Tutorial - Instalação de Kit Advanced Cometa Fênix / Fusion

Tudo sobre a COMETA deverá ser postado aqui.

Tutorial - Instalação de Kit Advanced Cometa Fênix / Fusion

Mensagempor Mandarim » 25/12/2014 - 12:06:23

Pessoal, segue um breve tutorial sobre como efetuar a instalação do Kit Advanced Cometa Fênix / Fusion nas carabinas que vieram orginalmente com gás RAM de fábrica.

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Utilizaremos uma Cometa New Fênix 400 calibre 5,5mm e o Kit Advanced com gás ram 7455 50 kgf

Este Kit foi adquirido no patrocinador Dispropil e pode ser escolhido com gr de 40kgf, 45 kgf ou 50kgf

https://dispropil.com.br/produtos/kit-p ... usion-50kg

Embalagem Blister

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Identificação da aplicação

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Identificação do GR (nota-se a existência do anel de encosto)

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Pasta G

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Nota do autor: em algumas fotos mostradas a seguir foi utilizado o GR 7444 de 45kgf, porém as dimensões são praticamente idênticas

Comparativo com o GR SMS M455
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Peso do GR SMS M455
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Peso do GR Elite Airguns 7444 / 7455
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Peso do êmbolo Elite
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Peso do êmbolo original
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Nota: excelente solução, ao mesmo tempo que impede o giro do pistão (imprescindível para o funcionamento do sistema de engatilhamento), também elimina a possibilidade de raspagem da sapata da alavanca de armar (biela) no cilindro do gás ram.

Nota do autor: a posição relativa do paquímetro nas fotos é para mostrar o valor obtido e o local da medida. Não tendo por objetivo mostrar o modo correto de se obter as medidas (principalmente profundidades).

Arruela de Encosto (indispensável para as Cometas Fenix 400 e Fusion que tiveram o conjunto gatilho usinado pela fábrica)
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Xi ! Problemas ... (a semelhança do que ocorre com o Kit para a Cometa 220) diâmetro externo
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Diâmetro interno da arruela de encosto
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Arruela de encosto posicionado no gás ram
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Gás Ram 7444 / 7455

Diâmetro da haste
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Comprimento da haste
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Comprimento da câmara do gás ram
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Diâmetro da câmara do gás ram
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Diâmetro externo do êmbolo
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Haste do gás ram dentro do pistão. Notem o traço em azul referência para a medida
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Sem considerar a pré compressão, o cilindro do gás ram fica 21,60mm dentro do êmbolo
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Dimensões do guia da sapata da alavanca de armar (biela)

Largura do trilho por onde corre a sapata da alavanca de armar ("rebaixo")
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Comprimento do trilho
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Dimensões do "apêndice e da janela de engatilhamento do êmbolo

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Medidas de comprimento do êmbolo

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Alojamento do retentor
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Medidas do diâmetro interno do êmbolo

Diâmetro da boca
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Nota: o diâmetro da boca é ligeiramente superior devido a existência do alojamento do anel de teflon

Diâmetro interno do corpo do êmbolo
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Medidas do retentor de Poliuretano

Espessura
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Diâmetro externo maior
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Diâmetro externo menor
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Diâmetro interno menor
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Diâmetro interno maior
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Nota: a exemplo do retentor original instalado no êmbolo original, ocorre uma certa folga do retentor em seu alojamento, o que permite o seu giro e a retirada e a instalação do retentor sem necessidade de uso de ferramentas ou dispositivos.

