A segunda é segurar a ferragem à parte traseira da coronha.
Imagem
Imagem
Imagem

Agora a carabina deve ser levada para o compressor de molas, pois o pino que segura a culatra à câmara deve ser removido. Essa operação se for feita sem auxílio do compressor de molas, pode provocar acidente com danos às peças da arma e a quem estiver fazendo o serviço.
Notar que o pino possui estrias de um dos lados. Para a correta remoção, deve-se observar onde estão estas estrias e ele deve ser sacado fazendo-se a pressão do lado liso para o lado estriado.
Imagem

Após retirada do pino e alívio da tensão residual da mola impulsora, que empurra a culatra para trás, a carabina já pode ser retirada do compressor de mola com segurança.
Notar o quanto a mola fica pressionada.
[imghttps://lh6.googleusercontent.com/-YQA0MjKeLA8/U8By5kEL9vI/AAAAAAAAI_A/xY8qTyc2Nxg/s640/CIMG0096.JPG][/img]

Ao retirar a culatra/caixa de gatilho a tecla da trava de segurança tende a cair se a peça for virada. Notar que existe uma esfera presa ao corpo da culatra. Esta esfera serve como clique para as duas posições da trava de segurança. Durante a montagem, observar com cuidado se a esfera está encaixada na posição correta da trava, para evitar empeno na peça e mal funcionamento da trava.
Imagem
Imagem

Retirando a trava de segurança, pode-se ver o mecanismo interno do gatilho.
Imagem

A retirada do gatilho é feita removendo o pino que serve de eixo de giro da peça. Basta pressionar de leve com saca pinos que ele se desloca.
Imagem
Embaixo do gatilho existe uma mola que serve para auxiliar na descida da peça liberando o êmbolo durante o disparo. Esse mola joga o gatilho para cima na desmontagem.
Imagem
Imagem

A mola do gatilho é removida retirando o seu pino do eixo de giro com o saca pinos.
Notar que a ponta oposta da mola fica apoiada no pino do eixo de giro da tecla do gatilho. Durante a remontagem verificar se a posição está correta, para que a mola não fique sem tensão.
Imagem
Imagem

A retirada do pino do eixo de giro da tecla do gatilho segue o mesmo padrão dos demais pinos. O saque é feito com ligeira pressão de um saca pinos.
Imagem

Ao remover o pino a caixa de gatilho faz este movimento, pressionada pela mola do desconector.
Para liberar a caixa de gatilho por completo, basta retirar i pino (1) na foto.
Imagem

Aqui o conjunto da tecla do gatilho.
Há duas molas no conjunto. Uma ligada à tecla e uma ligada ao desconector.
A mola da tecla é responsável pela tensão do primeiro estágio do gatilho. O mola do desconector é responsável pela tensão no segundo estágio. Como são duas molas bem grossas, a tensão acumulada das duas no pré-disparo é bem elevada, tornando o gatilho pesado.
Imagem

Detalhe das molas e do local onde o gatilho se apoia no desconector.
Imagem

Para remover o desconector da tecla do gatilho, basta retirar o pino que une as duas peças. Esse pino fica firmemente encaixado na peça do desconector que é de antimônio. Ao bater o pino, deve-se tomar cuidado para não danificar.
Imagem


Vista de todas as peças do gatilho.
Imagem

A caixa de culatra vem com muitas rebarbas de fabricação e aproveitei para limpar estas com uma microretífica e pedra de carborundum. Depois passei uma escova de aço fina.
Imagem
Imagem

Para retirada do êmbolo é necessário remover a alavanca de rearme. Essa alavanca pode ser removida de duas formas:
1.Retirando o parafuso do bloco do cano (Não gosto de fazer isso pois o parafuso muitas vezes é rebatido e se danifica);
2.Retirando o pino que une a alavanca ao bloco. Notar que ele tem lado para sair, pois uma das pontas é estriada.
Imagem
Imagem
A alavanca desta carabina é protegida por duas arruelas de aço que evita seu desgaste. Para remoção do encaixe, basta bascular o cano com cuidado que a alavanca se desloca para frente.
Imagem
Imagem

