Review Rossi Dione Tradicional

Mostre o que sua arma tem de bom (e de ruim tb) !

Review Rossi Dione Tradicional

Mensagempor Andersonymk » 31/08/2013 - 22:42:32

Boa noite amigos do Armas de Ar.

Segue um review de uma arma de entrada, a Rossi Dione tradicional.

Esta carabina deste review foi deixada por um cliente da loja onde eu trabalho para ver se eu conseguia zerar a luneta para ele, já que não estava conseguindo fazê-lo.
Aproveitando a oportunidade, fiz este review.

À primeira vista a arma traz recordações das Dione antigas, pois é muito parecida, porém mais encorpada.
A oxidação segue a linha das armas antigas da Rossi, e bem feita e sem falhas, porem deve-se tomar cuidado com o suor das mãos e sempre limpar após o uso, pois a arma tende a enferrujar com certa facilidade. Falta também melhor polimento nas peças para um acabamento mais esmeroso.
Imagem

A coronha é bem feita, porem como no caso da ferragem, falta maior esmero com o acabamento. Não possui zigrinados e a soleira é bem simples de plástico duro.
- Vista geral da carabina:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Este modelo do review deve ter uns cinco anos de fabricação, com isso o sistema de miras abertas é ligeiramente diferente das novas. A massa sem túnel de proteção, já é dotada de fibra óptica vermelha. E a massa ainda não tem como nas modernas o insert de fibra óptica verde.

Imagem

Imagem

A massa de mira é presa ao cano por dois pequenos parafusos. Todo corpo é confeccionado em plástico e ao manusear a arma deve-se tomar certo cuidado para evitar uma batida nesta peça que pode ser danificada.

Imagem

A alça de mira tem controle vertical e horizontal do POI. O graduador vertical é dotado de escala numérica variável de 1 a 10 com cliques bem discretos. Para elevar o POI deve-se girar no sentido anti-horio.

Imagem

Imagem

A regulagem vertical é feita por uma roda na lateral direita da alça. A roda que permite a regulagem também vem com uma escala numérica de 1 a 10. Girando-se o parafuso para frente, desloca-se o POI à esquerda.
Todo o sistema, incluindo o insert por onde e feita a visada na alça é feito de plástico e é bem frágil. Ao manusear o atirador deve procurar fazê-lo com calma para não danificar o mecanismo.
A alavanca de acionar o êmbolo, assim como nas antigas e inteiriça e com isso não tem o risco da famosa raspagem na parte inferior da câmara de compressão.
No lado esquerdo do bloco, podemos notar dois parafusos, um maior que serve como centro de giro do bloco ao se bascular o cano e um bem menor que serve de trava ao primeiro. O parafuso maior vem com a ponta rebatida, o que dificulta muito a operação de soltar o bloco da forquilha da câmara.

A arma vem dotada com rabo de andorinha na parte superior da câmara de compressão, porém o rasgo é relativamente pequeno e quase não há espaço para abrigar um mount único de quatro pontos de fixação. Na parte anterior da câmara existe uma chapa que serve de stop mount. Dependendo do modelo usado, ele deve ser removido para poder abrir espaço.

Imagem

O sistema de gatilho da arma ainda e bem simples, sendo idêntico ao das antigas Dione. O pistão fica engatilhado por uma haste no centro da peça, o que impossibilita a adaptação de uma mola à gás (pelo menos com facilidade).
O acionamento do gatilho exige bastante esforço, pois toda carga da mola fica numa espécie de gangorra.

