Review Hatsan BT65 Elite .22 side bolt

Mostre o que sua arma tem de bom (e de ruim tb) !

Review Hatsan BT65 Elite .22 side bolt

Mensagempor Andersonymk » 25/12/2013 - 17:44:08

Review Hatsan BT65 Elite.

O material deste review é de propriedade do seu autor e só pode ser divulgado total ou parcialmente fora do fórum Armas de ar com autorização do mesmo ou do administrador do fórum Armas de ar.

1.Introdução:
2.Desmontando a arma:
3.Primeiros tiros:
4.Agrupamentos a 25 metros:
5.String:
6.Verificando as marcas do raimento nos chumbos:

1.Introdução:
Este é o modelo top de linha dos modelos BT65. A arma vem acondicionada em uma maleta rígida, contendo além da arma, uma lanterna tática, uma bandoleira e três carregadores de dez tiros.
Link do fabricante:
http://www.hatsan.com.tr/en_bt_65_sb_elite.html
Link da dispropil extreme que forneceu chumbos para fazer este review:
https://dispropil.com.br/produtos/carabina-de-pressao-pcp-bt65sb-elite-hatsan
A maleta da arma é muito bem feita na cor preta e com logo da Hatsan. Tem local para enfiar a mão para o transporte e protege muito bem seu conteúdo.
Imagem
O sistema de trincos é bem simples e funcional, consistindo de uma peça plástica que corre lateralmente.
Imagem
Imagem
Abrindo a maleta vemos que ele tem forração com espuma tipo caixa de ovos. Dentro podemos ver seu precioso conteúdo.
Imagem
A arma impressiona com ser ar tático, o conjunto ficou muito harmonioso e deixa a arma com uma impressão de robustez sem perder elegância. A coronha em polímero é bem feita, embora não agrade a muitos atiradores. Essa coronha ao manusear a arma não passa aquela impressão de oco e fragilidade como em alguns modelos de arma, a estrutura da coronha é bem rígida e mesmo apertando-se fortemente algumas partes dela não é possível notar que o plástico cede à pressão.
Imagem
Imagem
Imagem
A oxidação dos metais e muito bem feita e vem na cor negra fosca. Sua função de proteger os metais é garantida, tomando-se os devidos cuidados com a limpeza é claro.
No modelo em questão pode-se ver uma marca no cilindro que atribuo a instalação de um bipé, já que esta carabina é de segunda mão.
A soleira é de borracha não muito macia, mas cumpre sua função de amortecer parte do recuo da arma. Além da regulagem dos ângulos da soleira assim como na AT44 esta possui também um sistema onde e possível regular a distância entre a coronha e a soleira, favorecendo a atiradores de maior porte físico.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
A almofada do montecarlo tem projeção para ambos os lados, indicando que a carabina foi projetada para destros e canhotos. Essa almofada também tem regulagem de altura, favorecendo um bom apoio para o rosto em diferentes situações de visada (mira aberta ou luneta).
Imagem
Imagem
Imagem
A coronha é do tipo vazada e o pistol grip possui um “zigrinado” que favorece a pegada em situações em que a mão esteja molhada ou suada. Além do “zigrinado” o lado direito do pistol grip e a frente vem com reentrâncias para encaixar os dedos da mão. No entanto esse sistema mostrou-se mais incômodo do que funcional, pois para que os dedos se encaixem nele perfeitamente o punho tem que estar deslocado para baixa, posição da qual não me sinto confortável para atirar. Certamente se o pistol grip viesse mais em pé e sem estes encaixes dai seria perfeito.
Imagem
A tecla do gatilho é feita em metal de cor dourada e protegida por um guarda mato de metal pintado de preto, idêntico ao das AT44. A tecla tem boa curvatura e excelente pegada, muito melhor que a tecla das antigas AT44.
Apesar de não ser muito leve o gatilho é bom e com um pouco de treino pode-se acostumar facilmente com ele.
Imagem
A trava de segurança fica na lateral esquerda da arma é não pode ser acionada e destrava com a arma em punho.
Imagem
-Nesta posição a arma pode ser disparada, ponto vermelho aparente.
Imagem
-Nesta posição a arma está travada, ponto branco aparente.
Imagem
À frente do gurda mato existe um sistema para transporte dos carregadores extras que vem na arma. Consiste em um rasgo onde eles se encaixam e ficam presos por uma esfera. Para retirada dos carregadores basta puxar com certo vigor que eles desencaixam da esfera.
Imagem
Imagem
Imagem
A parte da telha da arma vem com uma borracha na cor cinza que também auxilia bastante na boa pegada com as mãos escorregadias. Além disso esta borracha faz o acabamento e um belo contraste com a cor predominantemente preta da arma.
Imagem
No bloco do lado esquerdo vem gravações referentes ao calibre, pressão de trabalho do conjunto, fabricante e número de série.
Imagem
Na parte final da telha existem trilhos de 20mm para instalação de acessórios muito usados em arma táticas como bipés, lanternas, laser...Os trilhos são em número de três. Um de cada lado da telha e um embaixo.
Imagem
A arma vem equipada também com zarelhos que permitem a instalação da bandoleira que acompanha o conjunto.
-Zarelho da ponta da telha:
Imagem
Imagem
-Zarelho da parte traseira da coronha
Imagem
Como na esmagadora maioria das PCP o cano vem preso na parte frontal por uma peça tipo oito. Para a maioria das situações de tiro essa peça pode ficar no lugar, mas para tiros de extrema precisão, geralmente essa peça atrapalha, sendo comum a retirada dela.
Imagem
Na ponta do cilindro vem inscrições sobre sua operação. Encontra-se também neste local a entrada da conexão de recarga do ar. Nesse modelo a capa para tapar este orifício é giratória, diferente das AT4 que possuem um pino (levanta a mão ai que já perdeu o seu).
[imghttps://lh5.googleusercontent.com/-APInaLGh2zY/UrruZq4IwFI/AAAAAAAAEUE/JfKjxs6NQDc/s640/CIMG8882.JPG][/img]
Imagem
A ponta do cano vem protegida por umapeça de metal que além disso dá melhor acabamento, pois cobre a rosca ½ UNF para instalação de um moderador por exemplo.
Imagem
Imagem
As miras abertas desta arma assim como nas AT44 são bem grosseiras e pouco funcionais. Essa é uma das poucas PCP que saem de fábrica com miras abertas (ponto para a Hatsan), porém o sistema é muito grosseiro. Se fosse sem fibra óptica e mais finos seriam excelentes.
O sistema de massa de mira é bem interessante pois possui um ajuste de elevação, que auxilia a compensar diferenças junto com a alça de mira também ajustável. (outro ponto para a hatsan).
Imagem
Imagem
A alça de mira é feita em sua maioria de plástico. Possui ajustes de lateralidade e verticalidade do POI. O ajuste lateral é feito por uma roda localizada do lado direito do conjunto. Na lateral da roda tem uma marcação com setas indicando esquerda e direita no deslocamento do POI.
Imagem
A regulagem vertical é feita por uma roda na parte de cima da alça de mira. Essa roda tem uma graduação de 0 a 9 para facilitar a referência de giro. Girando-se a roda no sentido anti -horário o POI desloca-se para cima.
Imagem
O cilindro da arma vem dotado de manômetro indicador da pressão interna. A graduação vem a cada 10 bar de intervalo. Além disso existe uma marcação rápida em cores contrastantes. Vermelho para pressões superiores a 200 bar, verde entre 200 e 90 bar (pressão de operação da arma) e amarelo para pressões menores que 90 bar.
Imagem
O sistema de presilha do magazine é o mesmo usado nas AT44. Além de prender a magazine, esse pino serve como eixo de giro para o mesmo.
-Nesta posição o magazine está travado e não é possível removê-lo da sua baia.
Imagem
Imagem
-Nesta posição o magazine está solto e é possível sua remoção.
Cuidado deve ser tomado ao se liberar esta trava, pois existe uma mola que joga o magazine da arma e dependendo da situação ele vai cair.
Imagem
Imagem
Para armar o martelo essa arma tem um sistema de side bolt, que comumente chamamos de ferrolho. Para acionar o mecanismo, deve-se girar um pouco o manípulo para cima, puxar vigorosamente para trás e girar para baixo. Com essa operação o side bolt fica preso possibilitando a troca do magazine.
Na operação de tiros não necessariamente é exigido o giro para baixo ao acionar o side bolt.
Essa arma foi projetada para ser bem potente com energia na casa de 65 joule. Portanto a mola do martelo tem grande tensão e a operação de armar o mesmo é bem pesada e cansativa para longas seções de tiro. Além disso atirando sentado, dei umas boas emprensadas na ponta do indicador ao manejar o ferrolho para baixo na parte de trás.
Imagem
Imagem
Na parte superior do bloco existe um trilo para instalação de equipamentos de pontaria. Na verdade são dois trilhos. Um na parte de cima do bloco com 11mm de largura e uma na lateral do bloco para 20mm (mais um ponto para a Hatsan).
Imagem

