Cometa FENIX 400 - Detalhes da Instalação de GR de Fábrica

Tudo sobre a COMETA deverá ser postado aqui.

Cometa FENIX 400 - Detalhes da Instalação de GR de Fábrica

Mensagempor Mandarim » 26/02/2014 - 18:28:09

Seguem fotos com os detalhes de instalação de GR SMS pela fábrica. A instalação é invertida com a câmara do GR dentro do êmbolo.

A foto abaixo mostra a haste do GR SMS M455 dentro da carabina - Instalação invertida
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Culatra (conjunto gatilho) liberada
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Retirada do conjunto gatilho
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Conjunto gatilho sem o pino guia de mola
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Conjunto gatilho e GR SMS M455
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Cilindro da caixa do gatilho usinada (rebaixo de 18,5 mm de diâmetro por 4 mm de profundidade) o furo pré existente de encaixe no pino guia de mola possui 12 mm de diâmetro
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Detalhe do encaixe da haste no GR no cilindro da caixa de gatilho
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Arruela centralizadora da haste do GR em formato de "chapéu" espessura total de 4 mm
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Arruela centralizadora vista pelo lado do encaixe no cilindro da caixa de gatilho (diâmetro externo menor 12 mm e altura de 2 mm)
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Arruela centralizadora vista pelo lado do encaixe na haste do GR (diâmetro externo maior 15 mm e altura de 2 mm) o furo centralizado possui 8 mm de diâmetro e 2 mm de profundidade.
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Detalhe do encaixe da arruela no rebaixo usinado no cilindro da caixa de gatilho
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Pré compressão do GR é mínima - 1,25 mm

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Medição da pré-compressão
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Pré compressão de 1,25 mm - paquímetro Mitutoyo 0,05 mm
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Observações: a medida de 18,5 mm para o diâmetro do rebaixo foi escolhida para possibilitar que o GR entre dentro do cilindro da caixa de gatilho para permitir o engatilhamento da carabina. Talvez o GR possa ser instalado de modo normal, com a haste do GR dentro do êmbolo, para tal seria necessário o uso de uma arruela centralizadora de 20 mm de diâmetro externo ainda não testei este modo de instalação.

*** --- :mrgreen:

Incluído em 01/03/2014 ATENÇÃO- Muito importante !

Graças ao karnaq que descobriu a razão da medida do diâmetro do rebaixo ser de 18,5 mm, para instalação do GR M440 / M455 na Fenix 400, devem ser observadas rigorosamente as medidas postadas. Caso contrário, a carabina não vai engatilhar.
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Re: Cometa FENIX 400 - Detalhes da Instalação de GR de Fábri

Mensagempor Marcelo Santos » 26/02/2014 - 21:08:36

Mandarim,

Obrigado por compartilhar o conteúdo, como sempre digo:

São de camaradas assim que engrandecem o fórum, trazendo sempre o conteúdo e deixando de lado o egoísmo e transmitindo o que se sabe!

Abçs
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Re: Cometa FENIX 400 - Detalhes da Instalação de GR de Fábri

Mensagempor ksagrand69 » 26/02/2014 - 22:26:26

Obrigado por compartilhar... muito detalhado e esclarecedor!

Fica a dúvida: é possível fazer um centralizador para que se encaixe a câmara do GR no conjunto do gatilho?

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Re: Cometa FENIX 400 - Detalhes da Instalação de GR de Fábri

Mensagempor Luciano predator » 26/02/2014 - 23:46:21

Para quem não tem gas ran ainda,se for fazer com a camâra do gas dentro do embolo,só precisaria usinar a peça do gatilho a 15mm,em vez dos 18,5mm??????

Seria correto isso Mandarim.



E queria agradecer pelo excelente tópico novamente,me ajudou muito as dúvidas!!!!!
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Re: Cometa FENIX 400 - Detalhes da Instalação de GR de Fábri

Mensagempor Mandarim » 27/02/2014 - 06:27:50

Luciano predator escreveu:Para quem não tem gas ran ainda,se for fazer com a camâra do gas dentro do embolo,só precisaria usinar a peça do gatilho a 15mm,em vez dos 18,5mm??????