Alavanca enteiriça.
Imagem
Esta ponta da alavanca que fica encostada no êmbolo. Nela é depositada toda tensão da mola ao se bascular o cano.
Imagem
Imagem

Retirada a alavanca, o embolo pode ser removido. Notem que está bem sujo e tem muitas marcas e rebarbas de fabricação. Ele também foi limpo com escova de aço e suas rebarbas foram aparadas com a microretífica e pedra de carborundum.
Imagem
Êmbolo após limpo e as rebarbas aparadas.
Imagem

Detalhe do retentor original.
Imagem

Mola impulsora após tem suas pontas retificadas para retirada das rebarbas e lubrificada com graxa à base de bissulfeto de molibdênio. A mola veia praticamente sem lubrificante da fabrica.
Imagem

Entre a mola e o êmbolo existe uma folga de 1,5mm para cada lado. Folga bem grande e que representa parte da vibração transmitida à coronha durante o disparo.
Para reduzir o problema foi encamisada com pedaço de PET oriundo de garrafa de água mineral.
Imagem
Imagem

Conjunto remontado:
Imagem

6.Agrupamento a 10 metros

Como esta carabina não é de alta potência e seu uso não é dos mais apropriados para tiros longos, os testes principais foram em cima dos alvos de papel 17x17 para pistola a 10 metros e nas silhuetas metálicas 1/10.

Os primeiros disparos fiz com ela recém saída da caixa para ajustar o sistema de miras abertas. Foram feitos apoiada em Sand bag, usando chumbo H&N match pistol.
1.Ajuste do POI:
Imagem
2.Cinco disparos apoiado após ajustar o POI.
Imagem
3.Disparos com a arma em punho:
Aqui deve-se somar erros do atirador, pois o gatilho estava bem pesado e não estava adaptado à mesma.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Foram feitos cerca de 12 alvos com dez tiros em cada para eliminar o diesel e me acostumar com a arma. Além disso foram feitos tiros nas silhuetas metálicas totalizando cerca de duzentos disparos.


Inconformado pelos bons grupos da arma, porém o gatilho muito pesado, resolvi desmontar tudo de novo e modificar o gatilho.
OBSERVAÇÃO:
Estas modificações foram feitas por minha conta e risco e numa carabina para MEU uso. Este tipo de modificação não é aconselhada, pois características originais da arma estão sendo modificadas podendo levar à um acidente.
Quem assim insistir em fazer deve estar ciente dos riscos envolvidos.

A mola da tecla foi substituida por uma mola de caneta esferográfica. Porém, como a mola da caneta é maior, ele deve ser cortada.
O corte deve manter a mola ligeiramente mais longa que a original da arma, para que a tensão da tecla seja mantida.
Imagem

A mola do desconector também foi trocada por uma de menor tensão. Essa não sei de onde veio, pois estava guardada aqui em casa.
Imagem

A tecla foi remontada com a mola de caneta:
Imagem
O desconector teve a aresta que toca no gatilho polida e lubrificada. Para a lubrificação destas peças usei a graxa de Bissulfeto de Molibdênio diluída em óleo mineral fino, com isso ela fica menos viscosa.
Imagem
O parafuso de regulagem de tensão da mola do desconector fica bambo na rosca da peça, a solução é por fita veda rosca.
Imagem
Com as peças no lugar é só remontar o gatilho.
Imagem
Imagem

Após a mudança das molas e do polimento o gatilho ficou digno dos bons grupos da arma. O primeiro estágio ficou extremamente leve (tensão da mola de caneta) e o segundo estágio um pouco mais pesado, porém não o suficiente para tirar a arma de posição durante o acionamento da tecla. Com ess modificação pode-se notar os dois estágios do gatilho com facilidade e pode-se antever o momento do disparo.
Mesmo após as mudanças e cerca de cem disparos não houve sequer um disparo acidental.
Mas, volto a alertar que a modificação é por conta e risco de cada um. Se não tem certeza do que vai fazer e se não pode avaliar os riscos, não o faça!

