DICAS SOBRE MONTAGEM E REGULAGEM DE LUNETAS

DICAS SOBRE MONTAGEM E REGULAGEM DE LUNETAS

Mensagempor Feitosa » 03/11/2013 - 11:09:02

SUMÁRIO:

1. MONTAGEM DA LUNETA

1.1. Altura do Mount e ajuste do Cheek piece (“apoio da bochecha”)

1.2 Centralizando as torres de ajuste

1.3. Instalando os mounts ( LEITURA RECOMENDADA: [MOUNTS: O ERRO IMBUTIDO E A SOLUÇÃO - CLIQUE AQUI]
)

1.4. Focando a Ocular e o Retículo

1.5. Colocando o Centro Óptico a uma distância ótima (ideal)

1.5.1 Medindo a inclinação do trilho da luneta

1.5.2 Os desvios (deslocamentos) laterais da luneta

1.6 Nivelando o retículo

1.7. Ajuste lateral final

2.0 O mount mágico


Imagem

1. MONTAGEM DA LUNETA

1.1. Altura do Mount e ajuste do Cheek piece (“apoio da bochecha”)

A obtenção de mounts na altura certa pode ser um negócio dispendioso. Obter o mount na altura correta significa mais conforto e mais alvos atingidos. Mount errado significa desconforto, frustração e menos alvos atingidos. O principal fator na escolha de um conjunto de mounts (após o diâmetro correto) é a distância entre a extremidade dianteira da luneta e do cano. Para uma luneta com paralax frontal, montá-la muito perto do cano pode causar ao toque, e até mesmo desviar o cano, no final do ajuste da luneta.

O outro fator é o alinhamento da cabeça. Se a sua luneta é montada muito baixo, você pode achar que você tem que "empinar" a sua cabeça no cheek piece ou manter sua cabeça em um ângulo extremo para poder ver a imagem. Por outro lado, se o sua luneta é montada muito alta, você encontra-se esticando o pescoço, sem tocar a cabeça no cheek piece. Em ambos os casos isso vai induzir instabilidade com você lutando para conseguir visualizar a imagem.

Coronhas com cheek piece ajustável eliminam este problema. Uma vez que a objetiva da luneta e o cano estejam suficientemente separados, a luneta pode ser montada em qualquer altura que o atirador escolher, garantindo uma posição ideal para o máximo conforto. Muitos atiradores utilizam um “adaptador na ocular da luneta”, um anel de borracha que se encaixa no olho e que elimina a luz difusa e melhora a visualização de imagens. No entanto, é preciso ter cuidado para não usá-lo incorretamente. É apenas um dispositivo para reforçar a visualização da imagem e não deve ser usado para localizar a posição da cabeça. Esta é a função de um cheek piece corretamente ajustado.

1.2 Centralizando as torres de ajuste

No interior da luneta existe um tubo pequeno, que contem o retículo e a lente de inversão da imagem. Quando ajustamos as torres, movemos este tubo girante, e isso muda a relação entre o retículo e a imagem do alvo. A luneta é opticamente centrada se este tubo interior for completamente alinhado com o corpo da luneta. Isto significa que os eixos das estruturas mecânicas e ópticas coincidem e esta posição dá a menor quantidade de erros ópticos e distorção da imagem. Outra razão importante de porque é preciso centrar as lunetas com o eixo é o fato de que, se os tubo eretor (mounts) esta situado no extremo em qualquer direção, ele pode tocar o tubo principal e nós não podemos usar a faixa de ajuste completo ou pode até mesmo experimentar movimentos de desvios laterais do retículo ao ajustar a elevação.

Isso significar que sempre devemos centrar a luneta, em seguida alinhá-la aproximadamente com papeis brancos sobre as montagens e somente um ajuste fino (mediante poucos clicks) deve ser realizado com as torres.

Para centralizar a luneta, geralmente são utilizados os pontos médios dos intervalos das torres de ajuste, mas isto não é preciso e pode danificar o mecanismo da luneta.

Outro método é configurá-lo com um espelho, mas também não recomendado. Em essência consiste em segurar um espelho na extremidade da lente objetiva fortemente (por exemplo, com um elástico ou a luneta em pé no espelho), ajuste o paralax para o infinito e a ampliação para o mínimo, e então você verá uma cruz “fantasma” e deverá alinhar os dois retículos com as torres da luneta até um cobrir o outro. O problema com esse método é que você não consegue visualizar a mira “fantasma” em todas as lunetas, e quando sua luneta não pode focar no infinito o retículo “fantasma” se moverá amplamente quando se olhar através da luneta.

Imagem

VÍDEO EXPLICATIVO



A forma correta para centralizar a luneta é girá-la sobre si mesma (a fábrica Schmidt & Bender utiliza esse método para centralizar opticamente suas lunetas). Fixa-se a arma e se coloca a luneta sobre os mounts abertos, apontando para um alvo alto. Vale a pena colocar algumas tiras de papel entre os mounts e a luneta, para evitar danificar o acabamento do corpo da luneta.

Imagem

Depois gire suavemente a luneta enquanto pressiona contra os mounts, não deixando elevar-se acima deles, apenas girando sobre seu eixo. Gire quantas vezes desejar, mas metade ou um quarto de volta é suficiente. Ao girar, o centro do retículo deverá mover-se segundo um arco:

Imagem

VÍDEO EXPLICATIVO




Deve-se estimar onde esta o ponto central do arco e atuar sobre as torres para que o centro do retículo vá aproximadamente para esse ponto. Repita algumas vezes, até que o centro do retículo esteja constantemente apontando ao ponto central, sem mover-se quando se girar a luneta. Agora sua luneta esta opticamente centrada. Marque as posições das torres para uso posterior.

