1.Introdução:
2.Apresentação;
3.Desmontando a arma;
4.Usando o sistema multshot;
5.Grupos a 25 metros;
6.String;
7.Disparos em silhueta metálica escala 1/5
8.Disparo em silhueta metálica de carneiro escala 1/5 a 50 metros;
9.Disparos em barras de sabão a 25 metros;
1.Introdução:
O material deste review é para publicação no fórum Armas de Ar. A reprodução parcial ou total deste conteúdo em outros meios só poderá ser feita com ordem do autor os da administração do fórum.
Segue o review de uma arma da FX airguns.
Pessoalmente sempre tive curiosidade de esmiuçar uma arma deste fabricante, mas nunca tive a oportunidade de ter uma em mãos para essa finalidade.
A arma em questão pertence ao amigo Edu Antunes e está à venda, já que ele quer dar uma melhorada nos materiais dele.
2.Apresentação:
O site do fabricante é este:
[url] http://www.fxairguns.com/ [url]
A arma se trata de uma FXT12:
[url] http://www.fxairguns.com/rifle/the-t12/ [url]
No entanto, as informações atuais do site dizem respeito aos modelos mais novos já com o cano Smoot twist e cilindro com maior pressão de recarga. A arma que está comigo foi importada em 2008.
O modelo deste review tem coronha em polímero e sobrecano. A arma é harmoniosa e tem um formato bem alongado o que passa uma sensação de arma robusta e pesada, embora e massa dele seja pequena.
A coronha é bem acabada e possui “zigrinados” nas laterais da telha e no pistol grip. A parte traseira tem almofada no montecarlo do lado esquerdo, ou seja: é uma arma mais projetada para destros. Além disso a passagem para as mãos na coronha TH é mais adequada ao encaixe da mão direita.
A telha deste modelo não é muito larga, o que indica que não é uma carabina que seja projetada para atirar em condições de prova apoiada. Para uso com a arma em punho ela é bem confortável, em especial para quem usa empunhadura estilo caçador.
A soleira pode ser regulada, bastando afrouxar um parafuso tipo fenda na parte traseira da mesma. Esse tipo de ajuste ajuda muito à chegar numa empunhadura confortável para cada atirador.
O guarda mato é parte integrante da coronha, cumprindo muito bem com sua função de proteger a tecla o gatilho.
Quanto à ferragem da arma, o bloco é feito em alumínio e muito bem anodizado na cor preta. O bloco é bem acabado, sem qualquer tipo de rebarba ou falhas na anodização. As gravações de modelo e demais informações vêm na cor branca e pintados sobre o bloco.
O restante da arma tem acabamento em pintura (acredito ser pintura eletrostática). Também na cor preta e com excelente acabamento. Isso inclui acabamento do cilindro de armazenamento do ar e o sobrecano.
A única parte que achei em metal ferroso oxidado foi a peça 8 que liga o sobrecano ao cilindro.
O cilindro da alma é bem longo porém não é demaziado pesado, o que deixa a arma com excelente equilíbrio para tiros com ela em punho.
Acompanha na ponta do cilindro a entrada para recarga de ar e um manômetro com pressão máxima de 250Bar e escala com intervalos de 50 bar. Cabe um observação aqui em relação ao fill probe, que e o mesmo da hatsan AT44.
Esta carabina tem o martelo acionado pelo sistema bolt action, que lembra a operação de um ferrolho de arma de fogo.
Inicialmente deve-se deslocar o manípulo para cima, fazendo com que ele saia o encaixe frontal onde fica para posição de tiro.
Após este primeiro movimento, basta puxar o manípulo para trás com força suficiente para vencer a tensão da mola do martelo.
No fim do curso basta girar o manípulo para baixo no encaixe traseiro. Com isso a arma fica aberta possibilitando a colocação do magazine ou mesmo introdução dos chumbos com as pontas dos dedos.
