Procedimento para manifestação (reclamação) Correios

Qualquer coisa que nao se enquadre no assunto armasdear (piadas, "causos", comentarios, etc.)

Procedimento para manifestação (reclamação) Correios

Mensagempor Ylram » 11/03/2015 - 21:25:34

Prezados,

Como muitos aqui já tiveram (e tem) problemas com a demora ou extravio de entregas por parte dos Correios, principalmente nas remessas internacionais, e diante de algumas informações MENTIROSAS que vez ou outra nos são passadas pelo mesmo, estou abrindo este tópico para servir de "guia" aos que desejam reclamar seus direitos. Todas as citações que coloquei são respostas REAIS que recebi dos Correios.

Primeiro vamos a algumas VERDADES e MITOS.

MITO = Somente o remetente pode fazer uma manifestação (reclamação).
VERDADE = Qualquer pessoa, de posse do código de rastreio e dados do remetente, pode fazer uma manifestação (reclamação). Somente pode ser registrada uma manifestação por objeto.

MITO = Somente o remetente tem direito de indenização no caso de extravio.
VERDADE = O remetente tem o direito de indenização no prazo de 6 meses, passado este prazo e não sendo reclamado a indenização, passa a ser de direito do destinatário. Dentro do prazo de 6 meses o remetente pode transferir o direito de indenização ao destinatário, devendo para isso comunicar a agencia de Correios. Abaixo reposta que recebi dos Correios ao questionar sobre o processo de ressarcimento:

"Prezado Cliente, informamos que as apurações foram concluídas, entretanto o objeto não foi localizado no fluxo postal Conforme normas postais internacionais, e também nacionais, o objeto postal pertence ao remetente enquanto não tiver sido entregue ao destinatário. O remetente é o detentor do direito à indenização nos casos em que as remessas não forem entregues ao destinatário. Desta forma, a retratação financeira pela não prestação do serviço deverá ser feita ao remetente. Para a definição do valor da indenização, é levada em conta a modalidade de serviço contratada. Será necessário que o remetente formalize reclamação junto à Administração Postal de origem para que o processo de indenização seja iniciado. Assim, pedimos orientar o remetente a respeito. Existe a possibilidade do pagamento da indenização ocorrer no Brasil ao destinatário. Para isso, o remetente deverá desistir de seu direito à indenização, autorizando o destinatário a recebê-la. A autorização deve ser registrada junto à Administração Postal de origem pelo remetente. Esclarecemos ainda que o remetente possui um prazo máximo de SEIS MESES, a contar da data de postagem, para reclamar o objeto. Caso não haja confirmação de reclamação por parte do remetente ao final desse período, poderá ser presumida a desistência de seu direito ao ressarcimento, cabendo indenização ao destinatário. Para iniciarmos este processo de indenização, será necessário o seu retorno neste canal de atendimento. Informamos que o comprovante de postagem é indispensável para prosseguimento deste processo indenizatório. Desta forma, solicitamos providenciar uma cópia junto ao remetente e guardá-la até a finalização do processo."

Pois bem agora vamos ao "passo a passo" para abrir uma manifestação junto aos Correios, onde usarei no exemplo os dados reais da MUNDILAR (pois muitos compram lá e tem problema no recebimento). Importante atentar para alguns FATOS:

a) A MUNDILAR nunca vai abrir uma manifestação para VOCÊ, mesmo que eles sejam remetentes, é politica da empresa uma vez que tenham enviado se eximir de qualquer preocupação ou responsabilidade! Portanto CORRA ATRÁS!

b) O prazo para abertura de uma manifestação para encomendas INTERNACIONAIS é de 180 dias contados a partir da data da POSTAGEM. Se você reclamar após este prazo irá receber a seguinte resposta dos Correios:

"Prezado Cliente, seu Pedido de Informação foi apresentado fora do prazo regulamentar, que é de 180 dias contados a partir da data de postagem para objetos enviados do exterior, segundo normas internas dos Correios, amparadas pelo disposto na Lei 8078/1990 (Código de Defesa do Consumidor). Desta forma, não podemos dar prosseguimento à solicitação."