1.3. Instalando os mounts

Remova os parafusos da parte de cima dos mounts e coloque-os para um lado. Solte/folgue ligeiramente os parafusos laterais e deslize as mounts no trilho da arma (rabo de andorinha). Aperte levemente estes até ficar firme. Pegue a luneta e a coloque-a sobre os mounts. Coloque a parte superior dos mounts e aperte os parafusos com a mão. A luneta deve poder mover-se longitudinalmente e também girar, mesmo com alguma resistência. Em seguida, siga estes passos:

- Assuma sua posição de tiro sentado normal, numa superfície plana, com a arma confortavelmente apoiada no ombro;

- Coloque a cabeça junto ao cheekpiece em uma posição cômoda e natural. Feche os olhos para que a posição provisória da luneta não afete a sua posição. Apoie a sua cabeça no cheekpiece em uma posição confortável e se você abrir seus olhos, deverá ver a imagem corretamente no primeiro olhar (ver fotos abaixo). A posição ideal é onde você coloca a cabeça com a menor tensão muscular, e você tem que alinha a luneta para essa posição. Observe a imagem vista. Incialmente você irá buscar uma boa imagem, e mova sua cabeça para frente ou para trás, afim de alcançar a correta distância de alívio do olho;

- Determine se a luneta terá que ser movida para frente ou para trás e deslize-a longitudinalmente até que uma imagem completa seja obtida. A imagem deve estar bem nítida nas bordas e ter um anel preto e grosso ao redor;

- Coloque os mounts de modo que eles estejam em espaçamento máximo entre si. Isso dá a base mais estável para a luneta. Em seguida, aperte-os firmemente;

- Alinhe a linha vertical do retículo aproximadamente perpendicular à cauda de andorinha, em seguida, aperte os parafusos superiores do mount. O retículo será alinhado com mais precisão mais tarde, mas por agora o acima será suficiente.

Imagem
Imagem
Imagem

1.4. Focando a Ocular e o Retículo

Sua mira telescópica terá uma ocular ajustável. Isso permite que as pessoas com visão diferente configurem a luneta ao seus próprios olhos. Se não for ajustado corretamente o retículo irá aparecer fora de foco e fadiga ocular ocorrerá a medida que o olho tenta compensar.

Existem geralmente dois tipos de mecanismo de ajuste. O mais comum é aquele em que todo a ocular gira e bloqueia com um anel roscado contra a ocular. A outra forma, conhecido como "abordagem rápida" é um anel estreito na extremidade da ocular da luneta. Este tipo de anel raramente se move acidentalmente, mas é aconselhável marcar sua posição uma vez ajustado.

Imagem

Com o arma apoiada no ombro e o paralaxe colocado no infinito, Olhe através do visor para uma área brilhante, céu claro (não o sol!). Gire a ocular de foco rápido até que se veja o retículo tão preto e bem definido como eles podem ser para a sua visão particular. Se não for o tipo de foco rápido, bloqueie a ocular no local usando o anel de travamento. Dê voltas maiores, cerca de 1/3-1/2 volta de cada vez e dê uma pequena pausa entre todas tentativas, desviando o olhar para relaxar os olhos. Se você olha com um olho no retículo e com o outro no horizonte, ambos devem focar nitidamente ao mesmo tempo.

1.5. Colocando o Centro Óptico a uma distância ótima (ideal)

Para Field Target, a distância mais crucial é de 50 metros (55 yards). Esta é a distância mais longa e, portanto, onde a luneta precisa executar o seu máximo. Portanto, a luneta precisa estar “opticamente centrada” quando a torre de elevação estiver colocada à 50m. Queremos dizer com isso que quando a torre esta regulada para 50m, deve estar localizada no meio da faixa de ajuste. Vale a pena considerar, portanto, definir o centro óptico de 50 metros para que o alcance seja muito próximo para a posição ideal em todas as faixas de "difícil" entre 40 e 50 m. Mas o mais importante é que você entenda o significado e a importância do centro óptico, e considerando as metas mais difíceis de elevação e estritamente na metade de correção lateral. Há outra razão por que isso deve ser feito. Algumas lunetas não tem uma grande variedade de ajustes e se não for montado usando o método a seguir irá simplesmente ficar sem ajuste para as faixas mais longas. Nós alcançamos o resultado desejado por 'calçar' o mount traseiro, ou com um trilho inclinado, veja o capítulo 1.5.1. Normalmente, se a sua luneta tem um diâmetro de lente frontal menor e é montado baixo, então calçar é suficiente. Mas para montagens mais altas você vai precisar de muito mais inclinação e é mais fácil de conseguir isso com o trilho próprio.

Agora é hora de ir para o campo de tiro. Você precisará ter acesso a 50 m de alcance de tiro. A partir da sua posição de tiro, medir exatamente 10 metros e colocar um alvo na distância de 10 m. (Por quê 10 metros? É porque a trajetória para a maioria das combinações armas de ar / lunetas coincide que o ponto de impacto (POI) para 10m e para 50 metros são os mesmos, dependendo da altura dos mounts da luneta). ?????

A alvo necessidade de ter uma simples cruz (+), grande o suficiente para ver o POI do chumbinho. Tendo deixado as torres centralizadas de acordo com o que foi explicado na seção anterior, ajustar o a cobertura da lente objetiva (paralax frontal) ou a roda do paralax (paralax lateral) até que o alvo e retículo estejam nítidos e focados. Disparar um chumbinho no centro da cruz. Na maioria das vezes, o chumbinho desvia consideravelmente baixo ou para o lado. Atire pelo menos três chumbinhos usando o mesmo ponto de referência, para mostrar a consistência (agrupamento).

Ignorore a configuração de elevação inicialmente e corrija o desvio lateral. Desenrosque as tampas de proteção da torre. Gire a torre lateral o número necessário de cliques. Você terá que fazer isso por tentativa e erro, atirando e ajustando, até que o ponto de impacto "migre” para a posição desejada. (Se você estiver apontando para o centro da +, então o ponto de impacto final deve cair sobre a linha vertical da +). Este ajuste lateral não é crucial nesta fase, porque ele vai ser bem afinado de uma forma mais precisa uma vez que a montagem da luneta estiver completa. Se o POI vertical, é maior do que 50 milímetros (2”) abaixo do centro da cruz, é necessário trazer o POI até que ela atinja o ponto alvo, elevando a parte de trás da luneta em relação à parte dianteira, colocando no mount trazeiro um material não compressível e flexível. A maioria das pessoas usam um velho filme negativo de fotos, mas você pode usar uma placa de cobre fino, folha de alumínio ou de plástico ou mesmo tiras cortadas de um copo de iogurte.