Seria correto isso Mandarim.

E queria agradecer pelo excelente tópico novamente,me ajudou muito as dúvidas!!!!!


Uma vez que a remoção do pino guia de mola da caixa de gatilho é mandatória, o correto é efetuar as medições da caixa de gatilho original com mola para verificar a questão da retirada do pino guia de mola.

Outro detalhe importante, é que a arruela "tipo chapéu" não acompanha os GR M440 / M455 vendidos com peça de reposição.

Após retirada do pino usinar um "rebaixo" no cilindro da caixa de gatilho com torno mecânico nas seguintes medidas: 15 mm de diâmetro x 4 mm de profundidade. Ficaria, ressalvadas as diferenças nas medidas, algo similar a caixa de gatilho da Cometa 220 mostrada na foto abaixo:

Imagem


Resumindo, basicamente seriam necessárias as seguintes ações:

1) retirada do pino guia de mola. Nota: não conheço a caixa de gatilho original, se o pino guia de mola for encaixado, basta retirá-lo e conferir a medida do diâmetro do furo no cilindro da caixa de gatilho, que na caixa utilizada na instalação de GR de fábrica é de 12 mm.

2) confecção de uma arruela centralizadora da haste do GR com 15 mm de diâmetro externo e 4 mm de espessura com um furo centralizado de 8 mm de diâmetro e 2 mm de profundidade. Ou se o cilindro da caixa de gatilho, após a retirada do pino guia de mola, ficar com um furo de 12 mm de diâmetro, confeccionar uma arruela "tipo chapéu" com as medidas idênticas às postadas.

3) usinagem do cilindro da caixa de gatilho com rebaixo de 4 mm de profundidade e 18,5 mm de diâmetro (TEM QUE SER 18,5 mm por 4 mm, caso contrário a carabina não engatilha pois o GR entra dentro desse rebaixo para possibilitar o engatilhamento).

Mais detalhes, leiam o post do karnaq que descobriu este detalhe importantíssimo logo abaixo ...

Alguém que tenha uma Fenix 400 com mola poderia postar as medidas do pino guia de mola ? Diâmetro externo e comprimento a partir da face do cilindro da caixa de gatilho ?
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Re: Cometa FENIX 400 - Detalhes da Instalação de GR de Fábri

Mensagempor karnaq » 28/02/2014 - 01:26:41

Eu também estou na luta para eu mesmo instalar o Gas Ram na cometa.
Agora, lendo esse artigo, já facilitou muito e me mostrou que eu estava no caminho certo.
Mas atenção, esse resumo final não me parece correto quando manda usinar o cilindro da caixa de gatilho com 15 mm de diâmetro. Seria 18,5mm, como muito bem explicado anteriormente.

Mandarim escreveu:
Luciano predator escreveu:Para quem não tem gas ran ainda,se for fazer com a camâra do gas dentro do embolo,só precisaria usinar a peça do gatilho a 15mm,em vez dos 18,5mm??????

3) usinagem do cilindro da caixa de gatilho com rebaixo de 4 mm de profundidade e 15 mm de diâmetro.



Aliás, não entendo porque aquela arruela centralizadora (ou calço, como o torneiro prefere chamar), tem apenas 15 mm de diâmetro. Mandei confeccionar a minha com 18mm, preenchendo o rebaixo inteiro.
Obrigado pelo artigo. Me deu confiança para terminar o trabalho sem medo de estar torneando incorretamente uma peça original da cometa.
Abraço a todos.
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Re: Cometa FENIX 400 - Detalhes da Instalação de GR de Fábri

Mensagempor Mandarim » 28/02/2014 - 18:48:10

karnaq escreveu:Eu também estou na luta para eu mesmo instalar o Gas Ram na cometa.
Agora, lendo esse artigo, já facilitou muito e me mostrou que eu estava no caminho certo.
Mas atenção, esse resumo final não me parece correto quando manda usinar o cilindro da caixa de gatilho com 15 mm de diâmetro. Seria 18,5mm, como muito bem explicado anteriormente.