Passo a passo para abrir uma manifestação:

1) Acessar o site dos Correios, Fale conosco:
http://www2.correios.com.br/sistemas/falecomoscorreios/

2) Registrar uma "Reclamação" e no caso do remetente MUNDILAR tipo de atendimento "Objeto Postado com Origem ou Destino Internacional" e clique no "Aceite" dos termos;

3) No formulário que se abre, informar o "Codigo do Registro" (rastreio). Nesse ponto se já tiver sido aberto uma manifestação (reclamação) para o objeto será exibido um aviso. Observe também mais abaixo o campo "Data da Postagem" virá já preenchido;

4) Preencher os campos relacionados ao "Remetente" como segue para o caso da Mundilar:

NOME COMPLETO = Mundilar Air Guns
PAIS DE ORIGEM = Portugal
CNPJ = *NÃO INFORMAR, OPCIONAL PARA REMESSA INTERNACIONAL
CEP = 3840-274
ENDEREÇO = Rua Albino Oliveira Pinto
NUMERO = *NÃO INFORMAR, OPCIONAL PARA REMESSA INTERNACIONAL
BAIRRO = Praia da Vagueira
CIDADE = Gafanha da Boa Hora
E-MAIL = *COLOCAR O SEU E-MAIL

5) Nos dados do "Destinatário" colocar tal como foi despachado, ou seja, para onde a Mundilar enviou;

6) Nos "Dados da Postagem" não preencher nada (o campo da data já estará preenchido conforme o rastreio);

7) Na "Solicitação" informe o "Tipo do Serviço" como "Mercadoria Econômica - Importação", e em "Motivo da Reclamação" como "Destinatário não recebeu a correspondência";

8) Em "Conteúdo" coloque "Artigos esportivos" que é suficiente;

9) E por fim em "Mensagens ou Observações" dê a BRONCA! Basicamente questione o porque de não ter sido entregue;

10) Digite o código da imagem e confirme a manifestação. Você receberá no seu e-mail o protocolo do processo e agora espere a resposta.

Um detalhe muito importante, você pode abrir a manifestação a qualquer momento, na maioria das vezes você receberá uma resposta "automática" sobre os prazos dos Correios como exemplo:

"Prezado Cliente, informamos que o objeto mencionado chegou ao Brasil e já foi analisado pela Alfândega, tendo sido encaminhado para triagem e distribuição. Esclarecemos que a modalidade contratada é econômica e possui prazos estendidos de entrega estimados em 50 dias ÚTEIS, a partir da liberação na Alfândega. Além disso, esse tipo de objeto não possui rastreamento detalhado, ou seja, a próxima atualização no sistema ocorrerá após o recebimento do objeto na Unidade responsável pela entrega. Caso o objeto não seja entregue nesse prazo, solicitamos retorno a este canal, para que iniciemos buscas físicas nas Unidades operacionais pelas quais o objeto deva ter transitado."

Que fique bem claro, você não leu errado, é 50 DIAS ÚTEIS A PARTIR DA LIBERAÇÃO DA ALFANDEGA, ou seja se ficar 2 meses na alfandega, RFB ou seja lá onde for, azar o seu porque o Correio lava as mãos!

Ignore a mensagem automática e fique atento a frase no topo do e-mail "Caso queira adicionar algum comentário ou questionamento sobre a resposta abaixo CLIQUE AQUI" (no e-mail na verdade é bem pequenininho a letra). Ali vai ter o link para você mandar o protocolo para a OUVIDORIA caso o prazo prometido não seja cumprido. E ai sim você tem chances de resolver o seu caso!

Espero que esse "pequeno" texto seja útil a vocês como tem sido para mim (nunca mais deixei de receber encomenda, nem fiquei 6 meses esperando).

Abraço.
Ylram
AA Nivel 1
 
Mensagens: 152
Data de registro: 12/04/2012 - 11:44:45
Localização: Santa Maria de Jetiba / ES
Agradeceu: 8 vezes
Foi agradecido: 16 vezes

Re: Procedimento para manifestação (reclamação) Correios

Mensagempor Ylram » 24/05/2016 - 20:02:59

Up.
Ylram
AA Nivel 1
 
Mensagens: 152
Data de registro: 12/04/2012 - 11:44:45
Localização: Santa Maria de Jetiba / ES
Agradeceu: 8 vezes
Foi agradecido: 16 vezes


Retornar para Outros

You must be a Registered User to Chat in the Shoutbox
Mais um video vom as pr 900 customizada top https://youtu.be/iHwo1R74_nE
fiim
27/05/2020 - 23:11:11
Vendo Hatsan bt 65 SB elite 5.5 com vários acessórios, tem bomba hatsan também tudo em estado de zero.
Sandro Nury
25/05/2020 - 19:51:51
Vendi Hatsan bt 65 SB elite 5.5 com vários acessórios, s
Sandro Nury
25/05/2020 - 19:50:03
Alguém aí tem uma BT65 que queira trocar numa HW77, volto a diferença. zap 44999219163
Emerson Girotto
21/05/2020 - 19:09:24
Boa tarde estou a preocura de uma carabina de presao com preço acessivel e que esteja em bom funcionamento preferencia 5.5 fixxar imports mas caso alguem tiver outra com preço bom ate mesmo uma 4.5. Meu whats é 053984846178
Douglaslemke
17/05/2020 - 13:22:50
Boa noite Valério, meu são é (35) 991435269.
Wolf1957
14/05/2020 - 19:57:07
Pessoal sou o panchoville ou secomala meu ZAP (44)999774773 tenho muitas lembras aqui.mpgueira cadê vc meu fio??
PANCHOVILLE
13/05/2020 - 11:38:47
Tem alguém aqui membro desde 2010??
PANCHOVILLE
13/05/2020 - 11:37:03
Alguma p15 a venda chama no zap 74998049951
fiim
12/05/2020 - 20:12:06
Boa tarde Valério, tenho interesse nesta ban 30-1, favor enviar mensagem, obrigado.
Wolf1957
12/05/2020 - 16:59:32
Vendo gamo Crf 5.5 gas ram elite, embolo aliviado, buchas de pu com luneta tasco varmint 2,5x10x42 mount spotsmatch e gatilho quickshot 41 99873-4054
ajfranceschi
08/05/2020 - 16:52:37
Voce tem o liner pra slug da fx impact de 600mm no. 22?
Marcio Eidelwein
04/05/2020 - 00:21:59
Tenho uma BAM 30-1 e estou pensando em vender. Brasília
valerio
03/05/2020 - 00:15:37
Tenho uma
valerio
03/05/2020 - 00:13:57
boa noite , estou a procura da carabina fionda 80 em bom estado , tudo funcionado , com cilindro
donizeti
30/04/2020 - 19:19:42
Boa noite pessoal tenho uma luneta leapers 8 32 56 esta desregulado quando movo o paralaxe está numa cometa lynx alguém indica um profissional para manutenção
Jessé Fernandes
27/04/2020 - 18:31:11
Boa tarde pessoal estou vendendo uma luneta Nikko Stirling Mountmaster Rifle Scopes 3-9x40mm 4plex 1" Rings NMC3940W, nova, trouxr dos EUA. Interessados pode me chamar no wattsapp 11994815166.
dcssuaed
14/01/2018 - 20:54:19
Boa noite a todos
Wilson Machado
02/01/2018 - 19:57:41
galera numeros liberados para pagamento de imediato na cfx royalhttp://www.armasdear.com.br/aa/vie ... 93#p210193
fiim
28/12/2016 - 22:36:52
da uma conferida ai
sr.wilson
28/12/2016 - 11:20:58
Guilherme Nascimento : pode sim ; desde que esteja dentro das regras do forum .Regras gerais de conduta no ArmasdeAR .
sr.wilson
28/12/2016 - 11:20:50
galera tou com uma rifa de uma cfx cfx 4.5 quem se interessar chama no linkhttps://chat.whatsapp.com/3c2fUsgRncl7afuuYMJoXm
fiim
27/12/2016 - 23:12:49
oi povo
marques
27/12/2016 - 21:14:36
Olá pessoal. Sou novo no fórum, e queria saber se é permitido anunciar equipamentos. Quero trocar minhas armas por uma profissional, mas para isso preciso vender as minhas. Me ajudem! Obrigado.
Guilherme Nascimento
27/12/2016 - 14:08:38
Desejo a todos os irmãos Aqui do AA Um FELIZ NATAL
sr.wilson
25/12/2016 - 10:08:59
Estou a procura de um cano 5.5 extended, para pistolaZiroki, se com rosca para supressor melhor ainda. grato
lbaja
21/12/2016 - 14:11:07
Eduardo Bindi, me passe um email, luizbaja@gmail.com
lbaja
21/12/2016 - 13:23:56
Bruno_azevedo e thiagopacheco façam um anuncio de preferencia com fotos, eu tenho interesse nos 2 dependendo do preço, estado e o q ver nas fotos
Antornogueira
21/12/2016 - 11:20:44
galera to com um rifle m4a1 de airsoft full metal da marca ares caso alguém tenha interesse só chamar
thiagopacheco
18/12/2016 - 20:05:59
Pessoal, estou vendendo minha HK USP 4.5 CO2 - Na caixa semi nova. Alguem se interessa?
Bruno_Azevedo
18/12/2016 - 19:50:28
Fala ai galera!
Bruno_Azevedo
18/12/2016 - 19:49:20
oi pessoal vocês sabem quem vende peças para carabina daiys pawerline856
isac
11/12/2016 - 21:20:03
net by
Shotgunner
11/12/2016 - 13:11:06
bom dia galera precisso comprar a massa de mira da carabina gamo hunter igt alguém pode me orientar
leonardocoutinho
10/12/2016 - 10:46:50
rifa cfx galera, aconpanhe no link https://chat.whatsapp.com/F5gHyzB8CazF92JwoGgGZd
fiim
07/12/2016 - 15:52:09
  Online List:


Quem está online

Usuários vendo este fórum:: Nenhum usuário registrado online