Imagem

Corte alguns pedaços de seu material de embalagem escolhida (cerca de 15 milímetros x 20 milímetros). Marque a posição dos suportes com uma caneta. Solte os parafusos de montagem inferiores (aqueles que prendem o mount traseiro no trilho de fixação). Deslize o mount sobre o trilho. Solte/folgue os parafusos superiores do mount traseiro até que haja uma abertura suficientemente grande para inserir duas das peças cortadas do material.

Uma vez inserido, volte a colocar o mount traseiro, utilizando as marcas feitas com a caneta para colocá-los em seu lugar correto, permitindo que o mount frontal guie o traseiro para o seu local de origem antes de apertar todos os parafusos. (Nota: não aperte excessivamente os parafusos superiores, uma vez que a luneta não esta exatamente apoiada sobre os mounts. Apertando excessivamente um mount elevado, pode levar a ondular e dobrar a luneta. Utilize apenas força razoável).

De volta ao campo de tiro, verifique novamente o POI a dez metros. Se o chumbinho agrupa constantemente dentro de uma polegada do objetivo, então é o momento de verificá-lo à 50 metros. Se não estiver dentro desse parâmetro, então você vai precisar continuar a adicionar (ou remover) Material de calço até que ele faça isso em dez metros.

Em seguida, corrija os desvios nos mounts (ainda não tocando nas torres). Os mounts elevados têm a possibilidade de ajuste lateral. Ajuste-os até que a diferença no POI seja inferior a 01 polegada (1”). Ajuste fino em desvio lateral ainda não é tão importante, você deve fazer isso mais tarde. Se você tiver mounts padrão, poderá ajustá-los ligeiramente com uma técnica não tão conhecido como os calços. Isso significa que o problema não é entre a luneta e o mount, mas entre a cauda de andorinha (trilho) e o mount. Esta sempre no 'pé' fixo do mount, então você tem que calçar a frente ou o mount traseiro, dependendo da direção da correção necessária. Use apenas uma camada de calços, que deve ser de 1 mm de espessura, no máximo. Esta é apenas uma solução complementar, seria preferível obter um mount com ajuste lateral adequado.

Imagem

Aos 50 metros, coloque uma folha grande de papel comum ou papel cartão. Nesta folha desenhe uma linha horizontal, com caneta marcador preta, do lado esquerdo até o direito, exatamente no centro da folha. Sem alterar as configurações/posições das torres para 10 metros, foque a lente e dispare um grupo de 3 tiros na linha preta. Não importa se os tiros vão para esquerda ou para direita, você deve se concentrar se eles estão indo para cima ou para baixo.

Se o agrupamento é maior que 100mm acima ou abaixo da linha à 50m, é aconselhável adicionar/remover o material do calço. A razão para isto é que uma diferença de 4 polegadas a 50 metros corresponde a meia rotação da torre de ajuste, deixando fora da faixa de desempenho ótima do centro de ajuste da luneta.

Se acontecer de o POI estiver dentro de 50mm do objetivo à 50m, mediante o ajuste do mount traseiro e deixando a torre de elevação centrada, a luneta funcionará melhor nas distâncias maiores e a capacidade de mensuração da luneta será otimizada.

1.5.1 Medindo a inclinação do trilho da luneta

Calçar é fácil e eficaz, mas o corpo da luneta não vai se encaixar perfeitamente nos mounts, e pode ser facilmente danificado se você aperte demais os parafusos. A solução ideal é comprar / fabricar um trilho que tenha a inclinação adequada e que possa ser ajustada. A inclinação será de cerca de 0,5-0,7%, mas depende da altura da luneta e do tipo de chumbo que é usado para calcular o valor exato para o seu equipamento (arma/luneta). Se você tem um trilho de luneta, coloque dois mounts baixos, de preferência com ajuste lateral. Isso permite que você instale a luneta sem tensões, calços ou distorções.

Se você for fabricar um trilho inclinado, deve medir a inclinação necessária da seguinte forma: coloque a luneta em sua arma com seu mount provisório (pode ser de qualquer tipo e altura) e siga os passos descritos acima até o capítulo 1.4 – Portanto sua luneta esta opticamente centrada, mas em vez dos passos do capítulo 1.5, você atira em um papel grande à 50 metros. A inclinação é calculada de acordo com a fórmula seguinte:

Inclinação em % = (POI + H2 - H1) / L * 100

Onde:
POI: é a diferença entre a altura do ponto de visada (o ponto a ser acertado) e o local de impacto do chumbinho em centímetros.
H1: é a distância centro-a-centro atual da luneta e do cano e H2 é a altura projetada.
L: é a distância do alvo, em yards.
A inclinação é calculada em % (por exemplo, 0,7% significa diferença de altura de 0,7 mm a 100 mm de comprimento).

1.5.2 Os desvios (deslocamentos) laterais da luneta

Isto pode ser visto a partir da vista superior da arma. A maioria dos atiradores dão muito mais importância a estes problemas do que eles realmente têm. Em suma, eu diria que eles não são realmente significantes na prática e são quase imperceptíveis, se a luneta está configurada/zerada corretamente. Aqui está o porquê:

1. A luneta esta desviada – Este é o caso quando a luneta não se encontra no plano de simetria da arma, por estar desviada em ambos os sentidos. Por exemplo, isto ocorre quando a largura do prisma do trilho da luneta e o anel do mount não estão no mesmo plano, mas você corrige com algum calço lateral. Se você tiver um trilho de 10mm e um mount de base de 12mm, o desalinhamento é (12-10) / 2 = 1mm. Esse desalinhamento pode ser evitado de duas maneiras (nos exemplos a seguir, assumimos que o eixo da luneta esta 1 mm para a direita do eixo do cano):

- Mantenha o paralelismo, por exemplo coloque a “zero” o desvio lateral, de modo que o retículo esteja a 1mm a direita do POI à distância zero também. Com esse ajuste, a arma irá disparar dispará 1mm para a esquerda do POI em todas as distâncias.

