Review Cometa 220 Galaxy .22 mola original - Dispropil

Mostre o que sua arma tem de bom (e de ruim tb) !

Review Cometa 220 Galaxy .22 mola original - Dispropil

Mensagempor Andersonymk » 15/08/2014 - 20:57:07

REVIEW COMETA 220 GALAXY CALIBRE .22

Este review é para ser publicado no fórum AramasdeAr. A reprodução total ou parcial deste conteúdo só poderá ser feita em outro local com autorização do autor ou administrador do fórum.
1.Introdução:
2.Primeiras impressões:
3.Desmontando:
4.Algumas medidas:
5.Teste de velocidade e energia:
6.Teste de penetração em barras de sabão:
7.Agrupamento a 10 metros:
8.Agrupamentos a 25 metros:
9.Agrupamentos a 50 metros:
10. Disparos nas silhuetas escala 1/5:

1.Introdução:
Recentemente necessitei de uma carabina para fazer a prova de papel a 10 metros em calibre .22 do Clube de Tiro de Saquarema. Pesquisando um pouco no mercado sobraram duas escolhas: CBC B19-14 e Cometa 220.
Como a B19-14 já é bem conhecida e a compra também visava fornecer material para este review optei pela cometa além disso resolvi comprar o modelo mais barato, que é da série galaxy, equipada com coronha de polímero e mola helicoidal.
O que mais pesou na minha escolha e a qualidade dos agrupamentos a 10 metros que já vi muitas cometa 220 fazerem no calibre .177.
Logicamente o pedido recaiu sobre um dos nossos patrocinadores. No caso fiz a compra na Dispropil.
- Link para as cometa em calibre .22
https://dispropil.com.br/tiro-esportivo/carabinas-de-pressao-5-5mm/cometa
- Link para a cometa em questão:
https://dispropil.com.br/produtos/carabina-de-pressao-cometa-220-galaxy-5-5mm

2.Primeiras impressões:
Quem já comprou nesta loja sabe que mandam as armas bem embaladas, além do que parece que a jadlog também está caprichando nas embalagens também.
- Embalagem de plástico vinda da jadlog:
Imagem
- Dentro do plástico a embalagem da Dispropil em papel pardo:
Imagem
- Dentro do papel a caixa de papelão ondulada para o transporte:
Imagem
- Dentro do papelão a caixa original, capa, WD40 e óculos de proteção.
Imagem
- Na caixa original a carabina vem dentro de uma sacola plástica para proteção contra umidade.
Imagem

Ao retirar da embalagem pude notar que a arma é muito bem acabada. Oxidação de boa qualidade e coronha sem rebarbas fabris. O conjunto e bem harmonioso, a coronha tem formato muito bonito e é mais parruda que a de madeira, passando a impressão que a arma é maior que a de coronha de madeira.
O novo focinho que vem na arma também ajuda muito na harmonização do visual, passando a impressão de uma carabina com linhas modernas, porém sem exageiros que beiram o mal gosto.
Imagem
Imagem
Imagem

A massa de mira vem protegida por um túnel em metal, que possui furos para entrada de luz. O túnel pode ser removido, pois fica encaixada na base de plástico (no caso dessa arma veio até fora do lugar pelo transporte).
Pesa à favor desta carabina o fato do túnel de proteção ser de chapa de aço resistente, porém fina, o que evita poluição na hora da visada.
Imagem
Massa de mira sem o túnel de proteção exibe seu insert em fibra óptica na cor vermelha. Esse é um dos pontos mais fracos que acho nesta arma (e em muitas outras). A fibra óptica é bem grossa e o suporte para seu abrig acaba por deixar o “poste” muito grande, o que dificulta a visada de alvos menores, especialmente em situações que se tenha que compensar num tiro mais longo.
Imagem
Imagem

A alça de mira é feita quase em sua totalidade de polímero, exceto a roda de regulagem vertical do POI. Portanto é um sistema relativamente frágil e deve-se tomar cuidado com ele.
Aqui também faz-se presente os insert em fibra óptica na cor verde. O formato do entalhe da alça atrapalha um pouco a visada até que se tenha costume, pois ele não é totalmente plano. No começo existe uma tendência de “engolir” a massa de mira.
A massa possui ajuste vertical e horizontal do POI. O ajuste vertical é feito por uma roda gradada de 0 a 9. Os cliques não são muito bem definidos, mas o sistema tem bom ajuste e não sai da regulagem com facilidade. Girando a roda no sentido anti-horário o POI desloca para cima.
Imagem
Imagem

A regulagem horizontal é feita por uma roda na lateral direita da massa. Há na parte frontal do entalhe uma escala que serve de referencial para o deslocamento. Girando a roda no sentido anti-horário o POI desloca para esquerda.
Imagem

A tecla do gatilho é feita totalmente em chapa de aço, apesar de ser simples tem boa ergonomia, pois a curvatura abriga confortavelmente a falange do indicador e a distância não é muito grande, possibilitando uma boa pegada de gatilho mesmo para quem tem mãos pequenas.
O guarda mato é em polímero e diferentemente de muitas coronhas do mesmo material, ele pode ser removido, pois não é parte integrante do restante da coronha.
Imagem

A coronha não possui zigrinados, mas a telha e o pistol grip tem textura mais áspera que o restante da coronha, conferindo boa pegada mesmo com as mãos suadas.
Imagem
Imagem

A parte de trás da coronha possui almofada em ambos os lados. Isso facilita para os canhotos na hora da visada. E torna o modelo uma boa opção, já que a maioria das carabinas tem almofada só para destros.
Imagem
Imagem

A soleira é feira em borracha bem dura. Mesmo assim não é desconfortável, pois a carabina tem recuo pouco pronunciado.
Imagem

Na parte traseira da câmara há um rabo de andorinha para montagem de equipamento de pontaria como luneta por exemplo. Este não é muito grande, mas acomoda com facilidade a maioria das lunetas que usamos.
A tecla da trava de segurança fica atrás da câmara de compressão e pode ser destrava com a carabina em punho fazendo pressão com o polegar da mãos do pistol grip para frente.
Imagem

O fecho que mantém o cano alinhado com a câmara é feito por uma esfera móvel alojada no bloco e um pino fixo alojado na parte frontal da câmara. Não há folga entre as peças e o fecho é bem eficiente.
Imagem

Uma característica desta coronha, é que mesmo sendo de polímero não passa aquela sensação de fragilidade vista em alguns modelos. A coronha fica bem ajustada à ferragem e mesmo fazendo força com a mão não se nota folga ou pontos que ela ceda à pressão.

3.Desmontando:
3.1. Primeiro passo é a retirada da alça de mira:
A retirada inicia pela roda de ajuste vertical do POI. Basta girar no sentido anti-horário até se soltar. Haverá perda da regulagem feita anteriormente.
Imagem
Retirada a roda de regulagem, basta bascular a parte de cima da alça para frente, com isso ficam expostas os parafusos de fixação no bloco e a mola de tensão da regulagem vertical do POI.
Imagem
Retirados os parafusos com uma chave de Philips basta retirar o corpo da alça de mira. Embaixo dele há uma porca que segura a roda de regulagem vertical do POI.
Imagem

3.2.Retirada dos parafusos da telha:
Há dois parafusos que seguram a ferragem na parte da telha, um de cada lado da arma. Com cabeça tipo Philips.
Imagem
Imagem
Imagem
Embaixo de cada parafuso há uma arruela dentada que serve de trava para evitar que os parafusos banbeiem. Geralmente elas estão bem presas no polímero e não há necessidade de sua emoção.
Imagem

3.3.Retirada do parafuso do guarda mato:
O terceiro ponto de fixação da ferragem é na parte frontal do guarda mato, feito por um parafuso mais robusto e de cabeça tipo Philips
Imagem
Imagem

3.4.Retirados os parafusos que mantem a ferragem presa à coronha, basta desencaixar as partes.
Imagem

3.5.Agora vem a retirada de um parafuso importante na arma. Ele serve para prender a coronha na parte traseira da ferragem e o seu lado oposto (macho) serve para manter a culatra presa à parte traseira da câmara. Com isso mesmo se o pino da culatra eventualmente cair, ela não é jogada para trás pela tensão da mola impulsora.
Imagem

3.6.A retirada do pino da culatra requer que a arma esteja no compressor de molas, pois além do risco da culatra ser arremessada para trás, o alívio da tensão da mola sobre o pino faz com que ele saia com maior facilidade.
Imagem
Imagem

3.7.Removido o pino e aliviada a tensão da mola a culatra e a caixa de gatilho ficam desalinhadas com a face da câmara de compressão.
Pode-se notar o quanto a mola fica comprimida dentro da câmara, mesmo com a arma não engatilhada.
Imagem

3.8.Retirando a caixa de gatilho, deve-se tomar cuidado para que a tecla da trava de segurança não caia., já que esta peça fica solta.
Imagem
Imagem
Imagem

3.9.Retirada do gatilho. Basta fazer leve pressão sobre o pino com um saca pinos.
Imagem
Imagem

3.10.Retirada da mola que auxilia o desarme do gatilho.
Imagem
Imagem

3.11.Para a retirada da tecla do gatilho basta soltar os dois pinos 1 e 2 da foto com um saca pinos.
Imagem
Imagem

3.12.Retirados os pinos a caixa de gatilho sai da culatra. Tomar cuidado para não deixar a mola pular.
Imagem

3.13.Retirar a mola que serve de regulagem de peso do Segundo estágio. Ela fica encaixada na ponde do parafuso de regulagem, que serve como guia.
Imagem

3.14.para retirada da tecla da caixa de gailho, remover o pino que fica no rasgo quadrado.
Imagem

3.15.A mola de tensão do gatilho fica presa na parte traseira da tecla.
Imagem

3.16.A mola do Segundo estágio. Na foto a seta indica a face do desconector que deve ser polida para alívio dos atritos entre as peças.
Imagem
Imagem

3.17. O polimento é feito nesta peça. Não é necessário exageirar. Basta tirar as rebarbas fabris.
Imagem
A peça é feita tipo sanduiche. A lateral é de antimônio e o centro de aço.
Imagem

3.18. A peça do gatilho que necessita ser polida é esta. Da mesma forma sem exageiros, apenas retirada de rebarbas.
Imagem
Imagem

Alívio do gatilho:
Além do polimento das peças acima, a troca das molas originais por molas de menor tensão melhora em muito o funcionamento do sistema.
- troca da mola do segundo estágio por duas de caneta entrelaçadas.
Original:
Imagem
Duas de caneta:
Imagem
Imagem

- troca da mola da tecla do gatilho que faz o primeiro estágio por uma de caneta.
Imagem






4.Algmas medidas:
4.1.Massa total………………………............................................................................2.727 gramas
4.2.Comprimento total…………..............................................................................1.068,0 mm
4.3.Comprimento do cano + focinho................................................................... 443,0 mm
4.4.Comprimento da tecla até o centro do pistol grip............aproximadamente 90,0 mm
4.5.Diâmetro externo do cano...............................................................................14,95 mm

5.Teste de velocidade e energia:
Os testes foram feitos após a arma ser utilizada por um período e após realizar cerca de 250 disparos. Com isso não se nota mais efeito diesel pronunciado na arma.
Imagem

6.Teste de penetração em barras de sabão:
Os disparos foram feitos em barras de sabão postas a cerca de 5 metros da boca do cano.
Imagem
Imagem

6.1.JSB Jumbo Heavy (507,8 fps = 154,7 m/s)
Imagem

6.2.JSB Ultra Sock Heavy (326,6 fps = 99,5 m/s)
Imagem
A penetração na barra de sabão está marcada com a linha. O restante foi a faca que empurrou o chumbo até o fim da barra na hora do corte.

6.3.JSB polymag (489,4 fps = 149,1 m/s
Imagem

6.4.Gamo expander (495,4 fps = 150,9 m/s)
Imagem

6.5.Amareleo de polímero (não lembro mais o nome dele kkk) (490,2 fps = 149,4 m/s)
Imagem

7.Agrupamento a 10 metros:
Os grupos foram feitos com luneta 4x32 e a arma apoiada em sand bag, usando alvo para pistola ISF 17X17, com cinco disparos em cada alvo.
7.1.JSB Jumbo Express:
Imagem
7.2.JSB Jumbo:
Imagem
7.3.JSB Jumbo Heavy:
Imagem

8.Agrupamentos a 25 metros:
Os grupos foram feitos com luneta 6-24x50 e a arma apoiada em sand bag, usando alvos de pistola ISF 17x17, com cinco disparos por alvo. O chumbo usado foi o JSB Jumbo Heavy, que apresentou melhor performance nos 10 metros.
Imagem
Imagem
Imagem

9.Agrupamentos a 50 metros:
Os grupos foram feitos com luneta 6-24x50 e a arma apoiada em sand bag, usando alvos de pistola ISF 17x17, com cinco disparos por alvo. O chumbo usado foi o JSB Jumbo Heavy, que apresentou melhor performance nos 10 metros.
Imagem
Imagem
Imagem

10. Disparos nas silhuetas escala 1/5:
Os disparos foram feitos com a arma apoiada e usando luneta 4x32. Cinco disparos em cada silhueta metálica.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


Essa não é das carabinas de mola em calibre .22 com maior energia encontrada no mercado. Mas certamente é uma excelente opção para quem quer praticar neste calibre e vai necessitar de uma carabina precisa.
Andersonymk
AA Nivel 5
 
Mensagens: 1894
Data de registro: 14/12/2010 - 23:33:26
Localização: Teresópolis, RJ
Agradeceu: 71 vezes
Foi agradecido: 585 vezes

Re: Review Cometa 220 Galaxy .22 mola original - Dispropil

Mensagempor riobaldo » 15/08/2014 - 21:35:20

Excelente review, como costumeiro.
" This is the rifle to buy if you love power and speed but hate hurting things you shoot at."
Avatar de usuário
riobaldo
AA Nivel 1
 
Mensagens: 61
Data de registro: 08/01/2013 - 05:24:33
Agradeceu: 3 vezes
Foi agradecido: 6 vezes

Re: Review Cometa 220 Galaxy .22 mola original - Dispropil

Mensagempor Antornogueira » 21/02/2019 - 17:38:02

up
RIFA Range Finder Bushnell camuflado Clique Aqui

Nao quer cagar, nao come
Avatar de usuário
Antornogueira
Administrador
 
Mensagens: 4688
Data de registro: 11/08/2008 - 23:27:55
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceu: 55 vezes
Foi agradecido: 234 vezes



  • ANÚNCIOS

Retornar para Reviews

You must be a Registered User to Chat in the Shoutbox
gostaria de informar que estamos fazendo manutenção em carabinas de ar aqui no rio de janeiro, posso ser encontrado nos telefones 39880311 ou 970054854 jose luiz
LEAOJOSE
16/05/2019 - 13:58:57
Ola, existe alguma outra forma de eniar imagem para o site que nao seja pelo imageshack ?
jrps2007
16/05/2019 - 00:03:58
Moro em São Paulo - SP, Alguém conhece locais para treino ? tenho uma Rossi 4,5mm
everaldo153
14/05/2019 - 13:56:05
Boa noite, onde consigo silenciador da s200? Grato
thiagonunes88
10/05/2019 - 19:56:11
cilindro e regulador da s200, onde consigo? boa tarde
thiagonunes88
10/05/2019 - 16:37:23
O CANO 6.35MM QUAL MENOR PREÇO? COMO FAÇO PRA COMPRAR?
topoeng
07/05/2019 - 17:00:12
São paulo
unicos_ig
03/05/2019 - 05:47:06
Bom Dia Caros Amigos do Site! Mais uma vez trazendo uma Case Exclusiva importada direto dos EUA: viewtopic.php?f=3&t=26211
Davi_Ogata
29/04/2019 - 09:33:50
Boa noite, hw 97 só 3000 reais, viewtopic.php?f=3&t=26191
thiagonunes88
24/04/2019 - 18:32:00
meu zap 19 991551087
NGO
22/04/2019 - 09:19:50
bom dia senhores,região de campinas,alguma carabina mola em 5,5 a venda(abaixo de 1500,00),preferencia que suporte bem luneta(sem muita força)
NGO
22/04/2019 - 09:19:40
Daisy
hidden
18/04/2019 - 00:29:03
Daisy
hidden
18/04/2019 - 00:28:33
Continua a venda a Tokyo Marui Detonics 45 gbb airsoft 6mm ver no link Compra e Venda e Equipamentos e Acessórios
João Estevam
16/04/2019 - 10:00:11
Aí galera, se alguém tiver interessado em aumentar a potência da Pistola Beeman P17 segue o link, https://www.youtube.com/watch?v=xWpeBSz0xvc .. só compartilhando com os colegas do tiro! Valeu!
caricadmm
09/04/2019 - 02:33:50
gostaria de informar que estamos fazendo manutenção em carabinas de ar aqui no rio de janeiro, posso ser encontrado nos telefones 39880311 ou 970054854 jose luiz
jose luiz
24/03/2019 - 13:32:23
COMO FAÇO PRA ANUNCIAR AQUI ?
fabiano pires
20/03/2019 - 09:31:15
Boa noite! Estou buscando mais informações sobre o equipamento scatt de treinamento laser alguém saberia me passar algum Review algo do tipo
Raphael
17/03/2019 - 18:36:51
Quem tem uma Cometa 50 ? Criança chorando ! Compro .
mazinhowaldemar
24/02/2019 - 09:31:15
Qual a especificação da luneta?
ERIVALDO
18/09/2018 - 22:31:31
A saxon vem com o adaptador de recarga, o certificado e a faca que vem junto de fabrica?
ERIVALDO
18/09/2018 - 22:31:11
me manda mensagem no pv
maskote
13/09/2018 - 15:04:04
eu tenho fabiano pires
maskote
13/09/2018 - 15:03:52
Alguem vendendo luneta de visão noturna?
fabiano pires
11/09/2018 - 08:03:56
Cricket a venda ainda amigo
LucasCJ
08/09/2018 - 09:59:34
Crickey a venda ainda amigo
LucasCJ
08/09/2018 - 09:58:51
Boa noite Já vendeu a cricket amigo ?
clayrton
07/09/2018 - 20:33:31
Já vendeu a cricket amigo ?
clayrton
07/09/2018 - 10:23:24
CBC comando
Igor Velame
02/09/2018 - 18:02:41
Bom dia pessoal, vendo Artemis Cp2 viewtopic.php?f=3&t=25865
giovannilemes
30/08/2018 - 09:39:31
Alguém vendendo latão JSB EXACT HEAVY 5,5mm?????
Antonio Maia
28/08/2018 - 15:42:37
Bom Dia Amigos do site! Limpando o estoque, 2 caixas contendo 10 cilindros de CO2 12g da GAMO por apenas R$50! Chamar no whats 11 96910-0491
Davi_Ogata
06/08/2018 - 08:58:52
Vendo saldo de 17 cilindros 12g co2 e 1 tubo de óleo Pellgunoil da Crossman sobra de estoque, tudo por 100,00 reais
João Estevam
30/07/2018 - 15:41:16
Não poderia passar aqui e não deixar um abraço a todos!
Alexandre Bastos
25/07/2018 - 09:18:48
Marcelo Santos sumiu...sõ
Rui Saiki
21/07/2018 - 20:18:46
  Online List:


Quem está online

Usuários vendo este fórum:: Nenhum usuário registrado online