Para concluir o municiamento basta agora empurrar o manípulo para a frente e encaixar no rasgo dianteiro. Agora a arma estpa municiada e com o martelo armado pronta para realizar um disparo.
É importante notar que neste modelo do review não há trava de segurança. Ou seja: uma vez armada deve-se procurar disparar a arma para evitar que fique carregada e armada por muito tempo.
É até possível aliviar a tensão da mola do martelo sem ter que disparar a arma, bastando para tanto abrir o manípulo para posição de armar a mola do martelo. Após aberto deve-se segurar o manípulo e acionar o gatilho segurando firmemente o manípulo e deixando a tensão da mola do martelo se dissipar vagarosamente à medida em que deixamos o manípulo seguir para a frente. Essa operação vai deixar o martelo na posição de desarmado e um chumbo na entrada do cano. Ao rearmar novamente o magazine deve ser retirado para não por dois chumbos.
Este modelo de carabina vem com um sobrecano, que além de harmonizar a arma tem função de reduzir o som do disparo. Essa redução e feita pela proteção lateral do mesmo e principalmente por um moderador de som integrado ao siatema.
A remoção do sobrecano é bem fácil, bastando apenas retirar um pequeno prisioneiro na parte de cima do mesmo.
O sobrecano fica alinhado por duas peças que são presas ao cano da arma. Uma na parte traseira, encostado no bloco e uma na parte frontal, perto da ponta do cano.
Suporte do sobrecano na parte traseira da arma:
Suporte do sobrecano na parte da frente do cano.
O suporte frontal além de manter “suspenso” o sobrecano, possui três orifícios por onde o ar do disparo é forçado para trás auxiliando na minimização do pouco recuo da arma. Esse é o chamado freio de boca.
A arma sem o sobrecano revela um cano bem fino e um visual esquelético.
Notar que o cano não vem oxidado, tem apenas um polimento.
3.Desmontando a arma:
3.1.remoção da coronha:
A coronha é facilmente removível, pois e presa por apenas um parafuso à frente do guarda mato. O parafuso tem encaixe tipo alen de 3,00mm.
3.2.retirada do manípulo:
O manípulo vem rosqueado no ferrolho e basta apenas girá-lo no sentido anti horário.
3.3.retirada do cano:
Para remover o cano, basta retirar dois pequenos prisioneiros localizados na parte de cima do bloco da arma.
A parte de cima, referente ao encaixe do cano ao bloco é esta. Notem as marcas dos prisioneiros de fixação no bloco e de fixação do suporte do sobrecano.
A parte de baixo do encaixe é esta. Notar que existe um lado certo para o cano entrar no bloco. Pois há um furo de comunicação com o transfer port.
3.4.Retirada dos suportes do sobrecano:
Existem duas peças que suportam o sobrecano, uma na parte traseira do cano e euma na parte final deste.
O da parte traseira é feita em metal ferroso e oxidado. Fica preso no cano por dois prisioneiros na parte superior. O encaixe dos prisioneiro é do tipo alen com chave de 2,5mm.
O da parte frontal é preso por três prisioneiros posicionados em ângulos de 120 graus, o que indica que é uma peça que pode sofrer leve ajuste para melhor centralização.
A peça frontal possui três furos que servem como passage do ar que escapa pela boca do cano durante o disparo, servindo como freio de boca.
3.5.retirada do gatilho:
O conjunto do gatilho desta arma é extremamente simples. E apesar da simplicidade o gatilho é muito bom, possui regulagens precisas e pode ser regulado bem leve.
A retirada inicia pela remoção de dois pequenos pinos que mantém o conjunto a tecla e o gatilho no lugar. Na foto abaixo, o pino de baixo libera o conjunto da tecla e o pino de cima libera o gatilho.
Retirar primeiro o pino da tecla, tomando cuidado para ele não saltar, já que é tensionado por uma mola.
Em seguida o Segundo pino pode ser removido, liberando o gatilho. Tmar cuidado pois o gatilho é diminuto e pode cair dentro da arma.
Nestas fotos podem ser vistas as regulagens do gatilho:
Funcionamento do primeiro estágio:
Funcionamento do segundo estágio:
O peso do segundo estágio é dado por uma espera presa na ponta de um parafuso oco e tensionada por uma molinha. Esse parafuso pode ser completamente afastado do conjunto, deixando o gatilho sem estágio e extremamente leve.
Caso o parafuso com a esfera for aproximado do corpo da caixa de gatilho o segundo estágio aparece e seu peso é tão maior quanto maior for a proximidade da esfera com o corpo. Até o ponto da esfera ficar completamente apoiada impossibilitando o disparo.
Aqui o conjunto do gatilho for a da arma:
3.6.retirada do martelo:
Para remoção do martelo, basta retirara o próprio parafuso que serve para sua regulagem de tensão.
Para manter a mesma tensão na remontagem, basta medir a profundidade que a peça se encontra antes da desmontagem.
Após e retirada do parafuso de regulagem de tensão a mola aponta no bloco (cuidado para não voar). Removida a tensão da mola bata retirá-la e depois puxar o ferrolho para trás. Com isso todo conjunto chega para trás.
Além do ferrolho, virão uma peça com uma mola que dá tensão e mantém o manípulo na posição fechada e o próprio martelo. Deve-se tomar cuidado para não deixar as peças caírem.
Martelo. Esse é bem leve com apenas 28 gramas.
Ferrolho, o pino voltado para baixo se encaixa no martelo e tem função de levar ele para trás possibilitando engatilhar a arma.
Essa peça de metal se encaixa no pino do ferrolho. A mola na frente dela mantém tensão sobre o ferrolho evitando que ele faça com facilidade o movimento inicial de rotação para sua abertura.
O conjunto fica montado no bloco desta forma:
Medidas da mola do martelo:
Comprimento: 60,20mm
Diâmetro externo: 9,60mm
Espessura do arame: 1,15mm
Número de voltas: 21
3.7.Sistema de sobrecano o moderador de som:
Esta carabina vem dotada de um sobrecano com moderador de som e freio de boca integrados.
O sobrecano além de harmonizar mais o conjunto tem função de deixar juntamente com o moderador a arma mais silenciosa e a diferença de som é notável entre ela com e sem o sobrecano.
O sobrecano nada mais é que um tubo de alumínio tendo uma das extremidades livre para se encaixar nos suportes do cano e a extremidade oposto fechada por uma peça com rosca que faz o acabamento e mantém o moderador no lugar.
O moderador apesar de ter peças bem simples é muito funcional e deixa a arma bem quieta. O sistema de mola dele mantem uma carga sobre o sistema deixando todo alinhado com a ponta do cano. Na hora da montagem do sobrecano, para encaixar o prisioneiro que o prende ao suporte, deve-se pressionar para trás o tubo para dar certa tensão na mola.
4.Usando o sistema multshot.
Esta carabina pode ser usada tanto no sistema monoshot quanto multshot.
O sistema multshot vem com a arma e consiste de um magazine de 12 posições no calibre .22. Já o sistema monoshot deve ser comprado em separado. Mas é possível usar a arma em monoshot mesmo sem a rampa, embora seja um pouco trabalhoso.
O magazine da arma é todo feito em polímero e a rotação do mesmo é feita por uma mola interna.
4.1.Vista geral do magazine:
4.1.Carregando o magazine:
Para iniciar o carregamento, a parte frontal do magazine (transparente) deve ser girada no sentido anti horário até a ultima posição dos chumbos (12º chumbo). Isso faz com que a mola que gira o sistema seja tensionada.
Ao atingir a ultima posição, deve-se adicionar um chumbo no sentido da parte preta para a parte transparente, sendo que este primeiro chumbo deve ser colocado com a cabeça voltada para o atirador, ou seja: ele entra de ré.
