RAIAMENTO, CHUMBINHO E PRECISÃO

Tudo relacionado a chumbos, chumbetas, chumbinhos, pellets ou qualquer outro nome relacionado a munição de armas de AR

RAIAMENTO, CHUMBINHO E PRECISÃO

Mensagempor NelsonLF » 31/01/2012 - 20:55:25

Como tenho por hobby escrever artigos técnicos, às vezes observo as discussões e dúvidas que surgem nos fóruns e a partir delas, procuro fazer um resumo sobre as ocorrências e o que já foi verificado na prática.
Eis um desses resumos:

Questionamentos sobre agrupamentos e diferenças de desempenho de chumbinhos disparados por uma mesma arma sempre atormentam os praticantes de tiro que se atentam mais aos pequenos detalhes.
Sabemos que o melhor tipo de chumbinho é o diabolô, mas acho que também é importante conhecermos o seu comportamento e sua relação com o raiamento do cano da arma.
O formato do chumbinho diabolô mantém seu centro de gravidade mais à frente, pois sua cabeça pesa mais do que a saia. Isso contribui para a redução do arrasto em função de o chumbinho permanecer alinhado ao seu eixo e como consequência aumenta a precisão.
Mas para que isso ocorra, é preciso que o chumbinho gire e, para que exista o giro é preciso que exista o raiamento. Até aqui tudo é óbvio.
Se o cano for liso, o chumbinho diabolô devido à sua forma apresentará o comportamento semelhante ao de uma ‘peteca’, ou seja, a sua saia oscilará para os lados e reduzirá a velocidade sem falar na total perda de precisão. Contudo, a precisão tem a ver com o coeficiente balístico (CB), que pode variar em função da arma e da potência. Por isso, a melhor maneira de conhecer o CB real é medir a velocidade do chumbinho em dois pontos de sua trajetória. O CB que normalmente listamos em tabelas é teórico ou determinado a partir do disparo de uma determinada arma. Em termos técnicos, o CB é densidade seccional do projétil dividido pelo seu coeficiente de forma. E é o coeficiente de forma que se altera em função do raiamento e da potência da arma. A dureza do chumbo também tem sua contribuição para deformar mais ou menos.
Assim, a profundidade das ranhuras do raiamento é importante para impelir giro ao chumbinho, mas é fundamental que as ranhuras e os assentamentos do raiamento tenham formas bem definidas. É muito importante que o raiamento seja uniforme e quando dizemos que o raiamento tem que ser profundo, nos referimos à profundidade dentro do seu limite. Quanto à forma, o raiamento poligonal é melhor porque marca menos a superfície da cabeça e da saia do chumbinho do que o raiamento convencional com cantos vivos. A propósito, o raiamento poligonal é encontrado em armas como a Whiscombe. Assim, se o raiamento marca muito o chumbinho, o CB é reduzido e isso altera o seu comportamento durante a trajetória. O uso de chumbinhos mais duros ajuda a reduzir as imperfeições do raiamento com o tempo e é benéfico para a manutenção do CB que por sua vez é determinante para reduzir os efeitos do vento.
Esses fatores também culminam com as variações obtidas na prática com aquelas obtidas por cálculos de softwares de balística.
Uma prática comum entre praticantes experientes de Bench Rest é o ‘nivelamento’ das raias do cano pelo uso de uma pasta levemente abrasiva dentro do cano para polir os assentamentos e evitar marcas profundas nos chumbinhos.
Então, algumas respostas sobre a falta de precisão são:
1. Chumbinho muito macio para a potência da arma;
2. Chumbinho com espessura da saia muito fina;
3. Raiamento não uniforme;
4. Raiamento áspero;
5. Raiamento cortante;
6. Potência muito alta em relação ao passo das raias.

O item número 6 necessita de explicação muito detalhada para ser bem compreendido. Oportunamente escreverei a respeito.