7.Agrupamentos a 10 metros após modificação no gatilho:

No começo dei uma gatilhada pois estava costumado com peso anterior do gatilho.
Imagem
Imagem
Com maior pratica o potencial da arma foi aparecendo. Grupos com 10 disparos.
Imagem
Imagem

8.Silhuetas metálicas 1/10:
Para as silhuetas os disparos foram feitos com a arma em punho, porém com as costas da mão apoiada no sand bag.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

9.Conclusões:
Pelos resultados obtidos pela cometa 220 .177 dentro das aplicações para qual ela foi projetada. Fica a dica de uma excelente arma para quem quer tiros em papel a 10 metros, silhuetas metálicas ou qualquer atividade em que se deseje maior precisão e menor energia.
Recomendo aos amigos do fórum que sempre prefiram comprar com os patrocinadores do fórum, pois são lojas idôneas que estão sempre à disposição para nos ajudar.


Abraço e bons tiros.
Andersonymk
AA Nivel 5
 
Mensagens: 1900
Data de registro: 14/12/2010 - 23:33:26
Localização: Teresópolis, RJ
Agradeceu: 71 vezes
Foi agradecido: 584 vezes

Re: Review Cometa 220 .177 mola original - Dispropil

Mensagempor cooper » 16/07/2014 - 18:46:50

Padrão como sempre. Parabens !
simplesmente perfeito.
Avatar de usuário
cooper
AA Nivel 3
 
Mensagens: 645
Data de registro: 28/07/2012 - 17:54:03
Localização: SAQUAREMA - RJ
Agradeceu: 16 vezes
Foi agradecido: 30 vezes

Re: Review Cometa 220 .177 mola original - Dispropil

Mensagempor lucasvaldivia » 16/07/2014 - 21:36:30

show excelente mesmo ;)
hatsan 150 torpedo 5.5 com kit elite :D
Cometa 220 para os 10 metros
Gamo 68 tuning
cbc expresso 345 junior
lucasvaldivia
AA Nivel 4
 
Mensagens: 863
Data de registro: 06/11/2012 - 20:36:11
Localização: mirassol-SP
Agradeceu: 10 vezes
Foi agradecido: 43 vezes

Re: Review Cometa 220 .177 mola original - Dispropil

Mensagempor wcalil » 19/07/2014 - 02:33:21

que isso, revisa até os parafusos, parabens!! nunca vi um review como esse!!
Fórum Arco e Flecha Brasil
http://www.arcobrasil.com/
wcalil
AA Nivel 2
 
Mensagens: 211
Data de registro: 12/06/2011 - 21:46:34
Agradeceu: 4 vezes
Foi agradecido: 2 vezes

Re: Review Cometa 220 .177 mola original - Dispropil

Mensagempor gilly » 19/07/2014 - 11:43:59

Isso é uma mistura de Review, Manual de Fabrica (que nem a fabrica tem), e receita de tuning! Parabens!!!!!!! Exelente trabalho. Eu sempre digo isso: é basenado-se em reviews trabalhosos e principalmente honestos como esse é que na maioria das vezes tomamos a decisão de optar por esse ou aquela arma. Mais uma vez meus parabens!! {CLAP} {CLAP} {CLAP}
gilly
AA Nivel 1
 
Mensagens: 8
Data de registro: 21/09/2009 - 10:22:51
Agradeceu: 0 vez
Foi agradecido: 0 vez

Re: Review Cometa 220 .177 mola original - Dispropil

Mensagempor bigboss1966 » 19/07/2014 - 12:15:15

Muito bom...parabéns pelo seu conhecimento técnico..e pela precisão dos tiros, até hoje eu tinha visto pouca coisa a respeito, este review, servirá para mim, como fonte de consulta, para uma futura aquisição...perfeito!!!! {CLAP} {CLAP} {CLAP} {CLAP} {CLAP}
Imagem


cbc montenegro std f22 GII 5.5 mola original + luneta tasco pronghorn 3x9x32
pistola beeman p17 2004 new generation + laser tatico
red dot nikkostirling
Alvo de pendulos Gamo Rocker
bigboss1966
AA Nivel 1
 
Mensagens: 76
Data de registro: 11/03/2014 - 13:49:01
Localização: cabreuva- sp
Agradeceu: 0 vez
Foi agradecido: 0 vez

Re: Review Cometa 220 .177 mola original - Dispropil

Mensagempor sosssego » 19/07/2014 - 16:26:48

Parabéns muito bom o review!!!
Tenho uma Cometa 220 compact e gosto muito. Acho que a unica diferença para a 220 é que a compact vem com um redutor de ruido.

