Explosão na Condor

Explosão na Condor

Mensagempor rodnei1954 » 04/04/2015 - 20:07:16

Alguém já tinha visto isso de perto?
Pois aconteceu comigo hoje. Esse era o breech slide da minha condor.

Imagem

Felizmente não aconteceu nada comigo ou com os outros atiradores que estavam no estande de tiro.
Na verdade a explosão foi pequena e os pedaços voaram para os lados. De imediato não entendi o que tinha acontecido. Foi um barulho baixo.
Só quando abaixei a arma é que vi que o breech slide tinha sumido. E levou junto o stem da válvula sem, no entanto, tirar a vedação do cilindro. O ar não saiu e por isso não assustou muito. Os pedaços saíram para o lado mas não vieram para trás. Se tivesse alguém do lado também não teria feito nenhum ferimento sério pois foi bem limitada a força da ruptura. Os pedaços caíram ao lado da arma, num raio de um metro mais ou menos. Apenas um pedaço foi um pouco mais longe.
Essa arma já tinha quase 20.000 tiros. Acredito que ocorreu fadiga do material.
Sempre atirei com o cilindro original. Há uns dois meses comecei a usar um cilindro de 250 bar. Pode ser que o aumento da pressão tenha forçado o material já bastante usado. Não sei.
Já tinha lido algo a respeito disso no forum americano TalonAirgun. Mas lá também não aconteceu nenhum ferimento no atirador.
Porém de agora em diante só vou usar breech slide de metal (aço ou latão) por segurança.
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Re: Explosão na Condor

Mensagempor doni700 » 04/04/2015 - 20:57:57

Que bom que nada de grave aconteceu, mas pode acontecer. Alta pressão é muito perigoso e pode provocar acidentes sérios, por isso devemos sempre usar a pressão recomendada pelo fabricante.
AT 44 5,5/4,5 monotiro
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Re: Explosão na Condor

Mensagempor Antornogueira » 04/04/2015 - 21:27:50

Rodney,

Esta peça deveria aguentar 1.5 a pressao e trabalho, ou seja, nao deveria haver problemas, mesmo trabalhando a 300 BAR.

O fato de acontecer com 250 BAR nao é desculpa para o que houve.

Na minha opiniao, houve realmente fadiga do material por um problema de fabricacao desta peça. Ele deve ter saido da linha de montagem com alguma fissura ou bolha minima, que com o uso foi aumentando até acontecer isto.

Eu classificaria este incidente como uma falha grave no processo de fabricação e controle de qualidade da AirForce.

Sei que os fabricantes de PCPs fazem as peças que trabalham com alta pressao com um material (aço, aluminio e outros) numa tempera que, caso haja algum problema, eles se deformem e nao se rompam, tendo o comportamente de uma granada, como o seu caso. Isto para mim é mais um erro na AirForce
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Re: Explosão na Condor

Mensagempor rodnei1954 » 04/04/2015 - 21:34:20

Antornogueira escreveu:Rodney,

Esta peça deveria aguentar 1.5 a pressao e trabalho, ou seja, nao deveria haver problemas, mesmo trabalhando a 300 BAR.

O fato de acontecer com 250 BAR nao é desculpa para o que houve.

Na minha opiniao, houve realmente fadiga do material por um problema de fabricacao desta peça. Ele deve ter saido da linha de montagem com alguma fissura ou bolha minima, que com o uso foi aumentando até acontecer isto.

Eu classificaria este incidente como uma falha grave no processo de fabricação e controle de qualidade da AirForce.

Sei que os fabricantes de PCPs fazem as peças que trabalham com alta pressao com um material (aço, aluminio e outros) numa tempera que, caso haja algum problema, eles se deformem e nao se rompam, tendo o comportamente de uma granada, como o seu caso. Isto para mim é mais um erro na AirForce

O que você disse é correto. Concordo plenamente pois já li muita coisa semelhante a isso em foruns gringos.
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Re: Explosão na Condor

Mensagempor Erivan » 05/04/2015 - 07:04:33

Acredito que o agente causador da quebra tenha sido o contínuo trabalho do martelo, que usa este breech como condutor do choque mecânico para abrir a válvula. Graças a Deus não ocorreu nada de sério com nunguém.
Agora é usar a experiência, que se olharmos com atenção, que foi boa, para resolver mais este erro. Acredito que esta peça possa ser confeccionada em alumínio sem nenhum prejuízo. Boa sorte.
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Re: Explosão na Condor

Mensagempor ASniper » 05/04/2015 - 09:36:57

Já havia visto também no TAG. É o que você falou, fadiga do material (trincamento) especialmente em virtude das pancadas do martelo. Você pode substituir por um breech em Delrin com luva de aço ou titânio. A luva previne a fadiga por conta das pancadas, bem como a possibilidade dos estilhaços.

É interessante manter o miolo em Delrin pois ele desliza melhor, é mais leve e não arranha o cano.

Abçs!
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Re: Explosão na Condor

Mensagempor rodnei1954 » 06/04/2015 - 10:43:24

ASniper escreveu:Já havia visto também no TAG. É o que você falou, fadiga do material (trincamento) especialmente em virtude das pancadas do martelo. Você pode substituir por um breech em Delrin com luva de aço ou titânio. A luva previne a fadiga por conta das pancadas, bem como a possibilidade dos estilhaços.

É interessante manter o miolo em Delrin pois ele desliza melhor, é mais leve e não arranha o cano.

Abçs!

Obrigado pela dica. Já tinha pensado nisso. Já testei breech de aço, alumínio e latão e todos raspavam no cano.
Vou fazer uma luva para o breech, provavelmente em aço inox.
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Re: Explosão na Condor

Mensagempor mike » 07/04/2015 - 08:13:56

++ è Rodnei , esta deve ter sido aquela surpresa, va sim de prevençao na proxima peça.

Sujestao, escolha o material de aluminio, inox, ou latao, mas tenha sempre em mente , de que o centro , onde ha o deslizamento, deve ser de DELRIN, ( poliacetal ), pelo fato de deslizar melhor, e nao riscar o cano, pois do contrario qualquer material de metal, causara os riscos no cano.

tente encontrar duroaluminio aeronautico, este sim seria o material certo, com bucha de DELRIN. pois o duroaluminio, é muito mais resistente do que o aluminio comun, e pouco mais leve ainda.

ate mais.
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Re: Explosão na Condor

Mensagempor ASniper » 07/04/2015 - 09:50:46

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Re: Explosão na Condor

Mensagempor rodnei1954 » 07/04/2015 - 14:23:26


Eu tenho um desses.
Porém acho ele um pouco frágil, pois se você olhar bem a foto vai ver que ele não é maciço. O metal fica longe do delrin, tendo um espaço vazio no meio.
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Re: Explosão na Condor

Mensagempor ASniper » 07/04/2015 - 15:14:47

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Re: Explosão na Condor

Mensagempor rodnei1954 » 07/04/2015 - 16:09:57


É bem isso que eu estava pensando. Obrigado.
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Re: Explosão na Condor

Mensagempor rodnei1954 » 13/04/2015 - 15:35:27

Senhores, olhem a solução para o meu problema.

Imagem

Eu tinha comprado no ebay esse breech slide em janeiro. E não sabia que ele tinha o núcleo de delrin, julguei que fosse latão maciço.
Quando comprei não tinha as fotos que tem hoje no anúncio. Aparecia apenas a primeira foto.
E também tem uma versão para as armas fabricadas a partir de 2013.
Já tinha perdido a esperança de receber pois estava parado no correio desde janeiro. E, para minha surpresa, hoje recebo em casa a solução para o meu problema.
Melhor impossível.
Aí está o link dele:
http://www.ebay.com/itm/Airforce-Condor ... 4192f9fd3d
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Re: Explosão na Condor

Mensagempor ASniper » 13/04/2015 - 15:51:54

Boa, isso mesmo!

O bronze só tem o problema de ser mais pesado (maior inércia a ser vencida pelo conjunto mola-martelo). O alumínio, nesse sentido, seria melhor por ser mais leve.

Chegou no momento certo, parabéns!
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Re: Explosão na Condor

Mensagempor Marcos Grandini » 03/05/2015 - 13:42:06

Olá Pessoal

Dando um pitaco neste assunto....

Acredito que o que ocorreu foi o rompimento da pç pela fadiga de trabalho...

Como o nobre colega reportou...a pç já tinha mais de 20.000 tiros e considerando que cada tiro é um esforço na pç ela foi exigida mais de 20.000 vezes....

Qualquer material que sofre qualquer esforço de trabalho tende com o tempo a apresentar micro-trincas em sua estrutura...que somente são identificadas em ensaios não destrutivos, (Ultra-som, Partículas magnéticas, Liquido Penetrante, etc), feitos por técnicos capacitados...

O correto seria anualmente fazer uma inspeção em todas as pçs que sofrem esforços por pressão para poder evitar este tipo de falha....

Para exemplificar melhor.....trabalho com prensas de grande porte de extrusão de alumínio, e anualmente fazemos inspeções nas mesmas procurando possíveis trincas...e todas as vezes que inspecionamos encontramos alguma novidade....rsrsrsrs.

Um abraço


Grandini
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Re: Explosão na Condor

Mensagempor rodnei1954 » 04/05/2015 - 07:40:17

Valeu, Marcos Grandini.
Obrigado pelo esclarecimento.
Concordo que deva ser feito uma inspeção. Infelizmente não sei como fazê-la nesse caso.
O que faço sempre que desmonto a arma é uma inspeção visual. Sei que dessa maneira é muito difícil de observar um problema de micro-trincas, mas é o só o que posso fazer.
Não sei onde fazer um teste desses, ou ainda, se é possível fazê-lo.
Porém concordo que seria o correto.
Mais uma vez obrigado.
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Re: Explosão na Condor

Mensagempor rodnei1954 » 13/05/2015 - 18:10:58

Mandei fazer um revestimento em aço inox no breech slide, conforme foto abaixo.
A luva que reveste o delrin ficou mais fina (espessura de 1,5 mm) e também mais leve. Ficou muito bom. É melhor que a peça em latão pois ficou com peso menor.

Imagem
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Re: Explosão na Condor

Mensagempor mike » 23/01/2017 - 08:35:33

Oi Rodnei, e atualize , como esta os testes após a troca do martelo.

__ Nossa que coisa ter acontecido a quebra do martelo original hein?

Agora também com a usinagem em material nobre , inox estou na curiosidade de saber como ficou o manuseio com ela.

Ate mais.
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