2.Desmontando a arma:
2.1.Remoção da alça de mira:
Nesta arma além de proteger a alça de mira contra eventuais batidas no desmonte sua remoção é necessária para poder retirar o cano da arma.
Imagem
A remoção inicia pela retirada da roda de regulagem de elevação do POI.
Imagem
Retirada esta peça, basta girara a alça para frente e a mola de tensão será liberada. Nesse processo também serpa exposto um prisioneiro e um parafuso com cabeça de fenda cruzada. O parafuso de fenda cruzada mantem a alça presa ao bloco e o prisioneiro além de manter a alça presa ao bloco serve para evitar sua torção lateral e serve de guia para a mola de tensão.
Aqui todas as peças da alça de mira.
Imagem
O bloco possui dois orifícios. Ambos tem no fundo prisioneiros com a função de mater no lugar o cano da arma. No orifício de trás existe um prisioneiro por cima que pertence a alça de mira. Ou seja nesse local tem dois prisioneiros.
Imagem
Retirada a alça de mira a próximo passo é desenroscar a cilindro de ar da arma, pois com isso evita-se disparos. Logicamente até chegar neste ponto a magazine da arma já foi removido, houve verificação se a arma está desmuniciada e a trava de segurança está acionada.
O piloto da válvula desta arma tem uma espécie de orca onde o martelo se choca, provocando sua abertura. Quando vi foto desta peça pela primeira vez eu não consegui entender o porque desta porca. Desmontando a arma percebi que o martelo é bipartido e trabalha encaixada no meio de uma peça que serve de alavanca para seu rearme. Por isso existe esta porca na ponta do piloto, por o golpe é nas laterais.
Imagem
Imagem
Aqui a arma sem o cilindro de ar.
Imagem
Agora a ferragem deve ser removida da coronha. Para tanto existe neste modelo três parafusos. Um na ponta inferior da telha, um à frente do porta magazines e o terceiro na parte traseira do guarda mato.
Ao três são de fenda cruzada.
Imagem
Imagem
Imagem

Imagem
Imagem

Imagem
Imagem
Próximo passo é a retirada do cano. Para tanto o prisioneiro da alça de mira e os dois do cano devem ser retirados.
Imagem
Imagem

Imagem
Imagem
Retirados os três prisioneiros, basta puxar o cano para rente com certo cuidado para não danificar os o’ring de vedação.
Imagem
Imagem
Imagem
Junto com o cano é cmum sair a peça oito. Para retirar do cano basta escorregar ela para trás.
Imagem
A desmontagem desta peça não é essencial para contunuar com o desmonte da arma. No entanto por se tratar de um review, retirei esta parte, que abriga o sistema de indexação do magazine.
A tampa tem três parafusos tipo fenda cruzada. Eles deve ser removidos com o bloco da arma bem apoiado numa superfície não escorregadia, pois ao se remover esta tampa existem duas molas que podem saltar, em especial na parte onde tem o logo da Rossi.
Imagem
Imagem
Retirada a tampa nota-se a trava que evita o retorno do magazine. Com ela no lugar o magazine só roda sentido anti horário.
Imagem
As demais peças ficam no bloco. Notar a mola mais longa que serve de retorno do indexador. Ao remover a tampa deve-se estar preparado para ela saltar e duas peças vão pular do encaixe: a própria mola e o pino.
No centro da foto existe uma segunda mola que mantem as peças comprimidas e alinhadas. Esse tem menor risco de pular, pois a energia vai sendo perdida ao se levantar com cuidado a tampa.
Imagem
Este é o mecanismo de indexação do magazine. Nessa posição ele está em descanso. Ao se puxar o side bolt para trás uma alavanca trás a peça que tem um pino para trás e levanta a ponta do indexador.
Imagem
Indexador na posição em que girou o magazine.
Imagem
Imagem
Para separar as partes superior e inferior do bloco deve-se remover dois parafusos. Um deles fica debaixo de onde se posiciona o magazine. Para se ter bom acesso à ele o side bolt deve estar travado na posição de armado e a trava do magizine na posição de liberação.
Imagem
Imagem
Para continuar a separação a tecla da trava de segurança deve ser removida. Ela é presa por um prisioneiro na parte de trás da arma.
Imagem
Imagem
O Segundo parafuso que fixa a parte de cima à de baixo está dentro deste orifício. Deve-se passar a chave alen por este burraco.
Imagem
Imagem