- Zerando o desvio lateral em 30m (cerca de metade das distâncias possíveis). Isso significa que a correção lateral seria absolutamente correta a essa distância, disparando 0,7mm à direita à 50m, e 0,75mm à esquerda à 7m.

Obviamente, estas imprecisões não devem ser seriamente considerada.

2. A luneta não esta paralela – O motivo pode ser deformações nos mounts, na luneta ou na arma. É importante mencionar que a trajetória do chumbo é determinada pela relação entre a boca do cano e a luneta. Por isso, mesmo uma luneta perfeitamente montada pode haver angulação (em relação ao cano) se o cano estiver curvo. Mas esse ângulo pode ser corrigido com a torre de desvio lateral da luneta, e não se extrapola com a distância. Portanto, se o trilho da luneta possui 1 mm de desvio em 12 centímetros de comprimento, isso não significa em absoluto que deveríamos atirar 42 centímetros para um dos lados à 50m, seria de 1-2mm unicamente (determinado pelo desvio da lente frontal em relação ao eixo do cano), e isso não é um grande problema (ver o parágrafo anterior acima).

Conclui-se que o desalinhamento lateral da luneta (a ser visto de cima – visão superior da luneta) não afeta a precisão. O verdadeiro problema ocorre somente quando a luneta é rotacionada em torno do seu eixo longitudinal, ou seja, o retículo não esta nivelado. Embora pareça menos prejudicial, é o verdadeiro perigo, por que neste caso o ajuste de elevação afeta também o desvio lateral e a possibilidade de erro é bem maior. E estes não são poucos milímetros, mas vários centímetros a grandes distâncias.

1.6 Nivelando o retículo

O objetivo da nivelação é ter certeza de que a linha vertical do retículo está perfeitamente alinhado verticalmente com a ação e cano da arma. Como o nome sugere, trata-se da utilização de um "fio de prumo", uma corda com um peso suspenso, proporcionando uma verdadeira linha de referência vertical.

Este procedimento só pode ser realizado com um nível bolha montado, ou seja: os pequenos tubos de vidro encontrados em um nivelador comum. Uma dessas "bolhas" deve ser fixado temporariamente para se encaixar plana dos mounts de tal forma que você possa vê-lo com seu olho não visando, enquanto o olho visando olha o fio de prumo. Cuidado, alguns níveis bolha baratos não estão realmente no nível, verifique antes de usar.

A corda/linha deve ser claramente visível, por exemplo linha cor laranja, e precisa ser colocado suficientemente longe do visor para evitar erros apreciáveis. Uma distância entre 8-10m é suficiente, dependendo do ajuste da distância mínima de paralaxe da luneta.

1. Foque com o ajuste de paralaxe a corda do prumo.
2. Ajuste a posição da arma até que a bolha do nível esteja centrada.
3. Sem mover a arma observe a corda do prumo.
4. Alinhe a linha vertical do retículo com o fio de prumo e observe o quanto ele se move a bolha do nível.

Imagem

Se o desvio é importante, é necessário girar a luneta sobre os mounts. Folgue os parafusos superiores dos mounts o suficiente para que o corpo da luneta possa girar. Repita os passos 2-3 e quando não houver desvios no nível-bolha, então o retículo estará alinhado com a ação. Antes de reapertar os mounts verifique se a distância de alívio do olho não mudou. Uma vez verificado, aperte as montagens. Aperte os parafusos alternadamente, meia volta de cada vez, até que o anel do mount prenda a luneta. Vale a pena usar uma banco de apoio para este processo se tiver um disponível.

1.7. Ajuste lateral final

Antes de prosseguir para a definição da trajetória, você precisa zerar com precisão o ajuste lateral da luneta com relação ao cano.

Existem diferentes vertentes de pensamento sobre a melhor escala em que zerar lateralmente a luneta. Não há dúvida de que a melhor maneira é fazê-lo em 50 metros, em um ambiente fechado, a partir de um apoio acolchoado. No entanto, a maioria das pessoas não tem acesso a uma faixa de 50 metros coberta.

A alternativa é a de reduzir a distância, tanto quanto possível, de modo que o chumbo fique totalmente livre da interferência de qualquer vento. Esta distância é cerca de 10-15m. Zerar o desvio nesta estreita faixa permite atirar muito mais estável do que a longa distância e é suficiente para distâncias de Field Target.

Coloque aos 10-15m um alvo, que consiste em uma folha de papel/cartão, com uma linha preta vertical. Aponte para a linha e dispare. Agora atire na marca do primeiro disparo. Em seguida, atire em uma nova marca. Você deverá ver a tendência em formar uma linha, com a mesma distância entre as marcas dos chumbos. Faça uma correção com a torre de desvio lateral e começe de novo na linha vertical.

Quando você está razoavelmente seguro de que a linha formada pelo marca dos chumbos no alvo não está desviando para os lados, então atire em vários pontos da linha preta vertical. Se o desvio é correto, então você vai ser capaz de desenhar uma linha de chumbo ao longo da linha preta. Se não, começe de novo.

Imagem

O MOUNT MÁGICO

O processo de zerar uma luneta muitas vezes pode revelar problemas com equipamentos que nem sempre são fáceis de identificar. O cenário clássico é quando a luneta ficar sem ajuste nas torres, mas o ponto de impacto é ainda vários centímetros do objetivo.

Se o tiro permaneceu 5 "para a esquerda, por exemplo, poderia muito bem ser possível que o cano estava curvado, ou algo estava fora de alinhamento:. Uma situação preocupante, e que exigiria atenção especializada. No entanto, um perfeitamente normal e mais provável ocorrência é que o tiro seria surpreendente quase centralmente, ainda alto ou baixo. Isto pode ser causado por "inclinação no cano ', entre outras coisas, ou apenas o ajuste limitado inerente a uma luneta específica.