SDS,

Nelson.
PROIBIR É SE MOSTRAR INCAPAZ DE EDUCAR
'FREEDOM IS NOT FOR FREE'
NelsonLF
AA Nivel 1

Data de registro: 27/08/2010 - 11:20:36
Agradeceu: 0 vez
Foi agradecido: 9 vezes

Re: RAIAMENTO, CHUMBINHO E PRECISÃO

Mensagempor Major xD » 31/01/2012 - 21:20:59

Nelson, parabens pelo texto, ficou excelente.

Estou anciosamente no aguardo pela explicação do item 6. Esse assunto sempre despertou curiosidade.
Imagem
"Krupp steel on Porsche engines, who can defeat us?" -Tiger commander
CF30 + GR + FL + Leapers 3-9x32
Beeman 2004

A melhor forma de se resgatar os valores morais deste país é incentivar e ser um entusiasta do Escotismo.
Major xD
AA Nivel 5

Data de registro: 27/10/2010 - 09:14:17
Agradeceu: 1 vez
Foi agradecido: 1 vez

Mensagempor Antornogueira » 31/01/2012 - 23:43:59

Nelson,

Pra variar, excelente postagem.

Tenho uma materia da airgunner tratando exatamente sobre este ponto do item 6. Foram feitos testes reais com resultados surpreendentes.

Assim que puder dou uma traduzida e um resumo para todos
RIFA Range Finder Bushnell camuflado Clique Aqui

Nao quer cagar, nao come
Antornogueira
Administrador

Data de registro: 11/08/2008 - 23:27:55
Agradeceu: 58 vezes
Foi agradecido: 235 vezes

Mensagempor NelsonLF » 01/02/2012 - 00:41:10

OK, Nogueira.
Criei um tópico a respeito do item 6 e que infellizmente tive que suprimir do livro ARMAS DE PRESSÃO - Ciência e Técnicas de Tiro, quando foi editado.
Estou pensando em lançar uma segunda edição mais completa.

Abraço,

Nelson.
NelsonLF
AA Nivel 1

Mensagempor MAX KLEIN » 01/02/2012 - 07:23:04

NelsonLF escreveu:OK, Nogueira.
Criei um tópico a respeito do item 6 e que infellizmente tive que suprimir do livro ARMAS DE PRESSÃO - Ciência e Técnicas de Tiro, quando foi editado.
Estou pensando em lançar uma segunda edição mais completa.

Abraço,

Nelson.

GOSTEI... *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** ***

VOU FICAR NA TORCIDA PARA QUE SE CONCRETIZE BREVE... ! ! ! ! ! ! ! !
MAX KLEIN
AA Nivel 2

Data de registro: 27/09/2010 - 20:14:56
Foi agradecido: 0 vez

Mensagempor Evaldo Lucena » 01/02/2012 - 17:36:29

Prof. Nelson,

Vou ganhar umas cervejas de um amigo teimoso!!! semana passada estava com esse assunto em debate, impiricamente estava tentando entender e explicar o porque dessas diferenças no PI dos chumbos, suas explicações mostra que estava no caminho certo!

Já imprimir os dois topicos. agora é so agurdar o proximo encontro no clube pra ganhar essas cervejas!!!! hehehehehehehehe!!!!

Estava sentido falta de suas aulas!!!

Amplexo Heculeo!

Evaldo Lucena
Evaldo Lucena
Moderador

Data de registro: 10/10/2008 - 20:17:39
Agradeceu: 3 vezes
Foi agradecido: 49 vezes

Mensagempor NelsonLF » 01/02/2012 - 18:40:31

Toma uma por mim, Evaldo.

Abraço,

Nelson.
NelsonLF
AA Nivel 1

Mensagempor Evaldo Lucena » 02/02/2012 - 17:32:22

Deixa comigo Prof.!!!!