Agora o bloco é separado em dois. Uma parte (baixo) contem o gatilho e o martelo e a parte de cima contem o ferrolho.
Ao separar as duas partes deve-se ter cuidado, pois existe uma mola que vai saltar. Portanto a peça deve ser levantada com cuidado.
A parte de cima contém o ferrolho o parafuso que arma o martelo (2).
Imagem
O desmonte do ferrolho é feito pou um orifício na parte traseira do bloco, por onde deve ser passada uma chave de fendas grande, pois o encaixe da fenda é bem grande e a peça leva bastante torque.
Imagem
O manípulo fica preso no rebaixo liso da peça. Notem que é a peça que leva maior esforço na arma.
Imagem
A parte inferior do bloco contém a caixa de gatilho e a mola do martelo. Toda atenção remanescente da mola fica contida sobre dois parafusos na laterial do bloco.
Imagem
Imagem
Imagem
Retirando os dois parafusos a mola do martelo se incumbe de jogar a caixa de gatilho para trás.
Imagem
Para remoção do martelo ese parafuso deve ser removido. Ele serve para manter o martelo alinhado e trava de segurança em caso de falha do gatilho.
A ponta deste parafuso se prende numa projeção da peça número 4 da foto anterior impedindo o disparo. A peça 4 é levantada pela pressão na tecla do gatilho durante o disparo liberando o martelo num funcionamento normal. No caso de uma falha no sistema de gatilho essa peça continua baixa e se agarra na ponta do parafuso.
Imagem
Martelo da arma. Ele é bipartido e o golpe na válvula é feito pelas duas laterais.
Imagem
Essa bipartição é devido esta peça aqui. Que na verdade é uma alavanca por onde o martelo é armado.
Imagem
Essa peça que parece uma bota é a responsável por armar o martelo.
O parafuso do side bolt toca na ponta da bota e faz com que ela faça um movimento para trás e para cima. A peça 1 da foto é um rolete e ele toca no fundo da bipartição do martelo.
Esse sistema evita que o martelo se torça dentro da câmara durante o rearme, pois a carga da mola é bem elevada.
Imagem
O transfer port fica preso no bloco inferior e em cada um de sue lados tem um o’ring de vedação. A foto abaixo é da parte referente ao lado de cima do bloco. Notem que ele está um pouco danificado (ovalizado).
Imagem
O´ring de vedação do transfer port (são dois).
Imagem
Trasfer port:
Imagem
A parte da frente do bloco inferior abriga a peça que serve de ligação do cilindro na arma. É nessa peça que os gases iram passar temporariamente até vazar pelo transfer port.
Imagem

Desmontagem do gatiho:
Retirada da mola da trava de segurança:
Imagem
Imagem
Após aliviar a tensão desta mola, basta remover o pino do seu eixo de giro, junto com ele há liberação da tecla do gatilho e a trava de segurança da tecla do gatilho.
Imagem
Imagem
A tecla do gatilho tem parafusos de ajuste.
Imagem
Aqui as peças internas componentes do gatilho. Notar a correta posição da mola de tensão na hora da remontagem.
Imagem
Caixa de gatilho feita em polímero.
Imagem
Acionador da trava de segurança da tecla do gatilho.
Esse acionador deve ser desmontado com cuidado ois possui uma pequena esfera e uma mola que podem saltar.
Imagem
A mola e a esfera trabalham aqui dentro.
Imagem
O cano desta arma é muito bem feito e o raiamento e bem intrressante pois na crista de uma raia existe uma rebaixo como se houvesse outra raia.
(alguém aqui no AA postou uma pergunta em relação a este tipo de raiamento) os resultados dele serão conferidos abaixo.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

3.Primeiros tiros:
Como o maior apelo desta arma é a potência, parti logo para os primeiro tiros no sabão usando chumbos adequados a destruição.
-Dados:
Posição: de pé sem apoio
Miras abertas
Sem vento
Distância 10 metros.
Pressão 180 bar.
JSB jumbo express:
Imagem
Imagem
Imagem
Norica thor
Imagem
Imagem
Imagem
H&N Rabbit Magnum II
Imagem
Imagem
Imagem
Big Boy
Imagem
Imagem
Imagem
Gamo expander:
Imagem
Imagem
Imagem
JSB ultra shock heavy:
Imagem
Imagem
Imagem
Umarex: aqui um teste com um chumbo bem leve e de saia fina, carregado ao contrário na arma.
Imagem
Imagem
Imagem
A saia do chumbo se fragmentou a fez um grande estrago interno na barra de sabão.
Imagem

4.Agrupamentos a 25 metros:
Dados:
-Posição: de USBR com rock BR;
-Distância: 25 metros:
-Luneta: bushnell elite 6500 8-32x40
-vento: sem vento.
-Cano da arma após limpo e com 75 tiros de chumbamento.

1.JSB jumbo RS
Imagem
Imagem
Imagem
2.JSB jumbo express
Imagem
Imagem
Imagem
3.Air arms 16 grains:
Imagem
Imagem
Imagem
4.JSB jumbo heavy:
Imagem
Imagem
Imagem
5.Barracuda match
Imagem
Imagem
Imagem

Depois de fazer o teste com os chumbos concluí que o melhor grupo foi com air arms de 16 grais.
Dai fiz mais uns grupos com ele sem selecionar (tirados da lata).
Imagem
Imagem
Imagem

Com o os grupos ficaram muito bons resolvi selecionar um tanto de chumbos e fazer um teste para ver.
Imagem
Imagem

Após o bom resultado resolvi partir para dois alvos de USBR:
Imagem
Imagem
Realmente a precisão desta carabina foi muito boa e me deixou surpreso, pois achei que uma arma com essa potência não agruparia bem.
Dois alvos, um com 240 e um com 244 numa arma dessa potência foi muito, muito bom.
No entanto durante os testes notei que a arma é extremamente sensível ao apoio, canter e pegada.
Dai fiz uns testes modificando um pouco estas características:
- canter:
A primeira linha foi com a arma bem nivelada e as dias linhas de baixo com a arma inclinada à esquerda e direita.
Imagem
Um dos maiores problemas que achei nesta arma foi o ferrolho muito pesado para arma. Essa característica em armas para tiro de precisão é indesejada, pois faz com que o posicionamento seja drasticamente mudado ao se efetuar o rearme do martelo.
Para fazer os dois alvos acima tive que reposicionar a arma as 25 vezes, como se ele estivesse indo para entativa pelo primeira vez. Isso fez com que excedesse o tempo de prova. Mesmo apoiando a arma no ombro na hora de acionar o side bolt ela saia muito da posição.
-mudança de pagada:
Fiz duas linhas com a arma bem presa na mão e apoiada contra o ombro, os resultados foram os piores possíveis. No caso desta arma (não sei se todas as BT65 serão assim). Tem que deixar bem solta. Atirei apenas pinçando o gatilho.
Imagem

5.String:

5.1:JSB jumbo 5,52mm
Imagem

5.2.JSB jumbo express 5,52mm
Imagem


6.Verificando as marcas do raimento nos chumbos:
Aproveitando que a arma estava desmontada, passei uns chumbos pelo cano, empurrados por uma vareta de limpeza.
Imagem
Imagem
Andersonymk
AA Nivel 5
 
Mensagens: 1900
Data de registro: 14/12/2010 - 23:33:26
Localização: Teresópolis, RJ
Agradeceu: 71 vezes
Foi agradecido: 584 vezes

Re: Review Hatsan BT65 Elite .22 side bolt

Mensagempor luisaurelio » 25/12/2013 - 18:15:15

Opa

Parabéns, Anderson.
Mais um excelente e detalhado review!
Abs
Aurélio
Avatar de usuário
luisaurelio
Usuario VIP
 
Mensagens: 316
Data de registro: 01/04/2013 - 01:09:24
Localização: Barra Mansa/RJ
Agradeceu: 141 vezes
Foi agradecido: 44 vezes

Re: Review Hatsan BT65 Elite .22 side bolt

Mensagempor Antornogueira » 25/12/2013 - 19:03:28

O cara tá demais !!!
RIFA Range Finder Bushnell camuflado Clique Aqui

Nao quer cagar, nao come
Avatar de usuário
Antornogueira
Administrador
 
Mensagens: 4732
Data de registro: 11/08/2008 - 23:27:55
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceu: 55 vezes
Foi agradecido: 232 vezes

Re: Review Hatsan BT65 Elite .22 side bolt

Mensagempor MaykoRei » 26/12/2013 - 00:10:29

Show. Eu que já penso na minha primeira cpc e adoro a hatsan me ajudou demais.

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk
HT125 Sniper + Kit Elite + Luneta Gamo MD 4-12x44
B19 14 + Kit Centralizador Jsanches + Gás Ram 40kg Elite + Bucha PU Elite + Gatilho Balim + Luneta Sniper 3-9x32


Gatilho Balim Péssimo acabamento - viewtopic.php?f=11&t=14300
Problema na B19 14 Disprobil - viewtopic.php?f=3&t=14299
Problema Kit Elite Cabana Sport - viewtopic.php?f=11&t=14539
Avatar de usuário
MaykoRei
AA Nivel 1
 
Mensagens: 56
Data de registro: 09/12/2013 - 07:46:00
Localização: Santa Cruz - RJ
Agradeceu: 11 vezes
Foi agradecido: 4 vezes

Re: Review Hatsan BT65 Elite .22 side bolt

Mensagempor HSumF » 26/12/2013 - 00:36:01

Mais um review c/ o padrão Anderson! {CLAP}
Tenho duas dúvidas Anderson:
1- O sistema dela permite uma regulagem de potência (diminuir por exemplo) apenas girando o parafuso pela culatra igual nas ATs?
2- Vc chegou a perceber alguma diferença entre os primeiros grupos em relação aos últimos? O pessoal comentou aqui no forum que esse tipo de raiamento poderia talvez "chumbar" mais rápido o cano. E que vc acha sobre essa hipótese?
AF Condor .22
HSumF
AA Nivel 2
 
Mensagens: 258
Data de registro: 25/01/2013 - 11:24:35
Localização: Tupã-SP
Agradeceu: 35 vezes
Foi agradecido: 27 vezes

Re: Review Hatsan BT65 Elite .22 side bolt

Mensagempor NGO » 26/12/2013 - 07:29:14

O mito na mesa de autopsia...Mito???Sim pra muitos esta arma é uma lenda,seja porque dizem que umas são boas demais outras que são ruins demais.
O fato é qeu agora a coisa ficou clara,ao menos vimos algo bem direto e preciso.
O grande mal desta arma parece mesmo ser o desempenho de velocidade e autonomia,vemos que embora tenha um cilindro maior que as AT,entrega 15,20 tiros bons no maximo...
Se fosse feito um string a 50 metros,veriamos quanto esta queda prejudica a precisão nas BTs.
no mais vemos que (dizem que os canos melhoraram muito de um lotes)e pela força é bem aceitvale os grupos a 25 metros.
Ao Anderson,trabalho nota 100.
abs.
NGO
AA Nivel 4
 
Mensagens: 744
Data de registro: 12/07/2010 - 14:43:59
Agradeceu: 53 vezes
Foi agradecido: 20 vezes