Imagem

Desmontando a arma:
1.Remoção da massa de mira:
Para remover a massa de mira, devem ser retirados dois parafusos pequenos à frente e à trás da fibra óptica:
Imagem

Conjunto removido:
Imagem

Ponta do cano exibindo os alojamentos dos parafusos que prendem a massa de mira.
Imagem

2.Remoção da alça de mira:
Removem o parafuso do graduador vertical do POI:
Imagem

Remover o parafuso que fixa a lâmina ao bloco.
Imagem

Alça de mira desmontada:
Imagem

3.Retirando o parafuso que prende a parte traseira da ferragem à coronha. Este parafuso também fixa a aparte frontal do guarda mato à coronha.
Imagem

4.Retirando os dois parafusos que fixam a ferragem à parte da telha da coronha (um de cada lado)
Imagem

Como a madeira da coronha pode sofrer desgasta ao apertar os parafusos e para evitar que se soltem com a vibração, foi adotada uma arruela com travas.
Imagem

Parafusos for a da coronha:
[imghttps://lh5.googleusercontent.com/-te7iaBOvMq4/UhkgvVu2yZI/AAAAAAAAAhI/5dJ3bEey094/s640/CIMG5485.JPG][/img]

Aqui a ferragem já livre da coronha:
Imagem

Tinha até brinde na arma:
Imagem

Aqui uma inovação em relação às Dione antigas:
Este modelo possui um arame em torno da alavanca de armar o êmbolo. Ao bascular o cano a alavanca desliza por este arame e o força acionando uma trava que fica ao lado do gatilho. Acionada, a trava projeta uma ponta na parte de trás que bloqueia mecanicamente o gatilho e impede seu acionamento com a arma basculhada. Ao retornar o cano para a posição fechado, o arame e pressionado para frente, liberando automaticamente a trava. Nesta situação ao acionar o gatilho a arma vai disparar.
Imagem

Imagem

Imagem

Aqui a trava em funcionamento:
Imagem
Ao retornar o cano esta parte do arame é pressionada para frente e libera a trava:
Imagem

5.Retirando o acabamento da culatra.
Este modelo tem a culatra tampada por um acabamento em plástico, substituindo uma tampa em metal dos modelos antigos.
Imagem

6.Removendo a mola do gatilho:
Para poder desmontar o gatilho, antes temos que remover a mola que o mantem na posição.
Basta colocar uma pequena chave de fenda debaixo da mola e forçar para cima que ela salta.
Imagem

7.Retirando a tecla:
Após remover a mola o gatilho fica sem carga e o pino que o fixa na posição pode ser removido manualmente.
Imagem

8.Removendo o pino da culatra:
Para remover este pino a arma deve ir para o compressor de molas, pois toda a carga dela vai jogar a culatra para trás.
Notem que neste modelo existe uma mola que auxilia no acionamento do gatilho.
Imagem
O pino após removido:
Imagem

9.Após descarregar a tensão da mola no compressor, basta remover a culatra e a mola vai sair junto com o guia.
Imagem

10.Retirando o êmbolo:
Para que o pistão posa ser retirado é necessário remover a ponta da alavanca do rasgo da câmara.
Como este modelo não tem articulação no braço, o bloco do cano deve ser retirado da forquilha para possibilitar um ângulo em que a peça se solte.
Existem duas opções para remover o bloco:
A.Retirar o parafuso/pino que serve como eixo de giro para o bloco.
Imagem

Imagem

No caso desta arma a ponta do parafuso/pino veio rebatida, o que impossibilitou sua remoção.

B.Retirar o pino que segura a alavanca ao bloco:
Este pino também vem rebatido e para retirá-lo é necessário uma ferramenta que se encaixe na parte de dentro sem forçar as laterais.

Imagem

Imagem

Após retirar a alavanca o êmbolo sai com faclidade:
Imagem

Aqui o retentor do âmbolo original:
Imagem

Imagem

Ponta do êmbolo onde a retentor fica preso:
Imagem

Após limpar, lubrificar e remontar a arma, parti para uns grupos.

Desta vez resolvi fazer os agrupamento sem apoio, pois meu sand bag não estava aqui e o Rock BR não se entendeu com a arma.

Inicialmente fiz três alvos com a HW50-S para ver à quantas estavam meus tiros:
Imagem

Depois parti para a Rossi Dione .22.
1.JSB Jumbo Heavy:
Imagem

Imagem

2.JSB Jumbo
Imagem

Imagem

3.JSB Jumbo Express:
Imagem

Imagem

Ao término da seção com a Dione, fiz mais um alvo com a HW50-S:
Imagem

Dai resolvi faze runs grupinhos comparativos com uma Rossi Diona da dácada de 70.