Evaldo
Evaldo Lucena
Moderador

Data de registro: 10/10/2008 - 20:17:39
Foi agradecido: 49 vezes

Mensagempor Gabriel Moreira » 04/02/2012 - 09:05:54

nelson mais uma vez muito obrigado por sua aula, como sempre muito interessante para nosso aprendizado em airgun............agora os nossos moderadores poderiam tornar todos esses documentos que os nelson nos contribui como fixo pro pessoal do armas de ar ter o primeiro livro virtual.............
Gabriel Moreira
AA Nivel 1

Data de registro: 30/11/2008 - 20:21:56

Mensagempor lulaquintella » 04/02/2012 - 09:17:45

Grande post Nelson, este tipo de informacao e que faz a gente querer entrar cada vez mais aqui nete fourum.
abraco e parabens
Lula
Vulcan Bullpup
Bipe Atlas.
Sightron SIII
lulaquintella
AA Nivel 1

Data de registro: 06/09/2011 - 19:24:09

Mensagempor edenilson » 21/02/2012 - 13:15:05

Ao professor Nelson e aos que tenha conhecimento, referente a chumbos um pouco mais antigos que ja começaram a apresentar ou ja apresentam aquela textura um pouco oxidada, esbranquizada, isso pode interferir no giro do chumbinho dentro do cano?, pode diminuir o coeficiente balistico devido ao aumento do arrasto no ar pela textura estar mais axpera? e quais outros pontos que a oxidação do chumbinho pode influenciar no desempenho do tiro? até que ponto é aceitavel a oxidação no chumbo o tornando inproprio para uso?
obrigado a todos !!!
" Se não sabe brincar devolve os hominhos "
" Quando mais se abaixa mais se mostra a bunda "
" Se queres paz, se prepare para guerra "
"Quem trabalha muito, erra muito; quem trabalha pouco, erra pouco; quem não trabalha não erra, e quem não erra é promovido."
edenilson
AA Nivel 2

Data de registro: 22/11/2010 - 12:16:49
Agradeceu: 16 vezes
Foi agradecido: 12 vezes

Mensagempor NelsonLF » 21/02/2012 - 23:09:14

Edenilson,

Esse é um assunto bastante discutido e tem opiniões diferentes de várias vertentes.
Não existe comprovação prática de que chumbinhos oxidados alteram a precisão. Eu já atirei com chumbos nessa condição e não houve diferença. Alguns atiradores alegam que a oxidação torna o chumbinho mais abrasivo e pode causar maior desgaste ao raiamento, mas eu não creio que isso ocorra, pois, seriam necessários milhares e milhares de tiros para desgastar o raiamento. Alguns dizem que os resíduos liberados pela oxidação dos chumbinhos é mais prejudicial à saúde, mas de novo não existem estudos que comprovem.
Eu não creio que esses fatores tenham impacto sobre a precisão. Contudo, basta olear os chumbinhos e rolá-los sobre uma flanela embebida em óleo para resolver o problema da oxidação.

Abraço,

Nelson.
NelsonLF
AA Nivel 1

Mensagempor jorciley » 21/11/2013 - 20:06:26

Boa noite Nelson
Tenho uma at44-10 que veio com raiamento assim ..
eu nunca tinha visto.. é novinha a arma..
gostaria de saber que tipo de raiamento é esse ?

Grato

Imagem

Imagem

passei um chumbo do inicio a fim ficou assim
http://img843.imageshack.us/img843/5606/y8lb.jpg
Kalibr Cricket 5.5 Polimero atual
Sumatra 2500 500cc - atual
Hatsan at44-10 - vendida
Kalibr Cricket 5.5 wb - vendida
Thoben Rapid mk II 5.5 cano anschutz - vendida
jorciley
Usuario VIP

Data de registro: 30/10/2008 - 13:53:46
Agradeceu: 1 vez
Foi agradecido: 5 vezes

Mensagempor Pavie » 22/11/2013 - 00:36:14

NelsonLF escreveu:Como tenho por hobby escrever artigos técnicos, às vezes observo as discussões e dúvidas que surgem nos fóruns e a partir delas, procuro fazer um resumo sobre as ocorrências e o que já foi verificado na prática.
Eis um desses resumos:

Questionamentos sobre agrupamentos e diferenças de desempenho de chumbinhos disparados por uma mesma arma sempre atormentam os praticantes de tiro que se atentam mais aos pequenos detalhes.
Sabemos que o melhor tipo de chumbinho é o diabolô, mas acho que também é importante conhecermos o seu comportamento e sua relação com o raiamento do cano da arma.
O formato do chumbinho diabolô mantém seu centro de gravidade mais à frente, pois sua cabeça pesa mais do que a saia. Isso contribui para a redução do arrasto em função de o chumbinho permanecer alinhado ao seu eixo e como consequência aumenta a precisão.
Mas para que isso ocorra, é preciso que o chumbinho gire e, para que exista o giro é preciso que exista o raiamento. Até aqui tudo é óbvio.
Se o cano for liso, o chumbinho diabolô devido à sua forma apresentará o comportamento semelhante ao de uma ‘peteca’, ou seja, a sua saia oscilará para os lados e reduzirá a velocidade sem falar na total perda de precisão. Contudo, a precisão tem a ver com o coeficiente balístico (CB), que pode variar em função da arma e da potência. Por isso, a melhor maneira de conhecer o CB real é medir a velocidade do chumbinho em dois pontos de sua trajetória. O CB que normalmente listamos em tabelas é teórico ou determinado a partir do disparo de uma determinada arma. Em termos técnicos, o CB é densidade seccional do projétil dividido pelo seu coeficiente de forma. E é o coeficiente de forma que se altera em função do raiamento e da potência da arma. A dureza do chumbo também tem sua contribuição para deformar mais ou menos.
Assim, a profundidade das ranhuras do raiamento é importante para impelir giro ao chumbinho, mas é fundamental que as ranhuras e os assentamentos do raiamento tenham formas bem definidas. É muito importante que o raiamento seja uniforme e quando dizemos que o raiamento tem que ser profundo, nos referimos à profundidade dentro do seu limite. Quanto à forma, o raiamento poligonal é melhor porque marca menos a superfície da cabeça e da saia do chumbinho do que o raiamento convencional com cantos vivos. A propósito, o raiamento poligonal é encontrado em armas como a Whiscombe. Assim, se o raiamento marca muito o chumbinho, o CB é reduzido e isso altera o seu comportamento durante a trajetória. O uso de chumbinhos mais duros ajuda a reduzir as imperfeições do raiamento com o tempo e é benéfico para a manutenção do CB que por sua vez é determinante para reduzir os efeitos do vento.
Esses fatores também culminam com as variações obtidas na prática com aquelas obtidas por cálculos de softwares de balística.
Uma prática comum entre praticantes experientes de Bench Rest é o ‘nivelamento’ das raias do cano pelo uso de uma pasta levemente abrasiva dentro do cano para polir os assentamentos e evitar marcas profundas nos chumbinhos.
Então, algumas respostas sobre a falta de precisão são:
1. Chumbinho muito macio para a potência da arma;
2. Chumbinho com espessura da saia muito fina;
3. Raiamento não uniforme;
4. Raiamento áspero;
5. Raiamento cortante;
6. Potência muito alta em relação ao passo das raias.

O item número 6 necessita de explicação muito detalhada para ser bem compreendido. Oportunamente escreverei a respeito.

SDS,

Nelson.

Falar o que mais?
Como sempre, excelente postagem… e aula!
Abraço
Imagem
Pavie
Usuario VIP

Data de registro: 29/09/2012 - 23:26:37
Agradeceu: 26 vezes
Foi agradecido: 304 vezes

Mensagempor cebo de grilo » 23/11/2013 - 09:45:33

jorciley escreveu:Boa noite Nelson
Tenho uma at44-10 que veio com raiamento assim ..
eu nunca tinha visto.. é novinha a arma..
gostaria de saber que tipo de raiamento é esse ?