Re: Review Hatsan BT65 Elite .22 side bolt

Mensagempor cebo de grilo » 26/12/2013 - 09:55:21

HSumF escreveu:Mais um review c/ o padrão Anderson! {CLAP}
Tenho duas dúvidas Anderson:
2- Vc chegou a perceber alguma diferença entre os primeiros grupos em relação aos últimos? O pessoal comentou aqui no forum que esse tipo de raiamento poderia talvez "chumbar" mais rápido o cano. E que vc acha sobre essa hipótese?


aqui o comentario:

viewtopic.php?f=5&t=13949

intrigante!!!!!!!
cbc gII + tasco 3-9x40
cbc expresso + EU
hatsan at44-10 + leapers 9-24x50
fionda
cebo de grilo
AA Nivel 2
 
Mensagens: 220
Data de registro: 16/11/2010 - 23:54:25
Localização: Parana- francisco beltrão
Agradeceu: 29 vezes
Foi agradecido: 22 vezes

Re: Review Hatsan BT65 Elite .22 side bolt

Mensagempor Andersonymk » 26/12/2013 - 20:57:11

O sistema dela é análogo ao da AT44.
Existe um parafuso que aumenta ou reduz a tensão da mola do martelo.
Nessa arma que está comigo, não consegui reduzir muito a potência não, pois o parafuso vem para trás até certo ponto e trava. Não sei se é assim em todas as BT65 ou apenas nesta. Olhando ele parece que ele foi rebatido e não vem muito para trás não. Deu apenas três voltar e pouca diferença na potência final.

Quanto à sujeira do cano:
Fiz um pequeno teste:
Limpei o cano da AT44 e o cano da BT65:
Fiz uma seção de 120 tiros com ambos na BT65 (o cano da AT44 se encaixa perfeitamente na BT65):
Os tiros foram divididos em três alvos com 10 disparos em cada. Posição de USBR porém em papel 17x17.
3x10 de JSB jumbo RS
3x10 de JSB jumbo express
3x10 de JSB jumbo
3x10 de JSB jumbo heavy.

Os agrupamentos do cano da AT44 na BT65 foram simplesmente horríveis e notei que a cada mudança na massa do chumbo o POI se deslocou acentuadamente à esquerda. Tinha que visar no 1 do alvo para poder acertar centro assim por diante até chegar no Heavy.
Seguem os grupos com o cano da AT44:
1.JSB RS:
Imagem
Imagem
Imagem

2.JSB express:
Imagem
Imagem
Imagem

3.JSB jumbo
Imagem
Imagem
Imagem

4.JSB heavy
Imagem
Imagem
Imagem

Os agrupamentos ficaram péssimos. Bem piores do que na própria AT44.

Marcas das raias do cano de AT nos chumbos:
Imagem

No caso do cano da BT65, notei uma ligeira piora nos grupos com ele muito limpo. Isso é relativamente normal de acontecer em alguns canos.
Esse ligeira piora não teria influência em tiros informais não.
à medida que o cano chumbou ele melhorou bem os grupos e permaneceu assim por todo o teste que fiz com ela, lembrando que os alvos de 240 e 244 pontos no USBR foram os últimos a serem feitos. Ou seja: o cano estava bem chumbado.

Depois que fiz a seção de 120 tiros com o cano da AT limpei ele:
Resultado:
Imagem

Depois fiz o mesmo com o cano da BT65 na BT65:
120 tiros com mesma sequência de chumbos.
Não vou postar as fotos porque ficaram parecidos com os grupos que tem no review.
Resultado da limpeza:
Imagem


Pelas fotos da quantidade de feltros usados para limpar dá para perceber que o cano da BT suja mais mesmo.
Porém (afirmo isso referente a esta arma que está comigo) o fato de estar sujo não prejudicou os grupos, agora basta saber o quão sujo ele pode ficar.
Mas isso apnas usando por longo tempo vai se perceber. Ou seja, deve ser limpo quando parar de agrupar.
Andersonymk
AA Nivel 5
 
Mensagens: 1900
Data de registro: 14/12/2010 - 23:33:26
Localização: Teresópolis, RJ
Agradeceu: 71 vezes
Foi agradecido: 584 vezes

Re: Review Hatsan BT65 Elite .22 side bolt

Mensagempor HSumF » 27/12/2013 - 00:28:55

Obrigado pelas respostas Anderson e ao Cebo por enriquecer o post. ***
Atiro c/ duas ATs aqui e posso afirmar, olhando p/ as marcas deixadas nos chumbos (do cano da sua AT), que são semelhantes as marcas deixadas pela minha Condor (LW) e as marcas deixadas pelas duas ATs daqui também. Agora, essas marcas profundas deixadas pelo cano da BT, praticamente "picotando" as saias, laterais e as bordas da cabeça do chumbinho, não seriam muito prejudiciais nos tiros de precisão? Nos testes seus parecem que não (pois apesar do string e velocidade, agrupou bem), mas achei as marcas exageradas e até "mutiladoras" dos chumbinhos, rs.
Ah, que chumbo comprido é aquele da sua macro (dos que passaram pelo cano da BT) entre o Habbit Mag e o JSB Exact (o terceiro da esq p/ a dir)? )))
AF Condor .22
HSumF
AA Nivel 2
 
Mensagens: 258
Data de registro: 25/01/2013 - 11:24:35
Localização: Tupã-SP
Agradeceu: 35 vezes
Foi agradecido: 27 vezes

Re: Review Hatsan BT65 Elite .22 side bolt

Mensagempor Andersonymk » 27/12/2013 - 06:16:35

HSumF escreveu:Obrigado pelas respostas Anderson e ao Cebo por enriquecer o post. ***
Atiro c/ duas ATs aqui e posso afirmar, olhando p/ as marcas deixadas nos chumbos (do cano da sua AT), que são semelhantes as marcas deixadas pela minha Condor (LW) e as marcas deixadas pelas duas ATs daqui também. Agora, essas marcas profundas deixadas pelo cano da BT, praticamente "picotando" as saias, laterais e as bordas da cabeça do chumbinho, não seriam muito prejudiciais nos tiros de precisão? Nos testes seus parecem que não (pois apesar do string e velocidade, agrupou bem), mas achei as marcas exageradas e até "mutiladoras" dos chumbinhos, rs.
Ah, que chumbo comprido é aquele da sua macro (dos que passaram pelo cano da BT) entre o Habbit Mag e o JSB Exact (o terceiro da esq p/ a dir)? )))


Como pode comprova, pelo menos nessa arma aqui as marcas no chumbo não foram prejudiciais.
Os agrupamentos foram feitos com ela plugada, por isso o spread não foi tão importante.
O chumbo chama-se varminter HP e na caixa não tem o nome do fabricante.
Detalhe que esse chumbo não passa na abertura para poder ser carregado na arma, passei ele pelo cano com uma vareta de limpeza e o cano fora da arma.
Andersonymk
AA Nivel 5
 
Mensagens: 1900
Data de registro: 14/12/2010 - 23:33:26
Localização: Teresópolis, RJ
Agradeceu: 71 vezes
Foi agradecido: 584 vezes

Re: Review Hatsan BT65 Elite .22 side bolt

Mensagempor ViniciusTD » 27/12/2013 - 07:36:59

Realmente ta demais o cara...rsrsr

Mais um top cara, ta de parabens mesmo pelos reviews, vlw...
ViniciusTD
AA Nivel 1
 
Mensagens: 25
Data de registro: 13/03/2012 - 08:48:41
Agradeceu: 0 vez
Foi agradecido: 0 vez

Re: Review Hatsan BT65 Elite .22 side bolt

Mensagempor NGO » 27/12/2013 - 13:53:53

Afina leste cano é uma copia do LW ou é um original,não acredito que seja,pois a fabrica seria a primeira a espalhar pelos quattro ventos esta melhora de qualidade,
O fato é que pelo que ouvi de donos de bt antigas é que em um lote de 10 armas,2 vinham muito boas e 5 meia boca e 3 bem ruins...Agora só do cano não pode ser toda a culpa...
NGO
AA Nivel 4
 
Mensagens: 744
Data de registro: 12/07/2010 - 14:43:59
Agradeceu: 53 vezes
Foi agradecido: 20 vezes

Re: Review Hatsan BT65 Elite .22 side bolt

Mensagempor becker » 30/12/2013 - 18:08:25

NGO escreveu:Afina leste cano é uma copia do LW ou é um original,não acredito que seja,pois a fabrica seria a primeira a espalhar pelos quattro ventos esta melhora de qualidade,
O fato é que pelo que ouvi de donos de bt antigas é que em um lote de 10 armas,2 vinham muito boas e 5 meia boca e 3 bem ruins...Agora só do cano não pode ser toda a culpa...


X2 pelo que vi e pesquisei na net, e foi bastante material pois quase comprei uma, vi exatamente o que o NGO comentou, alguns reclamando pra caramba, 2 armas do mesmo dono onde uma agrupava bem e a o utra muito mal...
agora, o que um regulador de fábrica não faria por esta arma heim.... garanto que não seria caro para a empresa fabricar e vender uma num modelo + completo pois temos reguladores vendidos para ela no mercado por 350 reais.... feitos em linha de fabricação e montados com a arma deveriam na teoria sair + em conta ainda.

Parabéns pelo review Anderson esta arma é sonho de consumo de muita gente inclusive meu, hje sei que não precisa de muita coisa pra deixar ela boa....
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
becker
AA Nivel 5
 
Mensagens: 1666
Data de registro: 30/07/2012 - 11:35:21
Agradeceu: 25 vezes
Foi agradecido: 62 vezes

Re: Review Hatsan BT65 Elite .22 side bolt

Mensagempor Andersonymk » 30/12/2013 - 19:47:53

Essa arma de fabrica com um regulador e um cilindro de 500CC ficaria excelente.
Mas isso deve envolver custos na mudança da linha de produção. Essas mudanças não devem interessar muito a hatsan no momento.
Pior para nós.

Abraço e bons tiros.
Andersonymk
AA Nivel 5
 
Mensagens: 1900
Data de registro: 14/12/2010 - 23:33:26
Localização: Teresópolis, RJ
Agradeceu: 71 vezes
Foi agradecido: 584 vezes

Re: Review Hatsan BT65 Elite .22 side bolt

Mensagempor doni700 » 30/12/2013 - 19:54:35

Como já devem ter percebido, gosto muito de armas reguladas e sempre que surge uma novidade eu estou correndo atrás. Comprei um regulador HUUB para BT 65 e deve chegar em breve. Como ainda não tenho a arma, posso emprestar o regulador para alguém que esteja disposto a testar e publicar os resultados aqui.
AT 44 5,5/4,5 monotiro
doni700
AA Nivel 3
 
Mensagens: 595
Data de registro: 03/12/2012 - 17:15:20
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 14 vezes
Foi agradecido: 73 vezes

Re: Review Hatsan BT65 Elite .22 side bolt

Mensagempor Andersonymk » 30/12/2013 - 20:17:45

doni700 escreveu:Como já devem ter percebido, gosto muito de armas reguladas e sempre que surge uma novidade eu estou correndo atrás. Comprei um regulador HUUB para BT 65 e deve chegar em breve. Como ainda não tenho a arma, posso emprestar o regulador para alguém que esteja disposto a testar e publicar os resultados aqui.

Não me habilito a testar porque a arma não é minha e brevemente deve estar à venda.
Se o dono não se importar em esperar eu tento fazer o teste.
Andersonymk
AA Nivel 5
 
Mensagens: 1900
Data de registro: 14/12/2010 - 23:33:26
Localização: Teresópolis, RJ
Agradeceu: 71 vezes
Foi agradecido: 584 vezes

Re: Review Hatsan BT65 Elite .22 side bolt

Mensagempor ASniper » 31/12/2013 - 10:32:17

Bom dia, Anderson. Meus parabéns, até hoje foi o melhor review que eu já vi sobre a BT65!

