Procedimento para manifestação (reclamação) Correios

Qualquer coisa que nao se enquadre no assunto armasdear (piadas, "causos", comentarios, etc.)

Procedimento para manifestação (reclamação) Correios

Mensagempor Ylram » 11/03/2015 - 21:25:34

Prezados,

Como muitos aqui já tiveram (e tem) problemas com a demora ou extravio de entregas por parte dos Correios, principalmente nas remessas internacionais, e diante de algumas informações MENTIROSAS que vez ou outra nos são passadas pelo mesmo, estou abrindo este tópico para servir de "guia" aos que desejam reclamar seus direitos. Todas as citações que coloquei são respostas REAIS que recebi dos Correios.

Primeiro vamos a algumas VERDADES e MITOS.

MITO = Somente o remetente pode fazer uma manifestação (reclamação).
VERDADE = Qualquer pessoa, de posse do código de rastreio e dados do remetente, pode fazer uma manifestação (reclamação). Somente pode ser registrada uma manifestação por objeto.

MITO = Somente o remetente tem direito de indenização no caso de extravio.
VERDADE = O remetente tem o direito de indenização no prazo de 6 meses, passado este prazo e não sendo reclamado a indenização, passa a ser de direito do destinatário. Dentro do prazo de 6 meses o remetente pode transferir o direito de indenização ao destinatário, devendo para isso comunicar a agencia de Correios. Abaixo reposta que recebi dos Correios ao questionar sobre o processo de ressarcimento:

"Prezado Cliente, informamos que as apurações foram concluídas, entretanto o objeto não foi localizado no fluxo postal Conforme normas postais internacionais, e também nacionais, o objeto postal pertence ao remetente enquanto não tiver sido entregue ao destinatário. O remetente é o detentor do direito à indenização nos casos em que as remessas não forem entregues ao destinatário. Desta forma, a retratação financeira pela não prestação do serviço deverá ser feita ao remetente. Para a definição do valor da indenização, é levada em conta a modalidade de serviço contratada. Será necessário que o remetente formalize reclamação junto à Administração Postal de origem para que o processo de indenização seja iniciado. Assim, pedimos orientar o remetente a respeito. Existe a possibilidade do pagamento da indenização ocorrer no Brasil ao destinatário. Para isso, o remetente deverá desistir de seu direito à indenização, autorizando o destinatário a recebê-la. A autorização deve ser registrada junto à Administração Postal de origem pelo remetente. Esclarecemos ainda que o remetente possui um prazo máximo de SEIS MESES, a contar da data de postagem, para reclamar o objeto. Caso não haja confirmação de reclamação por parte do remetente ao final desse período, poderá ser presumida a desistência de seu direito ao ressarcimento, cabendo indenização ao destinatário. Para iniciarmos este processo de indenização, será necessário o seu retorno neste canal de atendimento. Informamos que o comprovante de postagem é indispensável para prosseguimento deste processo indenizatório. Desta forma, solicitamos providenciar uma cópia junto ao remetente e guardá-la até a finalização do processo."

Pois bem agora vamos ao "passo a passo" para abrir uma manifestação junto aos Correios, onde usarei no exemplo os dados reais da MUNDILAR (pois muitos compram lá e tem problema no recebimento). Importante atentar para alguns FATOS:

a) A MUNDILAR nunca vai abrir uma manifestação para VOCÊ, mesmo que eles sejam remetentes, é politica da empresa uma vez que tenham enviado se eximir de qualquer preocupação ou responsabilidade! Portanto CORRA ATRÁS!

b) O prazo para abertura de uma manifestação para encomendas INTERNACIONAIS é de 180 dias contados a partir da data da POSTAGEM. Se você reclamar após este prazo irá receber a seguinte resposta dos Correios:

"Prezado Cliente, seu Pedido de Informação foi apresentado fora do prazo regulamentar, que é de 180 dias contados a partir da data de postagem para objetos enviados do exterior, segundo normas internas dos Correios, amparadas pelo disposto na Lei 8078/1990 (Código de Defesa do Consumidor). Desta forma, não podemos dar prosseguimento à solicitação."

Passo a passo para abrir uma manifestação:

1) Acessar o site dos Correios, Fale conosco:
http://www2.correios.com.br/sistemas/falecomoscorreios/

2) Registrar uma "Reclamação" e no caso do remetente MUNDILAR tipo de atendimento "Objeto Postado com Origem ou Destino Internacional" e clique no "Aceite" dos termos;

3) No formulário que se abre, informar o "Codigo do Registro" (rastreio). Nesse ponto se já tiver sido aberto uma manifestação (reclamação) para o objeto será exibido um aviso. Observe também mais abaixo o campo "Data da Postagem" virá já preenchido;

4) Preencher os campos relacionados ao "Remetente" como segue para o caso da Mundilar:

NOME COMPLETO = Mundilar Air Guns
PAIS DE ORIGEM = Portugal
CNPJ = *NÃO INFORMAR, OPCIONAL PARA REMESSA INTERNACIONAL
CEP = 3840-274
ENDEREÇO = Rua Albino Oliveira Pinto
NUMERO = *NÃO INFORMAR, OPCIONAL PARA REMESSA INTERNACIONAL
BAIRRO = Praia da Vagueira
CIDADE = Gafanha da Boa Hora
E-MAIL = *COLOCAR O SEU E-MAIL

5) Nos dados do "Destinatário" colocar tal como foi despachado, ou seja, para onde a Mundilar enviou;

6) Nos "Dados da Postagem" não preencher nada (o campo da data já estará preenchido conforme o rastreio);

7) Na "Solicitação" informe o "Tipo do Serviço" como "Mercadoria Econômica - Importação", e em "Motivo da Reclamação" como "Destinatário não recebeu a correspondência";

8) Em "Conteúdo" coloque "Artigos esportivos" que é suficiente;

9) E por fim em "Mensagens ou Observações" dê a BRONCA! Basicamente questione o porque de não ter sido entregue;

10) Digite o código da imagem e confirme a manifestação. Você receberá no seu e-mail o protocolo do processo e agora espere a resposta.

Um detalhe muito importante, você pode abrir a manifestação a qualquer momento, na maioria das vezes você receberá uma resposta "automática" sobre os prazos dos Correios como exemplo:

"Prezado Cliente, informamos que o objeto mencionado chegou ao Brasil e já foi analisado pela Alfândega, tendo sido encaminhado para triagem e distribuição. Esclarecemos que a modalidade contratada é econômica e possui prazos estendidos de entrega estimados em 50 dias ÚTEIS, a partir da liberação na Alfândega. Além disso, esse tipo de objeto não possui rastreamento detalhado, ou seja, a próxima atualização no sistema ocorrerá após o recebimento do objeto na Unidade responsável pela entrega. Caso o objeto não seja entregue nesse prazo, solicitamos retorno a este canal, para que iniciemos buscas físicas nas Unidades operacionais pelas quais o objeto deva ter transitado."

Que fique bem claro, você não leu errado, é 50 DIAS ÚTEIS A PARTIR DA LIBERAÇÃO DA ALFANDEGA, ou seja se ficar 2 meses na alfandega, RFB ou seja lá onde for, azar o seu porque o Correio lava as mãos!

Ignore a mensagem automática e fique atento a frase no topo do e-mail "Caso queira adicionar algum comentário ou questionamento sobre a resposta abaixo CLIQUE AQUI" (no e-mail na verdade é bem pequenininho a letra). Ali vai ter o link para você mandar o protocolo para a OUVIDORIA caso o prazo prometido não seja cumprido. E ai sim você tem chances de resolver o seu caso!

Espero que esse "pequeno" texto seja útil a vocês como tem sido para mim (nunca mais deixei de receber encomenda, nem fiquei 6 meses esperando).

Abraço.
Ylram
AA Nivel 1
 
Mensagens: 152
Data de registro: 12/04/2012 - 11:44:45
Localização: Santa Maria de Jetiba / ES
Agradeceu: 8 vezes
Foi agradecido: 16 vezes

Re: Procedimento para manifestação (reclamação) Correios

Mensagempor Ylram » 24/05/2016 - 20:02:59

Up.
Ylram
AA Nivel 1
 
Mensagens: 152
Data de registro: 12/04/2012 - 11:44:45
Localização: Santa Maria de Jetiba / ES
Agradeceu: 8 vezes
Foi agradecido: 16 vezes



  • ANÚNCIOS

Retornar para Outros

You must be a Registered User to Chat in the Shoutbox
Boa noite, onde consigo silenciador da s200? Grato
thiagonunes88
10/05/2019 - 19:56:11
cilindro e regulador da s200, onde consigo? boa tarde
thiagonunes88
10/05/2019 - 16:37:23
Daisy
hidden
18/04/2019 - 00:29:03
me manda mensagem no pv
maskote
13/09/2018 - 15:04:04
eu tenho fabiano pires
maskote
13/09/2018 - 15:03:52
Alguem vendendo luneta de visão noturna?
fabiano pires
11/09/2018 - 08:03:56
Cricket a venda ainda amigo
LucasCJ
08/09/2018 - 09:59:34
Crickey a venda ainda amigo
LucasCJ
08/09/2018 - 09:58:51
Boa noite Já vendeu a cricket amigo ?
clayrton
07/09/2018 - 20:33:31
Já vendeu a cricket amigo ?
clayrton
07/09/2018 - 10:23:24
CBC comando
Igor Velame
02/09/2018 - 18:02:41
Bom dia pessoal, vendo Artemis Cp2 viewtopic.php?f=3&t=25865
giovannilemes
30/08/2018 - 09:39:31
Alguém vendendo latão JSB EXACT HEAVY 5,5mm?????
Antonio Maia
28/08/2018 - 15:42:37
Bom Dia Amigos do site! Limpando o estoque, 2 caixas contendo 10 cilindros de CO2 12g da GAMO por apenas R$50! Chamar no whats 11 96910-0491
Davi_Ogata
06/08/2018 - 08:58:52
Vendo saldo de 17 cilindros 12g co2 e 1 tubo de óleo Pellgunoil da Crossman sobra de estoque, tudo por 100,00 reais
João Estevam
30/07/2018 - 15:41:16
Não poderia passar aqui e não deixar um abraço a todos!
Alexandre Bastos
25/07/2018 - 09:18:48
Marcelo Santos sumiu...sõ
Rui Saiki
21/07/2018 - 20:18:46
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK estou longe um tempão e quando entro olha só que lance fraco KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
ferreiracampos
20/07/2018 - 13:02:21
o Nogueira é gay
Marcelo Santos
18/07/2018 - 20:06:48
Galera, estou voltando a atirar. Alguem sabe dizer se a mundilar ainda envia chumbos pro brasil, se compensa e se é taxado? E o Daniel Netby que vendia cilindros de portugal também, alguem sabe se ainda vende?
Thiago Cherulli
18/07/2018 - 18:36:05
meu cel: (21)9880-72129
lhauer
09/07/2018 - 21:11:02
ai galera, baixei os preços
elton
07/07/2018 - 11:40:40
se alguem puder ajudar ou tiver interesse
elton
02/07/2018 - 13:18:46
qualquer interesse manda zap 47 988348803
elton
02/07/2018 - 13:18:14
tenho tmbm uma hw 97
elton
02/07/2018 - 13:17:24
Obrigado amigo LuciselFelipe .
mazinhowaldemar
24/06/2018 - 19:20:47
Boa Tarde Amigos do site! MAIS UM MONÓCULO DE PRIMEIRA para os atiradores mais exigentes! Abraços aos amigos pelo apoio e confiança! Segue o Link: viewtopic.php?f=3&t=25772
Davi_Ogata
21/06/2018 - 15:55:13
FX ROYLE
Antonio Celso
17/06/2018 - 18:41:15
Bom dia Caros Amigos do Site! Vejam os novos Flips de Luneta que estou trazendo para aqueles que querem proteger as suas Lunetas e ainda conferir um Visual especial! Veja em: viewtopic.php?f=3&t=25760
Davi_Ogata
13/06/2018 - 09:32:55
j. Anisio. tenho interesse manda a relaçao para o meu email por favor luyzflip@gmail.com
luyz Hunter
07/06/2018 - 10:55:51
vendo luneta Gamo 4x32 WR viewtopic.php?f=49&t=25687
Philippidf
25/05/2018 - 01:25:51
Procuro latão jsb 500 heavy preço melhor q achei 75 reais aqui Brasil.
yvesmarcondes
22/05/2018 - 14:15:16
procuro informacao para compra de aferidor novos alvo wrabf 4,5 e 5,5 obrigado
Jose Augusto
22/05/2018 - 12:32:53
ai galera, fiz uns anuncios de venda de carabinas! o torrando tudo! tudo novinho da uma olhada lá
elton
16/05/2018 - 14:03:07
Bom dia!!!compro cano lw .30 watts (88)996598191
Kleberphshadow
15/05/2018 - 09:20:33
  Online List:


Quem está online

Usuários vendo este fórum:: Nenhum usuário registrado online

cron