Trabalhando com madeira

Tudo que se refere a mudanças no mecanismo, na coronha, no acabamento e etc.

Trabalhando com madeira

Mensagempor Antornogueira » 17/09/2014 - 16:51:42

Achei este texto "por ai" e resolvi compartilhar : (ele fala relativo a moveis, mas se aplica totalmente a coronhas)

Algumas pessoas consideram a etapa de acabamento como rotina, outras acham que exige criatividade. De qualquer forma, é fácil de fazer se você tiver paciência e usar os materiais corretos. Neste artigo, vamos discutir como escolher o melhor acabamento para seu móvel de madeira. Também vamos analisar algumas técnicas de aplicação, incluindo o trabalho de preparação e as dicas de secagem.

Tipos de acabamento

Os acabamentos de móveis podem ser classificados em vários tipos: verniz, resina penetrante, goma-laca, esmalte, cera e óleo. Todos eles foram desenvolvidos para proteger a madeira e resgatar sua beleza natural.
Selecionar um acabamento se resume a dois fatores essenciais: como você quer quer seja a aparência da madeira? Quão durável você quer que seja a
superfície com acabamento?

Dos seis acabamentos básicos, quando se trata de durabilidade, dois deles se destacam: verniz e resina penetrante. O verniz, o mais durável de todos os acabamentos, está disponível nas formas de alto brilho, acetinado e fosco. Aplicar verniz pode ser difícil, mas os resultados compensam todo o trabalho. As camadas de resina na madeira proporcionam uma aparência natural, além de serem duráveis e fáceis de serem aplicadas. Os outros acabamentos de móveis também têm suas vantagens.

O óleo também produz um acabamento bastante natural. A goma-laca seca rápido e é fácil de usar. Mas o verniz e a resina penetrante, provavelmente, são a melhor escolha.

Seja qual for o acabamento escolhido, é importante saber exatamente com o quê você está trabalhando. Alguns acabamentos podem ser misturados, outros não. Cada acabamento tem técnicas de aplicação próprias e requer ferramentas e materiais diferentes. Antes de comprar e aplicar um acabamento, sempre leia as informações dos ingredientes e de aplicação. Sempre siga as instruções e recomendações do fabricante.

Uma exigência comum de todos os acabamentos é um ambiente livre de poeira durante a aplicação. Providenciar esse ambiente não é fácil, mas pode ser conseguido. Pense em usar um acabamento que seque com uma superfície fosca ou plana. Esse tipo de acabamento possibilita a remoção de sujeira e fiapos, com abrasivos de fricção.

Na maioria dos casos, a durabilidade é mais importante que a aparência quando se escolhe um acabamento. Em questão de durabilidade, o verniz e resina penetrante são os mais indicados. O verniz protege mais porque é um revestimento de superfície. Um dano ao verniz nem sempre atinge a madeira. A resina penetrante se fixa sozinha na madeira. Embora não proteja a superfície de danos de forma tão efetiva quanto o verniz, ela pode suportar um uso pesado, porque é fácil de ser reaplicada e não lasca fácilmente.

Se você optar pelo verniz, confira a próxima seção sobre como trabalhar com esse acabamento durável e de secagem lenta.

Como envernizar móveis

O verniz, um dos acabamentos mais resistentes, é superior aos outros acabamentos tradicionais. Ele melhora e realça o veio da madeira e é resistente a impactos, calor, abrasão, água e álcool. Ele pode ser usado como revestimento externo sobre acabamentos desgastados. O verniz fornece um acabamento claro, mas escurece um pouco a madeira. Ele está disponível em acabamentos de alto brilho, semi-brilho ou acetinado, além de superfícies foscas ou planas.

Tipos de verniz

O verniz tradicional é baseado em resinas naturais e óleos e é diluído com aguarrás ou terebentina. O verniz spar é um verniz natural formulado para permanecer pegajoso. Ele nunca deve ser usado em móveis. Os vernizes sintéticos são compostos por resinas sintéticas e requerem diluidores especiais.
O melhor dos vernizes sintéticos é o de poliuretano. Os poliuretanos são claros, não amarelados e muito resistentes. Outros vernizes sintéticos são o fenólico, usado externamente e em alguns trabalhos da marinha, e o alquídico, normalmente usado em preparações coloridas. Os vernizes fenólico e alquídico amarelam com o tempo e não são recomendados para acabamentos. Com qualquer tipo de verniz, procure uma secagem rápida para minimizar problemas com poeira. Use um verniz em spray somente quando o uso do pincel for impossível (como em vime ou junco).
Vernizes à base de água proporcionam resultados similares sem o inconveniente da limpeza e da toxicidade. A maioria seca de 15 a 30 minutos. Eles não racham, não lascam, nem formam bolhas, além de serem resistentes à água e ao álcool. O melhor de tudo é que eles não amarelam. Entretanto, quando é aplicado em várias camadas, o revestimento pode manchar, dependendo da madeira.

Exigências especiais

O verniz natural pode ser usado com qualquer tinta ou massa de enchimento. O vedador do verniz natural é a goma-laca diluída ou uma mistura de uma parte de verniz e uma parte de terebentina ou aguarrás. Não misture marcas ou tipos de verniz. O verniz de poliuretano não é compatível com todas as pinturas e massas de enchimento. Antes de comprar, leia os rótulos para se certificar de que esteja usando materiais compatíveis. Alguns poliuretanos podem ser diluídos para uso como um vedador, enquanto outros não necessitam de vedadores. Alguns vedadores de lixação são compatíveis com poliuretanos.

O verniz à base de água pode ser usado em pinturas e massa de enchimento, desde que as camadas estejam completamente secas. Esse processo pode demorar até um mês. Você também pode aplicar um revestimento de vedador de goma-laca no meio, se não quiser esperar.
Esteja ciente de que o verniz geralmente seca muito devagar e que pode ser difícil de aplicar. É importante saber como usá-lo.

Técnicas de aplicação

Aplique o verniz com um pincel novo de cerdas naturais. Use somente verniz novo. O verniz, que foi usado muitas vezes, pode conter restos endurecidos em volta das laterais e nas extremidades do recipiente, causando problemas. Se você planejar o trabalho de forma adequada, provavelmente não irá sobrar muito verniz. O verniz que sobrou pode ser usado nas partes que irão ficar escondidas.

A madeira crua que irá receber um acabamento de verniz deve ser preparada e lixada cuidadosamente. A madeira com acabamento, que irá receber outro revestimento, deve ser limpa e lixada levemente. Imediatamente antes de aplicar o verniz, limpe a superfície por completo com uma flanela.
É muito mais fácil aplicar o verniz em superfícies horizontais do que em verticais. Antes de começar a trabalhar, vire o móvel para que a parte que irá receber o acabamento fique na horizontal. Se o móvel tiver gavetas, portas, prateleiras e outras peças removíveis, retire-as e também aplique o acabamento horizontalmente. Trabalhe em apenas uma superfície por vez e deixe as superfícies maiores por último.

Aplique verniz na madeira preparada com pinceladas compridas, suaves e por igual, deixando o verniz ao longo do veio em faixas da largura do pincel. Não encoste o pincel nas extremidades do recipiente do verniz. Agite ou remova o verniz em excesso dentro do recipiente ou em uma lata. O verniz deve fluir na superfície da madeira, sem que haja obstáculos. Se o pincel começar a repuxar ou se você vir pequenas falhas ou pontos finos, acrescente um pouco de diluidor ao verniz.

Para o verniz natural, use terebentina ou aguarrás. Para verniz de poliuretano, use o diluidor recomendado pelo fabricante. Misture o diluidor ao verniz devagar, tomando cuidado para não formar bolhas.

Depois de aplicar camada iguais de verniz em faixas ao longo do veio da madeira, aplique mais, em camadas iguais através do veio da madeira para nivelar e igualar a superfície. O verniz deve ser o mais nivelado possível, sem pontos grossos ou finos, embora uma camada fina seja melhor do que uma grossa.

Camadas grossas de verniz demoram mais para secar e tendem a rachar conforme o verniz envelhece. Ao trabalhar, remova poeira e fiapos do acabamento úmido com um lenço de algodão.

Para dar um acabamento na superfície, use o verniz na direção do veio. Nessa etapa, use um pincel quase seco. Segurando o pincel para formar um pequeno ângulo com a superfície, dê pinceladas bem leves na superfície do verniz para remover marcas e igualar a superfície. Alise toda a superfície envernizada, fazendo faixas ao longo do veio da madeira. Ao trabalhar, remova a poeira e os fiapos com um lenço. As marcas do pincel que restaram irão desaparecer conforme o verniz secar.

O verniz deve ser aplicado com cuidado para evitar pontos grossos. Nos cantos externos, trabalhe com a superfície plana em direção ao canto, levante o pincel o mais próximo possível do canto e antes que ele deslize, pressione na borda. Isso evita acúmulo de verniz ao longo da borda. Nos cantos internos, trabalhe a uma distância de 2,5 a 5 cm do canto. Em seguida, pincele o verniz no canto, posicione-o e deixe-o deslizar. Esse método evita acúmulo de pinceladas na superfície plana.

Pontos que tendem a reter verniz, como pequenos furos, devem ser revestidos com verniz e inclinados com o pincel apenas uma vez. Inclinações repetidas irão deixar uma saliência.

Em travessas, fusos e outras curvas, pincele na direção do comprimento. Em estruturas entalhadas, aplique o acabamento primeiro nos entalhes com um pincel quase seco. Em seguida, dê o acabamento nas superfícies planas com a ponta do pincel. Por fim, use um pincel bem seco para passar nos entalhes e nas partes planas, nivelando o acabamento e removendo as bordas grandes, depressões ou travessas. Em portas de painel suspensas, faça o acabamento primeiro nos painéis e, em seguida, passe para o batente plano. O acabamento irá se acumular nas junções do batente onde se unem ao painel. Remova o excesso com um pincel bem seco, trabalhando do centro para fora.

Secagem e novo revestimento

O tempo de secagem do verniz normalmente é de aproximadamente 24 horas, mas o verniz à base de água e os de poliuretanos, em geral, secam com mais rapidez. A umidade demora para secar, por isso é recomendado que você ultrapasse todos os períodos de secagem se estiver aplicando o verniz em um clima úmido. Além disso, o período de secagem não é necessariamente o período de cura e o novo verniz é danificado com facilidade. Sempre deixe o acabamento secar pelo menos 24 horas ou de acordo com as recomendações do fabricante. Se possível, deixe secar por dois dias ou mais.

Muitos vernizes exigem duas ou até três camadas para produzir um bom acabamento. Determine o que julgar apropriado e siga as recomendações do fabricante. Entre as camadas de verniz, deixe a primeira camada penetrar ou secar, conforme recomendado pelo fabricante.

Alguns vernizes de duas camadas devem ser aplicados de 10 a 15 horas, a partir da aplicação da primeira camada, mas, em geral, é melhor aguardar pelo menos 24 horas, se possível. Quando a primeira camada estiver completamente seca, lixe um pouco a madeira envernizada na direção do veio. Faça uma abrasão por igual na superfície, mas não force muito.

Remova todos os resíduos da lixação com uma flanela e aplique uma segunda camada de verniz, da mesma maneira que você fez com a primeira. Se for necessária uma terceira camada de verniz, repita esse procedimento, lixando a madeira envernizada com cuidado,.

Além do verniz, outra opção que suporta o uso pesado é o acabamento de resina penetrante.

Como aplicar um acabamento de resina penetrante

Acabamentos em resina, diferentemente do verniz, não são acabamentos de superfície. Eles penetram na madeira para endurecer as fibras. A madeira tratada com resina tem uma aparência bastante natural, como se estivesse sem acabamento e o veio é bastante destacado. A resina penetrante é muito durável, resiste ao uso excessivo, é fácil de ser aplicada e reparada. Quando seca, ela é transparente, mas a madeira fica levemente escurecida. Ela também está disponível em várias cores de pintura.

Como a resina penetrante deve ser absorvida na madeira, é melhor usá-la em madeiras de textura grossa. Madeiras com textura muito fina podem não absorvê-la completamente. Em madeiras compensadas, todo o enchimento antigo deve ser removido. Se o enchimento for deixado na madeira, o acabamento não será absorvido.

A resina penetrante é recomendada para madeiras maciças oleosas usadas em pisos, como pau-rosa e teca, e é especialmente eficaz quando aplicada em carvalho e nogueira. É melhor usar verniz em móveis grandes e com entalhes complexos. Ele seca relativamente devagar, mas como o acabamento não é de superfície, a poeira não será um problema. Um acabamento de resina penetrante é muito difícil de ser removido em novos acabamentos. É importante selecionar o que seja adequado para o trabalho que se vai fazer.

Tipos de resina penetrante

Os acabamentos em resina penetrante são compostos por dois tipos diferentes de resina: as fenólicas e as alquídicas. Há pouca diferença de desempenho entre esses dois tipos, mas os compostos à base de fenólicos podem penetrar muito mais na madeira do que os tipos alquídicos.
Requisitos especiais

A resina penetrante pode ser usada sobre qualquer revestimento, com exceção do verniz ou de revestimentos à base de vinil. Nenhum enchimento ou vedação é necessário. Antes de aplicar a resina penetrante em superfícies clareadas ou pintadas, teste-a em uma parte escondida do móvel.
Técnicas de aplicação

A madeira que irá receber a resina deve estar devidamente preparada e lixada. Como o acabamento não reveste a superfície da madeira, pontos ásperos ou outras imperfeições ficarão acentuados quando a resina for aplicada. Antes de aplicar a resina, limpe o móvel completamente com uma flanela.
Sempre que for possível, a resina penetrante deve ser aplicada em superfícies horizontais. Se o móvel tiver partes removíveis, retire-as e faça o acabamento na posição horizontal. Aplique a resina penetrante com um pincel ou pano limpos ou derrame-a diretamente sobre a madeira. Trabalhe em pequenas áreas, uma de cada vez.

Espalhe a resina de forma generosa e uniforme sobre a madeira. A aparência da superfície não é importante, mas a quantidade de resina usada em cada superfície deve ser consistente. Conforme você faz o trabalho, observe a superfície da madeira. Algumas madeiras de textura grossa absorvem a resina mais rápido, já outras, especialmente as madeiras maciças para pisos com textura fina, absorvem a resina mais devagar, podendo não absorvê-la por completo. Aplique a resina até a madeira parar de absorvê-la.

Deixe a resina assentar de 30 a 45 minutos. Durante esse tempo, mantenha a superfície umedecida, adicionando mais resina a algum ponto seco que possa aparecer. Todas as superfícies devem estar brilhantes. Depois de 30 a 45 minutos, quando a madeira já não absorver mais resina e a superfície ainda estiver úmida, remova, com firmeza, o excesso de resina com panos absorventes limpos. A superfície da madeira deverá estar completamente seca, sem pontos brilhantes ou molhados.

Secagem e nova aplicação

Deixe a resina recém aplicada secar por 24 horas. Se aparecerem pedaços lustrosos sobre a madeira durante o período de secagem, remova-os imediatamente. Adicione resina a essas áreas para suavizar o acabamento seco e remova a resina líquida para que a madeira fique seca.

Após 24 horas, alise a madeira suavemente com lã de aço fina. Em seguida, limpe a madeira completamente com uma flanela. Aplique uma segunda camada de resina, deixando-a penetrar e removendo o excesso, como foi descrito acima. Se necessário, em madeiras com textura grossa, aplique uma terceira camada de resina. Espere 24 horas e alise a superfície com lã de aço antes da aplicação, como foi descrito anteriormente. Não é necessário cera ou outro revestimento da superfície.

Se você precisar de um acabamento que seja fácil de aplicar e que seque rapidamente.


Como envernizar móveis com goma-laca

A goma-laca é o acabamento tradicional mais fácil de se aplicar. Ela produz um acabamento muito fino e suave, além de acentuar o veio natural da madeira. A goma-laca é interessante para madeiras do tipo nogueira, mogno e compensado fino. O seu polimento é ótimo e é a base para o acabamento em móveis muito finos. Ela é aplicada em diversas camadas finas. Seca rápidamente e de poder ser aplicada novamente depois de quatro horas. Podem ocorrer erros durante a aplicação, já que muitas camadas são necessárias. Apesar disso, esses erros são fáceis de serem reparados.

A grande desvantagem da goma-laca é que ela não é durável. Ela se danifica com facilidade e se dissolve em água e álcool. A goma-laca absorve umidade muito facilmente, por isso não deve ser aplicada em um clima muito úmido, já que a umidade a deixa com manchas esbranquiçadas. Os reparos são fáceis de fazer, mas é necessário um retoque freqüente. A goma-laca tende a ficar mole depois de secar e a cera é praticamente essencial para proteger a superfície. Esse material é melhor usado em peças de decoração. A cor da goma-laca ou o tipo de talho que você deve escolher depende do tipo de madeira do móvel.

Cores e talhos da goma-laca
A goma-laca está disponível em duas cores: branca e laranja. Ela é usada para madeiras leves e é diluída com álcool desnaturado, para servir como um vedador. Pode ser tingida com anilina solúvel em álcool. A goma-laca laranja proporciona uma cor de âmbar na madeira. Em geral, essa cor é desejada em madeiras escuras, especialmente as do tipo nogueira, mogno e teca.

A goma-laca é vendida em vários talhos ou contrações. O tipo mais comum é o talho de 2 kg. Ela normalmente deve ser diluída ou talhada com álcool desnaturado antes de ser aplicada, conforme instruído pelo fabricante. Para o vedador, dilua uma parte de goma-laca branca de talho de 1,5 kg a 2 kg, com quatro partes de álcool desnaturado. Para camadas de acabamento, dilua uma parte de goma-laca de talho de 2 kg com duas partes de álcool.

Proporções de diluição de goma-laca para uma base de 2 kg

Talho Goma-laca Álcool

0,25 kg uma parte cinco partes
0,5 kg uma parte duas partes
1 kg quatro partes três partes
20,25 kg duas partes uma parte
1,5 kg quatro partes uma parte

Requisitos especiais

A goma-laca pode ser usada sobre qualquer pintura, exceto naquelas cuja base for álcool, e sobre qualquer massa de enchimento. A goma-laca diluída é recomendada para camadas do vedador. Use álcool desnaturado para diluir a goma-laca e, para a limpeza use álcool ou amônia. A goma-laca tem uma validade muito curta e a goma-laca velha não seca adequadamente. Compre apenas o suficiente para o trabalho e jogue fora o que sobrar. Alguns fabricantes colocam a data de validade no produto.

Técnicas básicas de aplicação

A madeira que irá receber a goma-laca deve estar devidamente preparada e lixada. Antes de aplicá-la, limpe a superfície por completo com uma flanela. Use um pincel novo e de boa qualidade. Use somente goma-laca nova, diluída em um talho de 0,5 kg. Trabalhe em uma área por vez.

Para aplicar a goma-laca, espalhe-a em uma boa quantidade na superfície com pinceladas extensas e suaves ao longo do veio da madeira. Mantenha a superfície molhada, com a goma-laca, e aplique o acabamento das bordas secas para as molhadas. Depois de revestir completamente a superfície, posicione a goma-laca ao longo do veio da madeira. Nessa etapa, use um pincel quase seco. Segurando o pincel para formar um pequeno ângulo com a superfície, dê pinceladas bem leves na superfície da goma-laca para remover marcas e igualar a superfície. Alise toda a superfície que recebeu o produto, trabalhando em faixas ao longo do veio da madeira.

A técnica de acabamento de polimento francês

Essa técnica de acabamento de goma-laca produz uma superfície muito mais durável do que o acabamento com goma-laca padrão. As superfícies com polimento francês têm uma aparência diferenciada e aveludada e o veio da cor da madeira fica destacado. Esse acabamento é melhor usado em madeiras de textura fina e em compensados finos. Use somente uma pintura à base de água ou uma pintura que não suspenda a textura no polimento francês.

Para aplicar um acabamento de polimento francês, misture 2 colheres (de sopa) de óleo de linhaça, fervido em 400 ml de goma-laca de talho de 0,5 kg. Faça um calço com um pano e enrole-o em um pano limpo de algodão ou de linho sem fiapos. O calço deve caber na sua mão. Mergulhe-o na mistura da goma-laca com o óleo, mas não o embeba. Certifique-se de que a superfície do calço não esteja enrolada.

Aplique a mistura da goma-laca com o óleo na madeira preparada, espalhando-a por igual ao longo do veio para cobrir toda a superfície. Faça fricções rápidas com o calço, misturando-as com cuidado. Em seguida, esfregue a superfície molhada com o calço, fazendo um movimento circular firme ou a representação de um oito, na madeira. Continue esfregando de maneira circular, fazendo pressão para baixo e acrescentando a goma-laca à medida que a mistura é aplicada na madeira. A superfície deve estar brilhante por igual, sem pontos escuros ou marcas de fricção.

Deixe secar por 24 horas. Em seguida, aplique outra camada de goma-laca com óleo, conforme descrito anteriormente. Deixe secar por dois ou três dias. Aplique uma terceira camada da mesma maneira.

Deixe a madeira secar por pelo menos uma semana, depois da última camada. Por fim, limpe a superfície, encere a madeira com acabamento, com uma cera em pasta de boa qualidade e faça o polimento até obter um bom brilho.

Secagem e nova aplicação

A goma-laca seca em aproximadamente 30 minutos e pode ser reaplicada depois de quatro horas. Deixe a goma-laca nova descansar por quatro horas. Certifique-se de que o tempo de secagem é o adequado. A goma-laca é mole e pode levantar grãos da lixa ou tiras da lã de aço, se não estiver completamente seca. Isso pode ser um problema no alisamento para remover os detritos.

Quando a goma-laca estiver completamente seca, lixe um pouco a superfície com uma lixa para textura grossa, em um bloco de lixação. Limpe a superfície lixada por completo com uma flanela e, em seguida, aplique uma segunda camada de goma-laca, conforme descrito em "Técnicas de aplicação" acima. Deixe-a secar por quatro horas. Em seguida, repita a lixação e a limpeza da superfície para aplicar uma terceira camada. Se você quiser uma superfície mais lisa, mais camadas de goma-laca podem ser adicionadas. Deixe cada camada secar por completo antes de aplicar outra nova e faça um polimento com lã de aço fina entre as camadas.

Deixe a última camada de goma-laca penetrar por 48 horas. Com uma lã de aço, remova o brilho da superfície acabada, esfregando com cuidado ao longo do veio da madeira. Não esfregue através do veio. Quando o brilho tiver sido completamente removido, deixe o móvel descansar por 48 horas. Em seguida, aplique uma cera em pasta de boa qualidade na madeira que recebeu o acabamento e faça um polimento na superfície com uma flanela ou com o acoplamento de polimento de uma furadeira.

Como encerar e vedar móveis

A cera em pasta, em geral usada para proteger os acabamentos, às vezes é aplicada para dar acabamento à madeira crua. Ela é mais eficaz em madeiras porosas.

Algumas ceras podem ter cor adicionada a elas, para o uso em madeiras escuras, como a nogueira. Essas ceras adicionam cor à madeira e são especialmente úteis se o acabamento na madeira estiver tingido, mas elas não tingem a madeira ou restauram o acabamento. A cera em pasta é fácil de aplicar, antiaderente e resistente ao calor, mas danifica com facilidade. Ela deve ser reaplicada periodicamente. É, geralmente, mais usada sobre um vedador para colorir, selar e dar acabamento à madeira nova ou crua.

Seladores são vendidos em várias cores. Os vedadores produzem uma cor sem deixar marcas ou borrões escuros. São fáceis de aplicar, mas não resistem muito à água e devem ser revestidos periodicamente. Antes de começar o projeto, é importante saber o tipo de madeira com o qual irá trabalhar.

Requisitos especiais

Uma cera em pasta pode ser aplicada diretamente sobre a madeira preparada ou tingida. Recomenda-se o uso de goma-laca diluída, como uma camada vedadora. Os vedadores devem ser aplicados diretamente sobre a madeira preparada e não é necessário outro tipo de vedador. As madeiras com textura grossa devem ser preenchidas antes de um acabamento de cera ser aplicado. Qualquer vedador em pasta é recomendado. Acabamentos em cera e de vedador podem ser usados em madeiras novas ou usadas.

Como aplicar a cera em pasta

A madeira que irá receber o acabamento com a cera em pasta deve ser completamente lixada e vedada com uma camada de goma-laca diluída. Quando o vedador estiver seco por completo, esfregue a madeira ao longo do veio com uma lã de aço. Em seguida, limpe a madeira por completo com uma flanela.
Aplique uma cera em pasta com um pano limpo de algodão, esfregando com movimentos circulares para formar uma camada fina e por igual. Trabalhe em uma pequena área por vez. Alguns fabricantes recomendam que a cera seja aplicada com um pano úmido, não molhado. Se usar água, certifique-se de que a superfície esteja seca antes de poli-la.

Deixe a cera secar por completo, seguindo as orientações do fabricante. Em seguida, esfregue a superfície encerada com firmeza e com um pano limpo, para remover a cera em excesso. Quando a superfície encerada estiver igualada, faça um polimento com um pano limpo. Para completar o acabamento, aplique uma ou mais camadas de cera, como descrito acima. Faça o polimento de cada camada por completo antes de aplicar a próxima camada.

Como aplicar um acabamento de vedador

A madeira a ser acabada com um vedador deve ser preparada e lixada de forma adequada. Nenhuma outra preparação é necessária. Misture por completo o vedador. Aplique o vedador ao longo do veio da madeira com um pano ou pincel limpo e deixe descansar de 10 a 15 minutos. Em seguida, remova o excesso com um pano limpo. Deixe a madeira secar por 24 horas e aplique uma segunda camada do vedador, como descrito acima. Para completar o acabamento, aplique uma ou mais camadas de cera em pasta. Faça o polimento de cada camada por completo com um pano limpo.

Como aplicar acabamento em óleo nos móveis

Um acabamento em óleo foi desenvolvido para proteger a madeira e destacar sua beleza natural, o que faz dele um acabamento popular para revitalizar o móvel de madeira.
O óleo é penetrante e durável. Ele é resistente à água e ao álcool e proporciona ao móvel de madeira aparência e textura naturais e interessantes. Os acabamentos de óleo esfregado à mão podem ser bonitos, mas somente se forem aplicados de forma adequada.
Os acabamentos em óleo dinamarquês ou de tungue são muito superiores ao óleo de linhaça tradicional. O óleo de linhaça é pegajoso e difícil de aplicar. Todo acabamento em óleo deve ser reaplicado com freqüência, mas o óleo dinamarquês ou de tungue requerem menos reaplicações que o óleo de linhaça. É importante selecionar o acabamento em óleo correto para seu projeto de móvel.
Tipos de acabamentos em óleo
Os acabamentos em óleo, como vedadores em óleo dinamarquês, sintético e de tungue natural, são penetrantes, mas devem ser aplicados periodicamente. Os acabamentos em óleo de tungue estão disponíveis nas formas de semi-brilho e alto brilho, além de em diversas cores. O óleo dinamarquês geralmente tem um acabamento acetinado.
Um acabamento em óleo de linhaça é rico e brilhante, mas são necessárias muitas aplicações para que se obtenha um bom resultado. O acabamento em óleo de linhaça tradicional é uma mistura de partes iguais de óleo de linhaça fervido e de terebentina. Há muitas variações do acabamento em óleo de linhaça. Uma das melhores é o acabamento Mary Roalman, que consiste de partes iguais de óleo de linhaça fervido, terebentina e verniz natural. Misture os acabamentos em óleo de linhaça vários dias antes de serem usados.
Requisitos especiais

Os acabamentos em óleo podem ser aplicados diretamente sobre a madeira preparada ou tingida. Somente pinturas à base de água ou sem suspensão de textura devem ser usadas. As pinturas à base de óleo interferem na penetração do óleo. Os vedadores de óleo de tungue coloridos são tingidos e o acabamento é aplicado em uma única operação. As madeiras com textura muito grossa devem ser preenchidas antes de um acabamento em óleo ser aplicado. Qualquer enchimento em pasta é recomendado. Não é necessário nenhum vedador.

Técnicas de aplicação

A madeira que irá receber o acabamento com óleo deve ser completamente lixada para igualar os poros abertos e criar uma superfície lisa. Nenhum vedador é necessário. Antes de aplicar o acabamento, limpe o móvel por completo com uma flanela.
Aplique o óleo (pode ser óleo dinamarquês, vedador de óleo de tungue, óleo de linhaça ou mistura Mary Roalman) com um calço de algodão limpo, usando movimentos circulares ou em forma de oito, para trabalhar na madeira. Aplique o óleo por igual e com abundância, até que a madeira tenha parado de absorvê-lo. Trabalhe em uma superfície por vez. Aplique o óleo até que a madeira esteja coberta de maneira uniforme com óleo e a superfície tenha parado de absorver.

Esfregue o óleo com firmeza na madeira, trabalhando ao longo do veio. Continue a esfregar por alguns minutos. Conforme você esfrega, o calor gerado irá ajudar o óleo a penetrar na madeira. O óleo dinamarquês e o óleo de tungue não precisam ser muito esfregados. Por fim, depois de esfregar por completo todas as superfícies, limpe o móvel com um pano limpo. Você deve remover todo o óleo em excesso. Se você estiver usando um acabamento de linhaça, pode restar apenas uma película bem fina de óleo.

Secagem e nova aplicação

O óleo dinamarquês e o óleo de tungue secam mais rápido do que o óleo de linhaça. Na maioria dos casos, eles podem ser aplicados depois de 12 a 24 horas. Siga as instruções específicas do fabricante. Os acabamentos em óleo de linhaça devem secar por uma semana. A secagem é mais demorada em climas úmidos. Não aplique novamente o acabamento em óleo de linhaça até que ele esteja completamente seco.

Quando a primeira camada de óleo estiver completamente seca, aplique mais camadas até que o acabamento esteja endurecido e com uma boa aparência. Os vedadores em óleo dinamarquês e óleo de tungue podem requerer somente uma aplicação adicional, mas os acabamentos em óleo de linhaça devem receber de 10 a 20 camadas adicionais. Esfregue cada camada extra de óleo por completo na madeira e, em seguida, remova o óleo em excesso. Deixe cada camada de óleo secar completamente antes de aplicar a próxima. Isso leva pelo menos uma semana entre as primeiras camadas e mais tempo entre as últimas camadas.
Escolher um acabamento de móvel pode ser difícil porque existem muitas opções. Verniz, resina penetrante, goma-laca, esmalte, cera em pasta e óleo foram criados para ajudar a proteger a madeira do móvel. Mas as instruções nesse artigo irão ajudá-lo a escolher um acabamento que funcione melhor com seu tipo de madeira e como você deseja que seja a aparência do móvel.
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Bom dia, estou vendendo uma crosman 2240 customizada viewtopic.php?f=3&t=26041
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ricardo165
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alguem sabe onde vende jsb importado que n demore tanto apara chegar no brasil
fiim
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20/11/2018 - 14:19:52
Alguém sabe de uma HW100 ou S510 à venda?
RICGOMES
17/11/2018 - 22:48:54
VENHO FASER UMA PEQUENA DIVULGACAO DE NOSSAS AVES ATRATIVAS SEGUE LINK viewtopic.php?f=64&t=25921&p=221706#p221706
fiim
25/10/2018 - 17:19:10
Acredito que maior area de grip melhor estabilidade...sim...
Rui Saiki
24/10/2018 - 23:35:08
alguem sabe me dizer se o trilho de 20mm é mais confiável que o de 11mm? ou depende só de qual trilho a carabina tem?
Philippidf
24/10/2018 - 16:38:18
Como faço uma mesa de tiro?
j.marcio19
21/10/2018 - 23:09:09
poxa, tava nos meus planos a m22, mas sabendo q ela é frágil, vou ter q mudar
spotter
20/10/2018 - 10:54:50
a parte interna da minha quebrou e n acho em lugar algum
fiim
18/10/2018 - 12:29:35
Deve ter fraturado o side do conjunto de gatilho...dificil achar a venda qualquer peça de reposicao delas...soldei no meu caso.
Rui Saiki
17/10/2018 - 18:10:44
boa tarde galera alguem tem o jogo de gatilho da artemis m 22 ou saiba quem tem pra venda grato
fiim
17/10/2018 - 16:16:20
Vc que pratica tiro esportivo venha faser parte de nosso grupo tambem vc e muito importante para nos poder aumentar cada vez mais o esporte Assuntos:tiro esportivo:trocas:vendas:importações de airguns e muito mais. Link do grupo abaixo https://www.facebook.com/groups/457763851389203
fiim
17/10/2018 - 16:12:29
Foi só falar em Bençãos e me chega um produto antecipado, uma Estativa Caldwell NXT para os Atiradores mais exigentes: viewtopic.php?f=3&t=25906
Davi_Ogata
11/10/2018 - 14:34:33
E pedindo a todos os nossos Companheiros as Bênçãos de Nossa Senhora Aparecida, como se diz na música Romaria: "Ilumina nessa mina escura o trem da minha Vida!"
Davi_Ogata
11/10/2018 - 09:49:46
Bom Dia Amigos do site, mais um acessório sempre interessante para auxiliar nos tiros, especialmente os de pistola: viewtopic.php?f=3&t=25903
Davi_Ogata
11/10/2018 - 09:40:55
Vc que pratica tiro esportivo venha faser parte de nosso grupo tambem vc e muito importante para nos poder aumentar cada vez mais o esporte Assuntos:tiro esportivo:trocas:vendas:importações de airguns e muito mais. Link do grupo abaixo https://www.facebook.com/groups/457763851389203
fiim
10/10/2018 - 13:50:55
Olá Amigos, segue o link correto: viewtopic.php?f=3&t=25892
Davi_Ogata
01/10/2018 - 11:11:18
Bom Dia Amigos do site, trago mais um Acessório diferenciado para os Amantes do Tiro Esportivo! Link: viewtopic.php?f=49&t=25891
Davi_Ogata
01/10/2018 - 11:08:05
prezados, boa tarde, como faco para enviar uma mensagem privada?
23jean
19/09/2018 - 12:42:10
Como posso visualizar fotos dela?
ERIVALDO
18/09/2018 - 22:33:47
Qual a especificação da luneta?
ERIVALDO
18/09/2018 - 22:31:31
A saxon vem com o adaptador de recarga, o certificado e a faca que vem junto de fabrica?
ERIVALDO
18/09/2018 - 22:31:11
me manda mensagem no pv
maskote
13/09/2018 - 15:04:04
eu tenho fabiano pires
maskote
13/09/2018 - 15:03:52
Alguem vendendo luneta de visão noturna?
fabiano pires
11/09/2018 - 08:03:56
Cricket a venda ainda amigo
LucasCJ
08/09/2018 - 09:59:34
Crickey a venda ainda amigo
LucasCJ
08/09/2018 - 09:58:51
Boa noite Já vendeu a cricket amigo ?
clayrton
07/09/2018 - 20:33:31
Já vendeu a cricket amigo ?
clayrton
07/09/2018 - 10:23:24
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