Uma correção bruta é de calçar um dos suportes para compensar, mas isso por si só pode causar problemas, como o tubo do corpo da luneta então corre o risco de distorção, uma vez que é efetivamente puxado em duas direções. Sportsmatch, uma autoridade de renome mundial neste campo, tem vindo a produzir montagens e acessórios de primeira classe para lunetas no Reino Unido nos últimos 30 e poucos anos. Chegou-se com uma solução totalmente ajustável para uma variedade de problemas - tudo em um formato de duas peças. O PONTO CHAVE AQUI É QUE A LUNETA PODE SER ZERADA USANDO APENAS AS MONTAGENS.

O ATP65 é um conjunto muito bem feito de montagens para montar uma luneta de tubo de 25mm (andei pesquisando e descobri que também existe para tubo de 30mm), e cada montagem tem uma metade superior móvel que pode ser ajustado (vertical e horizontal) dentro de sua base.

Imagem

Os parafusos de fixação deve ser afrouxados em ambos os mounts, a fim de permitir um ligeiro movimento de ambos quando se está ajustando. É importante tomar muito cuidado ao fazer isso, e quando prendê-los novamente, para garantir que o próprio tubo da luneta não está sendo colocado sob pressão exagerada. O que não pode ocorrer é introduzir inadvertidamente qualquer momento de flexão no processo.

A elevação pode ser ajustada por meio de um pequeno parafuso no pé do monte, usando uma chave Allen especial. Este ajuste de elevação no mounte é, aparentemente, uma característica única, juntamente com o fato de que a altura da linha de visão da luneta pode efetivamente ser definida quando duas montagens são levantadas simultaneamente. O ajuste lateral é feito através dos parafusos laterais.

Por fim, ao utilizar este sistema, as lentes podem ser igualmente centradas. Este é o estado mais desejável, onde as torres são fixadas em seu exato ponto médio de ajuste (NO SEU CENTRO ÓPTICO) depois de zerar a luneta através dos mounts. Isso mantém os componente internos da lunetade trabalhando no seu melhor, fornecendo toda a gama de ajuste que a luneta oferece, com o mínimo de stress.



Utilizando os procedimentos acima explicados para centralizar opticamente sua luneta e posteriormente utilizar esses mounts para zerar a luneta para a distância desejada, você estará trabalhando no CENTRO ÓPTICO DA SUA LUNETA, faixa de ajuste em que o desempenho da luneta é otimizado.
Editado pela última vez por Feitosa em 10/01/2014 - 09:10:31, no total de 7 vez
"A pior ditadura não é a que aprisiona o homem pela força, mas sim pela fraqueza, fazendo-o refém das suas próprias necessidades"

Sumatra 2500 500cc .22
Sumatra Carbine .22
Avatar de usuário
Feitosa
AA Nivel 2
 
Mensagens: 459
Data de registro: 06/03/2013 - 19:38:56
Localização: Teresina - PI
Agradeceu: 44 vezes
Foi agradecido: 65 vezes

Re: DICAS SOBRE MONTAGEM E REGULAGEM DE LUNETAS

Mensagempor HAUBERT » 03/11/2013 - 11:29:08

Ótimo material, parabéns gigante.
Aquele que não lutar pelo futuro que quiser,
Deve aceitar o futuro que vier!
HAUBERT
AA Nivel 1
 
Mensagens: 13
Data de registro: 01/08/2013 - 22:43:23
Localização: Poto Alegre - RS
Agradeceu: 1 vez
Foi agradecido: 0 vez

Re: DICAS SOBRE MONTAGEM E REGULAGEM DE LUNETAS

Mensagempor Feitosa » 03/11/2013 - 11:50:37

HAUBERT escreveu:Ótimo material, parabéns gigante.

Valeu amigo!
"A pior ditadura não é a que aprisiona o homem pela força, mas sim pela fraqueza, fazendo-o refém das suas próprias necessidades"

Sumatra 2500 500cc .22
Sumatra Carbine .22
Avatar de usuário
Feitosa
AA Nivel 2
 
Mensagens: 459
Data de registro: 06/03/2013 - 19:38:56
Localização: Teresina - PI
Agradeceu: 44 vezes
Foi agradecido: 65 vezes

Re: DICAS SOBRE MONTAGEM E REGULAGEM DE LUNETAS

Mensagempor luisaurelio » 03/11/2013 - 13:19:39

Opa

Excelente tradução.
Parabéns pela iniciativa.

Abs
Aurélio
luisaurelio
Usuario VIP
 
Mensagens: 293
Data de registro: 01/04/2013 - 01:09:24
Localização: Barra Mansa/RJ
Agradeceu: 140 vezes
Foi agradecido: 44 vezes

Re: DICAS SOBRE MONTAGEM E REGULAGEM DE LUNETAS

Mensagempor Feitosa » 07/11/2013 - 10:57:30

UP pra quem não conhece ainda essa artigo
"A pior ditadura não é a que aprisiona o homem pela força, mas sim pela fraqueza, fazendo-o refém das suas próprias necessidades"

Sumatra 2500 500cc .22
Sumatra Carbine .22
Avatar de usuário
Feitosa
AA Nivel 2
 
Mensagens: 459
Data de registro: 06/03/2013 - 19:38:56
Localização: Teresina - PI
Agradeceu: 44 vezes
Foi agradecido: 65 vezes

Re: DICAS SOBRE MONTAGEM E REGULAGEM DE LUNETAS

Mensagempor Tiago BS » 07/11/2013 - 11:39:04

Muito bom artigo, Parabéns.
Avatar de usuário
Tiago BS
AA Nivel 1
 
Mensagens: 87
Data de registro: 15/09/2013 - 18:13:27
Localização: Ipatinga - MG
Agradeceu: 10 vezes
Foi agradecido: 8 vezes

Re: DICAS SOBRE MONTAGEM E REGULAGEM DE LUNETAS

Mensagempor Tiago BS » 06/12/2013 - 22:10:17

Umas duvidas... Lunetas com zoom regulável tipo 3-9x32 tem maior tendencia a desregular com os tiros do que as de zoom fixo ? Vale a pena zoom regulável, ou é mais vantagem uma fixa 4x-32 ? (Alvos a no máximo 50 m).
Essas duas marcas estão disponíveis na Dispropil,
- Stoeger AirGuns
- Sniper
São de Qualidade ?
Avatar de usuário
Tiago BS
AA Nivel 1
 
Mensagens: 87
Data de registro: 15/09/2013 - 18:13:27
Localização: Ipatinga - MG
Agradeceu: 10 vezes
Foi agradecido: 8 vezes

Re: DICAS SOBRE MONTAGEM E REGULAGEM DE LUNETAS

Mensagempor Feitosa » 06/12/2013 - 23:06:07

Tiago BS escreveu:Umas duvidas... Lunetas com zoom regulável tipo 3-9x32 tem maior tendencia a desregular com os tiros do que as de zoom fixo ? Vale a pena zoom regulável, ou é mais vantagem uma fixa 4x-32 ? (Alvos a no máximo 50 m).
Essas duas marcas estão disponíveis na Dispropil,
- Stoeger AirGuns
- Sniper
São de Qualidade ?

Para tiros à 50 metros eu iria de 3-9x32....essa questão de desrregulagem acho que é comum nas armas de mola magnun, independente se o zoom da luneta é regulável ou não.
Com relação as marcas de luneta, não conheço a stoerge....a sniper são as chinezinhas, já tive uma 3-9x40 e até hoje esta inteira com o novo dono
"A pior ditadura não é a que aprisiona o homem pela força, mas sim pela fraqueza, fazendo-o refém das suas próprias necessidades"

Sumatra 2500 500cc .22
Sumatra Carbine .22
Avatar de usuário
Feitosa
AA Nivel 2
 
Mensagens: 459
Data de registro: 06/03/2013 - 19:38:56
Localização: Teresina - PI
Agradeceu: 44 vezes
Foi agradecido: 65 vezes

Re: DICAS SOBRE MONTAGEM E REGULAGEM DE LUNETAS

Mensagempor trigueiro » 07/12/2013 - 18:46:44

Excelente!!! parabéns {CLAP} {CLAP} {CLAP}
CONDOR 5,5
trigueiro
Usuario VIP
 
Mensagens: 113
Data de registro: 03/11/2008 - 08:51:16
Localização: RECIFE - PE
Agradeceu: 19 vezes
Foi agradecido: 15 vezes

Re: DICAS SOBRE MONTAGEM E REGULAGEM DE LUNETAS

Mensagempor Ricardo-moc » 08/12/2013 - 11:42:34

Ressuscitando um ótimo post.
Gamo CFR 5.5 com gatilho esportivo
-----------------------------------------------------------------
Bam B12-6 - 4.5
Tunnings: polimento do gatilho e encamisamento da mola

"Deus criou homens fortes e fracos, Samuel Colt os igualou"
Ricardo-moc
AA Nivel 2
 
Mensagens: 211
Data de registro: 28/06/2013 - 10:52:20
Localização: Montes Claros - MG
Agradeceu: 14 vezes
Foi agradecido: 21 vezes

Re: DICAS SOBRE MONTAGEM E REGULAGEM DE LUNETAS

Mensagempor Feitosa » 09/12/2013 - 08:57:31

Adicionei vídeos!
"A pior ditadura não é a que aprisiona o homem pela força, mas sim pela fraqueza, fazendo-o refém das suas próprias necessidades"

Sumatra 2500 500cc .22
Sumatra Carbine .22
Avatar de usuário
Feitosa
AA Nivel 2
 
Mensagens: 459
Data de registro: 06/03/2013 - 19:38:56
Localização: Teresina - PI
Agradeceu: 44 vezes
Foi agradecido: 65 vezes

Re: DICAS SOBRE MONTAGEM E REGULAGEM DE LUNETAS

Mensagempor Feitosa » 09/12/2013 - 12:34:47

Mais uma atualização!
"A pior ditadura não é a que aprisiona o homem pela força, mas sim pela fraqueza, fazendo-o refém das suas próprias necessidades"

Sumatra 2500 500cc .22
Sumatra Carbine .22
Avatar de usuário
Feitosa
AA Nivel 2
 
Mensagens: 459
Data de registro: 06/03/2013 - 19:38:56
Localização: Teresina - PI
Agradeceu: 44 vezes
Foi agradecido: 65 vezes

Re: DICAS SOBRE MONTAGEM E REGULAGEM DE LUNETAS

Mensagempor becker » 23/12/2013 - 09:35:24

muito bom vlw, grande abraço!!
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
becker
AA Nivel 5
 
Mensagens: 1665
Data de registro: 30/07/2012 - 11:35:21
Agradeceu: 25 vezes
Foi agradecido: 62 vezes

Re: DICAS SOBRE MONTAGEM E REGULAGEM DE LUNETAS

Mensagempor Feitosa » 10/01/2014 - 09:11:33

up para quem ainda não conhece.
"A pior ditadura não é a que aprisiona o homem pela força, mas sim pela fraqueza, fazendo-o refém das suas próprias necessidades"

Sumatra 2500 500cc .22
Sumatra Carbine .22
Avatar de usuário
Feitosa
AA Nivel 2
 
Mensagens: 459
Data de registro: 06/03/2013 - 19:38:56
Localização: Teresina - PI
Agradeceu: 44 vezes
Foi agradecido: 65 vezes

Re: DICAS SOBRE MONTAGEM E REGULAGEM DE LUNETAS

Mensagempor André » 11/01/2014 - 12:59:13

Ainda não tinha visto. Muito bom!

Obrigado por compartilhar
André
André
AA Nivel 1
 
Mensagens: 80
Data de registro: 27/01/2011 - 18:28:35
Localização: São Caetano do Sul
Agradeceu: 9 vezes
Foi agradecido: 21 vezes

Re: DICAS SOBRE MONTAGEM E REGULAGEM DE LUNETAS

Mensagempor Feitosa » 11/01/2014 - 15:25:12

André escreveu:Ainda não tinha visto. Muito bom!

Obrigado por compartilhar

Fala André,
Muito bom é o seu padronizador cara....depois de passar uns jsbs nele to indo buscar latinha de skol (aquelas pequenininhas) à 100m! Tem um vídeo que fiz atirando em 6 latinhas à 100m, só errei um tiro..excelente produto!
"A pior ditadura não é a que aprisiona o homem pela força, mas sim pela fraqueza, fazendo-o refém das suas próprias necessidades"

Sumatra 2500 500cc .22
Sumatra Carbine .22
Avatar de usuário
Feitosa
AA Nivel 2
 
Mensagens: 459
Data de registro: 06/03/2013 - 19:38:56
Localização: Teresina - PI
Agradeceu: 44 vezes
Foi agradecido: 65 vezes

Re: DICAS SOBRE MONTAGEM E REGULAGEM DE LUNETAS

Mensagempor ksagrand69 » 11/01/2014 - 16:38:50

Tópico excelente. Tudo reunido em apenas um local! Parabéns

Enviado do meu GT-I9505
|EDgun Matador 5,5 mm Long
ksagrand69
AA Nivel 2
 
Mensagens: 242
Data de registro: 13/05/2013 - 00:53:22
Localização: Frutal/MG
Agradeceu: 92 vezes
Foi agradecido: 30 vezes

Re: DICAS SOBRE MONTAGEM E REGULAGEM DE LUNETAS

Mensagempor André » 13/01/2014 - 19:19:58

Feitosa escreveu:
André escreveu:Ainda não tinha visto. Muito bom!

Obrigado por compartilhar

Fala André,
Muito bom é o seu padronizador cara....depois de passar uns jsbs nele to indo buscar latinha de skol (aquelas pequenininhas) à 100m! Tem um vídeo que fiz atirando em 6 latinhas à 100m, só errei um tiro..excelente produto!


Fico muito contente que tenha gostado! Qualquer dúvida é só falar.



Abraço
André
André
AA Nivel 1
 
Mensagens: 80
Data de registro: 27/01/2011 - 18:28:35
Localização: São Caetano do Sul
Agradeceu: 9 vezes
Foi agradecido: 21 vezes

Re: DICAS SOBRE MONTAGEM E REGULAGEM DE LUNETAS

Mensagempor Feitosa » 06/02/2014 - 19:08:55

UP!
"A pior ditadura não é a que aprisiona o homem pela força, mas sim pela fraqueza, fazendo-o refém das suas próprias necessidades"

Sumatra 2500 500cc .22
Sumatra Carbine .22
Avatar de usuário
Feitosa
AA Nivel 2
 
Mensagens: 459
Data de registro: 06/03/2013 - 19:38:56
Localização: Teresina - PI
Agradeceu: 44 vezes
Foi agradecido: 65 vezes

Re: DICAS SOBRE MONTAGEM E REGULAGEM DE LUNETAS

Mensagempor Feitosa » 04/04/2014 - 22:54:04

Up pra quem ainda não conhece
"A pior ditadura não é a que aprisiona o homem pela força, mas sim pela fraqueza, fazendo-o refém das suas próprias necessidades"

Sumatra 2500 500cc .22
Sumatra Carbine .22
Avatar de usuário
Feitosa
AA Nivel 2
 
Mensagens: 459
Data de registro: 06/03/2013 - 19:38:56
Localização: Teresina - PI
Agradeceu: 44 vezes
Foi agradecido: 65 vezes

Re: DICAS SOBRE MONTAGEM E REGULAGEM DE LUNETAS

Mensagempor Antornogueira » 05/04/2014 - 00:31:19

Feitosa,

Ainda nao tinha visto esta postagem, estou lhe dando um vale de 100 reais, meio atrasado, pela publicação dela. Entre em contato que lhe passo os dados
RIFA Range Finder Bushnell camuflado Clique Aqui

Nao quer cagar, nao come
Avatar de usuário
Antornogueira
Administrador
 
Mensagens: 4705
Data de registro: 11/08/2008 - 23:27:55
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceu: 55 vezes
Foi agradecido: 231 vezes

Re: DICAS SOBRE MONTAGEM E REGULAGEM DE LUNETAS

Mensagempor Feitosa » 05/04/2014 - 01:16:02

antornogueira escreveu:Feitosa,

Ainda nao tinha visto esta postagem, estou lhe dando um vale de 100 reais, meio atrasado, pela publicação dela. Entre em contato que lhe passo os dados

Muito obrigado chefia! Já perdi as contas de quantos vales já ganhei aqui.

Muito obrigado mesmo!
"A pior ditadura não é a que aprisiona o homem pela força, mas sim pela fraqueza, fazendo-o refém das suas próprias necessidades"

Sumatra 2500 500cc .22
Sumatra Carbine .22
Avatar de usuário
Feitosa
AA Nivel 2
 
Mensagens: 459
Data de registro: 06/03/2013 - 19:38:56
Localização: Teresina - PI
Agradeceu: 44 vezes
Foi agradecido: 65 vezes

Re: DICAS SOBRE MONTAGEM E REGULAGEM DE LUNETAS

Mensagempor Feitosa » 22/09/2014 - 20:28:38

Merece um up!
"A pior ditadura não é a que aprisiona o homem pela força, mas sim pela fraqueza, fazendo-o refém das suas próprias necessidades"

Sumatra 2500 500cc .22
Sumatra Carbine .22
Avatar de usuário
Feitosa
AA Nivel 2
 
Mensagens: 459
Data de registro: 06/03/2013 - 19:38:56
Localização: Teresina - PI
Agradeceu: 44 vezes
Foi agradecido: 65 vezes

Re: DICAS SOBRE MONTAGEM E REGULAGEM DE LUNETAS

Mensagempor vinicius.afs » 22/09/2014 - 22:31:44

Excelente tópico!
vinicius.afs
AA Nivel 1
 
Mensagens: 55
Data de registro: 26/08/2012 - 09:10:51
Localização: Itapuã - Salvador - BA
Agradeceu: 2 vezes
Foi agradecido: 3 vezes