1.JSB exact Heavy:
Imagem

Imagem

2.JSB exact
Imagem

Imagem

3.JSB Exact Express:
Imagem

Imagem

Aproveitando fiz um testes nas SM 1/10 comparando as duas Rossi:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Medidas de velocidade:
Imagem

Abraço em bons tiros.
Andersonymk
AA Nivel 5

Data de registro: 14/12/2010 - 23:33:26
Agradeceu: 71 vezes
Foi agradecido: 585 vezes

Re: Review Rossi Dione Tradicional

Mensagempor lucasvaldivia » 31/08/2013 - 22:50:56

excelente meus parabens vai tirar a duvida de muitos
cara essa arma nao tem tudo isso de idade nao as novas sao com as miras assim isso é padrao rossi
e a trava do gatilho quando armada tem nas rossi antigas sim
hatsan 150 torpedo 5.5 com kit elite :D
Cometa 220 para os 10 metros
Gamo 68 tuning
cbc expresso 345 junior
lucasvaldivia
AA Nivel 4

Data de registro: 06/11/2012 - 20:36:11
Agradeceu: 10 vezes
Foi agradecido: 43 vezes

Mensagempor Pavie » 01/09/2013 - 00:47:14

Review rico em detalhes e informações!
Parabéns pela paciência e por compartilhar conosco!
{CLAP}
Imagem
Pavie
Usuario VIP

Data de registro: 29/09/2012 - 23:26:37
Agradeceu: 26 vezes
Foi agradecido: 304 vezes

Mensagempor ChicoMascarenhas » 01/09/2013 - 02:09:05

Minha 1ª Carabina foi uma Dione Rossi 5,5mm. Sempre duvidei quando o pessoal falava mal da precisão e qualidade dela. Apesar de ser minha 1ª carabina, tinha bons resultados com ela. Suspeitei que era uma unidade "mais antiga" e portanto com qualidade "superior" as mais recentes, pois era isso que comentava os mais experientes. Cheguei a enviar e-mail pra Rossi, para saber pelo nº de série, a data aproximada da fabricação e não obtive exito. Vendo esta do review vejo a numeração que a minha tinha, D55012984, provavelmente da mesma época. Foi vendida faz mais de um ano. Vendo o review do amigo Anderson, deu um pouquinho de saudade da minha "Professora"!!

Parabéns Anderson!
*Gamo CF-30
*CBC Standard B19S
*Beeman 2004
*HW50S
ChicoMascarenhas
AA Nivel 1

Data de registro: 12/05/2012 - 22:03:28
Agradeceu: 7 vezes
Foi agradecido: 2 vezes

Mensagempor Andersonymk » 01/09/2013 - 10:27:53

Agradeço à todos pelos elogios e pelas informações complementares ao meu post.
O dono desta arma me disse que deve ter ela a uns 5 anos, mas pelo relato do Lucas ele deve estar enganado. Provavelmente a arma deve ser um pouco mais nova.

ChicoMascarenhas escreveu:Minha 1ª Carabina foi uma Dione Rossi 5,5mm. Sempre duvidei quando o pessoal falava mal da precisão e qualidade dela. Apesar de ser minha 1ª carabina, tinha bons resultados com ela. Suspeitei que era uma unidade "mais antiga" e portanto com qualidade "superior" as mais recentes, pois era isso que comentava os mais experientes. Cheguei a enviar e-mail pra Rossi, para saber pelo nº de série, a data aproximada da fabricação e não obtive exito. Vendo esta do review vejo a numeração que a minha tinha, D55012984, provavelmente da mesma época. Foi vendida faz mais de um ano. Vendo o review do amigo Anderson, deu um pouquinho de saudade da minha "Professora"!!

Parabéns Anderson!

Chico, como é bem sabido qualquer equipamento mecânico sofre diferenças entre eles.
Um mesmo modelo de carro de uma mesma montadora tem desempenho melhor ou pior em certos quesitos em relação a outro fabricado na mesma linha de montagem.
Certamente com nossas carabinas de ar comprimido não vai ser diferente, logicamente existem unidades de maior precisão, outras que ficam na média e outras que são bem abaixo da média.
Mas uma coisa é certa, o mais importante é ela trazer alegria ao dono, tornando o tiro prazeroso e trazendo cada vez mais adeptos ao esporte.

Abraço e bons tiros.
Andersonymk
AA Nivel 5

Mensagempor ze silveira » 01/09/2013 - 12:30:26

ficou muito bom rewview nota 1000 !! {CLAP} {CLAP} {CLAP}
José Silveira Régis

hatsan at44-10 frank 500cc tunada by(JSR)
gamo gamatic extreme tuning.
gamo cfr
sumatra 2500 500cc
ze silveira
AA Nivel 4

Data de registro: 18/12/2012 - 11:34:24
Agradeceu: 112 vezes
Foi agradecido: 45 vezes

Mensagempor dayleon » 23/10/2013 - 10:31:47

Tenho uma arma dessas, porém é a segunda vez que o cano empena. Ao que parece, o trinco do cano está tão duro que não dá pra fechá-la sem colocar muita força, o que acaba causando o empenamento pra cima. Alguém teria uma solução definitiva??
Daisy Powerline 856 multi-pump 4,5mm (cano indeciso/empenado)
Rossi Dione Tradicional 5,5mm (dada de aniversário pro cunhado)
SAG AR1000 5,5mm (chegou dia 16/05/2013)
dayleon
AA Nivel 1

Data de registro: 20/04/2013 - 11:51:55
Agradeceu: 0 vez
Foi agradecido: 1 vez

Mensagempor luisaurelio » 31/10/2013 - 21:31:40

Opa

Excelente review.

Acabo de ganhar uma dessas e o seu post será muito útil no uso e manutenção.

Abs
Aurélio
luisaurelio
Usuario VIP

Data de registro: 01/04/2013 - 01:09:24
Agradeceu: 142 vezes
Foi agradecido: 44 vezes

Mensagempor Antonio Maia » 01/11/2013 - 01:51:28

Cara ficou muito bacana esse comparativo, infelizmente as armas já foram melhores,
se você tiver como seria bacana fazer um teste que infelizmente ja arriscamos a saber o resultado

CBC b12 X CBC 245 Express

Acamaria mostrando o quanto as armas foram se vagabundizando.

a do Brinde foi foda kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk to rindo até agora kkkkkkkk

{CLAP} {CLAP} {CLAP} {CLAP} {CLAP} {CLAP} {CLAP} {CLAP} {CLAP} {CLAP} {CLAP} {CLAP} {CLAP}

--
Weihrauch HW77 .177 + Hawke Sidewinder 30 SF 8-32x56mm SR PRO + Rowan Curved Extra-Setback Trigger Brass
Weihrauch HW30s .177 + Rowan Straight Setback Trigger Aluminium
BAM B19s .177 + Shilba Safari 6x44mm

"Por algum motivo, as pessoas se baseiam nos preços e não nos valores. O preço é o que você paga. O valor é o que você leva."
(Warren Buffett)

Imagem
https://www.facebook.com/groups/airgunbelem/
Antonio Maia
Usuario VIP

Data de registro: 12/04/2013 - 20:44:51
Agradeceu: 79 vezes
Foi agradecido: 36 vezes

Mensagempor IANO PAVIE » 02/11/2013 - 19:07:34

Mais um Review excelente, muito rico em detalhes, PARABÉNS, Anderson...A dione antiga foi minha primeira arma, quanta saudade, ainda vou achar um dos anos 80, e sem dúvida comprarei...
SUMATRA CARBINE 5.5
PCP P12 5.5
GAMO PR45
IANO PAVIE
AA Nivel 4

Data de registro: 19/08/2012 - 15:17:35
Agradeceu: 48 vezes
Foi agradecido: 95 vezes