Bons tiros!
sosssego
AA Nivel 1
 
Mensagens: 8
Data de registro: 10/09/2011 - 01:23:11
Localização: Sorocaba-SP
Agradeceu: 0 vez
Foi agradecido: 0 vez

Re: Review Cometa 220 .177 mola original - Dispropil

Mensagempor Ten Martins » 19/07/2014 - 17:30:09

Muito bom! ***
Atirador de Silhuetas Metalicas Ar 1/10 e 1/5 -Papel
Provas FT Paranaense / Brasileiro e Mundial de FT Italia 2011.

Imagem
Ten Martins
Moderador
 
Mensagens: 3814
Data de registro: 20/08/2008 - 19:34:14
Localização: cianorte - paraná
Agradeceu: 10 vezes
Foi agradecido: 68 vezes

Re: Review Cometa 220 .177 mola original - Dispropil

Mensagempor Colog » 19/07/2014 - 18:38:13

Caramba! Completíssimo! Parabéns!

Mosca a todos! ;)
*** Ajudem o MVB a ajudar vocês, filiem-se!!! ***
..:: MVB 2615 ::..

Imagem
Gamo CFR 5,5mm + GR 50kg Elite + Gatilho esportivo + Luneta Gamo 4x32 IR WR
Avatar de usuário
Colog
AA Nivel 1
 
Mensagens: 8
Data de registro: 12/02/2014 - 22:33:00
Agradeceu: 1 vez
Foi agradecido: 4 vezes

Re: Review Cometa 220 .177 mola original - Dispropil

Mensagempor Ten Martins » 19/07/2014 - 20:02:40

O Nível de reviews do AA, é um dos melhores do mundo, sem sombra de dúvidas,
principalmente pela idoneidade, percebo que fora, é manipualado pelos fabricantes,
aqui não. Tanto em nível técnico, quanto em nível de apresentação damos banho.
Agora review do Ander, se destaca e destoa dos demais pelo seu emprenho e
desprendimento. Parabéns
Atirador de Silhuetas Metalicas Ar 1/10 e 1/5 -Papel
Provas FT Paranaense / Brasileiro e Mundial de FT Italia 2011.

Imagem
Ten Martins
Moderador
 
Mensagens: 3814
Data de registro: 20/08/2008 - 19:34:14
Localização: cianorte - paraná
Agradeceu: 10 vezes
Foi agradecido: 68 vezes

Re: Review Cometa 220 .177 mola original - Dispropil

Mensagempor Ylram » 20/07/2014 - 09:46:27

Gosto muito de reviews em fotos e texto, e nisso o Anderson é referencia com sua metodologia de publicaçao. Parabéns!

Sent from Tapatalk
Ylram
AA Nivel 1
 
Mensagens: 154
Data de registro: 12/04/2012 - 11:44:45
Localização: Santa Maria de Jetiba / ES
Agradeceu: 8 vezes
Foi agradecido: 16 vezes

Re: Review Cometa 220 .177 mola original - Dispropil

Mensagempor Rui Saiki » 20/07/2014 - 10:07:03

Tenho uma curiosidade de fotografia...tá usando qual conjunto de flash e lente macro?
Kalibr Cricket 5,5mm
Rui Saiki
AA Nivel 2
 
Mensagens: 371
Data de registro: 13/10/2012 - 19:33:26
Localização: São Paulo -S.P
Agradeceu: 4 vezes
Foi agradecido: 29 vezes

Re: Review Cometa 220 .177 mola original - Dispropil

Mensagempor Frankshooter » 20/07/2014 - 10:15:17

Excelente review. Cobriu todos os pontos importantes de forma bem ilustrada e direta
Frankshooter
AA Nivel 1
 
Mensagens: 2
Data de registro: 08/07/2012 - 23:23:56
Localização: São Caetano do Sul - SP
Agradeceu: 0 vez
Foi agradecido: 0 vez

Re: Review Cometa 220 .177 mola original - Dispropil

Mensagempor Andersonymk » 20/07/2014 - 20:58:41

Primeiramente gostaria de agradecer aos demais amigos aqui do fórum pelas gentileza para com as palavras.

