Link da Parte I - Ruger Air Hawk 4,5mm - Parte I - Mini review e testes
viewtopic.php?f=9&t=20880
viewtopic.php?f=9&t=20884&p=210880#p210880
Link da Parte III - Ruger Air Hawk 4,5mm - Parte III - Agrupamentos e Mais do Mesmo
viewtopic.php?f=9&t=20890
Vocês notarão que as datas das fotos estão em desacordo com a sequência do tópico. Optei por tirar novas fotos e organizar o tópico de modo mais "didático".

Retirada da mecânica da coronha
Ferramental necessário

- Chave porta bit
- Bit PZ2
- Saca pinos 4mm e 5mm

- Chave de fenda 3mm
- Alicate de bico fino sem mordentes
- 2 pinos 5mm x 26,5mm (opcional)

Nota: estes pinos podem ser confeccionados a partir de uma broca de 5mm ou da trava do cano da CBC B19S código CBC 10006364 - trava do cano B18-00-2
Atenção: na medida em que for retirando as peças, reserve-as em local seguro para evitar a sua perda.
Retire a alça de mira

Retire primeiro a roda graduada do ajuste da elevação, para tal, exerça uma leve pressão sobre a alça e gire a roda graduada em sentido anti horário

Em seguida, com o bit PZ2, retire o parafuso que fixa a alça ao bloco do cano

Distância entre os furos - 40mm

Retire o "stop mount" com o bit PZ2

Retire os parafusos que fixam a mecânica à coronha com o bit PZ2




Com movimentos suaves, libere a mecânica da coronha

Retire a tampa da culatra e a mola do gatilho conforme mostrado nas fotos abaixo

[img]https://scontent-gru2-1.xx.fbcdn.net/v/t1.0-9/16114624_1292379744154644_4813174437822461696_n.jpg?

Vista Explodida do Gatilho T05

Parafuso eixo de rotação do bloco do cano

Porca do parafuso de rotação (porca fenda cabeça abaulada)

Nota do autor: caso seja necessário o aperto desta porca, deve-se utilizar uma chave de fenda especial "U - Type"

Com a chave de fenda 3mm, retire um dos anéis elástico (4mm) do pino que une as duas peças que compõem a alavanca de armar (biela)


Use o saca pinos 4mm ou 5mm, se necessário, para retirar o pino

Note que no centro existe uma "roda" cuja função é evitar a raspagem da alavanca de armar no cilindro da carabina.

Separe as duas partes da alavanca de armar

Desencaixe a sapata da alavanca de armar para a sua retirada

Com auxilio de um compressor de molas, comprima o bloco da caixa do gatilho

Com auxílio do saca pinos 4mm ou 5mm, extraia o pinos travas do bloco do gatilho

Medida da pré compressão da mola helicoidal original - 51mm

Conjunto do gatilho retirado e os dois pinos trava

Passo opcional - uso dos pinos 5mm x 26,5mm

Encaixe os dois pinos 5mm x 26,5mm nos orifícios do bloco do gatilho. Esta ação visa facilitar a remontagem do conjunto do gatilho, como será visto mais a frente.
Retire a mola helicoidal e o guia traseiro e em seguida o êmbolo
Vista geral das peças retiradas





As fotos a seguir foram registradas em 23/01/2017 durante a primeira abertura da carabina para limpeza
Fotos do conjunto êmbolo, camisa de mola, mola helicoidal e guia de mola traseiro imediatamente após serem retirados em 23/01/2017



Nota do autor: antes da remontagem, efetuamos o polimento do êmbolo, utilizando lixa d'água 600
Mola Helicoidal com 28 espiras
Comprimento - 252mm

Diâmetro do arame - 3,2mm

Diâmetro interno - 14mm


Diâmetro externo - 21mm

Acabamento das extremidades


Extremidades da mola helicoidal após polimento com lixa d'água 400


Guia de mola traseiro
Comprimento - 110,17mm

Espessura total do encosto incluindo anel metálico - 5,87mm

Espessura parcial do encosto incluindo o anel metálico - 3,99mm

Diâmetro do encaixe do guia de mola (encaixe no bloco do gatilho) - 20,62mm

Diâmetro externo do pino centralizador - 14mm


Diâmetro interno do guia de mola ~ 10,6mm a 10,9mm


Êmbolo
Após polimento

Peso do êmbolo sem o retentor - 268 gramas

Comprimento do êmbolo - 130,6mm

Comprimento do "cilindro" do êmbolo - 126,24mm

Profundidade do êmbolo - 107,56mm

Diâmetro menor do "encaixe" do retentor ~ 12,48mm

Diâmetro maior do "encaixe" do retentor ~ 15,15mm

Comprimento do "rasgo" guia da sapata da alavanca de armar ~104,19mm

Largura do "rasgo" guia da sapata da alavanca de armar ~ 9,79mm

Diâmetro do pino guia de mola do êmbolo ~ 9,95mm

Compatibilidade do êmbolo com Rolamentos Axial de Esferas (RAE)
RAE F10-18M



RAE F12-21M



Retentor
Diâmetro externo maior ~ 28,07mm

Diâmetro externo menor ~ 27,48mm

Diâmetro interno maior ~ 15mm

Diâmetro interno menor ~ 12,29mm

Altura do retentor ~ 5,09mm

Cilindro da carabina
Diâmetro interno ~ 27,7mm

Profundidade do cilindro da carabina ~ 295mm

Dimensões da porta de transferência (TP - Transfer Port)
- 4mm de diâmetro por 24mm de comprimento
Lubrificação do êmbolo, camisa de mola, mola helicoidal e guias de mola com graxa Militec-1


Remontagem e travamento do conjunto de gatilho com auxílio de compressor de molas

Nota do autor: na primeira remontagem da carabina realizada em 23/01/2017 à noite, tive uma certa dificuldade de centralizar os furos, mesmo com auxilio de saca pinos e lanterna, devido ao fato de que a peça interno (creio que a trava do êmbolo) ficou ligeiramente fora de posição interferindo com os furos (talvez devido ao acionamento da lâmina com o conjunto de gatilho fora do cilindro) o que exigiu a descompressão do bloco do gatilho e a sua retirada para eliminar esta interferência. Esta foi a razão pela qual optamos por utilizar estes pinos auxiliares.
Curso do êmbolo - 87,0mm

Volume da câmara de compressão - 52,4 cm3
V = [(Pi x D2) /4] x deslocamento do êmbolo
D = 2,77 cm
deslocamento do êmbolo = 8,7cm
V = 52,4 cm3
Tópico Parte II concluída