Mandarim escreveu:
Luciano predator escreveu:Para quem não tem gas ran ainda,se for fazer com a camâra do gas dentro do embolo,só precisaria usinar a peça do gatilho a 15mm,em vez dos 18,5mm??????

3) usinagem do cilindro da caixa de gatilho com rebaixo de 4 mm de profundidade e 15 mm de diâmetro.



Aliás, não entendo porque aquela arruela centralizadora (ou calço, como o torneiro prefere chamar), tem apenas 15 mm de diâmetro. Mandei confeccionar a minha com 18mm, preenchendo o rebaixo inteiro.
Obrigado pelo artigo. Me deu confiança para terminar o trabalho sem medo de estar torneando incorretamente uma peça original da cometa.
Abraço a todos.


Editado: motivo, apaguei as informações incorretas quanto as medidas. :oops: :oops: :oops:

Corrigindo o meu erro, graças ao karnaq, tem que usinar a peça do gatilho com um rebaixo de diâmetro de 18,5 mm por 4 mm de profundidade, senão a carabina não engatilha.

(detalhes e conteúdo original, no post do karnaq abaixo).
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Re: Cometa FENIX 400 - Detalhes da Instalação de GR de Fábri

Mensagempor karnaq » 01/03/2014 - 12:23:33

Foi uma resposta à pergunta do Luciano predator a qual foi se bastaria usinar a peça do gatilho a 15 mm, em vez dos 18,5 mm e a resposta é sim, não há necessidade de usinar 18,5 mm se for usar a arruela centralizadora da haste com 15 mm de diâmetro, se usar uma arruela de 17mm tem que usinar 17mm, se usar uma arruela de 18,5 mm tem que usinar 18,5mm. Simples assim ...
Não tem nada incorreto e contraditório. ___ Recomendo mais atenção na leitura ...


Mandarim, verdade, apenas sugeri o possível equívoco para evitar um retorno ao torneiro. Não estou apontando erros nem sugerindo defeito na explicação. Aliás, o post veio muito à calhar, pois eu procurei por muito tempo um material semelhante, não encontrei nada, e tive que quebrar a cabeça tentando instalar o gas ram por minha conta. Não quero causar tumulto ou vencer a discussão - quero apenas incrementar e discutir uma questão, pois não é essa a função do fórum?

Então, ainda na questão do diâmetro, não acho que alguém tem a opção de fazer o rebaixo com menor diâmetro.

Se for feito com menos de 18,5 mm, não vai funcionar.
Eu fiz o rebaixo com 18 mm de diâmetro e 2,5mm de profundidade e por isso vou ter que voltar no torneiro para alargar 0,5 mm (no diâmetro) e afundar mais 2 mm.
Veja:
O cilindro não cabe dentro do embolo. ele fica 2mm pra fora. E esses 2mm fazem falta na hora de engatilhar. Eu montei a minha sem rebaixo e depois com um rebaixo de 2mm e ainda não engatilhou (nesse caso a arruela ou calço centralizador ficou rente à borda do conjunto do gatilho).
Vou ter que voltar ao torneiro para rebaixar mais 2mm de profundidade (o que somaria 4 mm de rebaixo), pois assim o cilindro do gas ram vai poder entrar dentro do conjunto do gatilho (vai entrar os 2mm que ele fica para fora do embolo dianteiro) e o embolo dianteiro vai vir mais 2mm para trás e vai conseguir engatilhar.
Se o cilindro do gas ram deve entrar ao menos 2mm no conjunto do gatilho, então o rebaixo deve ter o diametro suficiente para permitir que o cilindro do gas ram entre os 2mm. Por isso o rebaixo deve necessariamente ter 18,5 mm de diametro, que é o diametro do cilindro do gas ram.

Entendeu a questão que eu apontei na sua explicação?
karnaq
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Re: Cometa FENIX 400 - Detalhes da Instalação de GR de Fábri

Mensagempor Mandarim » 01/03/2014 - 19:07:30

karnaq escreveu:
Foi uma resposta à pergunta do Luciano predator a qual foi se bastaria usinar a peça do gatilho a 15 mm, em vez dos 18,5 mm e a resposta é sim, não há necessidade de usinar 18,5 mm se for usar a arruela centralizadora da haste com 15 mm de diâmetro, se usar uma arruela de 17mm tem que usinar 17mm, se usar uma arruela de 18,5 mm tem que usinar 18,5mm. Simples assim ...
Não tem nada incorreto e contraditório. ___ Recomendo mais atenção na leitura ...


