Aumento do furo da camara de pressão nas armas 5.5mm

Aumento do furo da camara de pressão nas armas 5.5mm

Mensagempor Leo » 07/01/2016 - 16:01:28

Boa tarde
Acabo de ver uma resenha no Youtube sobre a Gamo Black Fusion IGT cal. 5.5 mm onde o autor se mostrou insatisfeito com a velocidade aferida na boca do cano e ao procurar um armeiro, o mesmo o aconselhou a aumentar o diametro do orificio de saida da camara de pressão em 1mm.
O autor alega que sua arma atingiu velocidade superior a 260 M/s e 28 joules de potencia sem compromisso da precisão.
É sabido que a maioria dos fabricantes utiliza as mesmas camaras tanto para as 4.5 como para as 5.5; alguem aqui já fez isso? Aumentar o orificio de saida ?
:?:
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Re: Aumento do furo da camara de pressão nas armas 5.5mm

Mensagempor Erivan » 07/01/2016 - 16:14:53

A medida que o fabricante usa é a ideal.
Já li em algum tópico a justificativa, mas não sei explicar exatamente.
Para não falar nada errado, vou tentar encontrar e repassar.
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Re: Aumento do furo da camara de pressão nas armas 5.5mm

Mensagempor Mandarim » 08/01/2016 - 06:08:25

Leo escreveu:Boa tarde
Acabo de ver uma resenha no Youtube sobre a Gamo Black Fusion IGT cal. 5.5 mm onde o autor se mostrou insatisfeito com a velocidade aferida na boca do cano e ao procurar um armeiro, o mesmo o aconselhou a aumentar o diametro do orificio de saida da camara de pressão em 1mm.
O autor alega que sua arma atingiu velocidade superior a 260 M/s e 28 joules de potencia sem compromisso da precisão.
É sabido que a maioria dos fabricantes utiliza as mesmas camaras tanto para as 4.5 como para as 5.5; alguem aqui já fez isso? Aumentar o orificio de saida ?
:?:


Este tópico deveria ser criado em Armas de Mola, tendo em vista que trata-se de carabina acionada a mola a gás (vulgo Gás RAM). Também é interessante postar o link do vídeo. PS: não leve a mal esta observação, trata-se apenas manter a organização das seções.

Pontos de incerteza:

- foram registradas medições na configuração original, com o chumbo idêntico. Em se tratando de gás ram a temperatura ambiente também pode influenciar
- os resultados com chumbo idêntico, após o aumento do diâmetro do orifício podem estar influenciados por efeito diesel moderado a leve pois deve ter sido retirado o êmbolo e refeita a lubrificação.

Vamos aos fatos:

Este assunto, Porta de Transferência (Transfer Port), foi estudo por G. V. Cardew et all em seu livro The Airgun from Trigger to Muzzle no capitulo Capítulo 5 - A Porta de Transferência (“Transfer Port”)

Segue o link da tradução

viewtopic.php?f=4&t=16203

Segue um excerto do Capítulo 5
...
Com este sistema conseguimos experimentar o tamanho de cada TP tantas vezes como necessário, garantindo todos os testes em condições semelhantes. A tabela seguinte lista os diâmetros de TP em conjunto com a velocidade média do projétil obtida para cada diâmetro. O calibre utilizado foi de 0,22 polegadas (5,5 mm).

Imagem

A partir destes resultados fica claro que o diâmetro ótimo do TP, neste caso, é de cerca de 1/8 polegadas (3,175mm). Para ambos os diâmetros adjacentes a ele na tabela, a velocidade torna-se imediatamente inferior. Para os diâmetros inferiores este comportamento é facilmente compreensível, uma vez que um buraco menor oferece muito mais resistência do que um maior que permitem uma maior vazão do fluxo de ar. A razão para a queda de velocidade quando se utiliza um TP de diâmetro superior a 1/8 de polegada é menos facilmente compreendido. É provável que deste valor ótimo de diâmetro, uma quantidade inaceitável de "volume morto" seja produzido, o que resulta numa diminuição na pressão final, e, por conseguinte, uma redução na força de aceleração que atua atrás do projétil.
...

Para a mesma carabina, outros fatores além do diâmetro influenciam na eficiência do conjunto, tais como: comprimento da porta de transferência, diâmetro do lead in (entrada do ar no lado interno da câmara de compressão) e do lead out (saída do ar), regime do fluxo de ar, etc.

Em uma analogia simplista, podemos considerar o transfer port como sendo um gicleur de ar de um carburador.

Assim sendo, recomendo a leitura completa do Capítulo 5. Aliás, se tiver tempo, do livro todo.
Editado pela última vez por Mandarim em 08/01/2016 - 11:57:34, num total de 1 vezes
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Re: Aumento do furo da camara de pressão nas armas 5.5mm

Mensagempor Erivan » 08/01/2016 - 07:18:15

Movido para "Armas de mola"
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Re: Aumento do furo da camara de pressão nas armas 5.5mm

Mensagempor Erivan » 08/01/2016 - 07:21:52

Mandarim escreveu:
Leo escreveu:Boa tarde
Acabo de ver uma resenha no Youtube sobre a Gamo Black Fusion IGT cal. 5.5 mm onde o autor se mostrou insatisfeito com a velocidade aferida na boca do cano e ao procurar um armeiro, o mesmo o aconselhou a aumentar o diametro do orificio de saida da camara de pressão em 1mm.
O autor alega que sua arma atingiu velocidade superior a 260 M/s e 28 joules de potencia sem compromisso da precisão.
É sabido que a maioria dos fabricantes utiliza as mesmas camaras tanto para as 4.5 como para as 5.5; alguem aqui já fez isso? Aumentar o orificio de saida ?
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Este tópico deveria ser criado em Armas de Mola, tendo em vista que trata-se de carabina acionada a mola a gás (vulgo Gás RAM). Também é interessante postar o link do vídeo. PS: não leve a mal esta observação, trata-se apenas manter a organização das seções.

Pontos de incerteza:

- foram registradas medições na configuração original, com o chumbo idêntico. Em se tratando de gás ram a temperatura ambiente também pode influenciar
- os resultados com chumbo idêntico, após o aumento do diâmetro do orifício podem estar influenciados por efeito diesel moderado a leve pois deve ter sido retirado o êmbolo e refeita a lubrificação.

Vamos aos fatos:

Este assunto, Porta de Transferência (Transfer Port), foi estudo por G. V. Cardew et all em seu livro The Airgun from Trigger to Muzzle no capitulo Capítulo 5 - A Porta de Transferência (“Transfer Port”)

Segue o link da tradução

http://www.armasdear.com.br/aa/viewtopi ... =4&t=16203

Segue um excerto do Capítulo 5
...
Com este sistema conseguimos experimentar o tamanho de cada TP tantas vezes como necessário, garantindo todos os testes em condições semelhantes. A tabela seguinte lista os diâmetros de TP em conjunto com a velocidade média do projétil obtida para cada diâmetro. O calibre utilizado foi de 0,22 polegadas (5,5 mm).

Imagem

A partir destes resultados fica claro que o diâmetro ótimo do TP, neste caso, é de cerca de 1/8 polegadas (3,175mm). Para ambos os diâmetros adjacentes a ele na tabela, a velocidade torna-se imediatamente inferior. Para os diâmetros inferiores este comportamento é facilmente compreensível, uma vez que um buraco menor oferece muito mais resistência do que um maior que permitem uma maior vazão do fluxo de ar. A razão para a queda de velocidade quando se utiliza um TP de diâmetro superior a 1/8 de polegada é menos facilmente compreendido. É provável que deste valor ótimo de diâmetro, uma quantidade inaceitável de "volume morto" seja produzido, o que resulta numa diminuição na pressão final, e, por conseguinte, uma redução na força de aceleração que atua atrás do projétil.
...

Para a mesma carabina, outros fatores além do diâmetro influenciam na eficiência do conjunto, tais como: comprimento da porta de transferência, diâmetro do lead in (entrada do ar no lado interno da câmara de compressão) e do lead out (saída do ar), regime do fluxo de ar, etc.

Em uma analogia simplista, podemos considerar o transfer port como sendo um gliceur de ar de um carburador.

Assim sendo, recomendo a leitura completa do Capítulo 5. Aliás, se tiver tempo, do livro todo.

Ótima postagem.
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Re: Aumento do furo da camara de pressão nas armas 5.5mm

Mensagempor Antornogueira » 08/01/2016 - 09:10:34

Excelente postagem
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Re: Aumento do furo da camara de pressão nas armas 5.5mm

Mensagempor Andersonymk » 09/01/2016 - 06:47:42

Muito boa a postagem.
Das armas que já tive em mãos para desmontar a que me chamou mais atenção foi a HW90.
O fundo da câmara de compressão desse modelo possui quatro ranhuras que canalizam o ar para a porta de transferência.
Não sei se essa solução é para aumentar o rendimento ou se tem relação com a regulagem do gás RAM ou se é combinação de fatores, o mais provável.

Parabéns Mandarim pela postagem.
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Re: Aumento do furo da camara de pressão nas armas 5.5mm

Mensagempor luis castilho » 10/07/2016 - 19:18:20

minha Hunter 440 4,5 abri um pouco. está com gr de 40 kg pistão aliviado. já fiz em campeonato 290, 291 e 292 pontos.e muitas medalhas.
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Re: Aumento do furo da camara de pressão nas armas 5.5mm

Mensagempor edgar minarello » 10/07/2016 - 19:34:15

luis castilho escreveu:minha Hunter 440 4,5 abri um pouco. está com gr de 40 kg pistão aliviado. já fiz em campeonato 290, 291 e 292 pontos.e muitas medalhas.

"abri um pouco" - quanto ? quais os diâmetros (de fabrica e o novo) ?
Foram feitas medições de V0 (antes e depois) ?
Os pontos obtidos foram com quais chumbos ?
Há diferença de comportamento com chumbos diferentes (pesos/formato) ?
Quero salientar que não estou duvidando em nada de suas afirmações, apenas penso que as informações que solicitei, junto à outras que queira acrescentar, poderão trazer "mais luz" sobre o assunto.
Abraço
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Re: Aumento do furo da camara de pressão nas armas 5.5mm

Mensagempor luis castilho » 10/07/2016 - 23:32:01

Edgar:
faz uns quatro anos que fiz isso, acho que aumentei para 4mm e era de aproximadamente 1/8" ou 3,5 mm.
na época atirava com chumbo gamo match e era excelente, e obtive um agrupamento melhor, hoje atiro em campeonato com chumbo r10 pistol, que ela escolheu.
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Re: Aumento do furo da camara de pressão nas armas 5.5mm

Mensagempor edgar minarello » 11/07/2016 - 12:39:56

Luis; chegou a medir a velocidade alguma vez (antes e/ou depois da abertura) ?
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Re: Aumento do furo da camara de pressão nas armas 5.5mm

Mensagempor RuyRS » 11/07/2016 - 13:59:55

Posso fazer uma pergunta a voces?



Alguém ja tentou colocar oleo de carro, aquele magnatec que gruda na camisa do pistão dos carros, fazendo com que o pistão do automóvel deslize mais facil la dentro?


Ou óleo militec, que é feito para a mesma função ou seja, no caso das carabinas o chumbo irá deslizar bem mais fácil no cano, atingindo hipoteticamente mais velocidade na saída.


Colocaríamos um chumbo no cano normalmente com a função de não deixar o óleo ir para a mola ou o gas ram, e pela saída do cano colocaríamos o oleo de carro magnatec, até encher o cano. Depois jogaríamos fora o óleo que encheu o cano, já que grudou no mesmo. Depois daríamos um tiro e depois de uns 5 tiros sempre carregando a carabina com o cano para baixo, para o excesso de óleo não escorrer na mola ou gas ram, verificaríamos se o mesmo penetrou no metal interno da cano, fazendo com que o chumbo saia com maior velocidade, já que esse óleo fixa no metal dentro de motor de carros que é extremamente quente e com certeza quente não sairá facilmente do cano da carabina.


Não faço esse experimento porque não tenho aquela maquina de mede velocidade de chumbos.
Um abraço a todos.

Gamo Big Cat 1000 4.5, mola aço, velocidade 305 mts/s
Hatsan striker edge 4.5, gás ram 60kg- velocidade 305 mts/s
Hatsan Ht 80 5.5, gás ram 60 kg- velocidade -240 mts/s
CBC F 18 4.5, mola aço- 305 mts/s
Rossi New Black 5.5, mola aço- 170 mts/s
CBC 245 4.5 150mts/s
RuyRS
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Re: Aumento do furo da camara de pressão nas armas 5.5mm

Mensagempor luis castilho » 12/07/2016 - 19:29:30

nunca medi.
o meu primeiro gr vazou e foi trocado. já é o segundo gr. e não medi. apenas conparei com uma b19 que adquiri recentemente e adaptei um de 40 kg tb, ficou bem mais
forte que a Hunter.
luis castilho
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