Mensagempor ednilsonneves » 18/11/2013 - 18:10:32

Muito bom o seu review Andersom parabens.
É as carabinas antigas da rossi é muito melhor do que as novas. Vou fazer uma confissão um amido meu tinha uma rossi antiga bem velhinha e quando nos eramos criança atiravamos com a tal em quetão, e vou te dizer quando acabava os chumbos nos não tinhamos dinheiro para comprar mas, e nos arrumavamos uma solução bem interessante atiravamos com semente de quiabo kkkkkk nunca contei isto a nimguem ficava com vergonha kkkkkkkkkkk.
Mas tenho absoluta certeza que esta em questão era muito melhor que as atuais pelo menos as 4,5 .
Cometa Fusion 5,5 + Leapers 3-9x40 . Gr 60 kg/bucha de PU
ednilsonneves
AA Nivel 1

Data de registro: 01/12/2012 - 19:12:33
Agradeceu: 45 vezes
Foi agradecido: 7 vezes

Mensagempor luisaurelio » 07/12/2013 - 22:59:10

Anderson.

A mola que fica no pino traseiro - mola engate gatilho - pode ser suprimida?
Não sei se estou enganado, mas não vi outra função naquela mola a não ser exercer certa pressão no gatilho - e consequentemente no seu pino - evitanto que este caia. Mas, como depois de montada na coronha esse risco não existe, talvez se montar sem a mola o gatilho fique um pouco mais leve.
O que acha?

Abs
Aurélio
luisaurelio
Usuario VIP

Mensagempor Andersonymk » 09/12/2013 - 07:30:44

luisaurelio escreveu:Anderson.

A mola que fica no pino traseiro - mola engate gatilho - pode ser suprimida?
Não sei se estou enganado, mas não vi outra função naquela mola a não ser exercer certa pressão no gatilho - e consequentemente no seu pino - evitanto que este caia. Mas, como depois de montada na coronha esse risco não existe, talvez se montar sem a mola o gatilho fique um pouco mais leve.
O que acha?

Abs

É por ai mesmo. Essa mola tem função apenas de exercer certa pressão sobre este pino para evitar que ele caia.
Quando montada na coronha ele não cai.
Andersonymk
AA Nivel 5

Mensagempor luisaurelio » 09/12/2013 - 11:48:14

Opa.

Valeu, Anderson.
Mola eliminada !

Abs
Aurélio
luisaurelio
Usuario VIP

Mensagempor Urahara » 03/02/2015 - 22:12:52

Olá, desde já peço desculpas por estar postando em um tópico tão antigo, mas infelizmente estou tendo problemas na montagem do gatilho da minha rossi dione. pois bem, hoje tive que abri-la pra efetuar a troca da mola q havia quebrado, no entanto, quando fui monta-la novamente nao consegui achar a posiçao certa daquela mola que fica no pino da culatra, apresentada no item 8, o que esta fazendo com q aquele pino do embolo nao trave no gatilho quando tento engatilhar a arma(pelo menos acho q é esse o motivo dela nao estar travando). ja procurei por videos e outros tópicos tutoriais, mas ate agora nao achei nenhum explicando a montagem daquela mola, ficarei muito agradecido c puderem me ajudar com este problema. desde ja agradeço a todos!
Urahara
AA Nivel 1