Após a colocação do primeiro chumbo, o magazine deve ser virado com a parte transparente para o atirador. Após isso deve-se girar a parte transparente no sentido horário, expondo mais um dos alojamentos, quando os furos forem coincidentes acrescenta-se um chumbo, so que desta vez com a saia voltada para o atirador.
O processo deve ser repetido até que todos os alojamentos estejam cheios.
Após tudo cheio basta alinhar a perte transparente com o restante do magazine e encaixar ma arma da direita para esquerda com a parte transparente voltada para o atirador.
Toda vez que o manípulo é acionado e um chumbo vai para a entrada do cano a mola que gira o magazine exerce uma tensão que faz os alojamentos girarem.
Quando o chumbo está na entrada do cano o alojamento fica apoiado na ponta do guia do chumbo. Ao acionar o ferrolho para armar o martelo o guia libera o alojamento vazio, e a mola faz o magazine girar. A parada do magazine se dá quando a cabeça do próximo chumbo a ser disparado apoia-se na parte de trás do magazine. Ou seja: o chumbo serve de stop para o giro e leva uma pequena pancada na cabeça.
Para tiros de muita precisão é recomendável usar a arma em monoshot, pois esta pancada na cabeça do chumbo embora pequena pode causar um leve dano que faz a precisão reduzir um pouco.
Segue grupos feitos com dois tipos de chumbo no sistema monoshot e multshot.
Posição de tiro: BR
- Usando JSB jumbo:
Carregado no sistema monoshot:
Carregado no sistema multshot:
- Usando H&N FTT (a legenda das fotos está errada Não é barracuda FTT é H&N FTT):
Carregado no sistema monoshot:
Carregado no sistema multshot:
Embora seja um teste bastante simplório, com apenas três grupos de casa situação, dá para notar uma piora nos grupos com o carregador. Em especial e piora é mais acentuada no JSB de liga mais macia. No H&N nota-se piora nos grupos, porém menos acentuada, provavelmente pela liga mais dura que se deforma menos com a batida.
5.Agrupamentos a 25 metros:
Posição:BR;
Equipamento de pontaria: tasco target varmint 10-40x50;
Pressão: 150 bar (plugado em cilindro tipo T de dez metros cúbicos de N2);
Chumbo JSB jumbo;
Vento: sem vento.
5.1.arma com o sobrecano no lugar:
5.1.1: JSB jumbo 5,52mm
5.1.2.JSB heavy 5,52mm:
5.2:arma sem o sobrecano e sem os apois, ou seja: cano flutuante:
5.2.1.JSB jumbo 5,52mm:
6.String:
O string foi feito com a arma na configuração que chegou na minhas mãos.
Usei um alvo de papel 17x17 para pistola a 10 metros para servir de referencial para os disparos.
Chumbo JSB jumbo 5,52.
Segue o resultado do string. O primeiro gráfico contém os dados de todos os disparos e o segundo no ponto doce, ou pelo menos mais próximo dele.

Após testes com a arma na configuração que veio para mim, regulei no máximo a tensão na mola do martelo e fiz outro string com JSN jumbo.

7.Disparos em silhuetas metálicas escala 1/5:
Os dois tiros acima da silhueta foram para corrigir a luneta que estava zerada a 50 metros.
8.Disparo em silhueta metálica de carneiro escala 1/5 a 50 metros;
No começos dos disparos estava sem vento e agrupou bem, depois nos últimos disparos deu umas rajadas de vento que espalharam um pouco os chumbos.
9.Disparos em barras de sabão a 25 metros;
9.1.JSB jumbo 883,2 fps:
9.2.Gamo expander 895,0 fps:
9.3.JSB ultra shock heavy 731,2 fps:
9.4.Gamo rocket 880,1 fps
Abraço e bons tiros.