Grato

Imagem

Imagem

passei um chumbo do inicio a fim ficou assim
http://img843.imageshack.us/img843/5606/y8lb.jpg

ola !
este raiamento me despertou a curiosidade ha um tempo atras pois um forista teve a mesma duvida sua, ficava encucado com as várias marcas de raias que ficava no chumbinho.
muitos perguntava quantas raias tinha o cano e tal mas na verdade cada raia marcava duas vezes o chumbo dando impressão de ser várias raias.
a arma dele era uma webley rebel, que por sinal marcou da mesma forma o chumbo.
tambem tenho uma cbc 245 expresso que tem o este tipo de raiamento e marca da mesma forma
na época fiz no paint como era :
http://imageshack.us/f/834/rrrrrrrrrulo.png/
tem algumas kral que tambem são assim, segundo os donos inclusive eu, aprovo, mas com um único inconveniente, suja pra caramba, devido a seu formato acumula mais chumbo nas raias que o normal.

obrigado por compartilhar!
cbc gII + tasco 3-9x40
cbc expresso + EU
hatsan at44-10 + leapers 9-24x50
fionda
cebo de grilo
AA Nivel 2

Data de registro: 16/11/2010 - 23:54:25
Agradeceu: 29 vezes
Foi agradecido: 22 vezes

Mensagempor sgt sniper » 23/11/2013 - 13:19:10

Excelente tópico, espero pela postagem do item 6.

Acompanhando.
EDGUN MATADOR R3M 5.5
HAWKE SIDEWINDER 6.5-20X42
sgt sniper
Usuario VIP

Data de registro: 05/12/2011 - 20:07:43
Foi agradecido: 16 vezes

Mensagempor juninhopc9 » 01/12/2013 - 17:00:42

Ótimo ***
B19S 4.5 + bucha de PU + GR de 60 kg + Luneta Nikko Stirling 4x32AO Mountmaster
CBC F18 + pistão nitro + GR de 60 kg + red dot Tasco 1x30 +muzzle elite airguns
WEBLEY REBEL 4.5
Beeman P17
Imagem

FILIADO MVB
juninhopc9
AA Nivel 2

Data de registro: 08/10/2011 - 19:27:33
Foi agradecido: 2 vezes

Retornar para Chumbos

You must be a Registered User to Chat in the Shoutbox
Mais um video vom as pr 900 customizada top https://youtu.be/iHwo1R74_nE
fiim
27/05/2020 - 23:11:11
Vendo Hatsan bt 65 SB elite 5.5 com vários acessórios, tem bomba hatsan também tudo em estado de zero.
Sandro Nury
25/05/2020 - 19:51:51
Vendi Hatsan bt 65 SB elite 5.5 com vários acessórios, s
Sandro Nury
25/05/2020 - 19:50:03
Alguém aí tem uma BT65 que queira trocar numa HW77, volto a diferença. zap 44999219163
Emerson Girotto
21/05/2020 - 19:09:24
Boa tarde estou a preocura de uma carabina de presao com preço acessivel e que esteja em bom funcionamento preferencia 5.5 fixxar imports mas caso alguem tiver outra com preço bom ate mesmo uma 4.5. Meu whats é 053984846178
Douglaslemke
17/05/2020 - 13:22:50
Boa noite Valério, meu são é (35) 991435269.
Wolf1957
14/05/2020 - 19:57:07
Pessoal sou o panchoville ou secomala meu ZAP (44)999774773 tenho muitas lembras aqui.mpgueira cadê vc meu fio??
PANCHOVILLE
13/05/2020 - 11:38:47
Tem alguém aqui membro desde 2010??
PANCHOVILLE
13/05/2020 - 11:37:03
Alguma p15 a venda chama no zap 74998049951
fiim
12/05/2020 - 20:12:06
Boa tarde Valério, tenho interesse nesta ban 30-1, favor enviar mensagem, obrigado.
Wolf1957
12/05/2020 - 16:59:32
Vendo gamo Crf 5.5 gas ram elite, embolo aliviado, buchas de pu com luneta tasco varmint 2,5x10x42 mount spotsmatch e gatilho quickshot 41 99873-4054
ajfranceschi
08/05/2020 - 16:52:37
Voce tem o liner pra slug da fx impact de 600mm no. 22?
Marcio Eidelwein
04/05/2020 - 00:21:59
Tenho uma BAM 30-1 e estou pensando em vender. Brasília
valerio
03/05/2020 - 00:15:37
Tenho uma
valerio
03/05/2020 - 00:13:57
boa noite , estou a procura da carabina fionda 80 em bom estado , tudo funcionado , com cilindro
donizeti
30/04/2020 - 19:19:42
Boa noite pessoal tenho uma luneta leapers 8 32 56 esta desregulado quando movo o paralaxe está numa cometa lynx alguém indica um profissional para manutenção
Jessé Fernandes
27/04/2020 - 18:31:11
Boa tarde pessoal estou vendendo uma luneta Nikko Stirling Mountmaster Rifle Scopes 3-9x40mm 4plex 1" Rings NMC3940W, nova, trouxr dos EUA. Interessados pode me chamar no wattsapp 11994815166.
dcssuaed
14/01/2018 - 20:54:19
Boa noite a todos
Wilson Machado
02/01/2018 - 19:57:41
galera numeros liberados para pagamento de imediato na cfx royalhttp://www.armasdear.com.br/aa/vie ... 93#p210193
fiim
28/12/2016 - 22:36:52
da uma conferida ai
sr.wilson
28/12/2016 - 11:20:58
Guilherme Nascimento : pode sim ; desde que esteja dentro das regras do forum .Regras gerais de conduta no ArmasdeAR .
sr.wilson
28/12/2016 - 11:20:50
galera tou com uma rifa de uma cfx cfx 4.5 quem se interessar chama no linkhttps://chat.whatsapp.com/3c2fUsgRncl7afuuYMJoXm
fiim
27/12/2016 - 23:12:49
oi povo
marques
27/12/2016 - 21:14:36
Olá pessoal. Sou novo no fórum, e queria saber se é permitido anunciar equipamentos. Quero trocar minhas armas por uma profissional, mas para isso preciso vender as minhas. Me ajudem! Obrigado.
Guilherme Nascimento
27/12/2016 - 14:08:38
Desejo a todos os irmãos Aqui do AA Um FELIZ NATAL
sr.wilson
25/12/2016 - 10:08:59
Estou a procura de um cano 5.5 extended, para pistolaZiroki, se com rosca para supressor melhor ainda. grato
lbaja
21/12/2016 - 14:11:07
Eduardo Bindi, me passe um email, luizbaja@gmail.com
lbaja
21/12/2016 - 13:23:56
Bruno_azevedo e thiagopacheco façam um anuncio de preferencia com fotos, eu tenho interesse nos 2 dependendo do preço, estado e o q ver nas fotos
Antornogueira
21/12/2016 - 11:20:44
galera to com um rifle m4a1 de airsoft full metal da marca ares caso alguém tenha interesse só chamar
thiagopacheco
18/12/2016 - 20:05:59
Pessoal, estou vendendo minha HK USP 4.5 CO2 - Na caixa semi nova. Alguem se interessa?
Bruno_Azevedo
18/12/2016 - 19:50:28
Fala ai galera!
Bruno_Azevedo
18/12/2016 - 19:49:20
oi pessoal vocês sabem quem vende peças para carabina daiys pawerline856
isac
11/12/2016 - 21:20:03
net by
Shotgunner
11/12/2016 - 13:11:06
bom dia galera precisso comprar a massa de mira da carabina gamo hunter igt alguém pode me orientar
leonardocoutinho
10/12/2016 - 10:46:50
rifa cfx galera, aconpanhe no link https://chat.whatsapp.com/F5gHyzB8CazF92JwoGgGZd
fiim
07/12/2016 - 15:52:09
  Online List: