Embora a instalação de GR na Cometa 220 seja relativamente fácil, é necessário alguns cuidados para manter a centralização do GR, de modo a evitar o indesejado efeito da "raspagem" na câmara do GR e problemas no engatilhamento.
Logo após adquirir a Cometa 220, optei por instalar gás ram. Inicialmente escolhi o modelo 7439 de 45kgf da Elite Airguns e a instalação conforme o tutorial disponível no site. A instalação exige o corte do pino centralizador do guia de mola, existente no conjunto do gatilho e uma vez cortado impede o retorno ao uso de mola. Além disso, o GR 7439 não pode ser simplesmente instalado com as medidas originais de fábrica, sendo necessário usinagem em torno para retirar entre 2,0mm a 5,0mm no comprimento da sua haste.
Ferramental Necessário:
- compressor de molas
- Chave ajustável (chave inglesa ou chave de engenheiro) e dispositivo para comprimir a culatra (conjunto gatilho)


Gatilho em condições originais

Dimensões do pino centralizador do guia de mola
9mm

9,5 mm

Gatilho original visto por cima, no detalhe o sistema de trava.

Gatilho com o pino centralizador cortado

GR SMS versus GR Elite Airguns

Dimensões GR SMS
- comprimento da haste: 76mm
- diâmetro da haste: 8mm
- comprimento da câmara: 98,5mm
- diâmetro da câmara: 18,5mm
Dimensões GR Elite Airguns
- comprimento da haste: 82,4mm
Importante: este gás ram foi pré-usinado pelo vendedor, para ser instalado na Cometa 220, e teve o comprimento da sua haste reduzido em 2,0mm. A haste original possui um comprimento de 84,4mm
- diâmetro da haste: 8mm
- comprimento da câmara: 100,5mm
- diâmetro da câmara: 18,3mm
O GR SMS possui dimensões inferiores ao GR Elite, exceto no diâmetro da cãmara, sendo necessário o uso de uma bucha de encosto para compensar a retirada do pino centralizador.
Embora o tutorial da Elite Airguns mostre a instalação do seu GR com a câmara dentro do êmbolo, este modo não é correto pois em algumas situações, devido ao deslocamento lateral do GR, impede o engatilhamento da carabina e tampouco informa a necessidade de ter que diminuir o comprimento da haste em pelo menos 2,0mm (entre 2,0 a 5,0mm). A haste original possui um comprimento de 84,4mm.
Tutorial Elite Airguns para Cometa 220 -> http://www.eliteairguns.com.br/uploads/ ... 299742.pdf
Optei então pela instalação no modo tradicional
GR Elite Airguns 7439 45kgf com arruela centralizadora de 20mm de diãmetro externo, furo de 6,5 mm e espessura de 2 mm


Esta configuração ainda permite o deslocamento lateral do GR acarretando a raspagem da trava do êmbolo sobre o GR
Instalação do GR SMS
O GR SMS possui dimensões inferiores ao GR Elite, exceto no diâmetro da cãmara, sendo necessário o uso de uma bucha de encosto para compensar a retirada do pino centralizador.
Dimensões da Bucha de Encosto - Diâmetro: 18,5mm Altura: 9mm Diâmetro do furo: 8mm Profundidade do furo: 3,5mm

No GR SMS, a câmara do GR é instalada dentro do êmbolo de modo a minimizar o efeito de raspagem.

Mesmo assim, o deslocamento lateral permite a raspagem da trava do êmbolo sobre a bucha de encosto.
Após efetuar algumas medidas, cheguei a seguinte solução que exigiu a compra de um novo gatilho. Esta solução só foi testada para GR SMS M140 ou M150.

Bucha centralizadora para GR SMS
Dimensões: diâmetro externo: 18,5mm altura: 9mm. Diâmetro do furo maior: 9,6mm com profundidade de 6mm. Diâmetro do furo cônico 8mm na face externa e diminuindo até 7mm






Devido as dimensões do GR da Elite Airguns, não é possível utilizar esta Bucha Centralizadora em conjunto com o GR da Elite Airguns, mesmo usinando a ponta da haste para diminuir o seu comprimento. Há necessidade de se "amputar" o gatilho.
Conclusão: quem pretende manter a possibilidade de retorno ao uso de mola, opte pelo GR SMS M140 (40kgf) ou M150(50kgf) e use a Bucha Centralizadora.

Chrony Teste Cometa 220 -> http://armasdear.com.br/aa/viewtopic.php?f=29&t=12423
Agrupamentos Cometa 220 -> http://armasdear.com.br/aa/viewtopic.php?f=29&t=11943
Kit Centralizador Cometa 220 - Instalação Normal - Haste dentro do êmbolo
A instalação tradicional de Gás Ram na Cometa 220 sem "amputações" é possível, porém limitada somente aos modelos da SMS M140 / M150 (não é possível instalar o GR Elite Airguns desta maneira).
Confeçção do protótipo em bronze. O material utilizado é basicamente o mesmo dos kits anteriores (BAM B19, Beeman 1074 e Cometa 220 instalação invertida). Uso bronze pela facilidade de se trabalhar com recursos caseiros (sem torno mecânico) para os ajustes necessários ao longo do desenvolvimento.



Bucha retificada



Diâmetro do furo 9,6 mm





Detalhe: a peça centralizadora deve entrar dentro do êmbolo, senão a carabina não engatilha



Na foto abaixo nota-se o "estrangulamento" no diâmetro interno do êmbolo. Isto complica sobremaneira a centralização da câmara do GR quando instalado invertido.

Gás Ram invertido, o anel serve como centralizador próximo a borda do êmbolo


Novamente o "estrangulamento" no diâmetro interno do êmbolo. Porém não interfere na instalação convencional.

Trava de segurança do gatilho ainda não acionada

Trava de segurança do gatilho acionada, para tal, a borda do êmbolo encosta na caixa de gatilho, o que mostra o quanto são rigorosas as tolerâncias nas medidas da Cometa 220

Carabina engatilhada, a peça centralizadora fica 6 mm dentro do êmbolo

PS: confesso que fiquei decepcionado com a solução adotada pela Rossi. Esperava que as Cometas 220 com GR de fábrica já viessem com a cabeça do êmbolo com furo centralizador e a instalação do modo convencional. A instalação invertida deixa a câmara do GR com folga dentro do êmbolo.
Modo correto de instalação do GR Elite 7439 45Kg com a haste dentro do êmbolo
Lembre-se que há necessidade de usinar a ponta da haste do GR Elite 7439 para retirar entre 2,0mm a 5,0mm do seu comprimento.
Uma vez que a remoção do pino guia de mola da caixa de gatilho é mandatória, o correto é: após a "amputação" do pino usinar um "rebaixo" na caixa de gatilho com torno mecânico nas seguintes medidas: 13 mm de diâmetro x 1 mm de profundidade conforme mostrado na foto abaixo:

Meus agradecimentos ao colega jsanches que gentilmente providenciou a usinagem em torno mecãnico, da caixa de gatilho
Este rebaixo, com estas medidas, permite o encaixe perfeito ("engaste") do ressalto existente na "bunda" da câmara do Gás RAM, conforme pode ser visto nas fotos abaixo

Na foto abaixo, é mostrado o engaste perfeito do GR na caixa de gatilho. Note que o peso próprio do GR é sustentado pelo engastamento.

Depois, basta usar na ponta da haste a tradicional arruela centralizadora com espessura de 2 mm, diâmetro externo de 20 mm e diâmetro do furo de 6,5 mm.

Atenção ! Não use arruela com espessura superior a 2 mm. Caso contrário, na Cometa 220, poderá haver problemas no engatilhamento e interferência no curso da sapata da biela (posição do cano, fechada).