Alojamento do anel de teflon
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Medidas do anel de teflon

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O diâmetro interno do êmbolo permite a introdução do GR SMS bem como o uso de Mola Helicoidal

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GR Elite Airguns 7444 / 7455 dentro do êmbolo (a profundidade é praticamente a mesma medida do comprimento da câmara do GR)

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GR SMS M455 dentro do êmbolo, comprimento da câmara ligeiramente menor,

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Parte traseira do GR Elite onde se encaixa o anel de encosto
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Anel de encosto encaixado no GR Elite Airguns
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Instalação do êmbolo do Kit Fenix 400 Elite Airguns

Retirada da coronha

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Nota: o parafuso traseiro original foi substituído por um parafuso allen

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Ferramental necessário (faltou incluir o martelo na foto)

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Retirada da mola helicoidal ou do gás ram original Rossi (a carabina utilizada neste tutorial havia sido submetida a um downgrade para retorno ao uso de mola helicoidal)

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Uso do compressor de molas com dispositivo apropriado

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Retirada do pino trava do conjunto gatilho
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Descompressão da mola helicoidal
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Mola Helicoidal totalmente descomprimida. Nota-se ao fundo a trava do gatilho
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Contra peso, mola helicoidal e conjunto gatilho retirados da carabina
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Conjunto gatilho usinado de fábrica para uso de GR SMS

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Arruela de encosto do Kit Elite Airguns

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Aqui reside o problema. A "priori", o Kit deveria ser "plug & play", mas devido ao diâmetro externo ser maior que o diâmetro do furo da caixa de gatilho, será necessário retificar a arruela de encosto.

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Resumo da ópera: a arruela não encaixa no rebaixo da caixa de gatilho ....

O Kit não é plug & play

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Retirada da alavanca de armar (biela) com uso de saca pinos e toco de madeira de qualidade (paraju / massaranduba) furado

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Posicionar o lado "estriado" do pino sobre o furo existente no toco de madeira
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Utilizar martelo e um saca pinos de 4mm
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Posicionar o saca pinos sobre o pino e dar pancadas com o martelo até a extração completa do pino
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Pino totalmente extraído
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Muito cuidado para não perder as duas arruelas que evitam a folga. Note que elas não são planas
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Pino e arruelas extraídas. Note que um lado da arruela é "côncavo" e o outro "convexo"
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Porque soltar a alavanca de armar (biela) e não simplesmente retirar o cano ?

Resposta: as carabinas Cometa possuem o parafuso eixo de rotação do cano rebatido após o aperto, de modo a eliminar qualquer possibilidade de folga entre o bloco do cano e o garfo. A retirada deste parafuso exige uso de chave de impacto, ferramenta nem sempre fácil de se encontrar. Na foto abaixo, temos este parafuso como veio da fábrica ou da loja (nota: esta carabina não foi adquirida em nenhum dos patrocinadores). São nítidas as marcas deixadas pela tentativa de retirada dos dois parafusos do garfo. E um detalhe, depois de engatilhada, nota-se que esta intervenção deixou folga entre o bloco do cano e o garfo.

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Chave de impacto manual
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Limpeza do cilindro da carabina (câmara de compressão) com uso de tubo de PVC 1/2" e pano de limpeza (o pano é fixado com "silver tape", e depois enrolado e a sobra na ponta "embuchada" para dentro do tubo de PVC. Esqueça cabo de vassoura e papel toalha.

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Êmbolo original versus êmbolo Elite Airguns
Nota: o retentor (bucha) foi lubrificado com graxa de silicone

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Êmbolo do Kit Elite Airgun já instalado

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Instalação da alavanca de armar (biela)

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Posicione as arruelas observando o lado correto ("convexo" para o lado do bloco)
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Utilize um saca pinos 5mm para centralizar os furos
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Introduza o pino
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Com o martelo, bata levemente sobre o pino
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Pino completamente instalado
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Lubrificação do trilho de encaixe da sapata da biela, com pasta G
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Devido ao diâmetro externo da arruela de encosto ser ligeiramente superior ao diâmetro do furo da caixa de gatilho, vamos aproveitar e instalar o êmbolo do Kit Elite Airguns com a mola helicoidal original e efetuar teste no cronógrafo para comparação posterior

Pré compressão Mola Helicoidal
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Importante: posicionamento correto da trava do gatilho

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Agora, com a carabina posicionada no compressor de molas, é só inserir o conjunto contra peso (top hat), mola helicoidal e conjunto do gatilho, tomando-se o devido cuidado para que a trava do gatilho não saia da posição

Comprima gradativamente a mola, até a posição de encaixe do pino trava do conjunto gatilho

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Compressão final (curso do êmbolo)
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Diâmetro interno do cilindro
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Volume da câmara de compressão da Cometa New Fenix 400

- cilindro de 2,575 cm de diâmetro x 9,75 cm de altura -> Volume = 50,8 cm3

Reinstale a coronha

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Após a instalação da coronha, bascule o cano até engatilhar e observe o funcionamento da trava do gatilho

Carabina desengatilhada e trava na posição FIRE
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Carabina engatilhada e trava na posição SAFE
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Carabina engatilhada e trava na posição FIRE
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Houston we have a problem ....


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Como resolver este problema ? >>

Ferramental e dispositivos necessários
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- Furadeira com mandril 1/2'

- Lixa d'água 280

- pino do guia de mola da Hatsan HT 80 (utilizado no tópico "Tutorial - Cometa New Fenix 400 retorno à Mola Helicoidal")

viewtopic.php?f=29&t=17417


Engaste a arruela de encosto no pino guia de mola e proceda a retífica do diâmetro externo, gradativamente, sempre verificando o seu encaixe no rebaixo da caixa de gatilho
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Diâmetro externo compatível com o furo da caixa de gatilho
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Aviso: Muito cuidado com as tentativas de montar esta arruela através de "montagem por interferência". O material utilizado na caixa de gatilho é muito dútil e relativamente frágil quando comparado com o aço da arruela. Há risco de surgimento de fissuras e até rompimento com perda de material.

Pronto, agora já podemos instalar o GR Elite Airguns na Cometa Fenix com a caixa de gatilho originalmente usinada de fábrica --

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Instalação do GR Elite Airguns 7455 50 kgf

Antes porém, vamos ver a razão pela qual o desenvolvimento de uma mola a gás para as Cometas exige cuidados quanto às dimensões.

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Posição do êmbolo com a carabina engatilhada
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Como pode ser observado nas fotos acima, a folga antes do êmbolo encostar na caixa de gatilho, com a carabina engatilha é mínima, inferior a um milímetro !

Enfim, finalmente vamos à instalação do gás ram utilizando a caixa de gatilho usinada e a arruela de encosto

Obs: os passos referentes a retirada da coronha, e uso do compressor de molas não serão detalhados novamente, pois já foram mostrados.

Conjunto contra peso, mola helicoidal e gatilho retirados
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Na instalação do gás ram, o ressalto existente na parte traseira do cilindro deve ficar apoiada na arruela de encosto. A haste é centralizada através do seu encaixe em um furo existente no êmbolo do Kit Elite Airguns

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Importante: não esquecer do posicionamento correto da trava do gatilho, conforme visto anteriormente.

Agora basta inserir o gás ram com a haste voltada para o êmbolo e introduzir a caixa de gatilho tomando cuidado para que a trava não saia de seu posicionamento.

Após inserir a caixa de gatilho, talvez seja necessário posicionar a carabina na posição vertical, com a caixa de gatilho voltada para baixo, de modo a facilitar a centralização do gás ram, tanto da sua haste dentro do êmbolo, quanto a câmara na arruela de encosto.

Uma vez centralizado o gás ram, a "folga" equivalente a pré compressão será inferior a 2mm

Medida da pré compressão
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Pronto, agora basta comprimir a caixa de gatilho , inserir o pino trava e o parafuso de fixação da caixa de gatilho, conforme visto anteriormente

Reinstale a coronha

Após a instalação da coronha, bascule o cano. a carabina deve armar suavemente. Caso contrário, provavelmente o gás ram está descentralizado. Neste caso, retire a coronha e com o uso do compressor de molas, retire e inspecione o gás ram. Em seguida reinstale o gás ram de acordo com o procedimento descrito anteriormente.

Estando o gás ram perfeitamente instalado, verifique o engatilhamento através da "janela" existente no cilindro da carabina, conforme visto anteriomente

Sobre a instalação do Kit Elite Airguns para a Cometa Fenix 400 / Fusion é isso pessoal .... Vamos ao cronógrafo

Comparativo de desempenho entre Êmbolo e Retentor Originais versus Êmbolo e Retentor do Kit Advanced Elite Airguns, ambos com Mola Helicoidal

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Comparativo de desempenho entre Setup Original Gás RAM Rossi M455 - 55 kgf versus Kit Advanced Elite Airguns com GR 7455 -50kgf

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Nota: os Chrony Test, realizado a partir de 25/12/2014, diferentemente do outro realizado no Tópico Chrony Test -Fênix 400 4,5mm M Helicoidal versus Gás RAM(link ao final deste tópico) foi realizado com a lubrificação do retentor (bucha) com graxa de silicone. O êmbolo e a as paredes do cilindro da carabina, a partir do "rasgo" de passagem da sapata da alavanca de armar (biela) foram lubrificados "a frio" com Militec-1.

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Nota: na foto acima, é mostrado o novo êmbolo para as carabinas Gamo

[b]Cálculo da Energia Cinética proveniente do recuo da carabina[/b]

Tenham em mente que a diminuição da velocidade implica também na diminuição do recuo ("bounce" ou rebote do êmbolo)

Não devemos confundir o fenômeno do recuo típico das carabinas de ar acionadas por êmbolo com a "pancada" típica do êmbolo no fim do curso.

Assim sendo, considerando os resultados obtidos e aplicando-se o princípio da conservação da Quantidade de Movimento, temos:

Setup original de fábrica com Mola Helicoidal (Snyper 13,63 grains)

Peso da arma (W) = 3,188 kgf = 7,0283365 lbf
Peso do projétil 0,177 (w) = 13,68 grains = 0,0019543 lbf
Velocidade do projétil (v) = 804,2 fps = 245,1 m/s

Energia proveniente do recuo da carabina

Ec = 0,005460 ft.lbf

Ec= 0,007402 Joules

Kit Elite Advanced com Mola Helicoidal (Snyper 13,68 grains)

Peso da arma (W) = 3,172 kgf = 6,9930625 lbf
Peso do projétil 0,177 (w) = 13,68 grains = 0,0019543 lbf
Velocidade do projétil (v) = 780,2 fps = 224,9 m/s

[size=100]Energia proveniente do recuo da carabina[/size]

Ec = 0,005165 ft.lbf

Ec= 0,007002 Joules

Setup original de fábrica com gás ram Rossi SMS M455 – 55 kgf (Snyper 13,63 grains)

Peso da arma (W) = 3,180 kgf = 7,0106995 lbf
Peso do projétil 0,177 (w) = 13,63 grains = 0,0019471 lbf
Velocidade do projétil (v) = 770,4 fps = 234,8 m/s

Energia proveniente do recuo da carabina

Ec = 0,004986 ft.lbf

Ec= 0,006761 Joules

Kit Elite Advanced gás RAM 7455 – 50 kgf (Snyper 13,68 grains)

Peso da arma (W) = 3,127 kgf = 6,8938545 lbf
Peso do projétil 0,177 (w) = 13,68 grains = 0,0019543 lbf
Velocidade do projétil (v) = 737,9 fps = 224,9 m/s

Energia proveniente do recuo da carabina

Ec= 0,004686 ft.lbf

Ec= 0,006355 Joules

Resumindo, diminuição de 14% na energia liberada pelo recuo da carabina com o Kit Advanced 50 kgf em relação ao setup original com mola helicoidal.

Resumindo, diminuição de 6% na energia liberada pelo recuo da carabina com o Kit Advanced 50 kgf em relação ao setup original com gás ram SMS M455 55 kgf.


Conclusões

Prós:

- elimina totalmente o atrito metal - metal durante o ato de armar a carabina (basculamento do cano que é a situação mais crítica devido a força da alavanca de armar que empurra o êmbolo contra as paredes do cilindro da carabina);

- o êmbolo do Kit Advanced permite também o uso de mola helicoidal;

- comparativamente com a solução empregada pela fábrica, o Kit Advanced diminui consideravelmente "a pancada" do êmbolo no fim de curso do disparo;

- o basculamento do cano fica bem mais suave, fato constatado também com o uso de mola helicoidal;

- o recuo diminui em torno de 14 em relação a configuração com mola helicoidal de fábrica.

- o recuo diminui em torno de 6% em relação a configuração com gás ram de fábrica.

Contras:

- não é totalmente plug & play, sendo necessário ajuste no diâmetro externo da arruela de encosto, para a instalação nas carabinas que vieram com gás ram de fábrica;

- o retentor, assim como o original, possui uma pequena folga entre o alojamento da bucha o que ao longo do uso poderá implicar em perda da eficiência da vedação ("passagem de ar").

Resumo da ópera:

- para quem não abre mão do uso de gás ram, devido ao cenário atual dos GR SMS, é imprescindível a instalação deste Kit Advanced;

- vale a pena ? Sim !


Parabéns ao Evandro da Elite Airguns por atender aos anseios dos entusiastas das Cometas Fenix 400 e Fusion. {CLAP} {CLAP} {CLAP}

A pergunta que não quer calar: Será que vem também um PA para a linha Cometa 220 ??? !!!!
***

Link do Tópico Chrony Test -Fênix 400 4,5mm M Helicoidal versus Gás RAM

viewtopic.php?f=29&t=17697

Tópico concluído ---
Editado pela última vez por Mandarim em 04/01/2015 - 18:36:51, no total de 2 vez
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Re: Tutorial - Instalação de Kit Advanced Cometa Fênix / Fus

Mensagempor eltonbt » 02/01/2015 - 21:46:23

Parabéns pelo post.

Eu gostaria de saber se a troca do pistão original pelo pistão elite realmente tem muita diferença, principalmente no quesito recuo?
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Re: Tutorial - Instalação de Kit Advanced Cometa Fênix / Fus

Mensagempor Mandarim » 03/01/2015 - 18:52:52

eltonbt escreveu:Parabéns pelo post.

Eu gostaria de saber se a troca do pistão original pelo pistão elite realmente tem muita diferença, principalmente no quesito recuo?


Resumindo:

- diminuição de 14% na energia liberada pelo recuo da carabina com o Kit Advanced 50 kgf em relação ao setup original xom Mola Helicoidal de fábrica.

- diminuição de 6% na energia liberada pelo recuo da carabina com o Kit Advanced 50 kgf em relação ao setup original com gás ram Rossi M455 55 kgf.
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Re: Tutorial - Instalação de Kit Advanced Cometa Fênix / Fus

Mensagempor filho vicente » 15/01/2015 - 18:58:23

Olá amigo gostaria de saber se a carabina for totalmente original vai ter ter que corta o guia de mola traseiro e usinar um furo?
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Re: Tutorial - Instalação de Kit Advanced Cometa Fênix / Fus

Mensagempor Mandarim » 15/01/2015 - 20:26:13

filho vicente escreveu:Olá amigo gostaria de saber se a carabina for totalmente original vai ter ter que corta o guia de mola traseiro e usinar um furo?


Original basta retirar o tubo guia de mola que é encaixado na caixa de gatilho. Não corte.

O procedimento pode ser visto no vídeo no tópico abaixo:

Exatamente aos 4 minutos o Juliano Airguns retira o tubo guia de mola da caixa de gatilho.

viewtopic.php?f=29&t=17573
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Re: Tutorial - Instalação de Kit Advanced Cometa Fênix / Fus

Mensagempor filho vicente » 16/01/2015 - 09:09:36

Valeu realmente é muito simples.OK
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Re: Tutorial - Instalação de Kit Advanced Cometa Fênix / Fus

Mensagempor Brix » 03/02/2015 - 21:08:40

Boa Noite. Excelente tópico. Completa as informações do vídeo do Juliano. Fiquei com uma dúvida. Se for retirado o parafuso do eixo de rotação, tem como deixa-lo a prova de folgas novamente? Talvez usando uma chave de impacto?

Abraços
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Re: Tutorial - Instalação de Kit Advanced Cometa Fênix / Fus

Mensagempor Pedro spolidoro » 18/02/2015 - 22:21:11

Só para complementar. Se passaram cerca de mil tiros e abri a cometa só para olhar o gr e nenhum sinal de óleo ou graxa.
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Re: Tutorial - Instalação de Kit Advanced Cometa Fênix / Fus

Mensagempor Luciano predator » 18/06/2015 - 23:48:57

Excelente tópico. Parabéns

Resumindo, diminuição de 14% na energia liberada pelo recuo da carabina com o Kit Advanced 50 kgf em relação ao setup original com mola helicoidal.

Resumindo, diminuição de 6% na energia liberada pelo recuo da carabina com o Kit Advanced 50 kgf em relação ao setup original com gás ram SMS M455 55 kgf.



Poderia além do teste de energia com o pistão aliviado da elite, feito com o pistão original para ver a diferença da energia cinética e do recuo!!!
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Re: Tutorial - Instalação de Kit Advanced Cometa Fênix / Fus

Mensagempor thalesCM » 26/08/2015 - 14:17:32

relativo a precisão qual é melhor dentre as três opções, a mola de fábrica, o gás ram 55 kg de fábrica ou o kit elite 50kg?
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Re: Tutorial - Instalação de Kit Advanced Cometa Fênix / Fus

Mensagempor Luciano predator » 10/05/2016 - 22:58:30

Tópico era top
Que pena se perdeu as fotos.
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Re: Tutorial - Instalação de Kit Advanced Cometa Fênix / Fus

Mensagempor MYW1 » 11/05/2016 - 12:33:19

realmente se tivesse as fotos seria legal...
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Davi_Ogata
06/08/2018 - 08:58:52
Vendo saldo de 17 cilindros 12g co2 e 1 tubo de óleo Pellgunoil da Crossman sobra de estoque, tudo por 100,00 reais
João Estevam
30/07/2018 - 15:41:16
Não poderia passar aqui e não deixar um abraço a todos!
Alexandre Bastos
25/07/2018 - 09:18:48
Marcelo Santos sumiu...sõ
Rui Saiki
21/07/2018 - 20:18:46
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK estou longe um tempão e quando entro olha só que lance fraco KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
ferreiracampos
20/07/2018 - 13:02:21
o Nogueira é gay
Marcelo Santos
18/07/2018 - 20:06:48
Galera, estou voltando a atirar. Alguem sabe dizer se a mundilar ainda envia chumbos pro brasil, se compensa e se é taxado? E o Daniel Netby que vendia cilindros de portugal também, alguem sabe se ainda vende?
Thiago Cherulli
18/07/2018 - 18:36:05
meu cel: (21)9880-72129
lhauer
09/07/2018 - 21:11:02
ai galera, baixei os preços
elton
07/07/2018 - 11:40:40
se alguem puder ajudar ou tiver interesse
elton
02/07/2018 - 13:18:46
qualquer interesse manda zap 47 988348803
elton
02/07/2018 - 13:18:14
tenho tmbm uma hw 97
elton
02/07/2018 - 13:17:24
Obrigado amigo LuciselFelipe .
mazinhowaldemar
24/06/2018 - 19:20:47
Boa Tarde Amigos do site! MAIS UM MONÓCULO DE PRIMEIRA para os atiradores mais exigentes! Abraços aos amigos pelo apoio e confiança! Segue o Link: viewtopic.php?f=3&t=25772
Davi_Ogata
21/06/2018 - 15:55:13
FX ROYLE
Antonio Celso
17/06/2018 - 18:41:15
Bom dia Caros Amigos do Site! Vejam os novos Flips de Luneta que estou trazendo para aqueles que querem proteger as suas Lunetas e ainda conferir um Visual especial! Veja em: viewtopic.php?f=3&t=25760
Davi_Ogata
13/06/2018 - 09:32:55
j. Anisio. tenho interesse manda a relaçao para o meu email por favor luyzflip@gmail.com
luyz Hunter
07/06/2018 - 10:55:51
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