Data de registro: 03/02/2015 - 21:56:53
Agradeceu: 0 vez
Foi agradecido: 0 vez

• ANÚNCIOS

Retornar para Reviews

You must be a Registered User to Chat in the Shoutbox
Pistola Tokyo Marui gbb 6mm ver Link Compra e venda e Armas de Gás
João Estevam
26/05/2019 - 22:28:20
fiim
23/05/2019 - 09:27:16
gostaria de informar que estamos fazendo manutenção em carabinas de ar aqui no rio de janeiro, posso ser encontrado nos telefones 39880311 ou 970054854 jose luiz
LEAOJOSE
16/05/2019 - 13:58:57
Ola, existe alguma outra forma de eniar imagem para o site que nao seja pelo imageshack ?
jrps2007
16/05/2019 - 00:03:58
Moro em São Paulo - SP, Alguém conhece locais para treino ? tenho uma Rossi 4,5mm
everaldo153
14/05/2019 - 13:56:05
Boa noite, onde consigo silenciador da s200? Grato
thiagonunes88
10/05/2019 - 19:56:11
cilindro e regulador da s200, onde consigo? boa tarde
thiagonunes88
10/05/2019 - 16:37:23
O CANO 6.35MM QUAL MENOR PREÇO? COMO FAÇO PRA COMPRAR?
topoeng
07/05/2019 - 17:00:12
São paulo
unicos_ig
03/05/2019 - 05:47:06
Bom Dia Caros Amigos do Site! Mais uma vez trazendo uma Case Exclusiva importada direto dos EUA: viewtopic.php?f=3&t=26211
Davi_Ogata
29/04/2019 - 09:33:50
Boa noite, hw 97 só 3000 reais, viewtopic.php?f=3&t=26191
thiagonunes88
24/04/2019 - 18:32:00
meu zap 19 991551087
NGO
22/04/2019 - 09:19:50
bom dia senhores,região de campinas,alguma carabina mola em 5,5 a venda(abaixo de 1500,00),preferencia que suporte bem luneta(sem muita força)
NGO
22/04/2019 - 09:19:40
Daisy
hidden
18/04/2019 - 00:29:03
Daisy
hidden
18/04/2019 - 00:28:33
Continua a venda a Tokyo Marui Detonics 45 gbb airsoft 6mm ver no link Compra e Venda e Equipamentos e Acessórios
João Estevam
16/04/2019 - 10:00:11
Aí galera, se alguém tiver interessado em aumentar a potência da Pistola Beeman P17 segue o link, https://www.youtube.com/watch?v=xWpeBSz0xvc .. só compartilhando com os colegas do tiro! Valeu!
caricadmm
09/04/2019 - 02:33:50
gostaria de informar que estamos fazendo manutenção em carabinas de ar aqui no rio de janeiro, posso ser encontrado nos telefones 39880311 ou 970054854 jose luiz
jose luiz
24/03/2019 - 13:32:23
COMO FAÇO PRA ANUNCIAR AQUI ?
fabiano pires
20/03/2019 - 09:31:15
Boa noite! Estou buscando mais informações sobre o equipamento scatt de treinamento laser alguém saberia me passar algum Review algo do tipo
Raphael
17/03/2019 - 18:36:51
Quem tem uma Cometa 50 ? Criança chorando ! Compro .
mazinhowaldemar
24/02/2019 - 09:31:15
Qual a especificação da luneta?
ERIVALDO
18/09/2018 - 22:31:31
A saxon vem com o adaptador de recarga, o certificado e a faca que vem junto de fabrica?
ERIVALDO
18/09/2018 - 22:31:11
me manda mensagem no pv
maskote
13/09/2018 - 15:04:04
eu tenho fabiano pires
maskote
13/09/2018 - 15:03:52
Alguem vendendo luneta de visão noturna?
fabiano pires
11/09/2018 - 08:03:56
Cricket a venda ainda amigo
LucasCJ
08/09/2018 - 09:59:34
Crickey a venda ainda amigo
LucasCJ
08/09/2018 - 09:58:51
Boa noite Já vendeu a cricket amigo ?
clayrton
07/09/2018 - 20:33:31
Já vendeu a cricket amigo ?
clayrton
07/09/2018 - 10:23:24
CBC comando
Igor Velame
02/09/2018 - 18:02:41
Bom dia pessoal, vendo Artemis Cp2 viewtopic.php?f=3&t=25865
giovannilemes
30/08/2018 - 09:39:31
Alguém vendendo latão JSB EXACT HEAVY 5,5mm?????
Antonio Maia
28/08/2018 - 15:42:37
Bom Dia Amigos do site! Limpando o estoque, 2 caixas contendo 10 cilindros de CO2 12g da GAMO por apenas R$50! Chamar no whats 11 96910-0491
Davi_Ogata
06/08/2018 - 08:58:52
Vendo saldo de 17 cilindros 12g co2 e 1 tubo de óleo Pellgunoil da Crossman sobra de estoque, tudo por 100,00 reais
João Estevam
30/07/2018 - 15:41:16
  Online List: