Review de alguns chumbos cabeça chata

Mostre o que sua arma tem de bom (e de ruim tb) !

Review de alguns chumbos cabeça chata

Mensagempor Andersonymk » 11/07/2016 - 16:50:57

Review de chumbos tipo cabeça chata:[img]

1.Introdução
2.Apresentação dos chumbos:
3.Avaliação visual das saias, corpos e cabeças:
4.Avaliação das massas:
5.Agrupamentos à 10 metros:
6.Velocidade em pés por Segundo:
7.Agrupamento em silhuetas metálicas 1/10:
8.Encaixe no cano da arma:




1.Introdução:
Obviamente o maior objetivo de um atirador é acertar com constância o alvo, seja ele dentro de uma competição seja meramente para diversão no dito tiro informal. Para tanto investimos em técnicas, treinamento, equipamentos e munição.
Dentre o último existem muitas opções no mercado, divididos por inúmeras massas, variações centesimais de calibre, materiais de fabricação, formatos, fabricantes e valores financeiros.
Na equação pela busca daquele tiro perfeito, uma das variáveis que pode ser mudada com certa facilidade é nossa munição, inclusive existindo aquela velha máxima “A arma é quem escolhe o chumbo.”
Dentro desta escolha a situação ideal seria uma munição que proporcione o acerto no nosso alvo e que seja o mais barato possível. Na vida real o caminho normal a que se segue é o mesmo para qualquer material de boa qualidade, quanto melhor, mais caro.
O investimento na munição vai depender da real necessidade de cada atirador, quem compete em provas de precisão onde décimos de pontos podem representam a diferença para um primeiro lugar certamente vai optar por usar as munições de melhor qualidade e confiabilidade.
Como já escrito há no mercado inúmeras opções de munição. Este review será feito com chumbos de cabeça chata. Este modelo destina-se primariamente aos tiros de curta distância, em especial nas provas que utilizam agrupamentos em alvos confeccionados em papel.
Além da tradicional prova com alvos à 10 metros de distância este tipo de munição acaba sendo empregado nas provas de silhuetas metálicas em escala 1/10, principalmente porque grande parte dos atiradores utilizada a mesma arma para as duas provas.
Não foi feito aqui os ditos tiros informais, pois com os resultados obtidos nos dois tipos de prova é possível a conclusão sobre o desempenho em outros tipos de utilização.

Os chumbos usados são aqueles que estavam disponíveis em sites para comercialização já bem conhecidos por nós praticantes de tiro com ar. Dentre as opções foram escolhidos chumbos dos mais baratos até os mais caros selecionados manualmente, procurando dar ênfase a alguns lançamentos de fabricantes nacionais que prometem aliar bons preços e qualidade.

2.Apresentação dos chumbos:

2.1.JSB match premium series light weight calibre 4.50mm
Sem dúvidas o que mais promete em termos de qualidade e o mais caro deste review. Os chumbos são selecionados manualmente, as informações na embalagem incluem a massa em gramas (0,500g.) e grains (7,72Gr), a quantidade de unidades (200) e o calibre em milímetros (4,5mm) e polegadas (.177”).
Na parte de trás da embalagem vem uma etiqueta com informações mais detalhadas sobre o lote (30.500) a maquina que fez o molde (0) e o calibre (4,50)

A embalagem é composta por um estojo de plástico rígido com um fecho bastante confiável para evitar abertura indesejada, porém de fácil abertura quando pressionado no local correto.
Imagem
Internamente os chumbos vem protegidos por uma folha de papel com parafina que serve para minimizar eventual atrito da saia do chumbo com a tampa da embalagem.
Imagem
Abaixo deste pedaço de papel encontra-se uma camada de chumbos acondicionados numa bandeja de isopor que os separa unitariamente na quantidade de uma centena. Embaixo desta bandeja há outra do mesmo jeito.
Imagem

2.2.H & N Match Pistol
Este figura dentre os chumbos que apresentam uma boa relação custo/benefício. Não é dos mais caros e geralmente apresenta excelentes resultados de agrupamento. A embalagem trás informações de quantidade (500 unidades), massa em gramas (0,49g.) e grains (7,56Gr.), calibre em mm (4,5mm) calibre em polegadas (.177”) e recomendação para armas de 7,5 Joule. Na parte traseira da lata figuram informações de lote (33112) e calibre em centésimos de milímetro (4,50mm).
A embalagem é uma lata de metal lacrada com fita adesiva.
Imagem
Internamente a embalagem não trás nenhum tipo de proteção como espumas ou isopor.
Imagem

2.3.Technogun Vetor Olímpico
A embalagem trás de infomação a quantidade (500 unidades) calibre em milímetros (4,5mm) e em polegadas (.177”). Informações sobre massa em gramas (0,57g.) e em grains (8,80). Há também informações de como abrir a lata que tem um sistema de fechamento bastante interessante.
A lateral da tampa tem diversas garras e o centro da tampa tem uma elevação. Ao se pressionar essa elevação a lata faz um clique e o centro afunda, liberando as garras da lateral permitindo abrir. Para fechar basta encaixar a tampa sobre o fundo e pressionar a lateral estufando o meio da tampa. Considerando que estamos lidando com a embalagem íntegra é um dos melhores sistemas de fecho que já vi em embalagens de chumbo.
Imagem
Internamente a lata não tras nenhuma ptoteção aos chumbos como espuma ou isopor.
Imagem

2.4.Rossi match
A embalagens trás informações de quantidade (250unidades), calibre em milímetros (4,5mm) e em polegadas (.177”) e massa em gramas (0,55g.). A tampa da late vem lacrada com fita adesiva e foi umas das piores latas para abrir dentro os chumbos do review, foi necessário uma chave de fenda para axiliar na abertura.
Imagem
Internamente também não há nenhum tipo de proteção aos chumbos.
Imagem

2.5.Combat Champion
A embalagem trás infomações de quantidade (250 unidades), calibre em milímetros (4,5mm) e em polegadas (.177”). Não infomações sobre a massa. Trás ainda os dizeres de fabricado na Argentina com tecnologia alemã. A lata parece a mesma do chumbo Rossi, da mesma forma bem difícil de abrir.
Imagem
Internamente não há proteção para os chumbos.
Imagem

2.6.Chakal Olímpico
Na embalagem há informações sobre a quantidade (200 unidades), calibre em milímetros (4,5mm) e polegadas (,177”). Não informações sobre a massa. A embalagem é uma caixa de plástico com uma tampa giratória que em teoria deveria abrir e fechar com facilidade permitindo a acesso aos chumbos. Na vida real é tão difícil girar a tampa sobre o fundo que optei por abrir separando as partes.
Imagem
Internamente também não há proteção para os chumbos.
Imagem


3.Avaliação visual das saias, corpos e cabeças:

As próximas fotos são da saia, da lateral e da cabeça de cada um dos chumbos testados. Para evitar vícios na hora de retirar os três exemplares de cada para as fotos, cada embalagem foi derramada em um saco plástico não transparente e três unidades foram retiradas. (deu um trabalho danado guardar os JSB na caixa de volta).

3.1.JSB Match Premium
Imagem
Imagem
Imagem
Como pode ser visto nas fotos a saia é muito bem acabada e apresenta visualmente espessura bem uniforme. Lateralmente há rebarbas no corpo dos chumbos e em algumas cabeças dá para notar pequena marca de rebarba também.

3.2.H&N Match Pistol
Imagem
Imagem
Imagem
As saias destes são bem feitas também. Visualmente tem uniformidade na espessura. Na lateral há rebarbas menos notáveis que no caso da JSB. A cabeça dos chumbos é bem acabada e não nota-se rebarba de fabrico.

3.3.Techonogun Vetor Olímpico:
Imagem
Imagem
Imagem
As saias deste chumbo apresentam muitas rebarbas de fabricação, mas visualmente não apresentam diferença acentuada na espessura. A lateral exibe rebarbas bem proeminentes bem como na cabeça.