Mandarim, verdade, apenas sugeri o possível equívoco para evitar um retorno ao torneiro. Não estou apontando erros nem sugerindo defeito na explicação. Aliás, o post veio muito à calhar, pois eu procurei por muito tempo um material semelhante, não encontrei nada, e tive que quebrar a cabeça tentando instalar o gas ram por minha conta. Não quero causar tumulto ou vencer a discussão - quero apenas incrementar e discutir uma questão, pois não é essa a função do fórum?

Então, ainda na questão do diâmetro, não acho que alguém tem a opção de fazer o rebaixo com menor diâmetro.

Se for feito com menos de 18,5 mm, não vai funcionar.
Eu fiz o rebaixo com 18 mm de diâmetro e 2,5mm de profundidade e por isso vou ter que voltar no torneiro para alargar 0,5 mm (no diâmetro) e afundar mais 2 mm.
Veja:
O cilindro não cabe dentro do embolo. ele fica 2mm pra fora. E esses 2mm fazem falta na hora de engatilhar. Eu montei a minha sem rebaixo e depois com um rebaixo de 2mm e ainda não engatilhou (nesse caso a arruela ou calço centralizador ficou rente à borda do conjunto do gatilho).
Vou ter que voltar ao torneiro para rebaixar mais 2mm de profundidade (o que somaria 4 mm de rebaixo), pois assim o cilindro do gas ram vai poder entrar dentro do conjunto do gatilho (vai entrar os 2mm que ele fica para fora do embolo dianteiro) e o embolo dianteiro vai vir mais 2mm para trás e vai conseguir engatilhar.
Se o cilindro do gas ram deve entrar ao menos 2mm no conjunto do gatilho, então o rebaixo deve ter o diametro suficiente para permitir que o cilindro do gas ram entre os 2mm. Por isso o rebaixo deve necessariamente ter 18,5 mm de diametro, que é o diametro do cilindro do gas ram.

Entendeu a questão que eu apontei na sua explicação?


{CLAP} {CLAP} {CLAP} para o karnaq...

karnaq, deixo aqui o meu pedido de desculpas... Graças ao seu post, abri novamente a Fenix 400 e é bem isso que você explicou. Se não fizer o rebaixo no cilindro da caixa de gatilho com 18,5 mm, o GR topa e a carabina não engatilha. Realmente os projetos das Cometas são no limite.

Muito obrigado pela excelente explicação, eu ia passar batido neste "pequeno detalhe" que faz toda a diferença. Tanto que pensei que o diâmetro de 18,5mm fosse para possibilitar a instalação de modo normal com a haste dentro do êmbolo.

Valeu, vou corrigir o tópico postando um alerta. ***

Outro cuidado com detalhes, é a questão da pré compressão (eu estava devendo esta medida e aproveitei que abri a carabina e efetuei a medição)

"Eu fiz o rebaixo com 18 mm de diâmetro e 2,5mm de profundidade e por isso vou ter que voltar no torneiro para alargar 0,5 mm (no diâmetro) e afundar mais 2 mm."

Observe com cuidado, se a profundidade ligeiramente maior do rebaixo (2,5 + 2 = 4,5 mm) não vai afetar a pré compressão do GR que já é bem pequena.

Pré compressão do GR é mínima - 1,25 mm

Imagem

Medição da pré-compressão
Imagem

Pré compressão de 1,25 mm - paquímetro Mitutoyo 0,05 mm
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Re: Cometa FENIX 400 - Detalhes da Instalação de GR de Fábri

Mensagempor Luciano predator » 01/03/2014 - 20:33:55

Entrei em contato com o SidineiMcSoul.

E ele me disse de acordo com os testes o cilindro do gas ran,para frente foi o que obteve melhor peformance,menos variação e vibração.

Isso pelo menos na cometa fenix 400.Nas outras cometas não perguntei.

Tópico muito enrriquecido,logo postarei fotos de antes de tirar o pino do gatilho que segura a mola.
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Re: Cometa FENIX 400 - Detalhes da Instalação de GR de Fábri

Mensagempor Luciano predator » 23/03/2014 - 20:08:06

Como prometi esta ai a parte mecânica a mola original da fênix 400.


viewtopic.php?f=29&t=15218
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Re: Cometa FENIX 400 - Detalhes da Instalação de GR de Fábri

Mensagempor karnaq » 01/04/2014 - 23:03:48

Olá Mandarim e pessoal do fórum.

Terminei o trabalho com a minha cometa fenix 400 e deu tudo certo. Ficou ótima. Obrigado mais uma vez pela seu trabalho de desmontar a cometa e compartilhar conosco.
Queria compartilhar contigo uma modificação que eu fiz na minha quando instalei o GR e gostaria de ter a sua opinião sincera se você acha que a mudança é boa ou ruim.
Se for boa, vamos espalhar a idéia.
Olha só:
Notei uma folga entre o Gas Ram e a Câmara dianteira. Coisa pouca, mas uma folga.
Também havia uma folga muito mínima (menos de alguns décimos de milímetro - talvez 0,1 ou 0,2 mm) entre a haste do Gas Ram e a arruela centralizadora.
Para tirar essa folga eu coloquei chapa de raio x.
Veja as figuras:
Chapa recortada em circulo para tirar a folga na haste do gás ram e arruela centralizadora
Imagem
Imagem

Chapa do tamanho do cilindro do gás ram, dando aproximadamente uma volta e meia, para tirar a folga entre o cilindro do gas ram e a câmara dianteira. Essa foto foi tirada antes da chapa e o cilindro do gas ram serem ajustados dentro da câmara
Imagem

O que lhe parece as modificações no sentido de diminuir as folgas? Ví um vídeo no youtube onde uma cometa 220 é customizada com gas ram que o armeiro tira essa folga com fita isolante.
Só para esclarecer, não fica sobrando nada de chapa para fora da câmara quando o cilindro é encaixado. Essa chapa tem o tamanho do cilindro, de forma que é como se eu apenas tornasse o cilindro do gas ram um pouco mais grosso para ele entrar mais justo na câmara. E bem justo mesmo. Tive que colocar um pouco de silicone liquido para entrar. E o cilindro não ficou imóvel na câmera, mas a folga diminuiu muito, principalmente na ponta mais extrema do gás ram (na parte mais funda da câmara).
E com a chapa na arruela centralizadora, a haste do gas ram fica muito justa. Isso inclusive me levou a acreditar que havia aumentado um pouco a pré-compressão (preocupação que você relatou na sua explicação neste post), mas acho que esse aumento de pré compressão é falso, pois quando comprimida para montagem parece que há um ajuste/molde melhor da chapa do raio x, fazendo com que o aumento da pré compressão se limite apenas à espessura da chapa, o que é um aumento pouco significativo.

A princípio a idéia me pareceu boa, pois presumo que quanto mais justas as peças maior precisão. É uma opinião de leigo, mas presumo que, se não houver melhora, também não haveria de piorar.

O que lhe parece Mandarim?

Alguém mais gostaria de contribuir?

Abraço à todos.
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Re: Cometa FENIX 400 - Detalhes da Instalação de GR de Fábri

Mensagempor Mandarim » 03/04/2014 - 19:57:14

Só recomendo limpar bem a chapa de raio X para eliminar os resquícios de sais de prata.
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ERIVALDO
18/09/2018 - 22:31:31
A saxon vem com o adaptador de recarga, o certificado e a faca que vem junto de fabrica?
ERIVALDO
18/09/2018 - 22:31:11
me manda mensagem no pv
maskote
13/09/2018 - 15:04:04
eu tenho fabiano pires
maskote
13/09/2018 - 15:03:52
Alguem vendendo luneta de visão noturna?
fabiano pires
11/09/2018 - 08:03:56
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