Review de alguns chumbos cabeça chata

Mostre o que sua arma tem de bom (e de ruim tb) !

Review de alguns chumbos cabeça chata

Mensagempor Andersonymk » 11/07/2016 - 16:50:57

Review de chumbos tipo cabeça chata:[img]

1.Introdução
2.Apresentação dos chumbos:
3.Avaliação visual das saias, corpos e cabeças:
4.Avaliação das massas:
5.Agrupamentos à 10 metros:
6.Velocidade em pés por Segundo:
7.Agrupamento em silhuetas metálicas 1/10:
8.Encaixe no cano da arma:

1.Introdução:
Obviamente o maior objetivo de um atirador é acertar com constância o alvo, seja ele dentro de uma competição seja meramente para diversão no dito tiro informal. Para tanto investimos em técnicas, treinamento, equipamentos e munição.
Dentre o último existem muitas opções no mercado, divididos por inúmeras massas, variações centesimais de calibre, materiais de fabricação, formatos, fabricantes e valores financeiros.
Na equação pela busca daquele tiro perfeito, uma das variáveis que pode ser mudada com certa facilidade é nossa munição, inclusive existindo aquela velha máxima “A arma é quem escolhe o chumbo.”
Dentro desta escolha a situação ideal seria uma munição que proporcione o acerto no nosso alvo e que seja o mais barato possível. Na vida real o caminho normal a que se segue é o mesmo para qualquer material de boa qualidade, quanto melhor, mais caro.
O investimento na munição vai depender da real necessidade de cada atirador, quem compete em provas de precisão onde décimos de pontos podem representam a diferença para um primeiro lugar certamente vai optar por usar as munições de melhor qualidade e confiabilidade.
Como já escrito há no mercado inúmeras opções de munição. Este review será feito com chumbos de cabeça chata. Este modelo destina-se primariamente aos tiros de curta distância, em especial nas provas que utilizam agrupamentos em alvos confeccionados em papel.
Além da tradicional prova com alvos à 10 metros de distância este tipo de munição acaba sendo empregado nas provas de silhuetas metálicas em escala 1/10, principalmente porque grande parte dos atiradores utilizada a mesma arma para as duas provas.
Não foi feito aqui os ditos tiros informais, pois com os resultados obtidos nos dois tipos de prova é possível a conclusão sobre o desempenho em outros tipos de utilização.

Os chumbos usados são aqueles que estavam disponíveis em sites para comercialização já bem conhecidos por nós praticantes de tiro com ar. Dentre as opções foram escolhidos chumbos dos mais baratos até os mais caros selecionados manualmente, procurando dar ênfase a alguns lançamentos de fabricantes nacionais que prometem aliar bons preços e qualidade.

2.Apresentação dos chumbos:

2.1.JSB match premium series light weight calibre 4.50mm
Sem dúvidas o que mais promete em termos de qualidade e o mais caro deste review. Os chumbos são selecionados manualmente, as informações na embalagem incluem a massa em gramas (0,500g.) e grains (7,72Gr), a quantidade de unidades (200) e o calibre em milímetros (4,5mm) e polegadas (.177”).
Na parte de trás da embalagem vem uma etiqueta com informações mais detalhadas sobre o lote (30.500) a maquina que fez o molde (0) e o calibre (4,50)

A embalagem é composta por um estojo de plástico rígido com um fecho bastante confiável para evitar abertura indesejada, porém de fácil abertura quando pressionado no local correto.
Imagem
Internamente os chumbos vem protegidos por uma folha de papel com parafina que serve para minimizar eventual atrito da saia do chumbo com a tampa da embalagem.
Imagem
Abaixo deste pedaço de papel encontra-se uma camada de chumbos acondicionados numa bandeja de isopor que os separa unitariamente na quantidade de uma centena. Embaixo desta bandeja há outra do mesmo jeito.
Imagem

2.2.H & N Match Pistol
Este figura dentre os chumbos que apresentam uma boa relação custo/benefício. Não é dos mais caros e geralmente apresenta excelentes resultados de agrupamento. A embalagem trás informações de quantidade (500 unidades), massa em gramas (0,49g.) e grains (7,56Gr.), calibre em mm (4,5mm) calibre em polegadas (.177”) e recomendação para armas de 7,5 Joule. Na parte traseira da lata figuram informações de lote (33112) e calibre em centésimos de milímetro (4,50mm).
A embalagem é uma lata de metal lacrada com fita adesiva.
Imagem
Internamente a embalagem não trás nenhum tipo de proteção como espumas ou isopor.
Imagem

2.3.Technogun Vetor Olímpico
A embalagem trás de infomação a quantidade (500 unidades) calibre em milímetros (4,5mm) e em polegadas (.177”). Informações sobre massa em gramas (0,57g.) e em grains (8,80). Há também informações de como abrir a lata que tem um sistema de fechamento bastante interessante.
A lateral da tampa tem diversas garras e o centro da tampa tem uma elevação. Ao se pressionar essa elevação a lata faz um clique e o centro afunda, liberando as garras da lateral permitindo abrir. Para fechar basta encaixar a tampa sobre o fundo e pressionar a lateral estufando o meio da tampa. Considerando que estamos lidando com a embalagem íntegra é um dos melhores sistemas de fecho que já vi em embalagens de chumbo.
Imagem
Internamente a lata não tras nenhuma ptoteção aos chumbos como espuma ou isopor.
Imagem

2.4.Rossi match
A embalagens trás informações de quantidade (250unidades), calibre em milímetros (4,5mm) e em polegadas (.177”) e massa em gramas (0,55g.). A tampa da late vem lacrada com fita adesiva e foi umas das piores latas para abrir dentro os chumbos do review, foi necessário uma chave de fenda para axiliar na abertura.
Imagem
Internamente também não há nenhum tipo de proteção aos chumbos.
Imagem

2.5.Combat Champion
A embalagem trás infomações de quantidade (250 unidades), calibre em milímetros (4,5mm) e em polegadas (.177”). Não infomações sobre a massa. Trás ainda os dizeres de fabricado na Argentina com tecnologia alemã. A lata parece a mesma do chumbo Rossi, da mesma forma bem difícil de abrir.
Imagem
Internamente não há proteção para os chumbos.
Imagem

2.6.Chakal Olímpico
Na embalagem há informações sobre a quantidade (200 unidades), calibre em milímetros (4,5mm) e polegadas (,177”). Não informações sobre a massa. A embalagem é uma caixa de plástico com uma tampa giratória que em teoria deveria abrir e fechar com facilidade permitindo a acesso aos chumbos. Na vida real é tão difícil girar a tampa sobre o fundo que optei por abrir separando as partes.
Imagem
Internamente também não há proteção para os chumbos.
Imagem

3.Avaliação visual das saias, corpos e cabeças:

As próximas fotos são da saia, da lateral e da cabeça de cada um dos chumbos testados. Para evitar vícios na hora de retirar os três exemplares de cada para as fotos, cada embalagem foi derramada em um saco plástico não transparente e três unidades foram retiradas. (deu um trabalho danado guardar os JSB na caixa de volta).

3.1.JSB Match Premium
Imagem
Imagem
Imagem
Como pode ser visto nas fotos a saia é muito bem acabada e apresenta visualmente espessura bem uniforme. Lateralmente há rebarbas no corpo dos chumbos e em algumas cabeças dá para notar pequena marca de rebarba também.

3.2.H&N Match Pistol
Imagem
Imagem
Imagem
As saias destes são bem feitas também. Visualmente tem uniformidade na espessura. Na lateral há rebarbas menos notáveis que no caso da JSB. A cabeça dos chumbos é bem acabada e não nota-se rebarba de fabrico.

3.3.Techonogun Vetor Olímpico:
Imagem
Imagem
Imagem
As saias deste chumbo apresentam muitas rebarbas de fabricação, mas visualmente não apresentam diferença acentuada na espessura. A lateral exibe rebarbas bem proeminentes bem como na cabeça.

3.4.Rossi Match:
Imagem
Imagem
Imagem
As saias deste chumbo apresentam bastante defeito, exibindo uma espécie de “bolha “. A lateral tem rebarbas bem discretas de fabricação e a cabeça não demostra visivelmente rebarbas.

3.5.Combat Chapion:
Imagem
Imagem
Imagem
Estes chumbos apresentam bastante irregularidade nas saias ,embora visualmente pareçam ter mesma espessura, há muitas marcas como se faltassem pequenos pedaços. As rebarbas na lateral são discretas e a cabeça não apresenta rebarbas visíveis.

3.6.Chacal Olímpico:
Imagem
Imagem
Imagem
Estes chumbos foram os que apresentaram defeitos mais evidentes. A saia tem uma sobra de fabricação como se fosse uma bolha, As laterais tem rebarbas de fabricação, bem como na cabeça.

4.Avaliação das massas:
O próximo parâmetro avaliado foi em relação à massa de cada tipo de chumbo. Para tanto foram escolhidos aleatoriamente 25 unidades de cada fabricante. Cada um foi pesado em balança semi-analítica na escala em grains. Os resultados estão na tabela abaixo.
Imagem

5.Agrupamentos à 10 metros:
Como já explanado acima, estes chumbos destinam-se à modalidade de tiro em papel a 1º metros, ou qualquer outro tipo de tiro considerado de curta distância. Para o teste de agrupamento foi usada uma HW50-S, pois é a arma que frequentemente uso para competir na modalidade. Os alvos são os mesmo usados nas provas do tiro virtual, ou seja: quatro alvo dispostos aos pares em duas linhas e com alvos de ensaio na parte superior. Diferentemente da prova a o equipamento de pontaria usado foi uma luneta 4x32 e a arma estava apoiada em sand bag, medidas para minimizar erros do atirador.

5.1: agrupamentos com JSB:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

5.2:Agrupamentos com Match Pistol:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

5.3.Agrupamentos com Techogun:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

5.4:Agrupamentos com Rossi Match:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

5.5.Agrupamentos com Combat:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

5.6.Agrupamentos com Chakal Olímpico:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

6.Velocidade em pés por Segundo:
Imagem

7.Agrupamento em silhuetas metálicas 1/10:
Como é comum o uso da arma de papel a 10 metros em silhuetas metálicas 1/10 foram feitos grupos com cinco disparos nas silhuetas de porco, porém posicionadas no local dos carneiros, ou seja: a 16,5 metros.
Nas silhuetas da esquerda são disparos de ajuste e na da direita 5 tiros para verificar agrupamento.
Posição de tiro sentado e apoiado em sand bag e equipamento de pontaria, luneta 4x32.
7.1.JSB:
Imagem
7.2.Match Pistol:
Imagem
7.3.Technogun Vetor:
Imagem
7.4.Rossi Match:
Imagem
7.5.Combat
Imagem
7.6.Chacal Olímpico:
Imagem

8.Encaixe no cano da arma:
Visando verificar a perfeição do encaixe do chumbo na entrada do cano, estes foram inseridos com cuidado e sem forçar para ver como se encaixavam.

8.1:JSB:
Imagem
8.2.Match Pistol:
Imagem
8.3.Technogun Vetor:
Imagem
8.4.Rossi match:
Imagem
8.5.Combat:
Imagem
8.6.Chakal Olímpico:
Imagem
Andersonymk
AA Nivel 5

Data de registro: 14/12/2010 - 23:33:26
Agradeceu: 71 vezes
Foi agradecido: 584 vezes

Re: Review de alguns chumbos cabeça chata

Mensagempor Antornogueira » 11/07/2016 - 19:10:03

Infelizmente continuamos sem novidades na relaçao custo/beneficio. Parece Brasil X Alemanha, tomando de goleada
RIFA Range Finder Bushnell camuflado Clique Aqui

Nao quer cagar, nao come
Antornogueira
Administrador

Data de registro: 11/08/2008 - 23:27:55
Agradeceu: 55 vezes
Foi agradecido: 232 vezes

Mensagempor RICARDO NEVES » 12/07/2016 - 08:09:49

As marcas nacionais querem ganhar espaço mais não colaboram. poderiam dar uma caprichadinha mais né. ___
RICARDO NEVES
AA Nivel 1

Data de registro: 22/08/2013 - 07:48:31
Agradeceu: 24 vezes
Foi agradecido: 31 vezes

Mensagempor Erivan » 12/07/2016 - 08:35:37

Como sempre, nosso grande Anderson dando show nos seus relatórios.
Parabéns!
Pena que tenhamos que pagar preço de chumbo de qualidade por munições ridículas.
O preço do H&N econ na Europa é de apenas R$12,78, para 500 UN.
Aqui o Chakal 4,5 custa 13,90, com 200 un, equivalendo a R$ 34,75 por 500 un.
Será que nossa matéria prima e nossa mão de obra é tão mais cara assim?
Será que são apenas os impostos que encarecem?
É triste a situação do brasileiro.
TEXTO
[url=LINK]Clique aqui[/url]

Curtindo minha filhota!!!
Erivan
AA Nivel 5

Data de registro: 16/08/2008 - 19:47:56
Agradeceu: 107 vezes
Foi agradecido: 90 vezes

Mensagempor Erivan » 12/07/2016 - 08:37:20

Gostaria de ver o H&N econ nestes testes.
Ele é um chumbo muito que nos tem dado bons resultados.
TEXTO
[url=LINK]Clique aqui[/url]

Curtindo minha filhota!!!
Erivan
AA Nivel 5

Data de registro: 16/08/2008 - 19:47:56
Agradeceu: 107 vezes
Foi agradecido: 90 vezes

Mensagempor nelsonsoldat » 21/09/2016 - 23:55:32

Olá a todos e ao Andersonymk autor do tópico.

Muito bom esse review, sou mais de acompanhar do que escrever, porém não consegui visualizar bem as velocidades na foto em meu PC
Eu fiquei com uma dúvida extra, vi que a carabina utilizada é uma HW50s igual (?) a minha original que ainda está na garantia, porém o Rossi Match conseguiu aqui apenas 170m/s no Chrony, fiquei até preocupado se a carabina está com defeito pois o chumbo se mostrou lento... alguém que consegue visualizar melhor poderia me dizer a velocidade média do Rossi?

abraços.
Weihrauch HW50s
CBC B12
Cometa 220
nelsonsoldat
AA Nivel 1

Data de registro: 13/08/2016 - 18:11:19
Agradeceu: 1 vez
Foi agradecido: 0 vez

Mensagempor RuyRS » 22/09/2016 - 17:29:35

Òtimo tópico Anderson.

Dos nacionais, já usei todos esses que postou e o melhor é o para mim é o Tecnogum Vetor.

O Rifle premium flat Head é um pouco melhor ainda que o Tecnogum Vector.
Um abraço a todos.

Gamo Big Cat 1000 4.5, mola aço, velocidade 305 mts/s
Hatsan striker edge 4.5, gás ram 60kg- velocidade 305 mts/s
Hatsan Ht 80 5.5, gás ram 60 kg- velocidade -240 mts/s
CBC F 18 4.5, mola aço- 305 mts/s
Rossi New Black 5.5, mola aço- 170 mts/s
CBC 245 4.5 150mts/s
RuyRS
AA Nivel 1

Data de registro: 06/04/2015 - 17:36:36
Agradeceu: 0 vez
Foi agradecido: 10 vezes

Mensagempor Andersonymk » 23/09/2016 - 09:51:17

nelsonsoldat escreveu:Olá a todos e ao Andersonymk autor do tópico.

Muito bom esse review, sou mais de acompanhar do que escrever, porém não consegui visualizar bem as velocidades na foto em meu PC
Eu fiquei com uma dúvida extra, vi que a carabina utilizada é uma HW50s igual (?) a minha original que ainda está na garantia, porém o Rossi Match conseguiu aqui apenas 170m/s no Chrony, fiquei até preocupado se a carabina está com defeito pois o chumbo se mostrou lento... alguém que consegue visualizar melhor poderia me dizer a velocidade média do Rossi?

abraços.

A velocidade é de 408 fps.
No entanto minha carabina está com um pedaço da mola de 16 Joule cortada (2,5 volta), para reduzir a velocidade e harmonizar com os chumbos mais leves usados em pistola.
Andersonymk
AA Nivel 5

Data de registro: 14/12/2010 - 23:33:26
Agradeceu: 71 vezes
Foi agradecido: 584 vezes

Mensagempor nelsonsoldat » 25/09/2016 - 18:15:23

Andersonymk escreveu:
nelsonsoldat escreveu:Olá a todos e ao Andersonymk autor do tópico.

abraços.

A velocidade é de 408 fps.
No entanto minha carabina está com um pedaço da mola de 16 Joule cortada (2,5 volta), para reduzir a velocidade e harmonizar com os chumbos mais leves usados em pistola.

Obrigado Anderson, 408fps vai dar uns 124ms na sua mola encurtada, então aqui 170m/s com a mola original e nova deve estar dentro do esperado com esse chumbo Rossi péssimo e lento, valeu cara, abraço!
Weihrauch HW50s
CBC B12
Cometa 220
nelsonsoldat
AA Nivel 1

Data de registro: 13/08/2016 - 18:11:19
Agradeceu: 1 vez
Foi agradecido: 0 vez

• ANÚNCIOS

Retornar para Reviews

You must be a Registered User to Chat in the Shoutbox
a parte interna da minha quebrou e n acho em lugar algum
fiim
18/10/2018 - 12:29:35
Deve ter fraturado o side do conjunto de gatilho...dificil achar a venda qualquer peça de reposicao delas...soldei no meu caso.
Rui Saiki
17/10/2018 - 18:10:44
boa tarde galera alguem tem o jogo de gatilho da artemis m 22 ou saiba quem tem pra venda grato
fiim
17/10/2018 - 16:16:20
Vc que pratica tiro esportivo venha faser parte de nosso grupo tambem vc e muito importante para nos poder aumentar cada vez mais o esporte Assuntos:tiro esportivo:trocas:vendas:importações de airguns e muito mais. Link do grupo abaixo https://www.facebook.com/groups/457763851389203
fiim
17/10/2018 - 16:12:29
Foi só falar em Bençãos e me chega um produto antecipado, uma Estativa Caldwell NXT para os Atiradores mais exigentes: viewtopic.php?f=3&t=25906
Davi_Ogata
11/10/2018 - 14:34:33
E pedindo a todos os nossos Companheiros as Bênçãos de Nossa Senhora Aparecida, como se diz na música Romaria: "Ilumina nessa mina escura o trem da minha Vida!"
Davi_Ogata
11/10/2018 - 09:49:46
Bom Dia Amigos do site, mais um acessório sempre interessante para auxiliar nos tiros, especialmente os de pistola: viewtopic.php?f=3&t=25903
Davi_Ogata
11/10/2018 - 09:40:55
Vc que pratica tiro esportivo venha faser parte de nosso grupo tambem vc e muito importante para nos poder aumentar cada vez mais o esporte Assuntos:tiro esportivo:trocas:vendas:importações de airguns e muito mais. Link do grupo abaixo https://www.facebook.com/groups/457763851389203
fiim
10/10/2018 - 13:50:55
Olá Amigos, segue o link correto: viewtopic.php?f=3&t=25892
Davi_Ogata
01/10/2018 - 11:11:18
Bom Dia Amigos do site, trago mais um Acessório diferenciado para os Amantes do Tiro Esportivo! Link: viewtopic.php?f=49&t=25891
Davi_Ogata
01/10/2018 - 11:08:05
prezados, boa tarde, como faco para enviar uma mensagem privada?
23jean
19/09/2018 - 12:42:10
Como posso visualizar fotos dela?
ERIVALDO
18/09/2018 - 22:33:47
Qual a especificação da luneta?
ERIVALDO
18/09/2018 - 22:31:31
A saxon vem com o adaptador de recarga, o certificado e a faca que vem junto de fabrica?
ERIVALDO
18/09/2018 - 22:31:11
me manda mensagem no pv
maskote
13/09/2018 - 15:04:04
eu tenho fabiano pires
maskote
13/09/2018 - 15:03:52
Alguem vendendo luneta de visão noturna?
fabiano pires
11/09/2018 - 08:03:56
Cricket a venda ainda amigo
LucasCJ
08/09/2018 - 09:59:34
Crickey a venda ainda amigo
LucasCJ
08/09/2018 - 09:58:51
Boa noite Já vendeu a cricket amigo ?
clayrton
07/09/2018 - 20:33:31
Já vendeu a cricket amigo ?
clayrton
07/09/2018 - 10:23:24
CBC comando
Igor Velame
02/09/2018 - 18:02:41
Bom dia pessoal, vendo Artemis Cp2 viewtopic.php?f=3&t=25865
giovannilemes
30/08/2018 - 09:39:31
Alguém vendendo latão JSB EXACT HEAVY 5,5mm?????
Antonio Maia
28/08/2018 - 15:42:37
Bom Dia Amigos do site! Limpando o estoque, 2 caixas contendo 10 cilindros de CO2 12g da GAMO por apenas R$50! Chamar no whats 11 96910-0491
Davi_Ogata
06/08/2018 - 08:58:52
Vendo saldo de 17 cilindros 12g co2 e 1 tubo de óleo Pellgunoil da Crossman sobra de estoque, tudo por 100,00 reais
João Estevam
30/07/2018 - 15:41:16
Não poderia passar aqui e não deixar um abraço a todos!
Alexandre Bastos
25/07/2018 - 09:18:48
Marcelo Santos sumiu...sõ
Rui Saiki
21/07/2018 - 20:18:46
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK estou longe um tempão e quando entro olha só que lance fraco KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
ferreiracampos
20/07/2018 - 13:02:21
o Nogueira é gay
Marcelo Santos
18/07/2018 - 20:06:48
Galera, estou voltando a atirar. Alguem sabe dizer se a mundilar ainda envia chumbos pro brasil, se compensa e se é taxado? E o Daniel Netby que vendia cilindros de portugal também, alguem sabe se ainda vende?
Thiago Cherulli
18/07/2018 - 18:36:05
meu cel: (21)9880-72129
lhauer
09/07/2018 - 21:11:02
ai galera, baixei os preços
elton
07/07/2018 - 11:40:40
se alguem puder ajudar ou tiver interesse
elton
02/07/2018 - 13:18:46
qualquer interesse manda zap 47 988348803