  • ANÚNCIOS

Retornar para Equipamentos e Acessórios

You must be a Registered User to Chat in the Shoutbox
Boa Tarde Amigos do site! MAIS UM MONÓCULO DE PRIMEIRA para os atiradores mais exigentes! Abraços aos amigos pelo apoio e confiança! Segue o Link: viewtopic.php?f=3&t=25772
Davi_Ogata
21/06/2018 - 15:55:13
as miras da gamo são compatíveis com as b19, stoeger...
Lucielfelipe
20/06/2018 - 21:10:41
FX ROYLE
Antonio Celso
17/06/2018 - 18:41:15
Alguém sabe qual alça de mira é compatível com a da Gamo 400 ?
mazinhowaldemar
17/06/2018 - 13:25:13
Bom dia Caros Amigos do Site! Vejam os novos Flips de Luneta que estou trazendo para aqueles que querem proteger as suas Lunetas e ainda conferir um Visual especial! Veja em: viewtopic.php?f=3&t=25760
Davi_Ogata
13/06/2018 - 09:32:55
j. Anisio. tenho interesse manda a relaçao para o meu email por favor luyzflip@gmail.com
luyz Hunter
07/06/2018 - 10:55:51
vendo luneta Gamo 4x32 WR viewtopic.php?f=49&t=25687
Philippidf
25/05/2018 - 01:25:51
Procuro latão jsb 500 heavy preço melhor q achei 75 reais aqui Brasil.
yvesmarcondes
22/05/2018 - 14:15:16
procuro informacao para compra de aferidor novos alvo wrabf 4,5 e 5,5 obrigado
Jose Augusto
22/05/2018 - 12:32:53
ai galera, fiz uns anuncios de venda de carabinas! o torrando tudo! tudo novinho da uma olhada lá
elton
16/05/2018 - 14:03:07
Bom dia!!!compro cano lw .30 watts (88)996598191
Kleberphshadow
15/05/2018 - 09:20:33
Bom dia!!!compro cano lw .30
Kleberphshadow
15/05/2018 - 09:19:42
Procuro por carabina FWB Sport 124 ou 127 .
mazinhowaldemar
02/05/2018 - 12:28:37
vendo luneta Gamo 4x32 WR viewtopic.php?f=49&t=25687
Philippidf
24/04/2018 - 19:05:19
Procuro para comprar Cometa 50 . Criança chorando .
mazinhowaldemar
19/04/2018 - 18:35:53
Bom Dia Caros Amigos do site! Mais uma vez trazendo um produto diferenciado pros amantes do Tiro Esportivo, SIG SAUER MPX 4.5 CO2 + Acessórios exclusivos!!! Confiram no tópico: viewtopic.php?f=3&t=25682
Davi_Ogata
17/04/2018 - 08:26:26
VENDO - B19S com menos de 1 ano de uso(NF), GATILHO ESPORTIVO QUICK SHOT, GR 40 KG, BUCHA CENTRALIZADORA + CAPA + CHUMBO IMPORTADO - 950,00 ACC CARTAO WHATSAPPP 21 9 9776 4951
juniorsantos
10/04/2018 - 00:14:46
Uia o ataque russo acabou...
Rui Saiki
09/04/2018 - 14:53:37
teste
Antornogueira
08/04/2018 - 21:54:02
Olá Amigos do Site nessa bela semana que começa!!! Monóculo Profissional BARSKA 15-40x50mm PREÇO FINAL a R$299! Agora vende!!! Interessados favor chamar no Whats 11 96910-0491
Davi_Ogata
22/01/2018 - 11:22:13
Boa tarde pessoal estou vendendo uma luneta Nikko Stirling Mountmaster Rifle Scopes 3-9x40mm 4plex 1" Rings NMC3940W, nova, trouxr dos EUA. Interessados pode me chamar no wattsapp 11994815166.
dcssuaed
14/01/2018 - 20:54:19
Boa noite a todos
Wilson Machado
02/01/2018 - 19:57:41
Feliz 2018 aos Amigos do site, começando o ano com mais um produto da Marca Barska q dispensa apresentações! Vejam nos Classificados! Um Ano Novo de Luz, Prosperidade, Saúde e Paz para todos nós! Obrigado!
Davi_Ogata
02/01/2018 - 13:03:18
Desejo a todos os amigos que aqui fiz um feliz ano novo
fiim
01/01/2018 - 10:07:22
boa noite Caros
Wilson Machado
30/12/2017 - 20:08:26
Boa noite! Caroa gostaria de saber se algum dos participantes já comprou pela Mundilar e se eu posso comprar uma carabina por este site.
Wilson Machado
30/12/2017 - 20:08:06
agradeço ao site pela aceitação do meu cadastro .
cassiano P. filho
30/12/2017 - 18:59:28
Bom Dia Amigos! Passando pra agradecer ao site Armas de Ar por mais um produto de Qualidade vendido por aqui... A Luneta Hawke 4x32 AO Vantage já está nas mãos do nosso Amigo Luiz Hartung! Que faça um maravilhoso proveito e Ótimos Tiros para todos os Amigos do Site nesse 2018
Davi_Ogata
27/12/2017 - 09:35:01
Boa Tarde, quero comprar uma pistola PT 80 ate no valor de uns RS 500,00 meu zap 43998409968
Luciano Lopes
26/12/2017 - 12:10:11
Passando para desejar um feliz natal para os membros do grupo
fiim
24/12/2017 - 22:50:02
Boa Tarde Amigos! Estou vendendo uma Luneta Nova Hawke 4x32mm AO Vantage, acabamento elegante e muito precisa! Nova na Caixa para retirada em SP Capital, favor chamarem no MP ou Whats 11 96910-0491! Abraços e Um Natal de Luz para todos!!!
Davi_Ogata
22/12/2017 - 16:39:05
Estou vendendo uma Crosman 2240!!!
giovannilemes
13/12/2017 - 12:38:20
Olá, mandei MP solicitando seu contato. Um amigo tem uma 601 para vender.
Logan
10/12/2017 - 22:34:08
Alguem vendendo uma comenta new fenix 5.5 ou uma norica storm 5.5?
José
06/12/2017 - 16:03:59
  Online List:


Quem está online

Usuários vendo este fórum:: Nenhum usuário registrado online