Alguns comentários da minha parte como proprietário:

  • O ferrolho realmente é pesado no início, com o tempo amacia e o próprio usuário acaba se acostumando. O macete é ajustar o LOP por meio da extensão da soleira. Verifiquei, após alguns ajustes, que existe uma posição intermediária que favorece tanto a distância do rosto quanto a puxada do ferrolho, minimizando o esforço e promovendo o mínimo deslocamento da arma da posição. Atualmente faço seções de tiro de cerca de 100, 200 disparos sem nenhuma fadiga. Pra ser sincero acho até a operação da arma leve (ao contrário do que achava no início).

  • Também, pela minha experiência, os disparos saem mais precisos apenas com a arma apoiada, pinçando o gatilho. Isso, por conseguinte, torna a seção de tiros menos cansativa.

  • Verifiquei, a julgar pelos agrupamentos, que a qualidade dos canos atuais melhorou e muito. Um ponto negativo ainda parece ser o acabamento da coroa.

  • E porque não colocar um cilindro maior e uma válvula regulada? Do ponto de vista dos materiais produzidos em série não representaria grande acréscimo de valor. A conclusão a que chego é que não é relevante para o foco de mercado: arma projetada para uso em campo e visando esse tipo de mercado principalmente.

Acompanhado este excelente tópico.
Abçs!
Avatar de usuário
ASniper
AA Nivel 3
 
Mensagens: 567
Data de registro: 08/02/2012 - 13:16:47
Localização: Marília-SP
Agradeceu: 16 vezes
Foi agradecido: 21 vezes

Re: Review Hatsan BT65 Elite .22 side bolt

Mensagempor Antonio Maia » 07/01/2014 - 23:32:45

Egua da arma linda , Super linda mesmo


{CLAP} {CLAP} {CLAP} {CLAP} {CLAP} {CLAP} {CLAP} {CLAP}
Weihrauch HW77 .177 + Hawke Sidewinder 30 SF 8-32x56mm SR PRO + Rowan Curved Extra-Setback Trigger Brass
Weihrauch HW30s .177 + Rowan Straight Setback Trigger Aluminium
BAM B19s .177 + Shilba Safari 6x44mm


"Por algum motivo, as pessoas se baseiam nos preços e não nos valores. O preço é o que você paga. O valor é o que você leva."
(Warren Buffett)

Imagem
https://www.facebook.com/groups/airgunbelem/
Avatar de usuário
Antonio Maia
Usuario VIP
 
Mensagens: 250
Data de registro: 12/04/2013 - 20:44:51
Localização: Belém/PA
Agradeceu: 79 vezes
Foi agradecido: 36 vezes

Re: Review Hatsan BT65 Elite .22 side bolt

Mensagempor Robson Almeida » 14/01/2014 - 10:43:37

Ptz, nunca imaginei que essa carabina fosse ter essa precisão. E sobre a qualidade do review, sem palavras, excelente...........
Norica Storm 5,5 + GR50 (vendida)
B19-S + GR50 (vendida)
B19-14 4,5 + kit Elite GR45 + pistão aliviado
HW35 Stainless
Avatar de usuário
Robson Almeida
AA Nivel 2
 
Mensagens: 257
Data de registro: 20/07/2010 - 12:28:53
Localização: Tocantins mg
Agradeceu: 2 vezes
Foi agradecido: 8 vezes

Re: Review Hatsan BT65 Elite .22 side bolt

Mensagempor Diego_Almeida » 08/02/2014 - 13:54:06

Parabens pelo review.

chegou a cronografar???
Aprender é uma dádiva!!
Imagem Imagem
Avatar de usuário
Diego_Almeida
AA Nivel 1
 
Mensagens: 10
Data de registro: 06/06/2013 - 09:05:59
Localização: Maceio/AL
Agradeceu: 0 vez
Foi agradecido: 0 vez

Re: Review Hatsan BT65 Elite .22 side bolt

Mensagempor Andersonymk » 08/02/2014 - 16:58:37

Diego_Almeida escreveu:Parabens pelo review.

chegou a cronografar???


sim.
No post tem o string completo da arma.
Andersonymk
AA Nivel 5
 
Mensagens: 1900
Data de registro: 14/12/2010 - 23:33:26
Localização: Teresópolis, RJ
Agradeceu: 71 vezes
Foi agradecido: 584 vezes

Re: Review Hatsan BT65 Elite .22 side bolt

Mensagempor GioB.50 » 16/02/2014 - 00:48:59

-- {CLAP} {CLAP} {CLAP} {CLAP}
Equipado com:
Webley Rebel cal. 4,5mm
CBC B12-6 cal. 4,5mm
Echo1 Enterprise Arms SOF 2
Avatar de usuário
GioB.50
AA Nivel 3
 
Mensagens: 600
Data de registro: 14/07/2012 - 17:41:30
Localização: GreenHell, Manaus-AM
Agradeceu: 33 vezes
Foi agradecido: 4 vezes

Re: Review Hatsan BT65 Elite .22 side bolt

Mensagempor FPOLI » 04/07/2014 - 23:11:08

Muito bom esse post.
Uma dúvida, a partir de quando as BT saíram com cano novo?
Como consegue saber o ano de fabricação?


Sent from my iPhone using Tapatalk
Abraço

Fábio
... Hatsan AT44-10 (versão nova) c/ regulador 130 BAR, redução na potência e Luneta Tasco.
... Hatsan 150TH c/ GR 75kg Elite + Pistão aliviado + Red Dot.
Ambas 5,5 mm p/ uso em Tiro Esportivo.
FPOLI
AA Nivel 1
 
Mensagens: 54
Data de registro: 27/06/2014 - 10:59:10
Localização: Indaiatuba
Agradeceu: 0 vez
Foi agradecido: 5 vezes

Re: Review Hatsan BT65 Elite .22 side bolt

Mensagempor Andersonymk » 05/07/2014 - 10:25:11

Não sei te responder quando saíram com cano novo.
O ano de fabricação não vem na arma.
Talvez se enviar e-mail para hatsan com número de série eles devem informar o ano de fabricação.
Andersonymk
AA Nivel 5
 
Mensagens: 1900
Data de registro: 14/12/2010 - 23:33:26
Localização: Teresópolis, RJ
Agradeceu: 71 vezes
Foi agradecido: 584 vezes

Review Hatsan BT65 Elite .22 side bolt

Mensagempor FPOLI » 05/07/2014 - 10:47:49

Anderson

Nesse meio de tempo, fuçando pela Internet acabei esclarecendo uma das minhas dúvidas e que pode ser útil aos demais.

Os 04 primeiros dígitos do numero de série correspondem ao mês e ano de fabricação.

Ex. Minha TH150 começa com 1008 que corresponde a Out 2008.

Agora resta saber quando mudaram o cano.


Sent from my iPhone using Tapatalk
Abraço

Fábio
... Hatsan AT44-10 (versão nova) c/ regulador 130 BAR, redução na potência e Luneta Tasco.
... Hatsan 150TH c/ GR 75kg Elite + Pistão aliviado + Red Dot.
Ambas 5,5 mm p/ uso em Tiro Esportivo.
FPOLI
AA Nivel 1
 
Mensagens: 54
Data de registro: 27/06/2014 - 10:59:10
Localização: Indaiatuba
Agradeceu: 0 vez
Foi agradecido: 5 vezes

Próximo


  • ANÚNCIOS

Retornar para Reviews

You must be a Registered User to Chat in the Shoutbox
aluém aqui já comprou na loja paradelo airguns?
spotter
03/12/2018 - 16:44:36
alguem sabe onde vende jsb importado que n demore tanto apara chegar no brasil
fiim
01/12/2018 - 13:47:28
Quem tem uma Cometa 50 ? Criança chorando !
mazinhowaldemar
29/11/2018 - 20:37:05
o gilmar tem uma 5.5 fsb zap 019 997516792
gilmar brollo
20/11/2018 - 14:19:52
Vendo - HW 30 niquelada e com kit dematek (Carabina niquelada pelo Ademar da dematek air guns)
thiagopacheco
20/11/2018 - 11:26:35
Alguém sabe de uma HW100 ou S510 à venda?
RICGOMES
17/11/2018 - 22:48:54
alguem tem o contato do Paulo martins?
Philippidf
08/11/2018 - 20:35:43
VENHO FASER UMA PEQUENA DIVULGACAO DE NOSSAS AVES ATRATIVAS SEGUE LINK viewtopic.php?f=64&t=25921&p=221706#p221706
fiim
25/10/2018 - 17:19:10
obrigado
Philippidf
25/10/2018 - 16:18:38
Acredito que maior area de grip melhor estabilidade...sim...
Rui Saiki
24/10/2018 - 23:35:08
alguem sabe me dizer se o trilho de 20mm é mais confiável que o de 11mm? ou depende só de qual trilho a carabina tem?
Philippidf
24/10/2018 - 16:38:18
Como faço uma mesa de tiro?
j.marcio19
21/10/2018 - 23:09:09
poxa, tava nos meus planos a m22, mas sabendo q ela é frágil, vou ter q mudar
spotter
20/10/2018 - 10:54:50
a parte interna da minha quebrou e n acho em lugar algum
fiim
18/10/2018 - 12:29:35
Deve ter fraturado o side do conjunto de gatilho...dificil achar a venda qualquer peça de reposicao delas...soldei no meu caso.
Rui Saiki
17/10/2018 - 18:10:44
boa tarde galera alguem tem o jogo de gatilho da artemis m 22 ou saiba quem tem pra venda grato
fiim
17/10/2018 - 16:16:20
Vc que pratica tiro esportivo venha faser parte de nosso grupo tambem vc e muito importante para nos poder aumentar cada vez mais o esporte Assuntos:tiro esportivo:trocas:vendas:importações de airguns e muito mais. Link do grupo abaixo https://www.facebook.com/groups/457763851389203
fiim
17/10/2018 - 16:12:29
Foi só falar em Bençãos e me chega um produto antecipado, uma Estativa Caldwell NXT para os Atiradores mais exigentes: viewtopic.php?f=3&t=25906
Davi_Ogata
11/10/2018 - 14:34:33
E pedindo a todos os nossos Companheiros as Bênçãos de Nossa Senhora Aparecida, como se diz na música Romaria: "Ilumina nessa mina escura o trem da minha Vida!"
Davi_Ogata
11/10/2018 - 09:49:46
Bom Dia Amigos do site, mais um acessório sempre interessante para auxiliar nos tiros, especialmente os de pistola: viewtopic.php?f=3&t=25903
Davi_Ogata
11/10/2018 - 09:40:55
Vc que pratica tiro esportivo venha faser parte de nosso grupo tambem vc e muito importante para nos poder aumentar cada vez mais o esporte Assuntos:tiro esportivo:trocas:vendas:importações de airguns e muito mais. Link do grupo abaixo https://www.facebook.com/groups/457763851389203
fiim
10/10/2018 - 13:50:55
Olá Amigos, segue o link correto: viewtopic.php?f=3&t=25892
Davi_Ogata
01/10/2018 - 11:11:18
Bom Dia Amigos do site, trago mais um Acessório diferenciado para os Amantes do Tiro Esportivo! Link: viewtopic.php?f=49&t=25891
Davi_Ogata
01/10/2018 - 11:08:05
prezados, boa tarde, como faco para enviar uma mensagem privada?
23jean
19/09/2018 - 12:42:10
Como posso visualizar fotos dela?
ERIVALDO
18/09/2018 - 22:33:47
Qual a especificação da luneta?
ERIVALDO
18/09/2018 - 22:31:31
A saxon vem com o adaptador de recarga, o certificado e a faca que vem junto de fabrica?
ERIVALDO
18/09/2018 - 22:31:11
me manda mensagem no pv
maskote
13/09/2018 - 15:04:04
eu tenho fabiano pires
maskote
13/09/2018 - 15:03:52
Alguem vendendo luneta de visão noturna?
fabiano pires
11/09/2018 - 08:03:56
Cricket a venda ainda amigo
LucasCJ
08/09/2018 - 09:59:34
Crickey a venda ainda amigo
LucasCJ
08/09/2018 - 09:58:51
Boa noite Já vendeu a cricket amigo ?
clayrton
07/09/2018 - 20:33:31
Já vendeu a cricket amigo ?
clayrton
07/09/2018 - 10:23:24
CBC comando
Igor Velame
02/09/2018 - 18:02:41
  Online List:


Quem está online

Usuários vendo este fórum:: Nenhum usuário registrado online