Harmônicos de canos.

Aqui ficam topicos que explicam passo a passo tudo aquilo que os atiradores querem saber

Harmônicos de canos.

Mensagempor pedroashidani » 31/03/2013 - 21:21:38

Já faz um bom tempo que tenho planejado escrever este artigo sobre um assunto que esbarrei acidentalmente navegando pelos sites de tiro esportivo.
É um assunto extremamente importante para tiro de precisão, e ainda assim pelo que tenho acompanhado nos fóruns é muito pouco considerado.
Fundamentos teóricos

Ressonância é um fenômeno físico. Todo sistema mecânico possui frequências naturais de vibração. São frequências onde a vibração possui maior amplitude. Um exemplo onde se pode entender este fenômeno, é o de um balanço. Se empurrarmos no ritmo certo(frequência) o balanço oscila cada vez com maior amplitude, porém se tentarmos empurrar no momento inadequado, a nossa ação atrapalhará a oscilação.
Chama-se de harmônicos as frequências que são múltiplos da frequência de ressonância. O termo harmônicos deriva do termo matemático (função harmônica). A figura 1 mostra um cano vibrando em sua frequência fundamental.
Imagem
Figura 1 - Vibração do cano na frequência fundamental (fonte Mark Wright)

Ao se criar uma perturbação(tiro), esta se propaga pelo cano a até a extremidade com velocidade acima de 5000m/s. Esta perturbação reflete na extremidade e volta, refazendo o caminho no caminho contrário. As ondas que vão, se sobrepõem (interferência) às ondas que voltam. Pontos onde os efeitos se somam são chamados de ventres e pontos onde os efeitos se anulam são chamados de nodos.

Imagem
Figura 2 - Onda estacionária

Quando a extremidade do cano é livre, na ponta do cano forma-se um ventre. A figura 3 mostra a vibração do cano no terceiro harmônico.

Imagem
Figura 3 – Forma de vibração de uma barra fixa. Fonte Bill Calfee



Influência na Precisão

Como este fenômeno afeta a precisão de uma arma?
É crença de todos, que o cano vibra sempre da mesma maneira. Como o cano está vibrando e sua extremidade que está vibrando é direcionada a diferentes pontos no transcorrer do tempo, só teremos precisão se o projétil abandonar o cano sempre no mesmo instante após o tiro. Pode-se notar que há variação na velocidade com que os projéteis são impulsionados, e consequentemente os tempos necessários para os projéteis abandonarem o cano também variam.
Considerando que a ponta do cano vibra sempre da mesma maneira e que o projétil chega em diferentes instantes à ponta do cano, conclui-se que a ponta do cano estará direcionado para locais diferentes a cada instante.

Imagem
Figura 4 - Vibração do cano (fonte Mark Wright)

A Figura 4 mostra a extremidade de um cano vibrando na direção vertical. Se este movimento for sendo registrado com o decorrer do tempo, obtém-se a figura na forma de onda (senóide).
Assim como uma criança brincando em um balanço, a velocidade vertical do cano é menor nas extremidades e maior no centro da oscilação.
Imagem
Figura 5 - Vibração do cano e pontos de saída dos projéteis (fonte Mark Wright)

Segundo Mark Wright, a Figura 5 esquematiza a vibração do cano nos primeiros 10ms após o início da vibração. As letras A e B representam os instantes ideais de saída de projéteis de mesma marca e os números 1 e 2 representam os tiros sucessivos de uma outra marca de projétil. Considerou-se que a diferença de tempo entre as duas marcas é o mesmo. Fica evidente que a distância entre os disparos 1 / 2 é maior que A / B. Também é de conhecimento dos atiradores que mesmo nas armas de alto desempenho, existe diferença nas velocidades de saídas de diferentes chumbos da mesma marca (algo em torno de 2%) e se a saída ocorrer na região não ideal a distância nos POI (pontos de impacto) será maior.
Acredito que a frase repetida nos fóruns quase como um mantra de que é a carabina que escolhe o chumbo tenha sua explicação principalmente neste fenômeno, visto que a vibração do cano ocorre em 3 dimensões e não somente verticalmente. Devido a diferentes velocidades, chumbos que deixam o cano na região não ideal espalham mais que os chumbos que partem na região ideal. Fazer um chumbo que parece inadequado para uma determinada arma transformar-se em um chumbo adequado, é possível somente com o ajuste adequado na vibração do cano (harmonic tunning), conforme relatado por Tom Gaylord em seu artigo Pellet velocity versus accuracy test: Part 11(http://airgun-academy.pyramydair.com/blog/2011/12/pellet-velocity-versus-accuracy-test-part-11/).
Por que o tunning melhora a precisão para um chumbo? (e piora para outros tipos)? Simples: o tunning altera a frequência de vibração, alterando o intervalo ideal de saída dos projéteis! Se o comportamento do cano mudar de maneira que o chumbo deixe o cano na região ideal, este chumbo irá agrupar bem. É evidente que se melhorar para alguns deve piorar para outros. E também é fácil perceber que chumbos mais uniformes agrupam melhor que chumbos irregulares.
Essa vibração em 3D também explica porque mudanças na velocidade de saída do projétil não alteram somente a direção vertical do POI.
Por outro lado, a primeira pessoa a analisar este fenômeno e sua influência na precisão foi Bill Calfee, e segundo seu artigo I´m feeling good vibrations again(Precision Shooting Magazine, Março de 2005), o modo de vibração dos canos é o mostrado na Figura 2. A ideia defendida por Bill Calfee, sugere que quanto mais próximo de um ponto nodal de vibração se encontrar a coroa do cano, menor seria a oscilação desta ponta e consequentemente melhor seria a precisão do conjunto.

Um pouco de números

A expressão da Figura 6 permite o cálculo da frequência de ressonância de um cano de aço.
Imagem
Figura 6 - Fórmula para calculo da frequencia de vibração de um cano (valores em milímetros)

Como exemplo, uma HW77 com um cano de 37cm de comprimento, 15mm de diâmetro e calibre 4.5mm, possui uma frequência de vibração de aproximadamente 80Hz. Isto significa que na figura 1, do ponto B até o ponto A, tem-se um intervalo de tempo de 3,125ms (3,125 milésimos de segundo). Considerando que o projétil tenha uma aceleração constante até sair do cano, a velocidade ideal segundo a teoria de Mark Wright seria por volta de 240m/s.
Já na proposta de Bill Cafee, o nodo no 3º harmônico está a 2/3 do comprimento do ponto de fixação do cano. Ainda utilizando o exemplo da HW77, que com um supressor, tem um tamanho total de 54cm, 2/3 de 54cm estaria a 36cm, bem próxima à ponta do cano. Uma carabina nesta configuração do atirador Anderson Yukio Monnerat Kushida, tem apresentado uma precisão que permite pontuações acima de 230 pontos no BR.
Na minha HW97 com cano de 24cm e 31cm com o muzlle, segundo o modelo do Mark Wright, a velocidade recomendada seria de 220m/s, o que coincide com a velocidade do chumbo que melhor agrupa que é o JSB Hevy de 10.3 grains.

Sintonia do cano

Nem sempre é possível ajustar a velocidade do projétil, ou alterar o comprimento do cano, assim a alternativa para melhorar a precisão é alterar a frequência de ressonância do cano. Alguns dispositivos são fabricados para serem fixados na ponta do cano e com ajustes milimétricos encontrar a configuração ideal para um determinado tipo de chumbo.

Imagem
Figura 7 - Sintonizador de cano(autor desconhecido)

A revista Airgun World, na edição de março de 2013, apresenta um artigo sobre air stripper e a conclusão do autor Mike Wright é que o dispositivo melhora a precisão não por retirar a turbulência do ar da trajetória do chumbo, mas sim por auxiliar na sintonia do cano.

Imagem
Figura 8 - Figuras do artigo de Mark Wright (Airgun World março de 2013)

Considerações Finais

Este tema tem ocupado uma boa parte do tempo deste humilde atirador, sendo difícil encontrar unanimidade nas teorias. A eficácia é comprovada na prática, porém as explicações ainda não são totalmente unificadas e aceitas. É importante que atiradores que fazem mudanças em suas armas, instalando canos de fabricantes famosos, percebam que é necessário um estudo para se determinar qual seria o comprimento correto para o cano, em função da velocidade de projétil pretendida para a arma.
Também existem outros fatores que afetam a precisão, como passo de raiamento, qualidade do acabamento mecânico, tolerância nas dimensões etc.
O presente artigo apresenta algumas considerações sobre teorias apresentadas por outros pesquisadores sobre a influência da vibração na precisão das armas de pressão, espera lançar mais um tema para debate na comunidade de atiradores.
Pedro Ashidani
Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mm
Weihrauch HW97K Inox 4,5mm
Weihrauch HW35E Inox 4,5mm
Weihrauch HW50S Inox 4,5mm
BAM B26 4,5mm
Stoeger X20 (Ganhei!!) 5,5mm
Rossi b2 86 4,5mm
Farlei front rest
SEB front rest
pedroashidani
AA Nivel 3
 
Mensagens: 625
Data de registro: 31/01/2010 - 23:44:56
Localização: Araxá - MG
Agradeceu: 21 vezes
Foi agradecido: 57 vezes

Re: Harmônicos de canos.

Mensagempor Halieuta » 31/03/2013 - 21:45:26

{CLAP} {CLAP} {CLAP} {CLAP} Merece um prêmio!
Wagner Abreu
Urko I 4,5 mm com mola inox Alterama e bucha PU
CBC Montenegro F18 Classic Plus B19-17 4,5 mm, GR Elite 45 kg e gatilho Quick Shot, tunagem by Karolaza
CBC Montenegro F18 Standard B19S 4,5 mm com mola encamisada e gatilho Balim
Hatsan HT 125 5,5 mm, tunada
Gamo CFX 5,5 gasram 45kg
Pistola Airsoft Spring G&G - G226
Pistola Beeman P17 2004 New Generation 4,5 mm
Gamo 4x32 WR
Avatar de usuário
Halieuta
AA Nivel 2
 
Mensagens: 307
Data de registro: 05/11/2012 - 22:26:22
Localização: São Paulo / SP
Agradeceu: 0 vez
Foi agradecido: 2 vezes

Re: Harmônicos de canos.

Mensagempor becker » 01/04/2013 - 01:40:01

muito bom o post!! fiquei ligado na leitura do começo ao fim, parabéns pelo material!
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
becker
AA Nivel 5
 
Mensagens: 1644
Data de registro: 30/07/2012 - 11:35:21
Agradeceu: 25 vezes
Foi agradecido: 62 vezes

Re: Harmônicos de canos.

Mensagempor yanes » 01/04/2013 - 09:10:18

imprecionante...gostei muito e até me tirou uma duvida..esse feriando fiz testes com um supresso que inventei...e o tirou com o supressor ficou um pouquinho acima ( e não é por esta desalinhado, pois testei em varias posições), acho que isso foi devido a mudança na vibração no cano e consequentimente mudou o ponto de saída do projetil....essa teoria tem que ser bem mais aprofundada.....
Só Jesus Salva - Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32

Carabinas
-Kalibr cricket standart - Hawke sidewinder 8.5-25x42
-AT44 monotiro - Leapers 6-24x50IR AO
-Gamo fox - 4.5mm - Nikko stirling mount Master mil dot 4X32
[/color]
Avatar de usuário
yanes
AA Nivel 4
 
Mensagens: 927
Data de registro: 20/06/2012 - 13:29:18
Localização: Goiânia - GO
Agradeceu: 7 vezes
Foi agradecido: 59 vezes

Re: Harmônicos de canos.

Mensagempor pedroashidani » 01/04/2013 - 09:24:48

yanes escreveu:imprecionante...gostei muito e até me tirou uma duvida..esse feriando fiz testes com um supresso que inventei...e o tirou com o supressor ficou um pouquinho acima ( e não é por esta desalinhado, pois testei em varias posições), acho que isso foi devido a mudança na vibração no cano e consequentimente mudou o ponto de saída do projetil....essa teoria tem que ser bem mais aprofundada.....


Yanes,
Com certeza o supressor altera o modo de vibração, pois altera o comprimento do conjunto.

A matemática usada para a solução do problema é bastante complexa, o que dificulta o aprofundamento. Com a fórmula do artigo e um pouco de física de 2º grau, fiz algumas previsões que se mostraram bastante próximas do observado na prática, porém a quantidade de observações ainda é pequena para validar o modelo.
Tem alguns artigos na internet onde os pesquisadores utilizam a técnica de elementos finitos para modelar e resolver este problema.
Pedro Ashidani
Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mm
Weihrauch HW97K Inox 4,5mm
Weihrauch HW35E Inox 4,5mm
Weihrauch HW50S Inox 4,5mm
BAM B26 4,5mm
Stoeger X20 (Ganhei!!) 5,5mm
Rossi b2 86 4,5mm
Farlei front rest
SEB front rest
pedroashidani
AA Nivel 3
 
Mensagens: 625
Data de registro: 31/01/2010 - 23:44:56
Localização: Araxá - MG
Agradeceu: 21 vezes
Foi agradecido: 57 vezes

Re: Harmônicos de canos.

Mensagempor Antornogueira » 01/04/2013 - 10:08:52

Pedro,

Excelente postagem. Uma das melhores que já vi.

Vou lhe dar 550 reais em vales para compras nos sites de nossos patrocinadores e acesso a uma assinatura da Airgun World
RIFA Range Finder Bushnell camuflado Clique Aqui

Nao quer cagar, nao come
Avatar de usuário
Antornogueira
Administrador
 
Mensagens: 4672
Data de registro: 11/08/2008 - 23:27:55
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceu: 55 vezes
Foi agradecido: 233 vezes

Re: Harmônicos de canos.

Mensagempor pedroashidani » 01/04/2013 - 11:49:09

antornogueira escreveu:Pedro,

Excelente postagem. Uma das melhores que já vi.

Vou lhe dar 550 reais em vales para compras nos sites de nossos patrocinadores e acesso a uma assinatura da Airgun World


Valeu Nogueira!

Estou escrevendo a parte II, para explicar um pouco como cheguei nas velocidades sugeridas, bem como as experiências que fiz com a minha HW97
Pedro Ashidani
Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mm
Weihrauch HW97K Inox 4,5mm
Weihrauch HW35E Inox 4,5mm
Weihrauch HW50S Inox 4,5mm
BAM B26 4,5mm
Stoeger X20 (Ganhei!!) 5,5mm
Rossi b2 86 4,5mm
Farlei front rest
SEB front rest
pedroashidani
AA Nivel 3
 
Mensagens: 625
Data de registro: 31/01/2010 - 23:44:56
Localização: Araxá - MG
Agradeceu: 21 vezes
Foi agradecido: 57 vezes

Re: Harmônicos de canos.

Mensagempor Giovannetti » 01/04/2013 - 13:51:33

Excelente abordagem sobre o tema, parabéns Pedro.
Como atirador de armas a ar voltei a engatinhar, porém como engº posso argumentar duas condições que estão implícitas no texto, mas que requerem atenção:

1. A frequência natural de um corpo, seja ele qualquer, está diretamente ligada a sua MASSA, logo, dispositivos acoplados ao cano da arma estão antes de tudo alterando a massa do conjunto, este é um ponto importante. Aqui vale a observação que se e troca da luneta, acoplou algum dispositivo, poderá haver alteração no desempenho da arma com um determinado tipo de chumbo.
2. No chumbo em si cabe além da questão MASSA a questão perfil, ou design, que poderá ter influência significativa no desempenho.

Abs,

Giovannetti
Giovannetti
AT44
Giovannetti
AA Nivel 1
 
Mensagens: 5
Data de registro: 18/02/2013 - 16:03:04
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 0 vez
Foi agradecido: 0 vez

Re: Harmônicos de canos.

Mensagempor pedroashidani » 01/04/2013 - 14:46:43

Giovannetti escreveu:Excelente abordagem sobre o tema, parabéns Pedro.
Como atirador de armas a ar voltei a engatinhar, porém como engº posso argumentar duas condições que estão implícitas no texto, mas que requerem atenção:

1. A frequência natural de um corpo, seja ele qualquer, está diretamente ligada a sua MASSA, logo, dispositivos acoplados ao cano da arma estão antes de tudo alterando a massa do conjunto, este é um ponto importante. Aqui vale a observação que se e troca da luneta, acoplou algum dispositivo, poderá haver alteração no desempenho da arma com um determinado tipo de chumbo.
2. No chumbo em si cabe além da questão MASSA a questão perfil, ou design, que poderá ter influência significativa no desempenho.

Abs,

Giovannetti


Obrigado pelas observações.

Muitas vezes, devido ao envolvimento com o tema, acabo esquecendo que algumas informações não são tão claras aos outros como é para mim.
Pedro Ashidani
Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mm
Weihrauch HW97K Inox 4,5mm
Weihrauch HW35E Inox 4,5mm
Weihrauch HW50S Inox 4,5mm
BAM B26 4,5mm
Stoeger X20 (Ganhei!!) 5,5mm
Rossi b2 86 4,5mm
Farlei front rest
SEB front rest
pedroashidani
AA Nivel 3
 
Mensagens: 625
Data de registro: 31/01/2010 - 23:44:56
Localização: Araxá - MG
Agradeceu: 21 vezes
Foi agradecido: 57 vezes

Re: Harmônicos de canos.

Mensagempor Marcelo Santos » 01/04/2013 - 14:50:20

Conteúdo excelente!!

Parabéns!!
.

.
Avatar de usuário
Marcelo Santos
Moderador
 
Mensagens: 1978
Data de registro: 13/08/2008 - 13:40:31
Localização: Manaus - AM
Agradeceu: 67 vezes
Foi agradecido: 27 vezes

Re: Harmônicos de canos.

Mensagempor pawerr8 » 01/04/2013 - 23:35:02

parabens pela postagem amigo!
Excelente!

Assim conheçemos mais o que esta ao nosso redor!
Nota 10 ao seu post!
CBC B12-s 4,5mm - ( a Venda) - 250,00 + frete
CBC B19-14 (.177) + GB (Vendida)
CBC B19-17s + GB
Avatar de usuário
pawerr8
AA Nivel 1
 
Mensagens: 163
Data de registro: 18/02/2013 - 18:59:28
Localização: Salvador-Ba
Agradeceu: 1 vez
Foi agradecido: 6 vezes

Re: Harmônicos de canos.

Mensagempor EDUMMELLO » 02/04/2013 - 21:54:07

Pedro vou repetir aqui que considero o assunto de suma importância para o tiro de precisão.

Não sei ainda a eficácia da fórmula, mas se chegar próximo já é de grande ajuda.

Bom calculei a frequência do cano de minha HW100, pf me corrija se fiz algo errado.

Imagem
Imagem
Clube de Caça e Tiro Nacional
http://cctn.com.br/
EDUMMELLO
AA Nivel 4
 
Mensagens: 928
Data de registro: 18/01/2010 - 15:23:23
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceu: 21 vezes
Foi agradecido: 10 vezes

Re: Harmônicos de canos.

Mensagempor pedroashidani » 02/04/2013 - 23:37:49

Edu, está correto.
Pedro Ashidani
Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mm
Weihrauch HW97K Inox 4,5mm
Weihrauch HW35E Inox 4,5mm
Weihrauch HW50S Inox 4,5mm
BAM B26 4,5mm
Stoeger X20 (Ganhei!!) 5,5mm
Rossi b2 86 4,5mm
Farlei front rest
SEB front rest
pedroashidani
AA Nivel 3
 
Mensagens: 625
Data de registro: 31/01/2010 - 23:44:56
Localização: Araxá - MG
Agradeceu: 21 vezes
Foi agradecido: 57 vezes

Re: Harmônicos de canos.

Mensagempor EDUMMELLO » 03/04/2013 - 00:52:23

Obrigado Pedro.

Agora fiz o cálculo sem considerar o supressor da Weihrauch que uso.
Imagem
Clube de Caça e Tiro Nacional
http://cctn.com.br/
EDUMMELLO
AA Nivel 4
 
Mensagens: 928
Data de registro: 18/01/2010 - 15:23:23
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceu: 21 vezes
Foi agradecido: 10 vezes

Re: Harmônicos de canos.

Mensagempor Andersonymk » 03/04/2013 - 21:28:20

Pedro.
Excelente tópico e o prêmio foi merecido.
Estou também estudando aqui com a HW77 para ver seu melhor desempenho. Mas acho que o Edu Mello já achou a ponto certo na ex dele.
Sua explicação é muito interessante, pois trás a possibilidade de fazer a arma gostar do chumbo que desejarmos (dentro de um limite é claro).
Explica em grande parte aqueles malditos flyer que acontecem com chumbos selecionados (basta passar os tiros pelo cronografo e ver que eles tem velocidade muito diferente daquela ideal para o conjunto).
Foi extremamente elucidativa sua explicação.

Abraço.
Andersonymk
AA Nivel 5
 
Mensagens: 1894
Data de registro: 14/12/2010 - 23:33:26
Localização: Teresópolis, RJ
Agradeceu: 71 vezes
Foi agradecido: 585 vezes

Re: Harmônicos de canos.

Mensagempor Antornogueira » 21/02/2019 - 17:21:18

up
RIFA Range Finder Bushnell camuflado Clique Aqui

Nao quer cagar, nao come
Avatar de usuário
Antornogueira
Administrador
 
Mensagens: 4672
Data de registro: 11/08/2008 - 23:27:55
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceu: 55 vezes
Foi agradecido: 233 vezes



  • ANÚNCIOS

Retornar para Melhores topicos

You must be a Registered User to Chat in the Shoutbox
COMO FAÇO PRA ANUNCIAR AQUI ?
fabiano pires
20/03/2019 - 09:31:15
Boa noite! Estou buscando mais informações sobre o equipamento scatt de treinamento laser alguém saberia me passar algum Review algo do tipo
Raphael
17/03/2019 - 18:36:51
Quem tem uma Cometa 50 ? Criança chorando ! Compro .
mazinhowaldemar
24/02/2019 - 09:31:15
Pessoal estou vendendo uma Tokyo Marui gbb Detonics 45 6mm ver no tópico P I S T O L A S
João Estevam
20/02/2019 - 16:08:00
gostaria de informar que estamos fazendo manutenção em arabinas de ar aqui no rio de janeiro, posso ser encontrado nos telefones 3988322 ou 970054854 jose luiz
jose luiz
14/02/2019 - 11:41:16
Boa tarde - alguem tem ou sabe onde vende calibrador/desamassador de chumbos calibre 5.5
Geraldo Carlos
09/02/2019 - 14:16:48
Bom dia, tenho uma Hatsan XRD 135 5,5 para venda, com o Red Dot original mais uma luneta Rossi Golg Crow 4 X 32.
Alex Lacerda
07/02/2019 - 08:30:43
Pessoal, alguém pode me adicionar em grupos de Armas de pressão? 47 99273-8836
3DValeSul - Victor
29/01/2019 - 09:39:26
Alguem sabe de alguma luneta barata
viniciusvasconcelos
18/01/2019 - 16:20:32
Bom dia, estou vendendo uma crosman 2240 customizada viewtopic.php?f=3&t=26041
giovannilemes
16/01/2019 - 09:43:04
venham conferir nossas aves atrativas link viewtopic.php?f=64&t=26039&p=222170#p222170
fiim
15/01/2019 - 10:16:07
gostaria de saber como fica a carabina
ricardo165
14/01/2019 - 12:04:47
alguém tem at44 com as valvulas do zeca
ricardo165
14/01/2019 - 12:04:22
bom dia
ricardo165
14/01/2019 - 12:03:51
alguem sabe onde vende jsb importado que n demore tanto apara chegar no brasil
fiim
01/12/2018 - 13:47:28
o gilmar tem uma 5.5 fsb zap 019 997516792
gilmar brollo
20/11/2018 - 14:19:52
Alguém sabe de uma HW100 ou S510 à venda?
RICGOMES
17/11/2018 - 22:48:54
VENHO FASER UMA PEQUENA DIVULGACAO DE NOSSAS AVES ATRATIVAS SEGUE LINK viewtopic.php?f=64&t=25921&p=221706#p221706
fiim
25/10/2018 - 17:19:10
Acredito que maior area de grip melhor estabilidade...sim...
Rui Saiki
24/10/2018 - 23:35:08
alguem sabe me dizer se o trilho de 20mm é mais confiável que o de 11mm? ou depende só de qual trilho a carabina tem?
Philippidf
24/10/2018 - 16:38:18
Como faço uma mesa de tiro?
j.marcio19
21/10/2018 - 23:09:09
poxa, tava nos meus planos a m22, mas sabendo q ela é frágil, vou ter q mudar
spotter
20/10/2018 - 10:54:50
a parte interna da minha quebrou e n acho em lugar algum
fiim
18/10/2018 - 12:29:35
Deve ter fraturado o side do conjunto de gatilho...dificil achar a venda qualquer peça de reposicao delas...soldei no meu caso.
Rui Saiki
17/10/2018 - 18:10:44
boa tarde galera alguem tem o jogo de gatilho da artemis m 22 ou saiba quem tem pra venda grato
fiim
17/10/2018 - 16:16:20
Vc que pratica tiro esportivo venha faser parte de nosso grupo tambem vc e muito importante para nos poder aumentar cada vez mais o esporte Assuntos:tiro esportivo:trocas:vendas:importações de airguns e muito mais. Link do grupo abaixo https://www.facebook.com/groups/457763851389203
fiim
17/10/2018 - 16:12:29
Foi só falar em Bençãos e me chega um produto antecipado, uma Estativa Caldwell NXT para os Atiradores mais exigentes: viewtopic.php?f=3&t=25906
Davi_Ogata
11/10/2018 - 14:34:33
E pedindo a todos os nossos Companheiros as Bênçãos de Nossa Senhora Aparecida, como se diz na música Romaria: "Ilumina nessa mina escura o trem da minha Vida!"
Davi_Ogata
11/10/2018 - 09:49:46
Bom Dia Amigos do site, mais um acessório sempre interessante para auxiliar nos tiros, especialmente os de pistola: viewtopic.php?f=3&t=25903
Davi_Ogata
11/10/2018 - 09:40:55
Vc que pratica tiro esportivo venha faser parte de nosso grupo tambem vc e muito importante para nos poder aumentar cada vez mais o esporte Assuntos:tiro esportivo:trocas:vendas:importações de airguns e muito mais. Link do grupo abaixo https://www.facebook.com/groups/457763851389203
fiim
10/10/2018 - 13:50:55
Olá Amigos, segue o link correto: viewtopic.php?f=3&t=25892
Davi_Ogata
01/10/2018 - 11:11:18
Bom Dia Amigos do site, trago mais um Acessório diferenciado para os Amantes do Tiro Esportivo! Link: viewtopic.php?f=49&t=25891
Davi_Ogata
01/10/2018 - 11:08:05
prezados, boa tarde, como faco para enviar uma mensagem privada?
23jean
19/09/2018 - 12:42:10
Como posso visualizar fotos dela?
ERIVALDO
18/09/2018 - 22:33:47
Qual a especificação da luneta?
ERIVALDO
18/09/2018 - 22:31:31
  Online List:


Quem está online

Usuários vendo este fórum:: Nenhum usuário registrado online