Podem ter certeza que quando pega uma carabina para fazer um review, procuro fazer o mais detalhado possível e de forma idônea.
A intenção nestes casos é que realmente possamos ter aqui no AA material de qualidade, de consulta simples e rápida e que possa servir como referência para futuras aquisições.
Procuro sempre destacar os pontos à que se destina normalmente cada carabina, para que os testes possam demonstrar as rais capacidades e limitações de cada uma.
Com isso quem consulta pode se decidir sobre aquilo que lhe sirva no seu uso.

Sobre as fotos. As noturnas foram tiradas sem flash, porém com a câmara apoiada sobre um livro e com disparo efetuado no modo em que a exposição só é feita dois segundos depois que o botão do disparador é acionado (com isso estabiliza melhor a imagem, pois não toco na câmara).
A maioria das fotos é tirada em modo supermacro e algumas são editadas no Picasa para cortar, realçando detalhes e pequenas edições de contraste e iluminação (coisa bem básica)
A câmara é uma casio Exilin ZR100. Esta compacta realmente me impressionou quando veio para minha mão. Primeiro por ser uma Casio, segundo por ser compacta e terceiro pela qualidade das imagens obtidas num material que tradicionalmente não figura entre os principais fabricantes de câmaras.

Seguem fotos da prova que fiz com a comata em Saquarema.
Os tios foram bem rápidos pelo tempo apertado da prova de 10 minutos para 20 tiros de prova e mais ensaio.
Alguns mais longe foram culpa do atirador que não assimilou a pressão da prova, mas dá para ter uma noção do desempenho em condições de prova mesmo.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Andersonymk
AA Nivel 5
 
Mensagens: 1900
Data de registro: 14/12/2010 - 23:33:26
Localização: Teresópolis, RJ
Agradeceu: 71 vezes
Foi agradecido: 584 vezes

Re: Review Cometa 220 .177 mola original - Dispropil

Mensagempor ChicoMascarenhas » 20/07/2014 - 21:49:42

ótimo review!!Com certeza torna-se referência.
*Gamo CF-30
*CBC Standard B19S
*Beeman 2004
*HW50S
Avatar de usuário
ChicoMascarenhas
AA Nivel 1
 
Mensagens: 45
Data de registro: 12/05/2012 - 22:03:28
Localização: Feira de Santana, Bahia
Agradeceu: 7 vezes
Foi agradecido: 2 vezes

Re: Review Cometa 220 .177 mola original - Dispropil

Mensagempor carlos fernandes » 23/07/2014 - 00:50:38

Sem palavras !!!! apenas PARABÉNS pela dedicação ao esporte e cordialidade, compartilhando "saber "com os demais. Obrigado!
carlos fernandes
AA Nivel 1
 
Mensagens: 2
Data de registro: 24/05/2011 - 23:41:14
Agradeceu: 0 vez
Foi agradecido: 0 vez

Re: Review Cometa 220 .177 mola original - Dispropil

Mensagempor becker » 27/07/2014 - 12:40:35

cometinha 220 é show para papel!! bom review como sempre parabéns Anderson!
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
becker
AA Nivel 5
 
Mensagens: 1666
Data de registro: 30/07/2012 - 11:35:21
Agradeceu: 25 vezes
Foi agradecido: 62 vezes

Re: Review Cometa 220 .177 mola original - Dispropil

Mensagempor Antornogueira » 06/10/2014 - 08:12:57

up
RIFA Range Finder Bushnell camuflado Clique Aqui

Nao quer cagar, nao come
Avatar de usuário
Antornogueira
Administrador
 
Mensagens: 4722
Data de registro: 11/08/2008 - 23:27:55
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceu: 55 vezes
Foi agradecido: 232 vezes

Re: Review Cometa 220 .177 mola original - Dispropil

Mensagempor kylder » 08/01/2015 - 14:12:25

Muito bom o revew, me ajudou bastante a fazer a manutenção da minha. Parabéns.
Avatar de usuário
kylder
AA Nivel 1
 
Mensagens: 19
Data de registro: 22/11/2013 - 08:44:05
Localização: Campos Sales, Ceará.
Agradeceu: 3 vezes
Foi agradecido: 1 vez

Re: Review Cometa 220 .177 mola original - Dispropil

Mensagempor Ten Martins » 02/12/2015 - 08:54:13

Ander:
tens algumas fotos de grupamentos da Coemta 220 em distancias maiores,
fiz uns tiros a 50m e não acreditei no que deu. Ela mantém os grupos a
distâncias maiores somente compensando a parábola. ***
Atirador de Silhuetas Metalicas Ar 1/10 e 1/5 -Papel
Provas FT Paranaense / Brasileiro e Mundial de FT Italia 2011.

Imagem
Ten Martins
Moderador
 
Mensagens: 3814
Data de registro: 20/08/2008 - 19:34:14
Localização: cianorte - paraná
Agradeceu: 10 vezes
Foi agradecido: 68 vezes

Re: Review Cometa 220 .177 mola original - Dispropil

Mensagempor Andersonymk » 11/12/2015 - 09:39:57

Ten Martins escreveu:Ander:
tens algumas fotos de grupamentos da Coemta 220 em distancias maiores,
fiz uns tiros a 50m e não acreditei no que deu. Ela mantém os grupos a
distâncias maiores somente compensando a parábola. ***


Bom dia:
Não tenho grupos a essa distância não. Mas pelo que ela faz a 25 metros deve agrupar muito bem sim.
A minha com mola original uso para provas de SM 1/10.
Mas estou satisfeito com o que a minha faz e me serve bem para as provas.
Só aliviei o gatilho e encamisei a mola e caso a mola quebre não vou por mola pneumatica, vou preferir a mola de aço original.

abraço e bons tiros.
Andersonymk
AA Nivel 5
 
Mensagens: 1900
Data de registro: 14/12/2010 - 23:33:26
Localização: Teresópolis, RJ
Agradeceu: 71 vezes
Foi agradecido: 584 vezes

Re: Review Cometa 220 .177 mola original - Dispropil

Mensagempor Ten Martins » 11/12/2015 - 11:44:36

é Ander
ela agrupa em torno de 3 a 4cm a 50m! Com chumbo meia boca, com luneta a chumbos adequados creio q pode fazer muito melhor.
não é logicamente uma carabina para ser empregada nesta distancia, mas isso deixa claro que a Cometa 220 compete com
carabinas caríssimas de igual forma e (se) tem diferença mínima de precisão quem atira a algum tempo pode aniquilar isso no braço.
esta carabina para silhuetas 1/10 é excelente e papel 10m é minha preferida. Leve e de mecanismo bem feito, transmite conforto
no seu uso, uma ótima opção em termos de custo/benefício. ***
Tive centenas de carabinas e hoje me viro com este conjunto aqui:

Imagem

http://www.casimages.com/i/151211035032700070.jpg.html
Atirador de Silhuetas Metalicas Ar 1/10 e 1/5 -Papel
Provas FT Paranaense / Brasileiro e Mundial de FT Italia 2011.

Imagem
Ten Martins
Moderador
 
Mensagens: 3814
Data de registro: 20/08/2008 - 19:34:14
Localização: cianorte - paraná
Agradeceu: 10 vezes
Foi agradecido: 68 vezes

Re: Review Cometa 220 .177 mola original - Dispropil

Mensagempor Andersonymk » 11/12/2015 - 13:27:29

Ten Martins escreveu:é Ander
ela agrupa em torno de 3 a 4cm a 50m! Com chumbo meia boca, com luneta a chumbos adequados creio q pode fazer muito melhor.
não é logicamente uma carabina para ser empregada nesta distancia, mas isso deixa claro que a Cometa 220 compete com
carabinas caríssimas de igual forma e (se) tem diferença mínima de precisão quem atira a algum tempo pode aniquilar isso no braço.
esta carabina para silhuetas 1/10 é excelente e papel 10m é minha preferida. Leve e de mecanismo bem feito, transmite conforto
no seu uso, uma ótima opção em termos de custo/benefício. ***
Tive centenas de carabinas e hoje me viro com este conjunto aqui:

Imagem

http://www.casimages.com/i/151211035032700070.jpg.html


Sim, concordo.
Pelo preço da carabina ela é muito boa mesmo, inclusive tendo resultado melhor que modelos mais caros.
Também gosto muito da minha, gosto da empunhadura que é bem confortável.
No encontro em guidoval fiz 18 das 20 silhuetas com ela. Dois erros foram por culpa minha.
Andersonymk
AA Nivel 5
 
Mensagens: 1900
Data de registro: 14/12/2010 - 23:33:26
Localização: Teresópolis, RJ
Agradeceu: 71 vezes
Foi agradecido: 584 vezes

Re: Review Cometa 220 .177 mola original - Dispropil

Mensagempor Gabriel Beck » 21/09/2016 - 22:25:57

Maravilhoso...estou usando para dar um up na minha cometa 220...sem mexer nela já fiz 191 de 200 pontos nos 10m sem apoio e mira aberta...imagina aliviando gatilho e encamisando mola... {CLAP} {CLAP} {CLAP} {CLAP} *** *** ***
Gamo Deltamax Force 4.5
Gabriel Beck
AA Nivel 1
 
Mensagens: 6
Data de registro: 13/09/2016 - 21:48:20
Agradeceu: 0 vez
Foi agradecido: 0 vez

Re: Review Cometa 220 .177 mola original - Dispropil

Mensagempor RuyRS » 22/09/2016 - 17:40:19

Ótimo tópico.


Vou colocar esse tópico nos meus favoritos, já que mostra a carabina inteira desmontada.



ótimo para ficar sabendo todas as peças que formam uma carabina.
Um abraço a todos.

Gamo Big Cat 1000 4.5, mola aço, velocidade 305 mts/s
Hatsan striker edge 4.5, gás ram 60kg- velocidade 305 mts/s
Hatsan Ht 80 5.5, gás ram 60 kg- velocidade -240 mts/s
CBC F 18 4.5, mola aço- 305 mts/s
Rossi New Black 5.5, mola aço- 170 mts/s
CBC 245 4.5 150mts/s
RuyRS
AA Nivel 1
 
Mensagens: 131
Data de registro: 06/04/2015 - 17:36:36
Localização: São Paulo- capital
Agradeceu: 0 vez
Foi agradecido: 10 vezes

Próximo


  • ANÚNCIOS

Retornar para Reviews

You must be a Registered User to Chat in the Shoutbox
alguem tem o contato do Paulo martins?
Philippidf
08/11/2018 - 20:35:43
VENHO FASER UMA PEQUENA DIVULGACAO DE NOSSAS AVES ATRATIVAS SEGUE LINK viewtopic.php?f=64&t=25921&p=221706#p221706
fiim
25/10/2018 - 17:19:10
obrigado
Philippidf
25/10/2018 - 16:18:38
Acredito que maior area de grip melhor estabilidade...sim...
Rui Saiki
24/10/2018 - 23:35:08
alguem sabe me dizer se o trilho de 20mm é mais confiável que o de 11mm? ou depende só de qual trilho a carabina tem?
Philippidf
24/10/2018 - 16:38:18
Como faço uma mesa de tiro?
j.marcio19
21/10/2018 - 23:09:09
poxa, tava nos meus planos a m22, mas sabendo q ela é frágil, vou ter q mudar
spotter
20/10/2018 - 10:54:50
a parte interna da minha quebrou e n acho em lugar algum
fiim
18/10/2018 - 12:29:35
Deve ter fraturado o side do conjunto de gatilho...dificil achar a venda qualquer peça de reposicao delas...soldei no meu caso.
Rui Saiki
17/10/2018 - 18:10:44
boa tarde galera alguem tem o jogo de gatilho da artemis m 22 ou saiba quem tem pra venda grato
fiim
17/10/2018 - 16:16:20
Vc que pratica tiro esportivo venha faser parte de nosso grupo tambem vc e muito importante para nos poder aumentar cada vez mais o esporte Assuntos:tiro esportivo:trocas:vendas:importações de airguns e muito mais. Link do grupo abaixo https://www.facebook.com/groups/457763851389203
fiim
17/10/2018 - 16:12:29
Foi só falar em Bençãos e me chega um produto antecipado, uma Estativa Caldwell NXT para os Atiradores mais exigentes: viewtopic.php?f=3&t=25906
Davi_Ogata
11/10/2018 - 14:34:33
E pedindo a todos os nossos Companheiros as Bênçãos de Nossa Senhora Aparecida, como se diz na música Romaria: "Ilumina nessa mina escura o trem da minha Vida!"
Davi_Ogata
11/10/2018 - 09:49:46
Bom Dia Amigos do site, mais um acessório sempre interessante para auxiliar nos tiros, especialmente os de pistola: viewtopic.php?f=3&t=25903
Davi_Ogata
11/10/2018 - 09:40:55
Vc que pratica tiro esportivo venha faser parte de nosso grupo tambem vc e muito importante para nos poder aumentar cada vez mais o esporte Assuntos:tiro esportivo:trocas:vendas:importações de airguns e muito mais. Link do grupo abaixo https://www.facebook.com/groups/457763851389203
fiim
10/10/2018 - 13:50:55
Olá Amigos, segue o link correto: viewtopic.php?f=3&t=25892
Davi_Ogata
01/10/2018 - 11:11:18
Bom Dia Amigos do site, trago mais um Acessório diferenciado para os Amantes do Tiro Esportivo! Link: viewtopic.php?f=49&t=25891
Davi_Ogata
01/10/2018 - 11:08:05
prezados, boa tarde, como faco para enviar uma mensagem privada?
23jean
19/09/2018 - 12:42:10
Como posso visualizar fotos dela?
ERIVALDO
18/09/2018 - 22:33:47
Qual a especificação da luneta?
ERIVALDO
18/09/2018 - 22:31:31
A saxon vem com o adaptador de recarga, o certificado e a faca que vem junto de fabrica?
ERIVALDO
18/09/2018 - 22:31:11
me manda mensagem no pv
maskote
13/09/2018 - 15:04:04
eu tenho fabiano pires
maskote
13/09/2018 - 15:03:52
Alguem vendendo luneta de visão noturna?
fabiano pires
11/09/2018 - 08:03:56
Cricket a venda ainda amigo
LucasCJ
08/09/2018 - 09:59:34
Crickey a venda ainda amigo
LucasCJ
08/09/2018 - 09:58:51
Boa noite Já vendeu a cricket amigo ?
clayrton
07/09/2018 - 20:33:31
Já vendeu a cricket amigo ?
clayrton
07/09/2018 - 10:23:24
CBC comando
Igor Velame
02/09/2018 - 18:02:41
Bom dia pessoal, vendo Artemis Cp2 viewtopic.php?f=3&t=25865
giovannilemes
30/08/2018 - 09:39:31
Alguém vendendo latão JSB EXACT HEAVY 5,5mm?????
Antonio Maia
28/08/2018 - 15:42:37
Bom Dia Amigos do site! Limpando o estoque, 2 caixas contendo 10 cilindros de CO2 12g da GAMO por apenas R$50! Chamar no whats 11 96910-0491
Davi_Ogata
06/08/2018 - 08:58:52
Vendo saldo de 17 cilindros 12g co2 e 1 tubo de óleo Pellgunoil da Crossman sobra de estoque, tudo por 100,00 reais
João Estevam
30/07/2018 - 15:41:16
Não poderia passar aqui e não deixar um abraço a todos!
Alexandre Bastos
25/07/2018 - 09:18:48
Marcelo Santos sumiu...sõ
Rui Saiki
21/07/2018 - 20:18:46
  Online List:


Quem está online

Usuários vendo este fórum:: Nenhum usuário registrado online