3.4.Rossi Match:
Imagem
Imagem
Imagem
As saias deste chumbo apresentam bastante defeito, exibindo uma espécie de “bolha “. A lateral tem rebarbas bem discretas de fabricação e a cabeça não demostra visivelmente rebarbas.

3.5.Combat Chapion:
Imagem
Imagem
Imagem
Estes chumbos apresentam bastante irregularidade nas saias ,embora visualmente pareçam ter mesma espessura, há muitas marcas como se faltassem pequenos pedaços. As rebarbas na lateral são discretas e a cabeça não apresenta rebarbas visíveis.

3.6.Chacal Olímpico:
Imagem
Imagem
Imagem
Estes chumbos foram os que apresentaram defeitos mais evidentes. A saia tem uma sobra de fabricação como se fosse uma bolha, As laterais tem rebarbas de fabricação, bem como na cabeça.


4.Avaliação das massas:
O próximo parâmetro avaliado foi em relação à massa de cada tipo de chumbo. Para tanto foram escolhidos aleatoriamente 25 unidades de cada fabricante. Cada um foi pesado em balança semi-analítica na escala em grains. Os resultados estão na tabela abaixo.
Imagem

5.Agrupamentos à 10 metros:
Como já explanado acima, estes chumbos destinam-se à modalidade de tiro em papel a 1º metros, ou qualquer outro tipo de tiro considerado de curta distância. Para o teste de agrupamento foi usada uma HW50-S, pois é a arma que frequentemente uso para competir na modalidade. Os alvos são os mesmo usados nas provas do tiro virtual, ou seja: quatro alvo dispostos aos pares em duas linhas e com alvos de ensaio na parte superior. Diferentemente da prova a o equipamento de pontaria usado foi uma luneta 4x32 e a arma estava apoiada em sand bag, medidas para minimizar erros do atirador.

5.1: agrupamentos com JSB:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

5.2:Agrupamentos com Match Pistol:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

5.3.Agrupamentos com Techogun:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

5.4:Agrupamentos com Rossi Match:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

5.5.Agrupamentos com Combat:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

5.6.Agrupamentos com Chakal Olímpico:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

6.Velocidade em pés por Segundo:
Imagem

7.Agrupamento em silhuetas metálicas 1/10:
Como é comum o uso da arma de papel a 10 metros em silhuetas metálicas 1/10 foram feitos grupos com cinco disparos nas silhuetas de porco, porém posicionadas no local dos carneiros, ou seja: a 16,5 metros.
Nas silhuetas da esquerda são disparos de ajuste e na da direita 5 tiros para verificar agrupamento.
Posição de tiro sentado e apoiado em sand bag e equipamento de pontaria, luneta 4x32.
7.1.JSB:
Imagem
7.2.Match Pistol:
Imagem
7.3.Technogun Vetor:
Imagem
7.4.Rossi Match:
Imagem
7.5.Combat
Imagem
7.6.Chacal Olímpico:
Imagem

8.Encaixe no cano da arma:
Visando verificar a perfeição do encaixe do chumbo na entrada do cano, estes foram inseridos com cuidado e sem forçar para ver como se encaixavam.

8.1:JSB:
Imagem
8.2.Match Pistol:
Imagem
8.3.Technogun Vetor:
Imagem
8.4.Rossi match:
Imagem
8.5.Combat:
Imagem
8.6.Chakal Olímpico:
Imagem
Andersonymk
AA Nivel 5
 
Mensagens: 1894
Data de registro: 14/12/2010 - 23:33:26
Localização: Teresópolis, RJ
Agradeceu: 71 vezes
Foi agradecido: 585 vezes

Re: Review de alguns chumbos cabeça chata

Mensagempor Antornogueira » 11/07/2016 - 19:10:03

Infelizmente continuamos sem novidades na relaçao custo/beneficio. Parece Brasil X Alemanha, tomando de goleada
RIFA Range Finder Bushnell camuflado Clique Aqui

Nao quer cagar, nao come
Avatar de usuário
Antornogueira
Administrador
 
Mensagens: 4693
Data de registro: 11/08/2008 - 23:27:55
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceu: 56 vezes
Foi agradecido: 234 vezes

Re: Review de alguns chumbos cabeça chata

Mensagempor RICARDO NEVES » 12/07/2016 - 08:09:49

As marcas nacionais querem ganhar espaço mais não colaboram. poderiam dar uma caprichadinha mais né. ___
RICARDO NEVES
AA Nivel 1
 
Mensagens: 182
Data de registro: 22/08/2013 - 07:48:31
Localização: Borrazópolis-PR
Agradeceu: 24 vezes
Foi agradecido: 31 vezes

Re: Review de alguns chumbos cabeça chata

Mensagempor Erivan » 12/07/2016 - 08:35:37

Como sempre, nosso grande Anderson dando show nos seus relatórios.
Parabéns!
Pena que tenhamos que pagar preço de chumbo de qualidade por munições ridículas.
O preço do H&N econ na Europa é de apenas R$12,78, para 500 UN.
Aqui o Chakal 4,5 custa 13,90, com 200 un, equivalendo a R$ 34,75 por 500 un.
Será que nossa matéria prima e nossa mão de obra é tão mais cara assim?
Será que são apenas os impostos que encarecem?
É triste a situação do brasileiro.
TEXTO
[url=LINK]Clique aqui[/url]

Curtindo minha filhota!!!
Avatar de usuário
Erivan
AA Nivel 5
 
Mensagens: 1529
Data de registro: 16/08/2008 - 19:47:56
Localização: Petrolina-PE
Agradeceu: 107 vezes
Foi agradecido: 90 vezes

Re: Review de alguns chumbos cabeça chata

Mensagempor Erivan » 12/07/2016 - 08:37:20

Gostaria de ver o H&N econ nestes testes.
Ele é um chumbo muito que nos tem dado bons resultados.
TEXTO
[url=LINK]Clique aqui[/url]

Curtindo minha filhota!!!
Avatar de usuário
Erivan
AA Nivel 5
 
Mensagens: 1529
Data de registro: 16/08/2008 - 19:47:56
Localização: Petrolina-PE
Agradeceu: 107 vezes
Foi agradecido: 90 vezes

Re: Review de alguns chumbos cabeça chata

Mensagempor nelsonsoldat » 21/09/2016 - 23:55:32

Olá a todos e ao Andersonymk autor do tópico.

Muito bom esse review, sou mais de acompanhar do que escrever, porém não consegui visualizar bem as velocidades na foto em meu PC
Eu fiquei com uma dúvida extra, vi que a carabina utilizada é uma HW50s igual (?) a minha original que ainda está na garantia, porém o Rossi Match conseguiu aqui apenas 170m/s no Chrony, fiquei até preocupado se a carabina está com defeito pois o chumbo se mostrou lento... alguém que consegue visualizar melhor poderia me dizer a velocidade média do Rossi?

abraços.
Weihrauch HW50s
CBC B12
Cometa 220
nelsonsoldat
AA Nivel 1
 
Mensagens: 2
Data de registro: 13/08/2016 - 18:11:19
Agradeceu: 1 vez
Foi agradecido: 0 vez

Re: Review de alguns chumbos cabeça chata

Mensagempor RuyRS » 22/09/2016 - 17:29:35

Òtimo tópico Anderson.



Dos nacionais, já usei todos esses que postou e o melhor é o para mim é o Tecnogum Vetor.


O Rifle premium flat Head é um pouco melhor ainda que o Tecnogum Vector.
Um abraço a todos.

Gamo Big Cat 1000 4.5, mola aço, velocidade 305 mts/s
Hatsan striker edge 4.5, gás ram 60kg- velocidade 305 mts/s
Hatsan Ht 80 5.5, gás ram 60 kg- velocidade -240 mts/s
CBC F 18 4.5, mola aço- 305 mts/s
Rossi New Black 5.5, mola aço- 170 mts/s
CBC 245 4.5 150mts/s
RuyRS
AA Nivel 1
 
Mensagens: 132
Data de registro: 06/04/2015 - 17:36:36
Localização: São Paulo- capital
Agradeceu: 0 vez
Foi agradecido: 10 vezes

Re: Review de alguns chumbos cabeça chata

Mensagempor Andersonymk » 23/09/2016 - 09:51:17

nelsonsoldat escreveu:Olá a todos e ao Andersonymk autor do tópico.

Muito bom esse review, sou mais de acompanhar do que escrever, porém não consegui visualizar bem as velocidades na foto em meu PC
Eu fiquei com uma dúvida extra, vi que a carabina utilizada é uma HW50s igual (?) a minha original que ainda está na garantia, porém o Rossi Match conseguiu aqui apenas 170m/s no Chrony, fiquei até preocupado se a carabina está com defeito pois o chumbo se mostrou lento... alguém que consegue visualizar melhor poderia me dizer a velocidade média do Rossi?

abraços.



A velocidade é de 408 fps.
No entanto minha carabina está com um pedaço da mola de 16 Joule cortada (2,5 volta), para reduzir a velocidade e harmonizar com os chumbos mais leves usados em pistola.
Andersonymk
AA Nivel 5
 
Mensagens: 1894
Data de registro: 14/12/2010 - 23:33:26
Localização: Teresópolis, RJ
Agradeceu: 71 vezes
Foi agradecido: 585 vezes

Re: Review de alguns chumbos cabeça chata

Mensagempor nelsonsoldat » 25/09/2016 - 18:15:23

Andersonymk escreveu:
nelsonsoldat escreveu:Olá a todos e ao Andersonymk autor do tópico.

Muito bom esse review, sou mais de acompanhar do que escrever, porém não consegui visualizar bem as velocidades na foto em meu PC
Eu fiquei com uma dúvida extra, vi que a carabina utilizada é uma HW50s igual (?) a minha original que ainda está na garantia, porém o Rossi Match conseguiu aqui apenas 170m/s no Chrony, fiquei até preocupado se a carabina está com defeito pois o chumbo se mostrou lento... alguém que consegue visualizar melhor poderia me dizer a velocidade média do Rossi?

abraços.



A velocidade é de 408 fps.
No entanto minha carabina está com um pedaço da mola de 16 Joule cortada (2,5 volta), para reduzir a velocidade e harmonizar com os chumbos mais leves usados em pistola.



Obrigado Anderson, 408fps vai dar uns 124ms na sua mola encurtada, então aqui 170m/s com a mola original e nova deve estar dentro do esperado com esse chumbo Rossi péssimo e lento, valeu cara, abraço!
Weihrauch HW50s
CBC B12
Cometa 220
nelsonsoldat
AA Nivel 1
 
Mensagens: 2
Data de registro: 13/08/2016 - 18:11:19
Agradeceu: 1 vez
Foi agradecido: 0 vez



  • ANÚNCIOS

Retornar para Reviews

You must be a Registered User to Chat in the Shoutbox
Bem vindo ao canal hunter-RN Novo video no canal https://youtu.be/GJBPrWavZtU
fiim
08/09/2019 - 18:35:18
Tokyo Marui Detonics 45 gbb 6mm ver link Armas de gás
João Estevam
20/08/2019 - 14:00:40
Boa noite, depois de anos, apareci... ninguém nem lembra kkkkk
macalezo
05/08/2019 - 19:47:24
boa noite a todos
sr.wilson
04/08/2019 - 23:57:59
#HUNTERN. Caçada de pomba avoante: https://www.youtube.com/playlist?list=P ... cfVDELoxyQ
fiim
07/07/2019 - 22:40:42
Boa noite. Para aqueles que estão com problema para postar fotos no fórum, esse site para hospedar as fotos me pareceu excelente. Segue o link. https://vgy.me/
zefabricio
23/06/2019 - 21:30:27
Ai galera mais uma caçadinha de final de semana deixem la o like se gostarem https://youtu.be/3kJ9UpiBt7o
fiim
06/06/2019 - 14:13:12
Vendo Pistola WE Mini CT 25 gbb 6mm peça rara, única à venda no Brasil cabe na palma da mão Link "Armas de gás"
João Estevam
04/06/2019 - 15:03:37
Boa noite, gostaria de saber se alguém tem pra vender Mount Utg tubo de 30mm perfil baixo?
Euzimar Oliveira
28/05/2019 - 22:06:03
Boa Noite pessoal preciso do guardamato da at44 pode ser original ou fabricado artesalnamente meu whats é 16 99296-5623 obrigado
ederred
27/05/2019 - 19:35:32
Pistola Tokyo Marui gbb 6mm ver Link Compra e venda e Armas de Gás
João Estevam
26/05/2019 - 22:28:20
fiim
23/05/2019 - 09:27:16
gostaria de informar que estamos fazendo manutenção em carabinas de ar aqui no rio de janeiro, posso ser encontrado nos telefones 39880311 ou 970054854 jose luiz
LEAOJOSE
16/05/2019 - 13:58:57
Ola, existe alguma outra forma de eniar imagem para o site que nao seja pelo imageshack ?
jrps2007
16/05/2019 - 00:03:58
Moro em São Paulo - SP, Alguém conhece locais para treino ? tenho uma Rossi 4,5mm
everaldo153
14/05/2019 - 13:56:05
Boa noite, onde consigo silenciador da s200? Grato
thiagonunes88
10/05/2019 - 19:56:11
cilindro e regulador da s200, onde consigo? boa tarde
thiagonunes88
10/05/2019 - 16:37:23
O CANO 6.35MM QUAL MENOR PREÇO? COMO FAÇO PRA COMPRAR?
topoeng
07/05/2019 - 17:00:12
São paulo
unicos_ig
03/05/2019 - 05:47:06
Bom Dia Caros Amigos do Site! Mais uma vez trazendo uma Case Exclusiva importada direto dos EUA: viewtopic.php?f=3&t=26211
Davi_Ogata
29/04/2019 - 09:33:50
Boa noite, hw 97 só 3000 reais, viewtopic.php?f=3&t=26191
thiagonunes88
24/04/2019 - 18:32:00
meu zap 19 991551087
NGO
22/04/2019 - 09:19:50
bom dia senhores,região de campinas,alguma carabina mola em 5,5 a venda(abaixo de 1500,00),preferencia que suporte bem luneta(sem muita força)
NGO
22/04/2019 - 09:19:40
Daisy
hidden
18/04/2019 - 00:29:03
Daisy
hidden
18/04/2019 - 00:28:33
Continua a venda a Tokyo Marui Detonics 45 gbb airsoft 6mm ver no link Compra e Venda e Equipamentos e Acessórios
João Estevam
16/04/2019 - 10:00:11
Aí galera, se alguém tiver interessado em aumentar a potência da Pistola Beeman P17 segue o link, https://www.youtube.com/watch?v=xWpeBSz0xvc .. só compartilhando com os colegas do tiro! Valeu!
caricadmm
09/04/2019 - 02:33:50
gostaria de informar que estamos fazendo manutenção em carabinas de ar aqui no rio de janeiro, posso ser encontrado nos telefones 39880311 ou 970054854 jose luiz
jose luiz
24/03/2019 - 13:32:23
COMO FAÇO PRA ANUNCIAR AQUI ?
fabiano pires
20/03/2019 - 09:31:15
Boa noite! Estou buscando mais informações sobre o equipamento scatt de treinamento laser alguém saberia me passar algum Review algo do tipo
Raphael
17/03/2019 - 18:36:51
Quem tem uma Cometa 50 ? Criança chorando ! Compro .
mazinhowaldemar
24/02/2019 - 09:31:15
Qual a especificação da luneta?
ERIVALDO
18/09/2018 - 22:31:31
A saxon vem com o adaptador de recarga, o certificado e a faca que vem junto de fabrica?
ERIVALDO
18/09/2018 - 22:31:11
me manda mensagem no pv
maskote
13/09/2018 - 15:04:04
eu tenho fabiano pires
maskote
13/09/2018 - 15:03:52
  Online List:


Quem está online

Usuários vendo este fórum:: Google Adsense [Bot]